Dúvidas sobre bateria do baixo.
+10
fheliojr
monteirofn
ZédeLepelin
rafacar
Stormbringer
Mauricio Luiz Bertola
allexcosta
rafael.buzzi.andrade
joabi
PH Benchmarker
14 participantes
Página 1 de 1
Dúvidas sobre bateria do baixo.
Saudações, tenho um baixo Memphis by Tagima modelo TB440 (Ativo), e uso diariamente para treino gostaria de saber se posso manter a bateria sempre ligada ao baixo (com o cabo desplugado do jack) pois tenho medo de que esse tira-e-põe diário possa danificar o soquete da bateria a longo prazo.
Abraços.
Abraços.
PH Benchmarker- Membro
Re: Dúvidas sobre bateria do baixo.
Claro! Bateria é para ficar no baixo. Quando está desplugado não há consumo, então deixe sempre assim quando não estiver usando, para não drenar a energia à toa.
joabi- Eterno Colaborador
Eu só tiro a bateria dos meus instrumentos ativos quando elas acabam.
Mas eu só uso Duracell. Já tive problemas com outras marcas.
E nem pense em usar baterias recarregáveis. Elas tem mania de inchar e entalarem.
Mas eu só uso Duracell. Já tive problemas com outras marcas.
E nem pense em usar baterias recarregáveis. Elas tem mania de inchar e entalarem.
Eu não uso baterias recarregáveis, tenho a bateria que veio no próprio baixo, e tenho uma bateria Sony de reserva, então é só desplugar o cabo deixar a batera e por na bag? Sendo assim show. Pra evitar outro tópico gostaria de saber qual a bitola de cordas que vem de fábrica nesse baixo, se é .045 ou 0.40? Sou bem iniciante no mundo dos graves.
PH Benchmarker- Membro
Você costuma abrir o baixo todo dia e tirar a bateria? Ô louco...
Corda deve ser 45, mas coloque cordas novas de qualidade e regule.
Corda deve ser 45, mas coloque cordas novas de qualidade e regule.
allexcosta- Administrador
PH Benchmarker escreveu:Eu não uso baterias recarregáveis, tenho a bateria que veio no próprio baixo, e tenho uma bateria Sony de reserva, então é só desplugar o cabo deixar a batera e por na bag? Sendo assim show. Pra evitar outro tópico gostaria de saber qual a bitola de cordas que vem de fábrica nesse baixo, se é .045 ou 0.40? Sou bem iniciante no mundo dos graves.
Compre uma bateria de qualidade (Duracell) assim que a sua atual descarregar e mantenha-a no baixo. Apenas desplugue o instrumento após tocar.
Leve seu instrumento a um bom luthier, junto com um encordoamento 0.45 de qualidade (D'Addario, GHS, Rotosound, etc) para a regulagem
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
nao usa bateria recarregavel nao, rapaz.
eu tenho um TB 540 que esta com a mesma bateria desde 2014 . O consumo é baixo, e desplugado o consumo é nulo. Baterias recarregaveis perdem carga sozinhas e quando esgotam a carga totalmente elas podem inchar, vazar, etc, por isso nao é bom.
Ponha duracel(ou qualquer outra alcalina) e voce pode até esquecer.
Mantenha uma nova lacrada na bag só como reserva, vai que a que esta no baixo esgote durante um show.
eu tenho um TB 540 que esta com a mesma bateria desde 2014 . O consumo é baixo, e desplugado o consumo é nulo. Baterias recarregaveis perdem carga sozinhas e quando esgotam a carga totalmente elas podem inchar, vazar, etc, por isso nao é bom.
Ponha duracel(ou qualquer outra alcalina) e voce pode até esquecer.
Mantenha uma nova lacrada na bag só como reserva, vai que a que esta no baixo esgote durante um show.
Stormbringer- Membro
Eu só tive problema de descarregar a bateria em situações inoportunas quando não tinha nenhuma reservar por perto... é a famigerada lei de murphyStormbringer escreveu:Mantenha uma nova lacrada na bag só como reserva, vai que a que esta no baixo esgote durante um show.
Stormbringer escreveu:nao usa bateria recarregavel nao, rapaz.
Nesse caso tá show, deu pra sanar a dúvida, não uso baterias recarregáveis, tenho uma de reserva.
Quanto as cordas vou providenciar, o baixo é novo com dois meses de uso mas não passou por um luthier para revisão depois que veio da loja.
Abraços.
PH Benchmarker- Membro
O que "liga" e "desliga" a bateria é um sistema existente no próprio jack, quando vc coloca o cabo a bateria "liga", quando você tira o cabo a bateria "desliga". Então basta desplugar o cabo e pronto.
rafacar- Membro
Substitui a bateria e agora fica sempre no baixo, um incômodo a menos. Valeu pessoal!!
PH Benchmarker- Membro
Curioso essa questão de bateria recarregável. Comecei a usá-las de um tempo para cá, pois tenho quatro baixos ativos e o luthier que faz a regulagem dos meus baixos elogiou essa minha opção, dizendo exatamente o contrário do que é falado aqui. Ele afirmou que pilhas recarregáveis não vazam.
Agora fiquei curioso.
Agora fiquei curioso.
ZédeLepelin- Membro
Uma ou duas delas já vazaram comigo, mas nunca chegou a danificar nada, entretanto elas estufam e muito. Eu tenho uma última dessas lá em casa e, esses dias, achei que ia acabar tendo que desmontar um preamp externo pra poder trocá-la.ZédeLepelin escreveu:Ele afirmou que pilhas recarregáveis não vazam.
ZédeLepelin escreveu:Curioso essa questão de bateria recarregável. Comecei a usá-las de um tempo para cá, pois tenho quatro baixos ativos e o luthier que faz a regulagem dos meus baixos elogiou essa minha opção, dizendo exatamente o contrário do que é falado aqui. Ele afirmou que pilhas recarregáveis não vazam.
Agora fiquei curioso.
Vazam sim....
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
ZédeLepelin escreveu:Curioso essa questão de bateria recarregável. Comecei a usá-las de um tempo para cá, pois tenho quatro baixos ativos e o luthier que faz a regulagem dos meus baixos elogiou essa minha opção, dizendo exatamente o contrário do que é falado aqui. Ele afirmou que pilhas recarregáveis não vazam.
Agora fiquei curioso.
Vaza. Tem luthier que é mais pra madeira e regulagem, não entende muito de eletrônica. Esse parece ser um deles.
Meu antigo Strinberg CLB-26a foi agraciado com um belo vazamento de bateria recarregável
monteirofn- Membro
allexcosta escreveu:ZédeLepelin escreveu:Curioso essa questão de bateria recarregável. Comecei a usá-las de um tempo para cá, pois tenho quatro baixos ativos e o luthier que faz a regulagem dos meus baixos elogiou essa minha opção, dizendo exatamente o contrário do que é falado aqui. Ele afirmou que pilhas recarregáveis não vazam.
Agora fiquei curioso.
Vaza. Tem luthier que é mais pra madeira e regulagem, não entende muito de eletrônica. Esse parece ser um deles.
Não, pelo contrário. Eletrônica é o ponto forte dele.
Mas numa rápida pesquisa, descobri que não há consenso a respeito do assunto.
E, claro, estamos falando de baterias recarregáveis dos dias atuais.
Na próxima regulagem vou lhe perguntar o porquê de sua afirmação.
Principalmente esclarecer se há, por exemplo, marca mais confiável que outra.
ZédeLepelin- Membro
^ quem é este luthier, zé?
fheliojr- Membro
Aqui de Curitiba, conheço de longa data.
ZédeLepelin- Membro
Independentemente da discussão em questão, bateria de baixo com pré activo gasta tão pouco que não vale a pena colocar recarregaveis. Comprei um g&l 2500 tribute há quase um ano, usado já vinha com bateria sabe-se lá de quanto tempo e nunca tive que trocar.
Rui Lima- Membro
Eu estou com uma bateria recarregável que veio num baixo que comprei, e ela já começou a vazar.
Outra coisa, é que a tensão fornecida pela recarregável é um pouco menor que a fornecida por uma alcalina comum, o que alguns circuitos podem não tolerar muito bem (ter um pouco a mais de ruído, ou a durabilidade entre cargas ser muito baixa, etc... é caso a caso).
Outra coisa, é que a tensão fornecida pela recarregável é um pouco menor que a fornecida por uma alcalina comum, o que alguns circuitos podem não tolerar muito bem (ter um pouco a mais de ruído, ou a durabilidade entre cargas ser muito baixa, etc... é caso a caso).
Thales_Sr- Moderador
Pra evitar que vaze...
A cada jogo de cordas troco a bateria e sempre troco o encordoamento de todos os 3 baixos de vez.
Então 3 jogos e 2 baterias. 1x por ano...sempre em Junho por questão de grana mesmo!
O de 6 cordas troquei as cordas e bateria e até hoje não toquei com elas...mas estavam cansadinhas!
A cada jogo de cordas troco a bateria e sempre troco o encordoamento de todos os 3 baixos de vez.
Então 3 jogos e 2 baterias. 1x por ano...sempre em Junho por questão de grana mesmo!
O de 6 cordas troquei as cordas e bateria e até hoje não toquei com elas...mas estavam cansadinhas!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Que complicação hein?
Coloca uma duracell a cada 6 meses e você nunca vai ficar na mão, pronto. Simples...
Coloca uma duracell a cada 6 meses e você nunca vai ficar na mão, pronto. Simples...
Só um comentário... O meu S. Martyn eu troquei a bateria depois de 3 anos, mesmo assim por receio de vazamento, porque ela continuava firme e forte lá...
Thales_Sr- Moderador
^ Sim, dependendo do circuito, duram até umas 2000 ou 3000 horas de instrumento plugado, sendo que a média é entre 1000 e 1500 horas. Isso é bastante tempo.
Quem toca pouco pode trocar uma vez por ano. Quem ensaia e toca direto, a cada 6 meses. Só porque acabar bateria no meio do show é bizarro.
Quem toca pouco pode trocar uma vez por ano. Quem ensaia e toca direto, a cada 6 meses. Só porque acabar bateria no meio do show é bizarro.
allexcosta escreveu:^ Sim, dependendo do circuito, duram até umas 2000 ou 3000 horas de instrumento plugado, sendo que a média é entre 1000 e 1500 horas. Isso é bastante tempo.
Isso aconteceu comigo. A bateria do meu Cort miou no meio de uma música e eu fiquei procurando o que poderia ser. Troquei para passivo e resolver o problema.
Willian Casagrande- Membro
ZédeLepelin escreveu:Aqui de Curitiba, conheço de longa data.
entendo.
como ele se chama?
fheliojr- Membro
fheliojr escreveu:ZédeLepelin escreveu:Aqui de Curitiba, conheço de longa data.
entendo.
como ele se chama?
Via mp.
ZédeLepelin- Membro