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Timbre do baixo em "Sugar on my tong", by Talking Heads. Qual captador?

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Mensagem por cardozo Qui Jun 02, 2016 7:19 am

Olá pessoal!

Primeiro, a música:



Acredito que a Tina Weymouth (ou outro baixista...), pelo timbre, esteja usando um Fender Precision tocado com palheta. O "roncado" do baixo nesta música é fenomenal.

Pois bem, gostaria de ter o mesmo timbre e "roncado" no meu Fender Precision American Standard e isto gera uma série de perguntas. Vamos a elas:

1 - Qual o captador me daria este timbre?
2 - É necessário modificar alguma outra coisa no baixo, como altura ou espessura das cordas?
3 - Este efeito é conseguido apenas "no dedo"?

Obrigado a todos,

Peter
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Mensagem por Willian Casagrande Qui Jun 02, 2016 9:39 am

Sim, quem gravou esse baixo foi a Tina Weymonth mesmo, assim como todo o álbum.
Cara, é bem complicado falar disso, visto que tem um zilhão de coisas que influenciam no timbre. Ela usava basicamente Fender Precision e palheta mesmo, mas esse som em específico não me parece um timbre de Precision mesmo (posso estar enganado, não sou um especialista em Talking Heads e não sei que baixo ela usou para gravar esse som, logo posso estar falando groselha aqui). Repare que o timbre é bem anasalado e sem peso praticamente, bem diferente da Psycho Killer, que é do mesmíssimo álbum e já mais pesada. Alguém que conheça a banda a fundo vai responder melhor. Eu acho que é mais fácil você tirar algo próximo disso com o cap da ponte de um JB 100% e com o do braço fechado...
Para tirar um som mais ou menos assim do seu PBass, vá brincando com a equalização do amp e retirando o grave, balanceando os médios etc. Pela dinâmica, parece que ela usa palheta mesmo.
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Mensagem por cardozo Qui Jun 02, 2016 9:51 am

William, excelente observação. O timbre de "Psycho Killer" é realmente diferente do desta música e me parece que a técnica utilizada foi o pizzicatto, por isto a diferença, creio eu.

O timbre, no final das contas, não é tão difícil de se chegar. Consigo tocá-la de forma que o baixo case perfeitamente com a música, como uma cama, mas o roncado nunca está lá. Meu som é sempre limpo, mesmo utilizando a palheta ou mesmo outro baixo, um Yamaha BB, no caso.

O Yamaha é mais "barulhento" que o Fender, muito provavelmente pela diferença de captação, mas jamais ronca como o baixo da Tina. Aliás, todo o disco "Talking Heads: 77" tem este mesmo timbre metálico e roncado, uma maravilha.

Eu quero este ronco no meu Precision! Hehe!
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Mensagem por Willian Casagrande Qui Jun 02, 2016 9:56 am

É, então, é difícil. Leve em conta também que esse pessoal sempre usava uns amps com os quais a gente tem pouco contato hoje em dia. Só de ligar o baixo em um Hiwatt ou num Ampeg valvulados dessa época já dá uma diferença absurda.
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Mensagem por cardozo Qui Jun 02, 2016 10:00 am

Willian,

sim, isto faz todo o sentido e fica impossível de emular em casa, o que é uma pena.

Será que foi utilizado algum aparato eletrônico, como um compressor ou algo assim?

De qualquer forma, muito obrigado pelas dicas!
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Mensagem por Willian Casagrande Qui Jun 02, 2016 10:22 am

Cara, não sei mesmo. Tente usar um compressor pra ver se melhora. Eu não me lembro de ter visto a Tina usar pedais pra tocar essa música ao vivo.
Boa sorte aí!
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Mensagem por JAZZigo Qui Jun 02, 2016 3:31 pm

Estou longe de ser um conhecedor profundo de Talking Heads, mas eu chutaria no Fender Musicmaster Bass com captador original (de guitarra), cordas flat e palhetado, algo assim:



Willian Casagrande escreveu:Ela usava basicamente Fender Precision
scratch Difícil encontrar foto dela no Goggle, empunhando um Precision.

Timbre do baixo em "Sugar on my tong", by Talking Heads. Qual captador? Captura_de_Tela_2016_06_02_a_s_15_26_43
https://www.google.com.br/search?q=Tina+Weymouth&espv=2&biw=1553&bih=882&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi-2MHp-4nNAhVBrB4KHfhNBpkQ_AUIBigB
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Mensagem por HenriqueBessa Qui Jun 02, 2016 3:54 pm

Acho que tenho uma foto (em um livro) do equipamento de palco dela nos anos 80... de noite eu posto aqui.
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Mensagem por Willian Casagrande Qui Jun 02, 2016 4:03 pm

É mesmo, hein. De ouvido parece bastante.
Eu não encontrei aqui, numa busca bem ligeira, se ela usou esse Fender Music Master Bass pra gravar o Talking Heads: 77, mas tudo indica que sim. Há vários vídeos deles tocando a Psycho Killer, bem na época do início da banda, e até um pouco depois dos anos 80. Ela usa esse modelo em algum deles. Algum fã mais aficionado poderia tirar essa dúvida.
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Mensagem por HenriqueBessa Qui Jun 02, 2016 4:20 pm

Timbre do baixo em "Sugar on my tong", by Talking Heads. Qual captador? HiRes-10881

EDIT:

Timbre do baixo em "Sugar on my tong", by Talking Heads. Qual captador? Markos_th_weymouth3

Achei uma outra foto. Esse Mustang aparece em fotos antigas.
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Mensagem por Willian Casagrande Qui Jun 02, 2016 4:33 pm

Achei um tópico no Talk Bass em que os foristas comentam sobre os baixos que ela usou durante a carreira. Citam Fender Musicmaster Bass e Mustang Bass, Hofner Club Bass, Steinberg L, Fender Jazz Bass e Music Man.
Esse aí deve ser uma variação de um Musicmaster, IMHO.
Fonte: https://www.talkbass.com/threads/what-bass-does-tina-weymouth-use.364409/


Última edição por Willian Casagrande em Qui Jun 02, 2016 4:35 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por HenriqueBessa Qui Jun 02, 2016 4:34 pm

No Head diz Fender Mustang Bass.
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Mensagem por Willian Casagrande Qui Jun 02, 2016 4:36 pm

Então é esse. Quando eu postei, essa foto ainda não estava aqui no tópico Razz
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Mensagem por HenriqueBessa Qui Jun 02, 2016 4:37 pm

Só achei depois tb =D
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Mensagem por allexcosta Qui Jun 02, 2016 4:39 pm

Desculpe, mas pra mim parece som de Tonante tocado por iniciante.

Sério que você considera isso fenomenal?

De qualquer forma, acho que corda bem velha, ação alta, baixo desregulado e falta de técnica participam de modo bem ativo nisso aí. Se quiser reproduzir bem a onda, afina bem meia boca também e jamais regule oitavas.
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Mensagem por JAZZigo Qui Jun 02, 2016 6:10 pm

Willian Casagrande escreveu:Então é esse. Quando eu postei, essa foto ainda não estava aqui no tópico Razz
Não acho que tenha sido um Mustang. Ainda aposto no Musicmaster, que é era uma versão mais simples e barata (baixo de entrada da Fender) do Mustang. Além disso, o Mustang dela foi modificado com a instalação de um captador no braço, o que daria um som muito mais gordo, em tese, que o do baixo gravado em "Sugar On My Tongue".

allexcosta escreveu:Desculpe, mas pra mim parece som de Tonante tocado por iniciante.

Sério que você considera isso fenomenal?

De qualquer forma, acho que corda bem velha, ação alta, baixo desregulado e falta de técnica participam de modo bem ativo nisso aí. Se quiser reproduzir bem a onda, afina bem meia boca também e jamais regule oitavas.
Não posso discordar! Razz
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Mensagem por HenriqueBessa Qui Jun 02, 2016 7:29 pm

allexcosta escreveu:Desculpe, mas pra mim parece som de Tonante tocado por iniciante.

Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito

Só agora pude ouvir... o som do baixo nessa música tá bem complicado mesmo... rsrsrsrs
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Mensagem por cardozo Sex Jun 03, 2016 7:13 am

Oba!

chegamos a algumas conclusões interessantes, dentre elas, que a Tina Waymouth, a princípio, não utilizou um Fender Precision. Valeu JAZZigo!

Seguindo a dica do Willian ("Eu acho que é mais fácil você tirar algo próximo disso com o cap da ponte de um JB 100% e com o do braço fechado..."), experimentei usar apenas o captador da ponte no meu BB e o timbre se aproximou um pouco mais do que escuto na música em questão. Não é a configuração que gosto ou costumo usar, mas é mais uma informação que desconhecia e agora aprendi.

Meu professor, ainda sobre esta música, disse coisas parecidas que o Alex escreveu. Falou que era mais ou menos como ele tocava lá no início do aprendizado dele e a escolha da melodia era muito pobre e básica. Hehe!

Eu gosto e não ligo.

Talking Heads não é minha banda preferida, mas a Tina Waymouth me ensinou uma série de coisas na minha caminhada, principalmente a questão do "staccato" e a utilização de algumas escalas, que se repetem bastante e são ótimas para o aprendizado. Outras coisas legais da banda são seu som limpo (odeio "wall of sound") e bem marcado, uma ótima bateria, o som pop sem ser óbvio e, por fim, a Tina. Ela era uma graça e mesmo longe de ser um prodígio, o som de seu baixo me agrada muito e tinha um certo protagonismo na maioria das músicas, o que é excelente para quem gosta do instrumento.

A coisa agora se resume ao seguinte: Qual captador posso usar para conseguir aquele roncado da música, lembrando que cordas velhas e baixo desregulado não são opções?

Obrigado e abraço à todos,

Peter
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Mensagem por HenriqueBessa Sex Jun 03, 2016 7:53 am

cardozo escreveu:
Eu gosto e não ligo.

NMHO é só isso que realmente importa Wink


cardozo escreveu:
A coisa agora se resume ao seguinte: Qual captador posso usar para conseguir aquele roncado da música, lembrando que cordas velhas e baixo desregulado não são opções?

Vc diz uma marca/modelo específico? Acho que não teria algo nesse sentido. Como vc mesmo já disse acima, a dica do Willian já te deixou bem próximo. Creio que seria só buscar um "ajuste fino" (equalização talvez).
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Mensagem por Rico Sex Jun 03, 2016 8:34 am

HenriqueBessa escreveu:
cardozo escreveu:
Eu gosto e não ligo.

NMHO é só isso que realmente importa

Exatamente! Até porque música boa é um conceito subjetivo. Nunca vi muita graça em linhas intrincadas e complexas de estilos musicais que eu não gosto, até por não ter a musica como profissão.

Vou ouvir a linha em casa. Não conheço nada da banda, fora uma ou duas músicas que tocam na radio ainda hoje.
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Mensagem por cardozo Sex Jun 03, 2016 8:42 am

HenriqueBessa,

meu interesse ficou limitado ao roncado. O som do meu Precision é limpo, fofo e velado e não gosto destas características.

Pode ser o captador de qualquer marca, para um Precision, desde que não seja ativo.
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Mensagem por HenriqueBessa Sex Jun 03, 2016 8:47 am

^Pra eu (e outros, é claro) ter uma ideia, qual é esse baixo em questão?
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Mensagem por cardozo Sex Jun 03, 2016 8:47 am

Rico,

tenho a tendência de gostar do simples. A simplicidade tem uma elegância que me cativa, sem contar o bom gosto em criar algo com poucos recursos.

Escute a banda. O som é legal e o baixo é ótimo, dentro da simplicidade dita acima. Periga de você gostar!
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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex Jun 03, 2016 8:50 am

allexcosta escreveu:Desculpe, mas pra mim parece som de Tonante tocado por iniciante.

Sério que você considera isso fenomenal?

De qualquer forma, acho que corda bem velha, ação alta, baixo desregulado e falta de técnica participam de modo bem ativo nisso aí. Se quiser reproduzir bem a onda, afina bem meia boca também e jamais regule oitavas.

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Mensagem por cardozo Sex Jun 03, 2016 8:53 am

HenriqueBessa escreveu:^Pra eu (e outros, é claro) ter uma ideia, qual é esse baixo em questão?

É um Fender Precision American Standard, com captador original. Foi produzido em 2008, se não me engano.
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Mensagem por Rico Sex Jun 03, 2016 9:06 am

cardozo escreveu:HenriqueBessa,

meu interesse ficou limitado ao roncado. O som do meu Precision é limpo, fofo e velado e não gosto destas características.

Pode ser o captador de qualquer marca, para um Precision, desde que não seja ativo.

Diz pra gente como ta a altura dos caps em relação as cordas, e também, como tá a altura das cordas em relação aos frets, mais ou menos na 12a casa
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Mensagem por Rico Sex Jun 03, 2016 9:08 am

Aí, depois diz como vc equaliza o som...
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Mensagem por HenriqueBessa Sex Jun 03, 2016 9:14 am

cardozo,
Uma pergunta: pq essa música? O som do baixo tá bem melhor em praticamente todas as outras músicas do 77. O que me leva a crer em algo intencional (vai saber, do David Byrne dá pra esperar quase tudo) ou essa foi uma demo que acabou indo pro album sem muito cuidado.
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Mensagem por JAZZigo Sex Jun 03, 2016 9:45 am

cardozo escreveu:Qual captador posso usar para conseguir aquele roncado da música, lembrando que cordas velhas e baixo desregulado não são opções?
Experimente conectar as bobinas do captador em paralelo. É provável que o som fique mais magro, facilitando aproximar-se um pouco do timbre do baixo em "SOMT".
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Mensagem por cardozo Sex Jun 03, 2016 10:12 am

Rico, mais tarde meço e digo as medidas, mas não está mal regulado. Uma coisa que pode influenciar é na altura das cordas para o captador, que este sim, pode estar um pouco baixo para os padrões.

Uma das coisas que não gosto no Precision é o pouco espaço entre cordas x captador x corpo e a regulagem um pouco mais baixa minimiza este problema. De qualquer forma, também não está tão baixo assim...

Quanto à equalização, sempre flat para todos os baixos. O amp é um GK MB200 com uma caixa Teksound de 12", se não me engano. É a mesma que ganhei na rifa aqui do forum.


Última edição por cardozo em Sex Jun 03, 2016 10:29 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por cardozo Sex Jun 03, 2016 10:17 am

HenriqueBessa escreveu:cardozo,
Uma pergunta: pq essa música? O som do baixo tá bem melhor em praticamente todas as outras músicas do 77. O que me leva a crer em algo intencional (vai saber, do David Byrne dá pra esperar quase tudo) ou essa foi uma demo que acabou indo pro album sem muito cuidado.

Henrique, unicamente pelo roncado. Há outras músicas deste grupo com o mesmo recurso, mas nenhuma tão evidente quanto esta.

Quanto à qualidade do timbre, posso concordar com você, mas fui pego pela linha de baixo e marcação da bateria. Fiquei apaixonado pela menina feia... Very Happy
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Mensagem por cardozo Sex Jun 03, 2016 10:26 am

JAZZigo escreveu:
cardozo escreveu:Qual captador posso usar para conseguir aquele roncado da música, lembrando que cordas velhas e baixo desregulado não são opções?
Experimente conectar as bobinas do captador em paralelo. É provável que o som fique mais magro, facilitando aproximar-se um pouco do timbre do baixo em "SOMT".

JAZZigo, até sei como fazer isto, mas além de faltar paciência e tempo, eu iria deixar o instrumento com uma característica muito própria e atrapalhar o uso para as outras coisas que gosto de tocar.

Eu só preciso de um captador mais "quente" e um pouco mais barulhento. Acho que assim o ronco aparece. Ou não... Hehe!

Ps: Tenho sobrando aqui em casa um captador original Fender Custom Shop 60´s, que cheguei a instalar mas retirei logo depois, voltando ao original. Não lembro exatamente do timbre, mas acho que ele era até mais velado que o original. Procede?
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Mensagem por JAZZigo Sex Jun 03, 2016 1:47 pm

cardozo escreveu:JAZZigo, até sei como fazer isto, mas além de faltar paciência e tempo, eu iria deixar o instrumento com uma característica muito própria e atrapalhar o uso para as outras coisas que gosto de tocar.
Sugiro, então:

Timbre do baixo em "Sugar on my tong", by Talking Heads. Qual captador? Pbass_1V_1T_mtSP
https://docs.google.com/gview?embedded=true&url=http%3A%2F%2Fwww.seymourduncan.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F05%2FPbass_1V_1T_mtSP.pdf

E, para não ter de instalar uma toggle switch à parte, sugiro substituir um dos pots originais do seu P-Bass por um deste:

Timbre do baixo em "Sugar on my tong", by Talking Heads. Qual captador? 250k-pp
Alpha Push/Pull Pot A250k (DPDT)

Assim, você terá a opção de alternar entre as conexões em série e em paralelo na ponta dos dedos. Wink
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Mensagem por Willian Casagrande Sex Jun 03, 2016 2:04 pm

cardozo escreveu:
Ps: Tenho sobrando aqui em casa um captador original Fender Custom Shop 60´s, que cheguei a instalar mas retirei logo depois, voltando ao original. Não lembro exatamente do timbre, mas acho que ele era até mais velado que o original. Procede?

Como assim "mais velado"? Tô avaliando um desses, mas para JB...
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Mensagem por allexcosta Sex Jun 03, 2016 2:35 pm

Desculpe, mas isso de captador é viagem...

Esse timbre aí é coisa de gente com mão pequena e sem técnica alguma, que não consegue tirar o som do instrumento.

Já peguei um monte de aluno que tirava esse som aí bem no início e depois de algumas aulas de técnica o som foi ganhando corpo e definição. Isso no mesmo baixo com mesmo amp e mesmas cordas.

Sem brincadeira alguma. Isso é um jeito de tocar que só, sei lá, desestudando sua técnica. Mas tudo meio desreguladão e tocar meio displicente, pressionando mais próximo do traste de trás (mais próximo ao nut) e rolando aquele buzz errado talvez te ajude.

Som clássico de falta de pegada. Pra cordas, voto em rounds bem velhas e a ação alta.
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Mensagem por Willian Casagrande Sex Jun 03, 2016 2:46 pm

allexcosta escreveu:Desculpe, mas isso de captador é viagem...

Esse timbre aí é coisa de gente com mão pequena e sem técnica alguma, que não consegue tirar o som do instrumento.

Já peguei um monte de aluno que tirava esse som aí bem no início e depois de algumas aulas de técnica o som foi ganhando corpo e definição. Isso no mesmo baixo com mesmo amp e mesmas cordas.

Sem brincadeira alguma. Isso é um jeito de tocar que só, sei lá, desestudando sua técnica. Mas tudo meio desreguladão e tocar meio displicente, pressionando mais próximo do traste de trás (mais próximo ao nut) e rolando aquele buzz errado talvez te ajude.

Som clássico de falta de pegada. Pra cordas, voto em rounds bem velhas e a ação alta.

O estranho, Allex, é que parece ser intencional. As outras músicas do álbum não têm esse som, como disseram aqui.
Mas, realmente a Tina não é uma baixista excelente mesmo rs
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Mensagem por JAZZigo Sex Jun 03, 2016 3:44 pm

cardozo escreveu:lembrando que cordas velhas e baixo desregulado não são opções?
allexcosta escreveu:Sem brincadeira alguma. Isso é um jeito de tocar que só, sei lá, desestudando sua técnica. Mas tudo meio desreguladão e tocar meio displicente, pressionando mais próximo do traste de trás (mais próximo ao nut) e rolando aquele buzz errado talvez te ajude.

Som clássico de falta de pegada. Pra cordas, voto em rounds bem velhas e a ação alta.
Acho então que, para o amigo Cardozo aproximar-se do seu objetivo, deve deixar o baixo nas condições longe das ideais, conforme descreveu o Allex e, mais fácil que desestudar sua técnica, simplesmente inverter a posição do baixo, tocando como canhoto ou vice-versa. Wink
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Mensagem por Rico Sáb Jun 04, 2016 1:53 pm

Ouvi a música hoje. Achei o timbre simples. Tem um buzz em algumas partes, pouco grave, e o ronco achei até discreto.

A qualidade da baixista nem está julgamento, mas do pouco que ouvi, fiquei com a impressão de pegada meio frouxa, insegura, sei lá. É na verdade simples fazer esse som. Não achei nada de mais.
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Mensagem por allexcosta Sáb Jun 04, 2016 2:18 pm

Rico escreveu:É na verdade simples fazer esse som. Não achei nada de mais.

Eu acho super complicado. Se você estudou 30 minutos por dia durante alguns dias e seu equipamento é semi-decente, tem que fazer um grande esforço pra tocar assim.
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Mensagem por Rico Sáb Jun 04, 2016 2:50 pm

Entendi, mas na verdade acho que você está levando em consideração apenas suas preferências musicais, até porque realmente é simples.
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Mensagem por allexcosta Sáb Jun 04, 2016 3:02 pm

Sei lá. Existe simples e existe mal tocado.

Isso é simples:


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Mensagem por Rico Sáb Jun 04, 2016 4:35 pm

Não disse que está bem tocado. Disse que é simples. Só isso.
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Mensagem por allexcosta Sáb Jun 04, 2016 4:54 pm

Rico escreveu:Não disse que está bem tocado. Disse que é simples. Só isso.

Nenhum problema com simples, mas buscar o mal tocado quando você já toca há algum tempo às vezes é complicado.
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Mensagem por Rico Sáb Jun 04, 2016 5:03 pm

Não se for profissionalmente. E se o carinha da banda quisesse te contratar pra fazer uma tour mundial com esse som de baixo, num revival do pós punk anos 80, com cachê digno?

O ruim está em só tocar o que a menina da banda tocava.
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Mensagem por allexcosta Sáb Jun 04, 2016 5:11 pm

Rico escreveu:Não se for profissionalmente. E se o carinha da banda quisesse te contratar pra fazer uma tour mundial com esse som de baixo, num revival do pós punk anos 80, com cachê digno?

Por complicado, eu quis dizer difícil mesmo.

Eu, sinceramente, acharia mais fácil tocar um negócio que exigisse muito do que tocar isso aí com verdade. Sair até sai, mas fica estranho.
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Mensagem por Rico Sáb Jun 04, 2016 5:22 pm

Sim. Esse é o ponto. Entendi. Eu achei que o Darryl Jones não tocou Stones com a liga que dava o baixista original, e isso com todo o conhecimento que ele tem. Estudar é necessário, mas alguns estilos tem um DNA que é difícil reproduzir com verdade.
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Mensagem por cardozo Sáb Jun 04, 2016 5:41 pm

Pessoal, é praticamente a desconstrução da música, o que é muito, muito legal. A pergunta era simples e as respostas bastante complexa. É material suficiente para se pensar e aprender, mais do que achei que fosse possível.

Entendi perfeitamente a abordagem de cada um de vocês e o negócio vai do hardware à técnica, passando pelo estilo musical e a experiência do músico. No final, o que não esperava, este timbre é praticamente único e, para mim, praticamente impossível de emular, já que não possuo as "qualidades" necessárias para tanto.

Quem diria?

Obrigado à todos. Para mim, uma aula, com diversos pontos de vista.

Abraço!
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Mensagem por Pedroporto01 Sáb Jul 23, 2016 8:43 pm

allexcosta escreveu:Desculpe, mas isso de captador é viagem...


Minhas sugestoes seriam:

-corda velha (ou flatwounds)
-palheta
-brincar com o eq do amp cortando graves e acentuando médios

Boa sorte.

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Mensagem por Pedroporto01 Sáb Jul 23, 2016 8:45 pm

allexcosta escreveu:Desculpe, mas isso de captador é viagem...


Minhas sugestoes seriam:

-corda velha (ou flatwounds)
-palheta
-brincar com o eq do amp cortando graves e acentuando médios

Boa sorte.

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Mensagem por miki_san Qua Nov 22, 2017 9:17 pm

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