São Paulo antiga - fotos
+13
gpraxedes
Maurício_Expressão
Willian Casagrande
Breno_Barnabe
Giuliano
bodhan
Juninho Sampaio
Cantão
Coder
allexcosta
pedrohenrique.astronauta
afonsodecampos
joabi
17 participantes
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 1
São Paulo antiga - fotos
Não nasci em São Paulo, mas tenho grande admiração por essa cidade fantástica. Talvez os paulistanos do fórum gostem de ver as fotos do link abaixo. Para os demais, fica como curiosidade histórica.
EDIT: Fotos de Hildegard Rosenthal, do acervo do Instituto Moreira Salles.
http://apto.vc/blog/2015/08/07/sao-paulo-antiga-em-23-fotos/
Última edição por joabi em Qui Fev 11, 2016 12:06 am, editado 1 vez(es)
joabi- Eterno Colaborador
Re: São Paulo antiga - fotos
Que olhar este o da Rosenthal
afonsodecampos- Membro
pedrohenrique.astronauta- Membro
Até que não era feia nessa época...
allexcosta- Administrador
Achei interessante como as calçadas eram largas e as ruas estreitas. O urbanismo era totalmente voltado aos pedestres. Como mudou...
Viaduto do Chá - 1920
Rua João Brícola - Entre 1915 - 1920
Bonde - Av. São João - Sem data
Pista da Anchieta - 1950
Avenida Penha de França - Década de 40
Praça da Republica - 1933
Antigamente, a Praça da Sé era um lugar onde as pessoas gostavam de ir passear, conversar, paquerar... Hoje tirando o risco de assaltos, em cada banco da praça tem um mendigo ou usuário de crack, sem contar o cheiro horrível de mijo... São Paulo já foi uma cidade boa!
Rua João Brícola - Entre 1915 - 1920
Bonde - Av. São João - Sem data
Pista da Anchieta - 1950
Avenida Penha de França - Década de 40
Praça da Republica - 1933
Antigamente, a Praça da Sé era um lugar onde as pessoas gostavam de ir passear, conversar, paquerar... Hoje tirando o risco de assaltos, em cada banco da praça tem um mendigo ou usuário de crack, sem contar o cheiro horrível de mijo... São Paulo já foi uma cidade boa!
Coder- Membro
Imagens excelentes...
Cantão- Moderador
Eu geralmente não tenho síndrome de "Midnight in Paris", mas gostaria muito de dar um pulinho nessa época pra ver como era...
Quatro coisas chamam a atenção...
1 - As pessoas que não mostravam as pernas...(olhe que não tem ninguém de bermuda)
2 - Como amante de carro...veja que tem só os FORD modelo A e T
3 - Uma foto que está no link, tem escrito PARTEIRA
4 - Outra o cara lendo jornal...Veja o que esta escrito nele. "Faleceu o PAPA" ou seja, esse Jornal é do dia 11 de fevereiro de 1939, pois ele morreu dia 10. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Pio_XI)
1 - As pessoas que não mostravam as pernas...(olhe que não tem ninguém de bermuda)
2 - Como amante de carro...veja que tem só os FORD modelo A e T
3 - Uma foto que está no link, tem escrito PARTEIRA
4 - Outra o cara lendo jornal...Veja o que esta escrito nele. "Faleceu o PAPA" ou seja, esse Jornal é do dia 11 de fevereiro de 1939, pois ele morreu dia 10. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Pio_XI)
Última edição por Juninho Sampaio em Qui Fev 11, 2016 12:07 pm, editado 1 vez(es)
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Juninho Sampaio escreveu:... As pessoas que não mostravam as pernas...(olhe que não tem ninguém de bermuda)
Acho que só crianças usavam bermudas naquela época!
E também era São Paulo da garoa, bem mais frio do que nos dias de hoje.
bodhan- Membro
Verdade...Editei o meu post acima desse..Leia ai...
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Móveis Casas Dois Irmãos - Bons Bonitos Baratos
Já sabemos quem indicar quando alguém perguntar por custo/benefício...
E olha que isso foi no meio da Segunda Guerra, fotografado por uma fugitiva da guerra. Se a gente avaliar um pouco, o clima das fotos é bem pesado...
Já sabemos quem indicar quando alguém perguntar por custo/benefício...
allexcosta escreveu:Até que não era feia nessa época...
E olha que isso foi no meio da Segunda Guerra, fotografado por uma fugitiva da guerra. Se a gente avaliar um pouco, o clima das fotos é bem pesado...
Última edição por joabi em Qui Fev 11, 2016 12:53 pm, editado 1 vez(es)
Juninho, com certeza você já deve ter ouvido "São Paulo, a terra da garoa". Isso é verdade, aqui chovia muito e era bem mais frio que nos dias de hoje. Era bem incomum encontrar ar condicionado nas casas, sendo que nos dias mais quentes, um ventilador já dava conta... Não era nem por causa do preço, mas pq realmente não precisava.
Quanto ao "mostrar as pernas", era comum as mulheres andarem mais "vestidas" e "comportadas". Quem andava mais "a vontade" poderia ser chamada de... você sabe o que! Assim como as mulheres que faziam teatro/artes cênicas também eram discriminadas.
Quanto ao "mostrar as pernas", era comum as mulheres andarem mais "vestidas" e "comportadas". Quem andava mais "a vontade" poderia ser chamada de... você sabe o que! Assim como as mulheres que faziam teatro/artes cênicas também eram discriminadas.
Coder- Membro
Juninho Sampaio escreveu:4 - Outra o cara lendo jornal...Veja o que esta escrito nele. "Faleceu o PAPA" ou seja, esse Jornal é do dia 11 de fevereiro de 1939, pois ele morreu dia 10. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Pio_XI)
Juninho, dei uma pesquisada e não achei esse jornal da foto, até tentei achar o "Correio do Ceará" mas não encontrei nada.
Um outro jornal noticiou o falecimento do Papa Pio XI no dia 10 mesmo:
https://2img.net/h/i1280.photobucket.com/albums/a494/giujb/I0027923-2Alt002364Lar001600LargOri004777AltOri007059_zpsmork2dyh.jpg
não tem a menor importância mas esse jornal da foto pode ser do dia 10 mesmo.
Giuliano- Membro
^Zorraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Vc foi buscar. Brocou!!!
Mas é bacana demais...se agente parar pra pensar quantas coisas não tinham naquela época e hoje tem....
Vai de Tecnologia, medicina, comunicação em si, tudooooooo!
Eu sou fascinado por coisas antigas! Essa então....
Coder, tenho umas fotos de Salvador Bahia e aqui sempre foi quente e nessa época eles também não mostravam as pernas. Usavam calças full-time
Vc foi buscar. Brocou!!!
Mas é bacana demais...se agente parar pra pensar quantas coisas não tinham naquela época e hoje tem....
Vai de Tecnologia, medicina, comunicação em si, tudooooooo!
Eu sou fascinado por coisas antigas! Essa então....
Coder, tenho umas fotos de Salvador Bahia e aqui sempre foi quente e nessa época eles também não mostravam as pernas. Usavam calças full-time
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Bem que poderia voltar essa época hein? E aí El Niño, ajuda os brother aqui...Coder escreveu:... e era bem mais frio que nos dias de hoje...
Tenho uma tia de 90 anos, vou te mandar o contato por MP.Juninho Sampaio escreveu:Eu sou fascinado por coisas antigas! Essa então....
Breno_Barnabe- Membro
Coitada dela! Cara sacana!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
^ HAHAHA
Willian Casagrande- Membro
Muito legal as fotos. São Paulo era uma cidade mais chique que hoje em dia...
Lindo tópico, legal ver como era antes.
gpraxedes- Membro
Uma vez no rádio alguém fez uma analogia interessante sobre São Paulo. Comparou a cidade com uma adolescente de 13 anos, toda desajeitada, cheia de espinhas, mas com um certo charme e com toda a pinta de futuro mulherão. Tendo nascido e vivido grande parte da minha vida na cidade, achei perfeita a analogia...
Vinicius F- Membro
O que uma sobrepopulação não faz =/Maurício_Expressão escreveu:Muito legal as fotos. São Paulo era uma cidade mais chique que hoje em dia...
Sonikado- Membro
joabi escreveu:E olha que isso foi no meio da Segunda Guerra, fotografado por uma fugitiva da guerra. Se a gente avaliar um pouco, o clima das fotos é bem pesado...
Pois é...
E hoje, época de relativa paz, São Paulo parece uma cidade que sobreviveu a um recente ataque nuclear.
São Paulo cresceu desordenadamente, soma-se ainda os problemas crônicos deste país e temos o que temos.
Eu consigo ir do amor ao ódio por essa cidade em um intervalo de poucos minutos. Ou horas, dependendo do trânsito.
Eu consigo ir do amor ao ódio por essa cidade em um intervalo de poucos minutos. Ou horas, dependendo do trânsito.
Breno_Barnabe- Membro
Como um grande arquiteto disse certa vez, "São Paulo é um grande acampamento".
bodhan- Membro
São Paulo certamente é uma das cidades que mais traduz as desigualdades e diversidade do Brasil, em todos os níveis.
allexcosta escreveu:joabi escreveu:E olha que isso foi no meio da Segunda Guerra, fotografado por uma fugitiva da guerra. Se a gente avaliar um pouco, o clima das fotos é bem pesado...
Pois é...
E hoje, época de relativa paz, São Paulo parece uma cidade que sobreviveu a um recente ataque nuclear.
Da última vez que estive em São Paulo, fui ao Eataly com um grupo de amigos, entre eles um Arquiteto de 62 anos, que nasceu e mora até hoje em São Paulo. O assunto era sobre o tema desse tópico, e ele chamou atenção quando disse: "São Paulo não preserva e não faz questão de preservar sua história como outras cidades fazem. Em nome da evolução e modernidade, São Paulo é capaz de demolir um prédio histórico com 300 anos para construir em seu lugar um centro comercial moderno. Grande parte da história de São Paulo é preservada apenas por fotos.".
Claudio- Membro
Vinicius F escreveu:Uma vez no rádio alguém fez uma analogia interessante sobre São Paulo. Comparou a cidade com uma adolescente de 13 anos, toda desajeitada, cheia de espinhas, mas com um certo charme e com toda a pinta de futuro mulherão. Tendo nascido e vivido grande parte da minha vida na cidade, achei perfeita a analogia...
Pra mim parece mais aquela tia de 80 anos que mostra foto da época que ela era bonita e jovem e você mal acredita que é a mesma pessoa.
Você acha mais fácil SP desabrochar como uma adolescente ou piorar cada vez mais?
Quando Anthony Bourdain gravou o No Reservations em SP ele disse que se Los Angeles tivesse vomitado em NY o resultado provavelmente seria algo muito parecido.
Me desculpem aqueles que possuem uma ligação com a cidade, mas pra o tamanho, o dinheiro e a importância que tem, São Paulo é uma cidade muito feia.
hoje sim!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
allexcosta escreveu:Vinicius F escreveu:Uma vez no rádio alguém fez uma analogia interessante sobre São Paulo. Comparou a cidade com uma adolescente de 13 anos, toda desajeitada, cheia de espinhas, mas com um certo charme e com toda a pinta de futuro mulherão. Tendo nascido e vivido grande parte da minha vida na cidade, achei perfeita a analogia...
Pra mim parece mais aquela tia de 80 anos que mostra foto da época que ela era bonita e jovem e você mal acredita que é a mesma pessoa.
Você acha mais fácil SP desabrochar como uma adolescente ou piorar cada vez mais?
Quando Anthony Bourdain gravou o No Reservations em SP ele disse que se Los Angeles tivesse vomitado em NY o resultado provavelmente seria algo muito parecido.
Me desculpem aqueles que possuem uma ligação com a cidade, mas pra o tamanho, o dinheiro e a importância que tem, São Paulo é uma cidade muito feia.
É muito difícil consertar São Paulo. Mas completamente possível, basta boa vontade administrativa. Realisticamente, acho que não melhora. Mas em termos de potencial, tem tudo pra melhorar. É difícil que para isso, várias medidas pouco populares deveriam ser tomadas. Lembro da recente lei cidade limpa. Melhorou um bom tanto o aspecto visual da cidade...
Vinicius F- Membro
Uma das coisas que melhoraram bastante foi a poluição visual. Era uma coisa que me incomodava muito quando eu passava por SP.
Agora falta só tirar os cabos de energia dos postes, limpar as ruas, aumentar as áreas verdes, etc, etc, etc… hahaha
Tenho que concordar.allexcosta escreveu:Me desculpem aqueles que possuem uma ligação com a cidade, mas pra o tamanho, o dinheiro e a importância que tem, São Paulo é uma cidade muito feia.
E precisaria de muita força de vontade e muito profissional gênio pra dar uma arrumada na cidade.
Peguem aí, por exemplo, um dos principais pontos de entrada da cidade de SP: Tietê. Como raios se deixa essa parte da cidade bonito?! O Mercadão, prédio histórico (e até que bem cuidado por dentro) é horrível do lado de fora. E não é só por conta do prédio em si, mas aquele tanto de carrinho de comida que faz parecer uma filial da feira da esquina.
SP é uma cidade cinza... exceto nos locais onde o dinheiro está no ar (entenda-se por Berrini e Morumbi, nos arredores da Av. das Nações e do hospital Albert Einstein).
Sonikado- Membro
Sonikado escreveu:E precisaria de muita força de vontade e muito profissional gênio pra dar uma arrumada na cidade.
Força de vontade política sim, mas não precisa de gênio algum.
Profissionais de nível padrão internacional em urbanismo, engenharia e arquitetura transformariam SP em poucos anos.
Olha Berlin antes e depois da WW2. Basta não usar obra pública pra enriquecer a família e ter um mínimo de vontade política.
Pra tudo se dá um jeito...
Nem precisa ir tão longe, basta dar uma olhada no Porto do Rio. era um lugar feio, imundo, inóspito, um verdadeiro lixão. Com dinheiro em caixa e com a "motivação" correta, o Eduardo Paes transformou esse ex-lixo num baita polo turístico, ficou bonito pacas!
É bem verdade que o Objetivo do Eduardo Paes é futuramente aparecer nos livros de história da cidade, sendo comparado a Pereira Passos, como o segundo prefeito a promover as maiores modificações para melhorar a cidade!
É bem verdade que o Objetivo do Eduardo Paes é futuramente aparecer nos livros de história da cidade, sendo comparado a Pereira Passos, como o segundo prefeito a promover as maiores modificações para melhorar a cidade!
Claudio- Membro
Tem ótimos profissionais de arquitetura, engenharia e urbanismo aqui no Brasil. Os problemas são outros, como burocracia, politicagem, legislação muito rígida etc. Já se passaram inúmeros bons projetos de revitalização por aqui, sem aprovação.
Vinicius F- Membro