Diferentes Cordas para Diferentes Baixos
+6
GuilhermePastorius
pluís
Zubrycky
Willian Casagrande
Mauricio Luiz Bertola
miki_san
10 participantes
Página 1 de 1
Diferentes Cordas para Diferentes Baixos
Aqui em nossa Comunidade há vários usuários com mais de 1 Baixo. Somente nestes últimos tempos decidi ter mais que um 1 Baixo e para aproveitar a flexibilidade, tenho diferentes tipos de Cordas.
Atualmente tenho:
- Fender American Standard Jazz Bass com Cordas Flatwound D'Addario Chromes XL ECB82, 50-105;
- Fender American Standard Precision com Cordas Ernie Ball 2832 Roundwound, 50-105;
- Fender Precision Signature Steve Harris com Cordas Rotosound SH77 Steve Harris Signature, 50-110;
Depois de adquirir o Precision Harris fiquei estudando mais com este instrumento e daí fiquei com impressão que estava tocando manteiga no meu outro Precision, pois a tensão e o calibre do SH são um tanto maiores.
Gostaria de saber dos meu colegas daqui do Fórum que tem mais de uma Baixo. Vocês tem diferentes cordas para estes Baixos, ou tem um tipo dominante preferido, como Flat ou Round, ou marca preferida, ou tensão?
Mas diferentes cordas não implica diferentes "técnicas" ou costumes que afetariam a maneira de tocar? Ou quem tem diferentes Baixos prefere um tipo dominante de Corda? E quem tem diferentes Baixos, usa mesmo todos com a mesma frequência? Ou tem gente que já dominou tudo quanto é Baixo em diferentes combinações e consegue se virar com diferentes Baixos, Cordas Captadores, etc?
Atualmente tenho:
- Fender American Standard Jazz Bass com Cordas Flatwound D'Addario Chromes XL ECB82, 50-105;
- Fender American Standard Precision com Cordas Ernie Ball 2832 Roundwound, 50-105;
- Fender Precision Signature Steve Harris com Cordas Rotosound SH77 Steve Harris Signature, 50-110;
Depois de adquirir o Precision Harris fiquei estudando mais com este instrumento e daí fiquei com impressão que estava tocando manteiga no meu outro Precision, pois a tensão e o calibre do SH são um tanto maiores.
Gostaria de saber dos meu colegas daqui do Fórum que tem mais de uma Baixo. Vocês tem diferentes cordas para estes Baixos, ou tem um tipo dominante preferido, como Flat ou Round, ou marca preferida, ou tensão?
Mas diferentes cordas não implica diferentes "técnicas" ou costumes que afetariam a maneira de tocar? Ou quem tem diferentes Baixos prefere um tipo dominante de Corda? E quem tem diferentes Baixos, usa mesmo todos com a mesma frequência? Ou tem gente que já dominou tudo quanto é Baixo em diferentes combinações e consegue se virar com diferentes Baixos, Cordas Captadores, etc?
miki_san- Membro
Re: Diferentes Cordas para Diferentes Baixos
Tenho 2 P-Basses, um com cordas Rotosound 0.45 e outro com cordas Fender flatwound 0.45.
Os outros baixos estão com cordas de marcas distintas também, D'Addario, Giannini e construi um P-Bass 51 que está com cordas 0.55!!!
Os outros baixos estão com cordas de marcas distintas também, D'Addario, Giannini e construi um P-Bass 51 que está com cordas 0.55!!!
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Até hoje, só usei .40 (muito finas, não dão peso e por isso larguei mão delas) e .45, com as quais me dou bem até hoje. No meu Fender JB estou usando rounds fuleras da NIG mesmo, por falta de caraminguás, mas no Cort C4Z deixei por muito tempo as flats da D'Addario e gostei do resultado.
Não sei, mas acho que depende do som que você quer tirar também. Estou tocando sons que não ficam muito bons, atualmente, com corda flat. Mas, gosto bastante de tocar, principalmente porque são macias e duram bastante (ou seja, compensam).
Não sei, mas acho que depende do som que você quer tirar também. Estou tocando sons que não ficam muito bons, atualmente, com corda flat. Mas, gosto bastante de tocar, principalmente porque são macias e duram bastante (ou seja, compensam).
Willian Casagrande- Membro
Nos meus baixos estão:
Fender American Deluxe com DR Strings 0.45
Giannini Stratosonic Solez round 0.45
Cort A4 fretless com flat
Sempre gostei muito da Ernie Ball,Elixir também. Ultimamente testei a Fender que me agradou (a Solez não me agradou). As DR Strings peguei para testar,gostei muito delas (apesar do preço elevado aqui no país).
Sempre usei cordas 0.45. Nunca me adaptei a 0.40. Testei em dois baixos na minha vida,de diferentes características e nenhuma soou bem ou teve boa tocabilidade para mim.
Fender American Deluxe com DR Strings 0.45
Giannini Stratosonic Solez round 0.45
Cort A4 fretless com flat
Sempre gostei muito da Ernie Ball,Elixir também. Ultimamente testei a Fender que me agradou (a Solez não me agradou). As DR Strings peguei para testar,gostei muito delas (apesar do preço elevado aqui no país).
Sempre usei cordas 0.45. Nunca me adaptei a 0.40. Testei em dois baixos na minha vida,de diferentes características e nenhuma soou bem ou teve boa tocabilidade para mim.
pluís- Membro
Faço isso tbm. Acho q é uma opção mto mais legal do que o pessoal geralmente recomenda, q é transformar o baixo inativo em fretless. Tenho flatwounds há uns 3, 4 anos no meu condor bx 12 e rounds no sx e no tobias (que estou pra me livrar)
GuilhermePastorius- Membro
Mesma marca e tipo para os dois baixos: Fodera Diamond niquel roundwound .40
No Precision, a tensão é maior e as cordas ficam mais duras. Excelente para a palheta;
No BB, a tensão é menor e as cordas ficam um pouco mais molengas. Maravilha no pizzicato.
Tenho o costume de comprar sempre a mesma marca e modelo de corda, já que gosto do timbre, do tato e é mais fácil manter a regulagem do instrumento no momento de troca das cordas.
No Precision, a tensão é maior e as cordas ficam mais duras. Excelente para a palheta;
No BB, a tensão é menor e as cordas ficam um pouco mais molengas. Maravilha no pizzicato.
Tenho o costume de comprar sempre a mesma marca e modelo de corda, já que gosto do timbre, do tato e é mais fácil manter a regulagem do instrumento no momento de troca das cordas.
cardozo- Membro
Uso La Bella Flat .50 no Precision de 4c e no baixolão fretless e Ernie Ball round no Precision de 5 cordas afinado com o dó agudo em vez do B grave. Prefiro muitíssimo as flat. Round vai enquanto não vem a grana suficiente para trocar... hehe.
Abraços!
Abraços!
Prefiro .45 Ernie nos meus baixos, mas considerando que são 6 instrumentos de construção bem diferente um do outro, tenho baixos com .40 D'Addario (cordas que nem gosto tanto), mas que funcionam bem em determinados instrumentos.
É assim, cada instrumento possui um tipo de ação e pegada, e pra mim, tem que entender qual set funciona melhor, a fim de melhorar o desempenho do músico.
É assim, cada instrumento possui um tipo de ação e pegada, e pra mim, tem que entender qual set funciona melhor, a fim de melhorar o desempenho do músico.
Rico- Eterno Colaborador
Penso da mesma forma. Assim como procuro os captadores "ideais" para cada baixo, ou seja, aqueles que maximizem as melhores e/ou determinadas características sonoras de cada um, mesmo entre os de construções semelhantes, busco cordas que cumpram o mesmo papel, porém, levando em conta, também, a playability (tensão, flexibilidade, textura, ação, pegada etc.) que, por sua vez, é uma questão absolutamente pessoal.Rico escreveu:É assim, cada instrumento possui um tipo de ação e pegada, e pra mim, tem que entender qual set funciona melhor, a fim de melhorar o desempenho do músico.
De modo geral, tenho, mas não curto cordas coated (revestidas) e minhas preferidas são as Rotosound Swing Bass 66 Stainless Steel Round Wound .045, que estão presentes em muitos baixos meus, mas também uso cordas de outros tipos, como nickel plated, pure nickel, cordas flat wound, pressure wound, taper wound, single wrap, etc. e de outras marcas, como Ernie Ball, D'Addario, DR, Fender, Curt Mangan, Rickenbacker, La Bella, Sit etc.. Cada baixo meu tem as cordas que "ele pede" ou que melhor lhe caem bem, dependendo da ocasião/situação.
JAZZigo- FCBR-CT
Uma coisa que sinto é que ao Tocar e Experimentar as Flatwounds acabei sentindo-me muito confortável com elas, pois não são tão agressivas aos dedos como as Roundwound. A dificuldade fica na volta da Flat para Round. Na readaptação tem que ralar de novo os calos nos dedos. Quem toca com palheta talvez sinta menos dificuldade ao tocar com diferentes tipos de cordas.
Captei também a ideia de que cada música também pede um tipo de som, que pede um tipo de configuração, quer seja de captador, calibre de corda, etc. Um jeito legal seria variar sempre que possível de baixo e música de forma a criar um hábito e ter a pegada para estas diferentes configurações. Mas confesso, fiquei muito viciado em Flat.
Outra coisa interessante neste tópico que aprendi é a existência da TaperWound para cordas mais grossas. Eu tinha no set original que veio da Fender mas nem me dei conta. Sempre achei interessante o som do Mizona mas pensava que este som diferente em relação a outras cordas seria mais devido a altura dos captadores.
Captei também a ideia de que cada música também pede um tipo de som, que pede um tipo de configuração, quer seja de captador, calibre de corda, etc. Um jeito legal seria variar sempre que possível de baixo e música de forma a criar um hábito e ter a pegada para estas diferentes configurações. Mas confesso, fiquei muito viciado em Flat.
Outra coisa interessante neste tópico que aprendi é a existência da TaperWound para cordas mais grossas. Eu tinha no set original que veio da Fender mas nem me dei conta. Sempre achei interessante o som do Mizona mas pensava que este som diferente em relação a outras cordas seria mais devido a altura dos captadores.
miki_san- Membro