Duvida sobre potenciômetro de blend em pré-amplificador Aguilar OBP-3.
3 participantes
Página 1 de 1
Duvida sobre potenciômetro de blend em pré-amplificador Aguilar OBP-3.
Boa tarde a todos, esse é meu primeiro post no fórum, gostaria de esclarecer algumas dúvidas a respeito da montagem de um kit Aguilar (captadores super single + pre OBP-3) e desde já parabeniza-los pelo valioso conteúdo deste site.
Meu problema é o seguinte, logo após a montagem do circuito percebi que ao posicionar o potenciômetro de blend para a direita ou para esquerda selecionando apenas um dos captadores o som fica com mais ganho do que quando posiciono o potenciômetro na posição central ativando os dois captadores, estou usando um potenciômetro duplo B250k para a função, lembrando que segui a risca o esquema do fabricante (segue anexo o esquema escolhido).
Outra dúvida é sobre o aterramento e blindagem. Estou um pouco confuso a respeito do conceito de aterramento e blindagem. Gostaria de saber se há conexão elétrica entre o terra e a blindagem ou se a ligação de terra deve ser desacoplada da blindagem.
Meu problema é o seguinte, logo após a montagem do circuito percebi que ao posicionar o potenciômetro de blend para a direita ou para esquerda selecionando apenas um dos captadores o som fica com mais ganho do que quando posiciono o potenciômetro na posição central ativando os dois captadores, estou usando um potenciômetro duplo B250k para a função, lembrando que segui a risca o esquema do fabricante (segue anexo o esquema escolhido).
Outra dúvida é sobre o aterramento e blindagem. Estou um pouco confuso a respeito do conceito de aterramento e blindagem. Gostaria de saber se há conexão elétrica entre o terra e a blindagem ou se a ligação de terra deve ser desacoplada da blindagem.
Ricardo Laurini- Membro
Re: Duvida sobre potenciômetro de blend em pré-amplificador Aguilar OBP-3.
Quanto ao volume dos captadores, é possível que você tenha invertido a polaridade de um deles. Eu começaria verificando isso. O potênciometro de Blend é o original do kit OBP-3?
Quanto ao aterramento, sim, deve ser conectado à blindagem, e tudo ligado no negativo.
joabi- Eterno Colaborador
A diminuição do nível do sinal é normal em blend pots convencionais (passivos), quando posicionados no centro, haja vista a redução da resistência.Ricardo Laurini escreveu:Meu problema é o seguinte, logo após a montagem do circuito percebi que ao posicionar o potenciômetro de blend para a direita ou para esquerda selecionando apenas um dos captadores o som fica com mais ganho do que quando posiciono o potenciômetro na posição central ativando os dois captadores, estou usando um potenciômetro duplo B250k para a função, lembrando que segui a risca o esquema do fabricante (segue anexo o esquema escolhido).
JAZZigo- FCBR-CT
Boa tarde, quanto a polaridade ja liguei como orientado pelo esquema e também com um deles invertido, o potenciômetro não é o que vem com o pré, foi comprado separadamente.
Levando em consideração a afirmação do amigo JAZZigo, essa atenuação seria normal então? Desculpe a persistência, o que seriam blend pots convencionais (passivos). Desde já muito obrigado pelas colaborações.
Obs. Não estou conseguindo anexar o esquema.
Levando em consideração a afirmação do amigo JAZZigo, essa atenuação seria normal então? Desculpe a persistência, o que seriam blend pots convencionais (passivos). Desde já muito obrigado pelas colaborações.
Obs. Não estou conseguindo anexar o esquema.
Ricardo Laurini- Membro
Sim.Ricardo Laurini escreveu:Levando em consideração a afirmação do amigo JAZZigo, essa atenuação seria normal então?
Blend pots conectados diretamente aos captadores, antes do preamp.Ricardo Laurini escreveu: Desculpe a persistência, o que seriam blend pots convencionais (passivos).
JAZZigo- FCBR-CT
Boa noite pessoal, realmente esse esquema vai gerar uma atenuação no som quando trabalhando como os dois captadores acionados, conferi com um amigo que tem um baixo warwick com controle de blend e apresenta o mesmo comportamento.
Agora estou com outra duvida. Quando coloco o dedo sobre o imã do captador gera ruido, esse ruido não é comum certo?
Agora estou com outra duvida. Quando coloco o dedo sobre o imã do captador gera ruido, esse ruido não é comum certo?
Ricardo Laurini- Membro