Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixos (e equipamentos) que te surpreenderam positivamente

+9
andrevx
Laysson
Maurício_Expressão
Zubrycky
Willian Casagrande
Guga Bass
pluís
elzebad
Vinicius F
13 participantes

Ir para baixo

Baixos (e equipamentos) que te surpreenderam positivamente Empty Baixos (e equipamentos) que te surpreenderam positivamente

Mensagem por Vinicius F Ter maio 31, 2016 6:05 pm

Seguindo idéia parecida do colega Max Payne, numa ótica diferente e num tópico diferente pra não bagunçar.

Normalmente, temos algum tipo de preconceito em relação a algo, é inerente do ser humano. Contrabaixos não fogem dessa "regra". Instrumentos que pensamos que não eram bons, ou que tinham "má fama". Marcas que nunca gostamos (muitas vezes por serem inacessíveis mesmo rs). Número de cordas que em teoria não nos agradam. Enfim, aposto que todo mundo já pode testar ou mesmo comprar um instrumento com baixas expectativas (e muita curiosidade) e ter seu ego destruído no ato. Ou então casar com aquele instrumento que veio como parte de alguma venda, e que você iria revender com algum lucro se ele não fosse tão surpreendentemente bom. Ou simplesmente comprou pela internet e não esperava tanto...

Um caso meu foi um Fender Jazz Bass Highway One. Sempre li e reli o pessoal execrando esse instrumento em fórums brazucas, orkut etc. Que era captação ruim, madeira ruim etc. Pra mim isso virou verdade absoluta. Até que...

Mas velho e finalmente com condições na época de comprar um American Standard, tive a oportunidade de testar esse Highway (a contragosto e por mera curiosidade) lado a lado com irmãos mais "nobres" da linha Fender. E não é que o bixinho me surpreendeu? achei o som tão bom quanto ao dos primos mais ricos, inclusive falou mais do que o Am. Standard V e o Am. Deluxe que testei junto. Além de curtir mais o visual dele, o acabamento em "nitro" preto foscão, matador. Meu mundo desabou ali, levei o Highway pra casa, economizei uma bela grana e de quebra ainda ele virou meu xodó. Mais tarde fui estudar mais sobre o modelo e vi que tecnicamente era "nada tão ruim". Os captadores eram os mesmos dos endeusados "road worn", os braços tinham os reforços de grafite do am. standard e por aí vai...

E vocês? aposto que todo mundo aqui já passou por isso...
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos (e equipamentos) que te surpreenderam positivamente Empty Re: Baixos (e equipamentos) que te surpreenderam positivamente

Mensagem por elzebad Ter maio 31, 2016 6:14 pm

o que vem a ser esse reforço de grafite?
elzebad
elzebad
Membro

Baixos (e equipamentos) que te surpreenderam positivamente Empty Re: Baixos (e equipamentos) que te surpreenderam positivamente

Mensagem por Vinicius F Ter maio 31, 2016 6:20 pm

São duas barras de reforço feitas de uma espécie de fibra de carbono, que ficam instaladas dentro do braço, paralelas ao tensor. Esse material é bem resistente e termicamente estável, o que torna o braço mais estável como um todo, principalmente em variações de temperatura. E comparando com outros baixos que tenho, posso dizer que funciona bem...
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagem por elzebad Ter maio 31, 2016 6:27 pm

Valeu pela informação. Não sabia disso.
elzebad
elzebad
Membro

Mensagem por pluís Ter maio 31, 2016 7:47 pm

O primeiro que me surpreendeu posivitamente foi um Cort GB74 OPN que tive. Gostava muito da ergonomia e do timbre dele. Achava muito confortável e um timbre bem versátil.

Depois vieram (em ordem): um 4x10 da Master (signature Celso Pixinga),uma pedaleira Zoom B3 e mais recente um Bx-12 (que converti em fretless).

Não estou com mais nenhum,mas foram gratas surpresas.
pluís
pluís
Membro

Mensagem por Guga Bass Qua Jun 01, 2016 2:35 pm

Meu Ibanez SDGR 406, dos antigos, sou o único dono e o baixo tem um braço maravilhoso, mesmo após os anos de comprados, ele ainda me surpreende positivamente seja gravando ou tocando ao vivo nunca me deixou na mão mesmo pegando uns sons "muqueca" por ai a fora.

Minha Ashdown MAG EVO III foi um dos melhores amps que já usei até hoje, seus controles são muito bons e tem um grave pesadão, só não tem muitos agudos em virtude do falante de 15 claro mais o amp é ótimo, pena que não importam mais para o Brasil.
Guga Bass
Guga Bass
Membro

Mensagem por Willian Casagrande Qua Jun 01, 2016 3:04 pm

Guga Bass, eu me surpreendi com o Ashdown que comprei também, o EVO 15180. Muito bom de timbrar, com um médio bem carregado (eu adoro!) e um grave bem massa também. O volume é modesto perto do seu, creio, mas, para o que eu uso, está de bom tamanho. Esse lance dos agudos deve ser uma característica dos amps deles, imagino. O meu também tem um falante de 15", mas já li sobre a linha 12180, que também não carrega muito nos agudos. Enfim, só testando mesmo pra saber.
Outra grata surpresa que tive, dessa vez com um equipamento de outra pessoa, foi com os conhecidos SX. Na época (há uns 9 anos, por aí), nunca havia ouvido falar do baixo, e fui testá-lo cheio de desconfiança. Fiquei entre ele e o Cort C4Z e acabei levando o Cort, com o qual estou até hoje.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagem por Guga Bass Qua Jun 01, 2016 3:59 pm

Willian Casagrande escreveu:Guga Bass, eu me surpreendi com o Ashdown que comprei também, o EVO 15180. Muito bom de timbrar, com um médio bem carregado (eu adoro!) e um grave bem massa também. O volume é modesto perto do seu, creio, mas, para o que eu uso, está de bom tamanho. Esse lance dos agudos deve ser uma característica dos amps deles, imagino. O meu também tem um falante de 15", mas já li sobre a linha 12180, que também não carrega muito nos agudos. Enfim, só testando mesmo pra saber.
Outra grata surpresa que tive, dessa vez com um equipamento de outra pessoa, foi com os conhecidos SX. Na época (há uns 9 anos, por aí), nunca havia ouvido falar do baixo, e fui testá-lo cheio de desconfiança. Fiquei entre ele e o Cort C4Z e acabei levando o Cort, com o qual estou até hoje.

Cara realmente o meu tem mais volume, mais em nível de timbre são idênticos os Ashdowns foram concebidos para Rock por isso não são tão modernos e ele simula o som de um amp valvulado naquela pegada vintage saca? Por isso que eles colocaram aquele batedor analógico para parecer um valvulado o que eu acho sensacional porque onde eu chego a galera viaja com o visual

Fiz uma caixa auxiliar com um oversound de 15" e um drive de titânio para usar ele como um hack e o som é uma pancada, o drive adiciona os agudos que faltam e a pressão sonora com 2 de 15" fica maior também e já fiz shows com ele e não senti falta de nada.

Baixos (e equipamentos) que te surpreenderam positivamente Vf0wPia
Guga Bass
Guga Bass
Membro

Mensagem por Willian Casagrande Qua Jun 01, 2016 4:24 pm

Cara, que massa! Boa ideia a sua. Uma vez liguei o Ashdown com o meu Staner BS-150 e ficou o bicho de alto. Duro é timbrar dois amps e levar para dois trambolhos para as gigs. Até agora não precisei fazer isso, mas, se precisar, dá conta de uma gig média sem problemas.
Bom encontrar proprietários de Ashdown. Somos poucos, pelo que vejo por aqui.
Willian Casagrande
Willian Casagrande
Membro

Mensagem por Zubrycky Qua Jun 01, 2016 7:46 pm

Me surpreendi com o som do meu Giannini Sonic (O baixo mais tosco já feito pela Giannini) e com o meu Danelectro DC Bass.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Jun 01, 2016 10:21 pm

Squier jazz bass vintage modified de 2010. Um baixo sensacional.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Mensagem por Laysson Qua Jun 01, 2016 10:56 pm

Meu Yamaha RBX 375 era um baixo que adquiri numa troca e nunca me deixou plenamente feliz. Em determinado momento, tinha me cansado dele. Não curtia a pegada do braço e isso me afastou mais ainda com a chegada de um baixo feito por um amigo Luthier (em 2012). Seus anos de estrada tiveram uma influência severa na pintura, que ficou detonada. Seu formato moderno misturado com esse aspecto não me inspirava a vender. Usava algumas vezes, guardava por meses até que deixei com esse amigo. Ele retificou seus trastes e o regulou bem. O baixo mudou completamente. Passou a aceitar ações bem baixas e ganhou um conforto que nunca senti. Hoje pego pra tocar e não vejo as horas passarem. O baixo ganhou uma nova vida. Meu caso talvez pareça fugir do assunto, mas é um baixo que me surpreendeu após um serviço de uma forma parecida como ocorreu com a chegada de novos baixos.
Laysson
Laysson
Membro

Mensagem por Convidado Qui Jun 02, 2016 1:07 pm

Me surpreendi muito com dois,só que um eu testei,o outro não.

O Tagima TBM 5 eu testei e caramba,para o preço,o baixo é excelente!

A tocabilidade não me agrada muito por uma questão de espaçamento (por meu gosto por espaçamento maior que 18mm),mas o timbre,as frequências,para o preço,nota 10!

O que eu não testei é o TJB 535. Tava cogitando mto seriamente comprar,mas a questão dos 21 trastes me deixa com um pé atrás... Mas o timbre,pelo que vi em vídeos,até mesmo num ampli de guitarra que um cara testou ele,nossa! Se for tudo aquilo, supera o TBM 5 em custo benefício!

Convidado
Convidado

Mensagem por andrevx Qui Jun 02, 2016 10:32 pm

Me surpreendi positivamente com um baixo de um Luthier (que eu não conhecia até ter pego o baixo) chamado Aloísio Nogueira. O baixo esta sujo, todo desregulado, com cordas muito velhas e enferrujadas e com parafusos enferrujados.

Ele estava a venda na Promusic aqui do Rio por um preço bem interessante, ai pensei para praticar desligado pode servir (pois não imaginava o que estava por vir).

Limpei o instrumento (que já deu uma levantada boa, por que o que achava que era uma madeira feia, era sujeira impregnada), troquei as cordas e os parafusos enferrujados e regulei.

Ai liguei ele e gostei muito do som, especialmente quando lembro quanto paguei.

andrevx
Membro

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex Jun 03, 2016 10:24 am

Max Payne escreveu:Me surpreendi muito com dois,só que um eu testei,o outro não.

O Tagima TBM 5 eu testei e caramba,para o preço,o baixo é excelente!

A tocabilidade não me agrada muito por uma questão de espaçamento (por meu gosto por espaçamento maior que 18mm),mas o timbre,as frequências,para o preço,nota 10!

O que eu não testei é o TJB 535. Tava cogitando mto seriamente comprar,mas a questão dos 21 trastes me deixa com um pé atrás... Mas o timbre,pelo que vi em vídeos,até mesmo num ampli de guitarra que um cara testou ele,nossa! Se for tudo aquilo, supera o TBM 5 em custo benefício!

Eu pude testar o Tagima TJB5 e o TJB435 em oportunidades diferentes. Ambos me surpreenderam, mas eu gostei mais do Tagima feito aqui no Brasil. Estão aí dois exemplos de baixos que me surpreenderam positivamente. O TBM eu já nem achei grande coisa. Talvez seja pelo fato de já ter tocado em Stingrays e na época possuir o Sterling Ray 34ca. Logo ele não me causou tanta reação.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagem por Paulo Penna Sex Jun 03, 2016 11:30 am

Minha maior surpresa até hoje foi a serie Squier Classic Vibe.
Um amigo me falou mil vezes da telecaster 62 classic vibe...... eu descrente..... até que fui a casa dele e quando vi a guitarra tomei uma porada!
Acabei virando dono de um Jazz classic vibe, de uma strato 60's e de uma tele 62.
Excelentes.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por Vinicius F Sex Jun 03, 2016 12:31 pm

^Tamém me surpreendi com essa tele classic vibe!

Só que eu já esperava coisa boa dela, mas ao ouvir alguém testando numa loja fiquei de queixo caído, simplesmente sensacional. Muito melhor do que eu esperava. GAS total!
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagem por RodrigoBR Dom Jun 05, 2016 11:47 pm

Geralmente quase nenhum Ibanez me agrada, salvo pouquíssimas exceções. Uns dias atrás, precisei usar um baixo da igreja para ensaiar, e eis que me deram um Ibanez Ergodyne 5 cordas. Confesso quee bateu aquela preguiça na hora, mas quando toquei, senti que o baixo tem um equilíbrio sensacional, com excelentes graves, controles que abrangem satisfatoriamente, boa tocabilidade e o melhor, um timbre que me agradou.
Baixos (e equipamentos) que te surpreenderam positivamente Lyqmar9dgupzi9xvlp8h
RodrigoBR
RodrigoBR
Membro

http://www.palcomp3.com/rodrigobs

Mensagem por allexcosta Seg Jun 06, 2016 4:32 am

Paulo Penna escreveu:Minha maior surpresa até hoje foi a serie Squier Classic Vibe.

Essa série me surpreendeu também. Até abri um tópico sobre isso na época.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo