Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Esquecendo as "limitações" de um baixo SG (Epiphone eb-0)

+4
Cantão
afonsodecampos
J.Adalberto
frednovaes
8 participantes

Ir para baixo

Esquecendo as "limitações" de um baixo SG (Epiphone eb-0)  Empty Esquecendo as "limitações" de um baixo SG (Epiphone eb-0)

Mensagem por frednovaes Dom Jan 10, 2016 5:33 pm

E ae pessoal. Peguei esse Epiphone eb-0 num rolo com uma certa desconfiança. Um único captador colocado no braço. Putz, pensei logo de cara: não vou conseguir levar esse baixo na igreja. Lá não toca rock. Minha igreja é batista e as músicas são do cancioneiro cristão dos anos 70 e 80 (Vencedores por Cristo, Koynonia, etc). Mas apesar dessa desconfiança peguei o baixo. Lindo!!! Cara, presença demais....e a tocabilidade? Nunca havia tocado num escala curta. Confesso que no início fiquei meio "cabreiro" com a sonoridade e a falta de sustain desse baixo. O ganho dele também não chama muito a atenção, tocando com banda.

Mas a pegada sessentista dele é irresistível. Ele tem alguma coisa que eu não sei explicar, mas só posso dizer que é diferenciado. Para um cara como eu que acha que os anos 70 não terminou em termos musicais é um encontro admirável. Acho que o bom da música é a possibilidade quase infinita de timbres e formas diferentes de tocar. Não quero imitar os outros, mas buscar a minha própria forma de tocar as músicas. A intenção é procurar o meu próprio estilo e a banda da minha igreja com violão, teclado, percussão, flauta, clarinete, sax, violino, guitarra clean e bateria semiacústica permite a utilização de um contrabaixo que não apareça tanto e seja apenas um elemento a mais no contexto da música. Muitas músicas tocamos num estilo quase acústico porque a intenção é fazer todas as famílias cantarem junto e entenderem as mensagens das letras.

Enfim, aprovei o bichinho, mas penso em fazer um upgrade nele: colocar um mini humbucker na ponte. Talvez agregar depois um pré-amp externo para dar uma esquentada nele, mas essa é uma outra história.

Para ilustrar a minha análise coloco um vídeo fazendo um bass cover de uma música dos anos 70 (que não acrescenta quase nada na minha análise rsrsrs mas dá um molho a mais) e um áudio do ensaio com a banda no palco (detalhe: o percussionista estava fora e o guitarrista estava brincando com as congas, mas dá para sentir o baixo junto com a banda). Então é isso. Espero que esse tópico esteja no local adequado e seja útil para quem quer conhecer um pouco mais sobre esse instrumento vintage da epiphone. Abaixo, coloco fotos dele também.

Esquecendo as "limitações" de um baixo SG (Epiphone eb-0)  <a href=Esquecendo as "limitações" de um baixo SG (Epiphone eb-0)  20160108_123333 post images" />

Esquecendo as "limitações" de um baixo SG (Epiphone eb-0)  <a href=Esquecendo as "limitações" de um baixo SG (Epiphone eb-0)  20160108_123431 picture upload sites" />

https://soundcloud.com/fred-novaes/musica-no-ensaio
frednovaes
frednovaes
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Esquecendo as "limitações" de um baixo SG (Epiphone eb-0)  Empty Re: Esquecendo as "limitações" de um baixo SG (Epiphone eb-0)

Mensagem por J.Adalberto Dom Jan 10, 2016 6:17 pm

Muito legal o som!
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

http://www.joaoadalberto.com.br

Esquecendo as "limitações" de um baixo SG (Epiphone eb-0)  Empty Re: Esquecendo as "limitações" de um baixo SG (Epiphone eb-0)

Mensagem por afonsodecampos Dom Jan 10, 2016 6:24 pm

Legal, hoje mesmo toquei em um desses mas com dois captadores, apesar de estranhar um pouco a largura do braço também gostei do som.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagem por Cantão Seg Jan 11, 2016 8:30 am

Muito bom Fred... claps
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagem por Coder Seg Jan 11, 2016 9:38 am

Muito bom! Eis um baixo que eu gostaria de ter...
Coder
Coder
Membro

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Jan 11, 2016 9:42 am

Já falei em outro tópico que eu tive um EB-3 que é a versão com dois captadores. Tenho saudades dele até hoje. Rolling Eyes
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagem por Bastiao Seg Jan 11, 2016 1:53 pm

Bacana, timbre fantástico!
Bastiao
Bastiao
Membro

Mensagem por campos Ter Jun 13, 2017 10:14 am

Dizem que esses epiphone têm o braço gordo demais.
Procede??

campos
Membro

Mensagem por frednovaes Qua Jul 26, 2017 8:01 pm

Nada disso o braço é bem fininho, a tocabilidade é fantástica. Algumas pessoas estranham a escala curta, mas dá para se acostumar fácil.
frednovaes
frednovaes
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo