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Sobre os Termos Contrabaixo, Baixo, Bass, Bass Guitar, Electric Bass

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Mensagem por miki_san Dom Abr 03, 2016 9:37 pm

Prezado Allex,

Mais um novato no Fórum e caso já tenha esta pergunta, por favor deletar (mas não achei na busca integrada). E caso não tenha e seja muito idiota, peço desculpas antecipadas. Também não sei se seria aqui o espaço mais adequado, mas no meio de tanta coisa fiquei meio perdido. Talvez a discussão já tenha aparecido no meio de um tópico, mas tópico com este título não achei.

Mas o caso é o seguinte. Tem muita coisa na Internet e não sei em quem confiar. Os termos Contrabaixo e Baixo podem ser considerados sinônimos? Por que razão o termo Contrabaixo seria mais apropriado que só Baixo? O Termo Baixo é errado ou seria somente uma simplificação?

Outra coisa que me encafifa é o termo em inglês. Apesar de já estar acostumado a ver o termo Bass Guitar em vários LPs e CDs, sempre achei estranho, mas o costume me interrompeu o questionamento.

Mas a minha volta no Contrabaixo me fez deparar de novo com esta questão de terminologia. John Entwistle afirmou no video em 0:10s que toca "Bass Guitar" e não "Bass".

Mas não é a mesma coisa?
Já a Carol Kaye, utiliza o termo Electric Bass e dizia que antigamente as pessoas falavam em Fender Bass, já que só tinha um. No Brasil a gente se acostumou a usar o termo violão para o instrumento acústico e guitarra acabou virando sinônimo de elétrico. O termo Guitarra Acústica não se escuta muito. Já Guitarra Baixo, acho horrível.

Não sei se são preciosismos, frescuras ou sei lá o quê. Mas o fato é que temos muitos termos para nosso objetos de adoração. Pior mesmo é aquela definição de falar que Baixo é uma Guitarra de 4 cordas.
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Mensagem por allexcosta Dom Abr 03, 2016 11:08 pm

miki_san escreveu:Os termos Contrabaixo e Baixo podem ser considerados sinônimos?

Podem.

Por que razão o termo Contrabaixo seria mais apropriado que só Baixo?

Não é.

O Termo Baixo é errado ou seria somente uma simplificação?

Nem um nem outro. É uma expressão válida como as outras.

John Entwistle afirmou no video em 0:10s que toca "Bass Guitar" e não "Bass".
Mas não é a mesma coisa?

Bass é a forma grave de qualquer instrumento, você pode ter clarinete baixo, sax baixo, etc. Bass guitar é mais específico.

...
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Mensagem por Raul S. Dom Abr 03, 2016 11:43 pm

o termo "guitar" é tradução direta de "violão", da mesma forma que você encontra "baixo" em português, e como temos os dois termos em português, acabamos adotando "guitarra" exclusivamente para a forma alétrica do instrumento.

no caso do inglês, quando o contexto está ali de suporte, não há necessidade de referir-se a uma Stratocaster, p.ex., como "electric guitar/guitarra elétrica", assim como você também vai poder verificar apenas "bass" em vez de "electric/acoustic bass" em um fórum ou página específica estrangeira.

se você entrar em páginas de instrumentos como a da Fender, você vai encontrar "guitars/basses", pois trata-se de uma marca que trabalha apenas com esses instrumentos, amplificação e acessórios; tanto que ao entrar nessas duas primeiras categorias, você as têm divididas entre "electric/acoustic guitars" e "bass guitars/acoustic basses".

como o allex disse, a designação "bass" se refere à forma grave dos instrumentos e, generalizando, qualquer frequência baixa, além do estilo "bass music" que inclui drum n' bass, bassline, dubstep, etc., que não têm qualquer relação com o instrumento.

num exemplo recente para ilustrar essa generalização do termo, a música "all about that bass" da Meghan Trainor se refere à frequência baixa, ainda que tenha o vertical como base da música, ela diz "I'm all about that bass, no treble".

tratando-se de léxico, os termos "contrabaixo" e "baixo" podem ser utilizados livremente como sinônimos, ainda que em páginas ou materiais mais técnicos haja a predominância do termo "contrabaixo", assim como acontece com "fax" e "facsimile"; contudo, vale lembrar que o primeiro nunca na grafia "contra baixo" nem "contra-baixo".
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Mensagem por Sonikado Seg Abr 04, 2016 12:44 am

Complementando:

No inglês, o baixo acústico (aquele de orquestra) é chamado double bass.

E o baixolão (versão acústica do baixo elétrico) é o acoustic bass [guitar].

Demorei um tempo pra pegar essa diferença, principalmente na hora de pesquisar na internet.

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Mensagem por allexcosta Seg Abr 04, 2016 7:33 am

Sonikado escreveu:Complementando:.

Verdade. Isso até hoje me confunde aqui no fórum. O pessoal escreve acústico e penso que é baixolão. Escreve upright e penso que é baixo de orquestra.

Aliás, esse lance de usar palavras em inglês com sentido diferente do que elas possuem em inglês é um negócio muito louco mesmo.
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Mensagem por rodolphoal Seg Abr 04, 2016 8:26 am

Existem também os baixos "semi-acústicos", que em inglês é "hollowbody", que ao pé da letra significa "corpo oco".

Sonikado escreveu:E o baixolão (versão acústica do baixo elétrico) é o acoustic bass [guitar].

Vejo em alguns anúncios a galera colocar "baixo eletroacústico" ou "baixolão eletroacústico", mas acho horrível...

Enfim, bem legal o tópico.
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Mensagem por Claudio Seg Abr 04, 2016 8:38 am

Double Bass = Contrabaixo Acústico
Upright Bass = Contrabaixo Acústico
EUB = Eletric Upright Bass = Vertical Elétrico.

O nome Double Bass refere-se aos instrumentos da familia Contrabasso di Corde que trabalham duas oitavas abaixo do Cello, também chamada de 16º oitava, referente aos órgãos tubulares (aqueles comumente utilizados em igrejas). O nome em italiano, Contrabasso di Corde, é utilizado para distinguir dos instrumentos de metais como o Bombardino e a Tuba, que também pertencem à familia Contrabasso.

Dessa forma, a maneira mais correta para se referenciar ao Gigante sem deixar dúvidas, é chamá-lo de Double Bass e Eletric Double Bass (para os Uprights Elétricos)
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Mensagem por Raul S. Seg Abr 04, 2016 2:29 pm

rodolphoal escreveu:Vejo em alguns anúncios a galera colocar "baixo eletroacústico" ou "baixolão eletroacústico" (...)
o termo "eletroacústico" é pertinente porque esses instrumentos possuem captação piezo (piezoelétrica), e podem ser utilizados com cordas não metálicas. como são mais comuns, dificilmente você vai encontrar o baixolão na versão sem captador, mas existem assim como no caso dos violões.
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Mensagem por miki_san Seg Abr 04, 2016 9:04 pm

Grato pelos esclarecimentos, logo o tema me pareceu interessante para ser discutido. Tinha me esquecido do Baixo acústico e é verdade, quanta terminologia!
Refleti um pouco aquela fala do Entwistle e fiquei com a impressão de que ele quis dizer em termos de estilo musical, ou jeito de tocar, e não em relação ao instrumento em si. Algo do tipo, não faço acompanhamento do tipo dum-dum-dum e sim. Como por exemplo, o slap.

Outra reflexão interessante. Por motivos profissionais acabei comprando um livro de acústica, cujo autor é o Sylvio R. Bistafa, chamado 'Acústica aplicada ao controle de ruído". Tem justamente esta definição que vocês acabaram de falar e que vou transcrever.

A qualidade que permite distinguir um som grave de um som agudo chama-se altura. Assim, costuma-se dizer que o som do violino é "alto" ou "agudo", e o do violoncelo é baixo" ou "grave". A altura de um som depende da frequência. Quanto maior a frequência, mais agudo e vice-versa. Podem ser considerados graves os sons de frequência inferior a 200 Hz; os médios situam-se entre 200 e 200 Hz; e os agudos, acima de 2000 Hz. Essa divisão não é rigorosa, mas tem a vantagem de basear-se em números simples.
Pág. 33, Capítulo 3.3 O Espectro Sonoro

Já outra característica do som é a Intensidade Sonora, do qual associamos ao volume. Em nossa língua acabamos falando em Alto Volume e Baixo Volume e daí entrou o termo Baixo no português o que acaba levando esta confusão toda. Daí vem aquelas brincadeira em que falamos que tocamos baixo bem alto. Como em português gostamos de omitir os termos, queremos no fundo dizer que tocamos baixas frequências em altas intensidades.

Já em relação ao Termo Contrabaixo, gostaria de entender melhor. Este Contra é contra o quê? Afinal "Se hay Gobierno, Soy contra!"
Contra Filé acabei de entender graças ao Google.
E para minha surpresa, ao tentar achar alguma associação procurando Contra Alto, acabei achando o termo em inglês Contrabass, que nunca tinha ouvido na minha vida.
Daí ferrou!
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Mensagem por rodolphoal Seg Abr 04, 2016 9:10 pm

Boa pergunta! De onde vem o "contra"? Essa discussão tá ficando cada vez mais interessante.
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Mensagem por joabi Seg Abr 04, 2016 9:27 pm

Muitos desses termos vêm do jargão técnico de orquestras, família de instrumentos (cordas, madeiras, metais, percussão...) e de coros. As notas de qualquer instrumento encontram-se dentro de uma região, chamada de tessitura. Dependendo da localização dessas notas em relação ao piano e à família a que pertence, alguns instrumentos recebem o nome que os define conforme sua VOZ (soprano, tenor, barítono, baixo, etc...). Exemplos: sax tenor, sax soprano, trombone baixo, flauta contralto, etc.

CONTRA tem o significado de "abaixo de". No nosso caso, abaixo do baixo, ou seja, um instrumento que toca notas mais graves que a tessitura da voz grave.

Em nossa língua acabamos falando em Alto Volume e Baixo Volume e daí entrou o termo Baixo no português o que acaba levando esta confusão toda. Daí vem aquelas brincadeira em que falamos que tocamos baixo bem alto.

Esse erro é bastante comum. A rigor, o correto é dizer altura baixa ou alta (notas, frequências) e volume forte e fraco (dinâmica, intensidade). Parece besteira, mas é importante se acostumar com o correto. Quem trabalha em orquestra sabe que trocar esses conceitos dá bastante confusão. Se você pedir pro naipe de violinos tocar mais "alto" eles vão subir a afinação.





Última edição por joabi em Seg Abr 04, 2016 9:32 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por allexcosta Seg Abr 04, 2016 9:29 pm

Talvez o John En^%$###@ esteja querendo dizer isso mesmo.

O baixo elétrico é parente direto da guitarra elétrica, não do grandão, portanto a linguagem é outra. Nos anos 50 e 60, muita gente comprava um Fender só porque era menor e mais fácil de carregar, mas tocava com a linguagem musical de um upright. O nome "guitarra grave" estaria bem apropriado.

Quando ao "contra", o Cláudio explicou. Itália e tal...
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Mensagem por miki_san Seg Abr 04, 2016 9:43 pm

Boa joabi, uma tremenda aula de música clássica e história! E eu pensava que música tinha começado com o Chuck Berry! KKKKKK!
Então tudo foi culpa dos italianos!!!!! (sendo Terra Roxa um destes erros)
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Mensagem por joabi Seg Abr 04, 2016 10:04 pm


Estes detalhes quase sempre têm uma história insteressante por trás. O bacana da linguagem musical escrita é que ela está estabelecida há muito tempo, séculos, e é bastante universal. Um músico japonês vai entender uma partitura de Beethoven, escrita há 200 anos, da mesma forma que um francês, ou um peruano, ou um eslavo, mesmo que não entendam uma palavra do idioma do outro. Podem até tocar juntos sem maiores problemas.

Ainda no assunto e acrescentando uma curiosidade, tudo isso (relacionado às vozes/tessitura) teve origem no início da escrita musical, onde a pauta, que atualmente tem 5 linhas, tinha originalmente 11 linhas e se chamava endecagrama.
Com o tempo chegou-se à pauta moderna e foram criadas a Claves, para indicar a altura de cada nota referente ao endecagrama. Assim a Clave de Fá ficou para os graves e a de Sol para os agudos. A Clave de Dó é intermediária.
O piano ainda usa um sistema muito parecido com o endecagrama, formado por 2 pautas de 5 linhas linkadas (clave de sol e fá), e uma linha imaginária no centro, formando 11 linhas no total.

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Mensagem por rafael.buzzi.andrade Ter Abr 05, 2016 8:25 am

allexcosta escreveu:Nos anos 50 e 60, muita gente comprava um Fender só porque era menor e mais fácil de carregar, mas tocava com a linguagem musical de um upright. O nome "guitarra grave" estaria bem apropriado.

Isso é bem verdade... e nos dois sentidos das coisa ("Double Bass -> Bass Guitar" e "Bass Guitar -> Double Bass"). Experiencia própria.
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Mensagem por arturbmallmann Ter Abr 05, 2016 10:31 am

Eu falo contrabaixo para não dar margem às piadinhas, velhas conhecidas.
Contrabaixo elétrico e vertical/acústico são as formas que acho mais interessantes.
Quanto aos baixolões, chamo com este nome horrível mesmo.
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