Sarcasmo
+3
Sonikado
fheliojr
Willian Casagrande
7 participantes
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 1
Sarcasmo
Estava proseando com um amigo sobre pensadores, autores e obras, quando esbarramos em um tema bacana característico entre praticamente todos os nomes que citávamos, o SARCASMO.
Que tal uma prosa sobre isso?
Você é sarcástico? O que pensa sobre? Qual o limite entre o sarcasmo e o desrespeito?
Que tal uma prosa sobre isso?
Você é sarcástico? O que pensa sobre? Qual o limite entre o sarcasmo e o desrespeito?
Convidado- Convidado
Re: Sarcasmo
Não me considero sarcástico, mas não acho que ser sarcástico seja sinônimo de ser desrespeitoso. Há uma linha - tênue, mas há - entre os dois comportamentos, que varia de acordo com o relacionamento interpessoal, proximidade etc. Até o jeito de ser sarcástico pode diferenciar uma agressão gratuita de uma simples tirada.
Parece que foi Sartre quem disse que "o sarcasmo é o refúgio dos fracos". Se foi, ele estava errado, ao meu ver.
Parece que foi Sartre quem disse que "o sarcasmo é o refúgio dos fracos". Se foi, ele estava errado, ao meu ver.
Willian Casagrande- Membro
putz, sou bastante sarcástico, mas sem ser desrespeitoso.
chato é quando acham q estou falando sério...
chato é quando acham q estou falando sério...
fheliojr- Membro
Costumo ser extremamente sarcástico pessoalmente. Por texto evito um pouco, por problemas inerentes ao meio escrito e que podem gerar problemas.
Devo dizer que é uma ferramenta muito poderosa pra descobrir com quem você está falando. Especialmente em termos de inteligência e compreensão.
Devo dizer que é uma ferramenta muito poderosa pra descobrir com quem você está falando. Especialmente em termos de inteligência e compreensão.
Sonikado- Membro
^ Não sei se chega a ser bem por inteligência, pois conheço pessoas muito inteligentes, mas que são péssimas em compreender sarcasmo.
Eu gosto de usar do sarcasmo, mas se vejo que a pessoa não saca eu dou um empurrãozinho hehehe
Eu gosto de usar do sarcasmo, mas se vejo que a pessoa não saca eu dou um empurrãozinho hehehe
arturbmallmann- Membro
Willian Casagrande escreveu:...não acho que ser sarcástico seja sinônimo de ser desrespeitoso. Há uma linha - tênue, mas há - entre os dois comportamentos
Essa linha tênue eu chamo de ofensa. Quando o sarcasmo vira ofensa, é sinal de que ele está cruzando a fronteira em direção à falta de respeito, e aí é melhor "morrer o assunto" antes que tome proporções piores.
Não vejo problemas em utilizar sarcasmo, desde que não vá ofender e nem ridicularizar ninguém, causando uma exposição desnecessária e desagradável para outros. Chato mesmo são aqueles que utilizam o sarcasmo 100% do tempo, em qualquer situação, inclusive em relações profissionais... isso eu acho complicado!
Mas, tirando isso, eu não me considero sarcástico, imagina... logo eu? de forma alguma, sem chances
Claudio- Membro
Se vocês clicarem no meu perfil, tá lá: humor - sarcástico.
Uma vez eu dei uma resposta meio assim pra um cara e ele falou a seguinte frase: "sarcasmo é a forma mais baixa de humor". O cara era ator amador e deve ter ouvido isso em alguma aula de teatro.
Problema dele. Não sou sarcástico por opção. Sempre fui assim... Mas não ofendo as pessoas de propósito, mesmo que aconteça vez em quando.
Uma vez eu dei uma resposta meio assim pra um cara e ele falou a seguinte frase: "sarcasmo é a forma mais baixa de humor". O cara era ator amador e deve ter ouvido isso em alguma aula de teatro.
Problema dele. Não sou sarcástico por opção. Sempre fui assim... Mas não ofendo as pessoas de propósito, mesmo que aconteça vez em quando.
allexcosta- Administrador
Sonikado escreveu:Costumo ser extremamente sarcástico pessoalmente. Por texto evito um pouco, por problemas inerentes ao meio escrito e que podem gerar problemas.
Costumam associar sarcasmo a inteligência pura e simplesmente porque quem se acha intelectual tem aquele ar de blasé, superioridade, "p*** das galáxias", próprio dos "dotôres". Acho isso uma bobagem. Sarcasmo não um recurso estilístico nem figura de linguagem. Isso está mais ligado à falta de humildade do que inteligência...
Última edição por allexcosta em Sex Jan 15, 2016 9:23 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Disfarcem o baixo calão)
Willian Casagrande- Membro
Curti muito as repostas de todos, concordando ou não. Acho que isso é peculiar de cada um, então o máximo que podemos aqui é trocar figurinhas despretensiosamente, sem a menor intenção de captar uma opinião absoluta.
Já fui bem mais sarcástico que hoje em dia. No atual momento, o separo a grupos com os quais telho mais liberdade.
Um fato no mínimo curioso que relaciono ao sarcasmo, é que alguns usuários “da ferramenta” atraem pessoas com sua utilização enquanto que outros afastam. Trazendo isso ao que foi exposto pelos colegas, talvez, os que atraem pessoas são os que compreenderam a linha tênue que foi citada acima.
Já fui bem mais sarcástico que hoje em dia. No atual momento, o separo a grupos com os quais telho mais liberdade.
Um fato no mínimo curioso que relaciono ao sarcasmo, é que alguns usuários “da ferramenta” atraem pessoas com sua utilização enquanto que outros afastam. Trazendo isso ao que foi exposto pelos colegas, talvez, os que atraem pessoas são os que compreenderam a linha tênue que foi citada acima.
Convidado- Convidado
Minha adolescencia e os primeiros anos da fase adulta se resumiam a isso, muito sarcasmo. Depois fui amadurecendo e com as "pauladas da vida" aprendendo a respeitar mais os outros, de maneira geral. Muitas pessoas não entendem e/ou não gostam de sarcasmo e encaram isso como desrespeito.
Hoje restrinjo isso somente a amigos que gostam desse "lado".
Hoje restrinjo isso somente a amigos que gostam desse "lado".
Vinicius F- Membro
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos