Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espanhol vs Castellano

3 participantes

Ir para baixo

Espanhol vs Castellano Empty Espanhol vs Castellano

Mensagem por allexcosta Ter Fev 23, 2016 8:51 am

Alguém aqui sabe porque no resto do mundo se diz que a maioria da América Latina fala Espanhol enquanto no Brasil se diz Castellano?

Castellano não seria um dialeto de uma determinada área da Espanha?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Ir para o topo Ir para baixo

Espanhol vs Castellano Empty Re: Espanhol vs Castellano

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Fev 23, 2016 9:28 am

allexcosta escreveu:Alguém aqui sabe porque no resto do mundo se diz que a maioria da América Latina fala Espanhol enquanto no Brasil se diz Castellano?

Castellano não seria um dialeto de uma determinada área da Espanha?

Única informação que eu tenho sobre isso é que o meu antigo professor de espanhol, chileno, me disse que assim como o português daqui do Brasil é bem diferente do falado em Portugal, o espanhol falado na América Latina possui diferenças em relação ao falado na Espanha. Essas diferenças podem ser percebidas até entre países da própria América Latina.

Quanto à essa questão Castellano x Espanhol, segue esse artigo. Espero que ajude, mesmo sendo da Wikipédia

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%AAmica_em_torno_das_denomina%C3%A7%C3%B5es_espanhol_e_castelhano
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagem por allexcosta Ter Fev 23, 2016 9:31 am

pedrohenrique.astronauta escreveu:Única informação que eu tenho sobre isso é que o meu antigo professor de espanhol, chileno, me disse que assim como o português daqui do Brasil é bem diferente do falado em Portugal, o espanhol falado na América Latina possui diferenças em relação ao falado na Espanha. Essas diferenças podem ser percebidas até entre países da própria América Latina.

Sim, isso eu sei. Conheço gente de vários países da América Latina e é diferente, mas não deixa de ser Espanhol, assim como o que falamos não deixa de ser Português.

Obrigado pelo link.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Fev 23, 2016 10:08 am

allexcosta escreveu:
pedrohenrique.astronauta escreveu:Única informação que eu tenho sobre isso é que o meu antigo professor de espanhol, chileno, me disse que assim como o português daqui do Brasil é bem diferente do falado em Portugal, o espanhol falado na América Latina possui diferenças em relação ao falado na Espanha. Essas diferenças podem ser percebidas até entre países da própria América Latina.

Sim, isso eu sei. Conheço gente de vários países da América Latina e é diferente, mas não deixa de ser Espanhol, assim como o que falamos não deixa de ser Português.

Obrigado pelo link.

Na verdade se formos ver é a mesma coisa.

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-a-diferenca-entre-espanhol-e-castelhano
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Fev 23, 2016 11:52 am

O uso da palavra Castellano para designar a língua e os falantes dela no continente americano por parte dos brasileiros vem do período colonial.
Os habitantes do que é hoje o sul do Brasil (século XVIII/XIX) denominavam os falantes de "castellano" (língua de Castela - Região "central" e hegemônica da monarquia espanhola), todos os habitantes da região não falantes do português, para diferenciá-los deles próprios; isso porque, cultural, economicamente e "visualmente" uns pouco diferiam dos outros. Ademais, como nessa região, principalmente a fronteira com a então Banda Oriental (Uruguai) não era nem clara nem definida e os conflitos e interações entre eles eram frequentes.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta Ter Fev 23, 2016 12:23 pm

Coisa horrível isso.

Se a língua fosse Castellano a Asociación de Academias de la Lengua Española (veja link) se chamaria Asociación de Academias de la Lengua Castellana.

https://es.wikipedia.org/wiki/Asociaci%C3%B3n_de_Academias_de_la_Lengua_Espa%C3%B1ola
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Fev 23, 2016 12:40 pm

Allex,
Não vejo nada de "horrivel" no uso da palavra "Castellano", uma vez que seu uso (mormente por parte dos brasileiros sulistas de antão), tem justificativa histórica.
Ademais, no processo de formação do país que hoje chamamos Espanha, o Reino de Castela (e o de Aragão), foi a unidade política hegemônica nesse processo, liderando a unificação e impondo o "castellano" como a língua "oficial" do Reino.
O atual Reino da Espanha é formado por uma série de regiões que não eram unificadas até 1492, e que até hoje tem diferenças culturais e linguísticas marcantes, gerando inclusive movimentos separatistas (inclusive com o uso da violência política), principalmente o País Basco (cuja língua não é "aparentada" com nenhuma outra da Europa) e a Cataluña.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo