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Como deve ser o timbre de um negócio desse?

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Mensagem por ParadoxDK Ter Ago 02, 2016 9:45 am

Como deve ser o timbre de um negócio desse? Io5LAGI
Estava olhando esta imagem e fiquei curioso pra saber como deve ser o timbre de um baixo transparente desse (no pé da cadeira).

Vocês acham o que?
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Mensagem por allexcosta Ter Ago 02, 2016 9:50 am

Você acha um monte desses no Alibaba. Compra lá e conta pra gente.

E antes que eu me esqueça, google é seu amigo.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Ago 02, 2016 10:03 am

Toquei uma vez em Sampa em um antigo Ampeg de plexiglass desses aí, e aqui no RJ tinha uma loja que tinha uma reedição moderna.
Timbre grave, característico de escala curta. Baixo pesado pois esse material é assim. Timbre estranho... Não sei definir porque, mas não gostei...
Tem uma entrevista do Geezer Butler falando desse baixo, pois tem uma foto famosa dele tocando esse baixo na contra capa do Black Sabbath Vol. 4, e ele diz que o baixo é ruim, mas o usou pois roubaram o Fender Precision dele durante a turnê...
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Mensagem por Coder Ter Ago 02, 2016 10:35 am

Baixo de acrílico? Uma porcaria...
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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Ago 02, 2016 10:38 am

^Serve para fazer clipe futurista lol!
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Mensagem por joabi Ter Ago 02, 2016 10:44 am


Daft Punk?

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Mensagem por Coder Ter Ago 02, 2016 10:46 am

pedrohenrique.astronauta escreveu:^Serve para fazer clipe futurista lol!

Pra fazer uma graça até vai... Se colocar uns leds piscantes deve ficar legal! What a Face
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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Ago 02, 2016 11:05 am

^Nessa pegada mesmo galera. Vai tá tudo desplugado mesmo. É só pra fazer uma graça.
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Mensagem por allexcosta Ter Ago 02, 2016 11:07 am

Coder escreveu:Se colocar uns leds piscantes deve ficar legal!

Fica sim... facepalm

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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Ago 02, 2016 11:09 am

^Fica a dúvida se isso está vindo do baixo ou da barriga de quem toca. lol!
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Ago 02, 2016 4:52 pm

allexcosta escreveu:
Coder escreveu:Se colocar uns leds piscantes deve ficar legal!

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flower flower flower
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Mensagem por AndréBurger Ter Ago 02, 2016 5:15 pm

allexcosta escreveu:
Coder escreveu:Se colocar uns leds piscantes deve ficar legal!

Fica sim... facepalm

[youtube][/youtube]

BIZARRONHICE demais! monkey alien pig geek scratch jocolor

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Mensagem por Rico Ter Ago 02, 2016 5:32 pm

Qual o motivo do som ser ruim? Eletrônica, pura e simplesmente?

Nunca vi um de perto, mas pela posição do pickup, DEVERIA soar mais ou menos como um Mustang, não?
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Ago 02, 2016 7:34 pm

Rico escreveu:Qual o motivo do som ser ruim? Eletrônica, pura e simplesmente?

Nunca vi um de perto, mas pela posição do pickup, DEVERIA soar mais ou menos como um Mustang, não?
Sua pergunta vai gerar uma certa polêmica, que não tem fim.....
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Mensagem por Rico Ter Ago 02, 2016 7:42 pm

Eu sei... Foi proposital.
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Ago 02, 2016 7:52 pm

^ Pois é....
Very Happy
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Mensagem por Edão Ter Ago 02, 2016 9:27 pm

[quote="Mauricio Luiz Bertola"]
Rico escreveu:Qual o motivo do som ser ruim? Eletrônica, pura e simplesmente?

Esse tipo de material tem ressonância diferente da Madeira. Por isso o som é estranho.
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Mensagem por gpraxedes Ter Ago 02, 2016 11:03 pm

AndréBurger escreveu:
allexcosta escreveu:
Coder escreveu:Se colocar uns leds piscantes deve ficar legal!

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BIZARRONHICE demais! monkey alien pig geek scratch jocolor

Brilha de acordo com o efeito, legal Razz
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Como deve ser o timbre de um negócio desse? Empty Re: Como deve ser o timbre de um negócio desse?

Mensagem por Rico Qua Ago 03, 2016 5:50 am

Edão escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Rico escreveu:Qual o motivo do som ser ruim? Eletrônica, pura e simplesmente?

Esse tipo de material tem ressonância diferente da Madeira. Por isso o som é estranho.

Vamos direto ao ponto: segundo testes mostrados aqui, o tipo de madeira empregado na construção de corpos não é capaz de afetar o som de instrumentos que não sejam semi acústicos, sendo portanto a eletrônica e a madeira (ou outro material qualquer) da escala os elementos determinantes no resultado final, ou seja, o som, timbre ou algo parecido.

Essa conclusão fez cair por terra os mitos (ou não) sobre Ash, Alder, maple, baswood e vários outros tipos de madeira, colocando tudo no mesmo saco, desmistificando as propriedades tonais de cada tipo de corpo.

Daí vem minha pergunta: se a madeira do corpo pouco ou nada influência no resultado final, porque o baixo em plexiglass deste tópico tem som esquisito?

Em tempo: não estou levantado questões ligadas a estética e ergonomia.

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Mensagem por Mike_ Qua Ago 03, 2016 8:30 am

Não pode ser porque a madeira, independente de qual seja, tem uma estrutura totalmente diferente destes materiais sintéticos?
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Mensagem por Rico Qua Ago 03, 2016 8:47 am

Nesse caso o corpo faria diferença...
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Mensagem por Mike_ Qua Ago 03, 2016 9:45 am

Rico escreveu:
Vamos direto ao ponto: segundo testes mostrados aqui, o tipo de madeira empregado na construção de corpos não é capaz de afetar o som de instrumentos que não sejam semi acústicos, sendo portanto a eletrônica e a madeira (ou outro material qualquer) da escala os elementos determinantes no resultado final, ou seja, o som, timbre ou algo parecido.


O que eu quis dizer, é que o tipo de madeira pode não influenciar tanto no timbre, mas o material do corpo pode.
Temos como exemplo o Cort Curbow, com corpo em luthite, que de acordo com o fabricante, "é um material que imita as propriedades da madeira".
Apesar de não agradar muita gente, o Curbow não tem um timbre tão estranho quanto esses acrílicos.
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Mensagem por Rico Qua Ago 03, 2016 10:31 am

Sim, compreendo, mas acho que TALVEZ isso lance uma pequena dúvida a respeito da atuação dos vários tipos de madeiras no timbre, de uma forma geral.

Um Luthier que tem mexido recentemente em meus baixos, e que é um cara jovem, pesquisador e descrente dos mitos da fabricação de instrumentos, afirma de forma categórica que há influência, até mais do que o que se imagina.

Ele tem fabricado instrumentos há alguns anos e diz que por certo tempo começou a construir com madeiras diferentes, e que algumas guitarras tinham som de nada.

Depois desse baixo em plexiglass eu começo a achar que ele pode ter alguma razão, pois madeiras diferentes, com densidade diferente, corte e colagem diferentes talvez possam afetar o som.

Enfim, não sei nada sobre deondrologia, mas a questão me parece relevante.
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Mensagem por Coder Qua Ago 03, 2016 11:11 am

Mike_ escreveu:
Rico escreveu:
Vamos direto ao ponto: segundo testes mostrados aqui, o tipo de madeira empregado na construção de corpos não é capaz de afetar o som de instrumentos que não sejam semi acústicos, sendo portanto a eletrônica e a madeira (ou outro material qualquer) da escala os elementos determinantes no resultado final, ou seja, o som, timbre ou algo parecido.


O que eu quis dizer, é que o tipo de madeira pode não influenciar tanto no timbre, mas o material do corpo pode.
Temos como exemplo o Cort Curbow, com corpo em luthite, que de acordo com o fabricante, "é um material que imita as propriedades da madeira".
Apesar de não agradar muita gente, o Curbow não tem um timbre tão estranho quanto esses acrílicos.

Sinceramente, nunca vi nenhum dono de Cort Curbow satisfeito com o timbre!
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Mensagem por Edão Qua Ago 03, 2016 11:17 am

Rico escreveu:
Edão escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Rico escreveu:Qual o motivo do som ser ruim? Eletrônica, pura e simplesmente?

Esse tipo de material tem ressonância diferente da Madeira. Por isso o som é estranho.

Vamos direto ao ponto: segundo testes mostrados aqui, o tipo de madeira empregado na construção de corpos não é capaz de afetar o som de instrumentos que não sejam semi acústicos, sendo portanto a eletrônica e a madeira (ou outro material qualquer) da escala os elementos determinantes no resultado final, ou seja, o som, timbre ou algo parecido.

Essa conclusão fez cair por terra os mitos (ou não) sobre Ash, Alder, maple, baswood e vários outros tipos de madeira, colocando tudo no mesmo saco, desmistificando as propriedades tonais de cada tipo de corpo.

Daí vem minha pergunta: se a madeira do corpo pouco ou nada influência no resultado final, porque o baixo em plexiglass deste tópico tem som esquisito?

Em tempo: não estou levantado questões ligadas a estética e ergonomia.


Irmãozinho, dizer que todos os estudos científicos a respeito do padrão de ressonância e frequências obtidas com diferentes tipos de madeira é besteira, pra mim é demais.
A grosso modo, nosso ouvido pode, aparentemente, não distinguir as diferentes frequências sonoras. Uns dizem: não distinguo. Outros dizem: vejo distinção.

Algumas pessoas, no mundo da gastronomia são degustadores por distinguir diferentes sabores e etc e tal.

Madeiras tem padrões de ressonância diferente, vidro soa diferente da madeira, plástico também e assim por diante.

Minha opinião.
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Mensagem por Rico Qua Ago 03, 2016 11:36 am

Eu não afirmei nada. Escrevi talvez, em caixa alta, inclusive.

Pesquisas são refeitas e conclusões alteradas ao longo do tempo.
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Mensagem por Mike_ Qua Ago 03, 2016 11:44 am

Rico, meu comentário foi apenas uma suposição. Não digo que há influencia do tipo da madeira no timbre, assim como não digo que não há.

Até porque não tenho experiência com instrumentos iguais com madeiras diferentes para poder afirmar alguma coisa!
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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 03, 2016 12:48 pm

Todos sabem da minha opinião. Que aliás, compartilho com o Samuel Martins...
Toquei o referido baixo com esse material (Luthite ou Plexiglass); assim como o Curbow. Não gosto do timbre de nenhum dos dois...
Tirem vocês mesmos a suas conclusões; até porque, não tenho ouvido privilegiado (como no clássico da Bossa-Nova...), nem sou músico profissional.
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Mensagem por Edão Qua Ago 03, 2016 4:33 pm

Rico escreveu:Eu não afirmei nada. Escrevi talvez, em caixa alta, inclusive.

Pesquisas são refeitas e conclusões alteradas ao longo do tempo.

Sei disso, sei que não foi você quem disse. Você só relatou conclusões que foram discutidas aqui no Fórum.
Esse papo é legal, mas inconclusivo.
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Mensagem por Rico Qua Ago 03, 2016 4:41 pm

Entendi.
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