Captadores Humbuckers valem a pena
+4
Marcondes_
allexcosta
Poibass
Mario Costa
8 participantes
Página 1 de 1
Captadores Humbuckers valem a pena
Iae pessoal blz?
Pretendo comprar meu primeiro baixo e ainda estou na dúvida sobre os captadores. Qual escolher?
Sei do básico em relação ao single-coil e o split-coil, mas pouco vi sobre os humbuckers. Eles são "mais poderosos" para um grave assim como um precision é em relação ao jazz bass? Slap com ele fica legal (Já que li em algum canto que o J-BASS é melhor que o P-BASS)? E com palheta (vi que o P-BASS é melhor)?.... Em suma, quais as vantagens e desvantagens de um humbucker? E se vale a pena ter um logo de início?
Desde já agradeço. E perdoem por algum possível equívoco
Pretendo comprar meu primeiro baixo e ainda estou na dúvida sobre os captadores. Qual escolher?
Sei do básico em relação ao single-coil e o split-coil, mas pouco vi sobre os humbuckers. Eles são "mais poderosos" para um grave assim como um precision é em relação ao jazz bass? Slap com ele fica legal (Já que li em algum canto que o J-BASS é melhor que o P-BASS)? E com palheta (vi que o P-BASS é melhor)?.... Em suma, quais as vantagens e desvantagens de um humbucker? E se vale a pena ter um logo de início?
Desde já agradeço. E perdoem por algum possível equívoco
Mario Costa- Membro
Re: Captadores Humbuckers valem a pena
Cara, essa coisa de precision ser melhor que Jazz bass, seja com palheta ou com dedo, que o timbre de um é melhor que o outro não existe, se não todo baixista usaria apenas um timbre específico de baixo, oque existe é o timbre que você mais curtir, sobre o humbucker, oque eu sinto é que ele tem mais médios em questão ao single, dizem que o humbucker tem o timbre magro, sem muitos graves, a vantagem dele é que ele não tem o chiado famoso dos captadores single, oque você pode fazer é ir à uma loja e testar todos os baixos que você quiser, oque mais te agradar você leva. E vale a pena sim começar com um.
Poibass- Membro
Dá uma olhada nesse post (e no tópico também, pois tem informações extras).
Convidado- Convidado
No titulo, voce esta perguntando ou afirmando?
O que significa valer a pena?
O que significa valer a pena?
allexcosta- Administrador
Mario Costa, muitos equívocos.. para começar não existe melhor nem pior, e sim caracteristicas diferentes.. não só o design/formato do captador, como também o material de que ele é feito, e o posicionamento no baixo, irá resultar em caracteristicas diferentes, e o "valer pena" vai ficar pela qualidade X custo de cada um independente se é single, humbucker, etc etc etc..
O post que Max Payne compartilhou é um ensaio geral sobre os tipos de captadores..
[]'s
O post que Max Payne compartilhou é um ensaio geral sobre os tipos de captadores..
[]'s
Marcondes_- Membro
escute e veja o que tu mais gosta.
Christian- Membro
É Mário. Faltou colocar a pontuação para que a gente pudesse saber se vc está afirmando ou perguntando. Considerando que vc esteja perguntando, o que posso te dizer é que não existe regra para um determinado timbre, assim como não existe baixo "certo" para determinado tipo de música.
Mas algumas considerações merecem ser feitas. Baseado na minha opinião, somente minha opinião, vamos lá.
O captador humbucker teoricamente tem um pouco mais de saída do que o single. Mas tb nada impede de fazerem um duplo com menos saída do que um single. Mas, no geral, na média, os Captadores duplos ou humbuckers terão uma saída maior do que o single.
Agora, se isso é melhor ou pior, aí depende do seu gosto. Minha opinião: se me chamarem para tocar em uma banda cover de KORN, por exemplo, eu usaria um Music Man StingRay ao invés de um Fender Jazz Bass, se tivesse os dois em casa disponíveis.
Mas há de se entender que isso não significa que é impossível tocar as musicas do KORN com outros tipos de baixo.
Outro ponto a observar é que a posição do captador na distância da ponte dá uma influenciada no timbre, assim como o local onde vc ataca a corda e como vc ataca a corda também influencia no timbre.
Um captador humbucker "colado" na ponte pode dar um timbre com mais médios do que um captador perto da posição do braço. Isso não é regra inflexível, mas há de se perceber que muitos baixos vem com 2 Captadores justamente para te permitir esta escolha dos timbres. Existe mais flexibilidade nos baixos de 2 captadores e que tenham 2 humbuckers que possam ser splitados individualmente.
Mas isto não significa que um baixo Music Man StingRay 5, com 2 humbuckers seja melhor que um Fender Precision. Tem que tentar ouvir e tocar no máximo de equipamentos possíveis para ver qual o que vc mais gosta.
Mas algumas considerações merecem ser feitas. Baseado na minha opinião, somente minha opinião, vamos lá.
O captador humbucker teoricamente tem um pouco mais de saída do que o single. Mas tb nada impede de fazerem um duplo com menos saída do que um single. Mas, no geral, na média, os Captadores duplos ou humbuckers terão uma saída maior do que o single.
Agora, se isso é melhor ou pior, aí depende do seu gosto. Minha opinião: se me chamarem para tocar em uma banda cover de KORN, por exemplo, eu usaria um Music Man StingRay ao invés de um Fender Jazz Bass, se tivesse os dois em casa disponíveis.
Mas há de se entender que isso não significa que é impossível tocar as musicas do KORN com outros tipos de baixo.
Outro ponto a observar é que a posição do captador na distância da ponte dá uma influenciada no timbre, assim como o local onde vc ataca a corda e como vc ataca a corda também influencia no timbre.
Um captador humbucker "colado" na ponte pode dar um timbre com mais médios do que um captador perto da posição do braço. Isso não é regra inflexível, mas há de se perceber que muitos baixos vem com 2 Captadores justamente para te permitir esta escolha dos timbres. Existe mais flexibilidade nos baixos de 2 captadores e que tenham 2 humbuckers que possam ser splitados individualmente.
Mas isto não significa que um baixo Music Man StingRay 5, com 2 humbuckers seja melhor que um Fender Precision. Tem que tentar ouvir e tocar no máximo de equipamentos possíveis para ver qual o que vc mais gosta.
Alexandre Correa- Membro
Para conseguir um "punch" a mais em um baixo tipo Precision, vc pode atacar as cordas um pouco mais perto da ponte e compensar a perda dos graves com uma equalização.
Da mesma forma, para "suavizar" o ataque de um baixo tipo MM, vc pode atacar as cordas em posição mais próxima do braço e tirar um tiquinho de volume.
Dá pra tocar death metal com um Jazz Bass. Dá pra tocar bossa nova com um MM. Dá pra tocar Rock anos 70 com um Precision. Tudo dá, basta procurar o jeito certo de tirar o "som" que vc quer tirar.
Outra coisa que muda o rumo da história é lançar mão de uma palheta e tocar com ela. Há uma grande quantidade de timbres bacanas que se consegue com as palhetas.
Da mesma forma, para "suavizar" o ataque de um baixo tipo MM, vc pode atacar as cordas em posição mais próxima do braço e tirar um tiquinho de volume.
Dá pra tocar death metal com um Jazz Bass. Dá pra tocar bossa nova com um MM. Dá pra tocar Rock anos 70 com um Precision. Tudo dá, basta procurar o jeito certo de tirar o "som" que vc quer tirar.
Outra coisa que muda o rumo da história é lançar mão de uma palheta e tocar com ela. Há uma grande quantidade de timbres bacanas que se consegue com as palhetas.
Alexandre Correa- Membro
Nessa "guerra" pelo timbre perfeito, vale mais a "estratégia" certa do que a "arma" certa. Todas as "armas" podem vencer a mesma guerra, desde que o soldado saiba usar a sua arma das melhores formas.
Mas, deixando de ser chato, hipotético e teórico, compre um SX SJB 75 e seja feliz !!! Kkkkkk
Mas, deixando de ser chato, hipotético e teórico, compre um SX SJB 75 e seja feliz !!! Kkkkkk
Alexandre Correa- Membro
Mario Costa escreveu:(Já que li em algum canto que o J-BASS é melhor que o P-BASS)
Quem foi que escreveu tal heresia? Isso só pode ser idéia de guitarrista...
CG- Moderador
Cara. Sendo seu primeiro baixo e supondo que você não saiba tocar ainda, eu sugeriria um baixo mais versátil, assim você consegue sentir a vibe e depois avaliar melhor suas necessidades. Isso posto, sugiro uma configuração jazz bass ou PJ.
eduardoalvim1979- Membro