Pinturas Desgastadas ?
+18
gpupo
galegonobaixo
Juninho Sampaio
Polattus
arturbmallmann
AndréBurger
Zubrycky
Thiago Almeida
Guilé
GuilhermePastorius
Coder
Mike_
Uchoa
allexcosta
Mauricio Luiz Bertola
Nando Medeiros
dibass
CleytonBass
22 participantes
Página 1 de 1
Pinturas Desgastadas ?
Bom dia !!!
Tem um nome específico para aquele tipo de pintura desgastadas ou com marcas de uso que geralmente tem em baixos jazz bass? É porque quero fazer uma pesquisa detalhada e não sei como procurar.
Tem um nome específico para aquele tipo de pintura desgastadas ou com marcas de uso que geralmente tem em baixos jazz bass? É porque quero fazer uma pesquisa detalhada e não sei como procurar.
CleytonBass- Membro
Re: Pinturas Desgastadas ?
Só, por favor amigo, se quiser relicar um baixo, faça com quem realmente entende, se não fica ridículo extremamente artificial.
Nando Medeiros- Membro
(2)Nando Medeiros escreveu:Só, por favor amigo, se quiser relicar um baixo, faça com quem realmente entende, se não ficaridículoextremamente artificial.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
É só usar meio sem cuidado e tocar, tocar, tocar...
allexcosta- Administrador
+1allexcosta escreveu:É só usar meio sem cuidado e tocar, tocar, tocar...
Essa modinha é boba...
+2allexcosta escreveu:É só usar meio sem cuidado e tocar, tocar, tocar...
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Essa modinha é boba...
Realmente é muito boba, o segredo ou o feeling do relic vem dos anos de estrada, das histórias, dos placos, do que aquele instrumento já presenciou, não uma lixadeira e umas marteladas depois de pronto.
Nando Medeiros- Membro
Nando Medeiros escreveu:+2allexcosta escreveu:É só usar meio sem cuidado e tocar, tocar, tocar...Mauricio Luiz Bertola escreveu:Essa modinha é boba...
Realmente é muito boba, o segredo ou o feeling do relic vem dos anos de estrada, das histórias, dos placos, do que aquele instrumento já presenciou, não uma lixadeira e umas marteladas depois de pronto.
Nando Medeiros
Um dos guitarristas de minha banda tem uma SG da Golden (guitarrinha legal!) que ele "entrou numa" de "relicar" a guitarrinha....
Detonou o instrumento, ficou ridículo, e eu tive que mexer no mesmo.....
Sei lá, se bem feito não acho nada demais. Questão de gosto.
Já discuti muito sobre relic com um amigo que gosta e é guitarrista. Bem feito, principalmente os Custom Shop, fica legal, mas sinceramente não vejo sentido...
Nando Medeiros- Membro
allexcosta escreveu:IMAGEM
E que bem feito, heim!!
Particularmente também não acho tão interessante, mas essa da imagem ficou bem legal!
Mike_- Membro
relic "artificial" só acho legal no baixo dos outros...
Coder- Membro
Fique com o mesmo baixo por uns 20 anos ou mais, quer relic mais natural?
GuilhermePastorius- Membro
Não vejo como moda...acho que é só questão de gosto, uns gostam e outros não.
Eu particularmente acho bonito e já fiz em alguns instrumentos...inclusive um deles valorizou 400 reais depois dos maus tratos...kkkkkk
Eu particularmente acho bonito e já fiz em alguns instrumentos...inclusive um deles valorizou 400 reais depois dos maus tratos...kkkkkk
Os bem feitos também acho bonito, mas não tive coragem (ainda) de fazer nos meus.
Thiago Almeida- Membro
Eu gosto desse tipo de acabamento, mas prefiro algo que tenha história ao invés de algo que pareça ter história...
Rs, depois vc compra um baixo desses, vai revender e fala que teve um dono, há um tempo atrás, que era doido e descontava a raiva no baixo, ficou só 1 mês com o bixin e já deixou ele assim. Tá aí a história hehehehe
Com todo o respeito aos que gostam
Com todo o respeito aos que gostam
AndréBurger- Membro
vish, o meu é verniz brilhante.. o desgaste e riscos do uso não ficam tão bonitinhos nao .. :/
Não fosse isto seria um grande relic
Alias, o presente da ultima grande queda:
Não fosse isto seria um grande relic
Alias, o presente da ultima grande queda:
- imagem forte:
arturbmallmann- Membro
eu particularmente (minha opinião) só é legal se tiver história., caso contrário igual falaram acima MODA
eu particularmente detesto de verdade encostar o meu no chão bater, ralar e tudo mais....
mas pra quem toca 10x por mês, roda quilômetros e quilômetros com o instrumento, é natural que auto relique por uso...
eu particularmente detesto de verdade encostar o meu no chão bater, ralar e tudo mais....
mas pra quem toca 10x por mês, roda quilômetros e quilômetros com o instrumento, é natural que auto relique por uso...
Polattus- Membro
Guilé. Esse precision é seu?
Taquepariu...lindo!
Taquepariu...lindo!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Com umas cordas pretas ia ser o maior charme do mundo!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Como diria um amigo meu:
Quer relic? Deixa sua filha tocar o baixo, ela toca com ele na parede, na cadeira, no chão, na mesa de som...
Quer relic? Deixa sua filha tocar o baixo, ela toca com ele na parede, na cadeira, no chão, na mesa de som...
galegonobaixo- Membro
E pra evitar que ele vire Relic depois que descascou um pouco ?
gpupo- Membro
Depois que começou só retocando a pintura, acredito... ou refazendo toda a pintura.
Agora, para evitar: cuidado ao pegar o baixo, cuidado ao guardar o baixo, cuidado ao usar o baixo.
Mesmo assim, "são coisas da vida" haha.
Agora, para evitar: cuidado ao pegar o baixo, cuidado ao guardar o baixo, cuidado ao usar o baixo.
Mesmo assim, "são coisas da vida" haha.
Nando Medeiros- Membro
Instrumento com história (e suas consequentes marcas, hehe) eu acho massa demais! O motivo de não gostar dessas técnicas de envelhecimento é, justamente, porque elas fazem alusão a uma história que não existiu. Nesse sentido (e posso estar viajando totalmente na maionese! hehe), não vejo essas técnicas como valor estético, já que as marcas de envelhecimento remetem, quase que imediatamente, ao tempo e suas vivências. É diferente de admirar um instrumento pela cor, pelos veios da madeira, pelas ferragens. isso a gente admira estando velhos ou novos, mas as marcas de desgaste, ao menos a mim, apontam para um túnel do tempo... Ainda sobre as técnicas de envelhecimento, parecem meio isopor, meio plástico, meio hábito pós-moderno de fazer tudo parecer... o que não é...
Abraços!
Abraços!
'hábito pós-moderno de fazer tudo parecer... o que não é...'
Gostei. Entrou para meu caderno de filosofia.
Gostei. Entrou para meu caderno de filosofia.
AndréBurger- Membro
hábito pós-moderno de fazer tudo parecer... o que não é...
Poucos tem essa consciência hoje...
De que a maioria vive num mundo de mentiras...
Mauricio Luiz Bertola escreveu: hábito pós-moderno de fazer tudo parecer... o que não é...
Polattus- Membro
/\ ao menos este relic tem uma história mais interessante do que teria com uma lixadeira
Aliás, esta imagem lembrou-me de um violão meu que vivia trastejando! Volta e meia eu dava uns bicudos nele. kkkkkkk
Aliás, esta imagem lembrou-me de um violão meu que vivia trastejando! Volta e meia eu dava uns bicudos nele. kkkkkkk
arturbmallmann- Membro
Me desculpem, mas acho que alguns de vocês não entendem bem o conceito.
O acabamento não é "imitação de instrumento velho". Chama "acabamento relic" ou "distressed".
A preferência por coisas que dão a sensação de já terem sido usadas não é nova e não é exclusiva de instrumentos musicais.
Chuteiras, calças jeans, bonés e tantas outras coisas possuem linhas "washed", "worn", etc... Tênis novos costumam incomodar e só ficam confortáveis depois de um tempo. Fábricas possuem máquinas que simulam o uso e entregam produtos já prontos para o uso.
Da mesma forma, alguns músicos preferem a pegada, o jeito e a aparência de um instrumento desses. A pessoa sabe que é um instrumento novo com acabamento relic, o que trará quinas menos vivas, uma sensação de instrumento amaciado, menos preocupação com riscos e batidas e um visual que muitas vezes também agrada.
Não vejo diferença pra um acabamento sparkly ou swirl. É só mais uma opção.
O acabamento não é "imitação de instrumento velho". Chama "acabamento relic" ou "distressed".
A preferência por coisas que dão a sensação de já terem sido usadas não é nova e não é exclusiva de instrumentos musicais.
Chuteiras, calças jeans, bonés e tantas outras coisas possuem linhas "washed", "worn", etc... Tênis novos costumam incomodar e só ficam confortáveis depois de um tempo. Fábricas possuem máquinas que simulam o uso e entregam produtos já prontos para o uso.
Da mesma forma, alguns músicos preferem a pegada, o jeito e a aparência de um instrumento desses. A pessoa sabe que é um instrumento novo com acabamento relic, o que trará quinas menos vivas, uma sensação de instrumento amaciado, menos preocupação com riscos e batidas e um visual que muitas vezes também agrada.
Não vejo diferença pra um acabamento sparkly ou swirl. É só mais uma opção.
Allex
é gosto..
meu filho começou o processo pra mim
ele conseguiu entrar correndo na sala e trombou com o suporte ele veio de headstock de chapa no chão...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Harmônico em EADG
é gosto..
meu filho começou o processo pra mim
ele conseguiu entrar correndo na sala e trombou com o suporte ele veio de headstock de chapa no chão...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Harmônico em EADG
Polattus- Membro
poh polattus, tanto tempo desde a aquisição e o primeiro risco só aparece agora!? e por terceiros!
arturbmallmann- Membro
Vi uma fabricação de calças jeans.
Depois da calça pronta, tinha uma espécie de lixadeira minusculo que arregaçava a calça dando um ar de velha....
Veja como era mais ou menos (coloque no minuto 03:00)
Depois da calça pronta, tinha uma espécie de lixadeira minusculo que arregaçava a calça dando um ar de velha....
Veja como era mais ou menos (coloque no minuto 03:00)
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Tb penso assim como o allex, não eh ser fake ou querer parecer nada, eh so questão de gostar e alterar o visual pra ficar de um jeito que se curte...eu acho lindo um precision surrado e não vejo motivo pra analise querer das umas arranhadas nele.
Eh o mesmo caso de quem manda reparar uma pintura danificada....pra que isso ? Por que nao respeitar a idade e história do instrumento? Porque querer parecer ser um baixo novo quando já não é mais ?
Me causa estranheza esse costume da rapazeada de apregoar seu gosto como regra para o outro.....
Eh o mesmo caso de quem manda reparar uma pintura danificada....pra que isso ? Por que nao respeitar a idade e história do instrumento? Porque querer parecer ser um baixo novo quando já não é mais ?
Me causa estranheza esse costume da rapazeada de apregoar seu gosto como regra para o outro.....
^
Concordo totalmente, mesmo não gostando do visual desgastado (natural ou artificial)... não para meu baixo, pelo menos.
Concordo totalmente, mesmo não gostando do visual desgastado (natural ou artificial)... não para meu baixo, pelo menos.
Relic= relíquia= objeto antigo e precioso. Esta é a sensação. Seja em usados artificiais ou usados usados mesmo.
É isto que se pretende ao rasgar calças. Todo mundo tem uma roupa que gosta de usar mais, já pegou o formato do corpo (os bolinhas do fórum sabem hehe), sente-se mais confortáveis com ela e devido a isto pode estar mais surrada (as mulheres nunca entenderão este nosso lado).
Sei de uma coisa: quando o produto é novinho ou muito conservado, ficamos na fissura de não estragar, amassar, arranhar, encostar, sujar e tudo que termina com "ar". Isto também vale para carros, relógios, etc.
Já os ditos relic's da vida, umas batidinhas ou lasquinhas a mais não farão tanta diferença assim. Por isto que um relic de verdade é infinitamente melhor que um artificial, além da sensação ficarmos mais relaxados é como se tivéssemos um instrumento ou objeto feito sob medida, parceiro de anos de estrada.
É isto que se pretende ao rasgar calças. Todo mundo tem uma roupa que gosta de usar mais, já pegou o formato do corpo (os bolinhas do fórum sabem hehe), sente-se mais confortáveis com ela e devido a isto pode estar mais surrada (as mulheres nunca entenderão este nosso lado).
Sei de uma coisa: quando o produto é novinho ou muito conservado, ficamos na fissura de não estragar, amassar, arranhar, encostar, sujar e tudo que termina com "ar". Isto também vale para carros, relógios, etc.
Já os ditos relic's da vida, umas batidinhas ou lasquinhas a mais não farão tanta diferença assim. Por isto que um relic de verdade é infinitamente melhor que um artificial, além da sensação ficarmos mais relaxados é como se tivéssemos um instrumento ou objeto feito sob medida, parceiro de anos de estrada.
Moshe Bar Elohim- Membro
Eu já vi a expressao de instrumentos aged, relic eu nunca tinha visto.
Eu acho muito legal o visual. Eu faria ou compraria um baixo com esse tipo de pintura., nao acho que seja moda apenas. É só questao de gosto mesmo.
E as vezes comprar um instrumento antigo com muitas marcas pode ser também sinal de mau uso e defeitos.
Eu acho muito legal o visual. Eu faria ou compraria um baixo com esse tipo de pintura., nao acho que seja moda apenas. É só questao de gosto mesmo.
E as vezes comprar um instrumento antigo com muitas marcas pode ser também sinal de mau uso e defeitos.
Geovane Gomes- Membro
Geovane Gomes escreveu:Eu já vi a expressao de instrumentos aged, relic eu nunca tinha visto.
"Relic finish" é o nome padrão.
Mas falando de um relic natural, se voce tem um SX desgastado pelo tempo, ele é um instrumento surrado, e vale metade do preço. Se voce tem um Fender desgastado pelo tempo, é um instrumento relic, e vale o dobro do preço...
Mike_- Membro
^ Isso quem dita é o mercado