Tagima TBM-5 ou Tagima TJB-5
+7
allexcosta
rafacar
Eduardo.gois
Mauricio Luiz Bertola
Coder
Salbass
yanlenl
11 participantes
Página 1 de 1
Tagima TBM-5 ou Tagima TJB-5
Estou na dúvida entre esses dois instrumentos e gostaria da opinião de alguém que conheça eles melhor.
Consegui encontrar os dois na faixa de R$800, o TBM-5 em uma loja online e o TJB-5 em uma loja aqui no centro de Curitiba, ambos novos.
Na questão de tocabilidade o TJB-5 me chamou mais atenção, porém estou um pouco receoso pelo fato de ele ser passivo. Não entendo muito sobre a diferença prática entre baixos ativos e passivos mas pelo que sei os passivos costumam ser mais suscetivos a ruído. Isso é mandatório? Ou só uma blindagem bem feita já resolveria o problema?
Em relação ao TBM-5, também gostei da tocabilidade (não tanto quanto o TJB-5) porém ele tem o problema de ter o som um pouco saturado (devido aos captadores), o que exigiria uma pequena modificação. Pra mim ele também perde no quesito 'beleza', afinal de contas estamos falando de um JB 5 cordas! Mas isso é subjetivo, hahahaha.
Depois de pesquisar bastante esses dois baixos foram os que eu mais gostei nessa faixa de preço (R$800), já li os posts relacionados aos dois porém ainda estou na dúvida... Se alguém tiver alguma sugestão melhor nessa faixa de preço e que seja 5 cordas (preferencialmente novo) também aceito.
Consegui encontrar os dois na faixa de R$800, o TBM-5 em uma loja online e o TJB-5 em uma loja aqui no centro de Curitiba, ambos novos.
Na questão de tocabilidade o TJB-5 me chamou mais atenção, porém estou um pouco receoso pelo fato de ele ser passivo. Não entendo muito sobre a diferença prática entre baixos ativos e passivos mas pelo que sei os passivos costumam ser mais suscetivos a ruído. Isso é mandatório? Ou só uma blindagem bem feita já resolveria o problema?
Em relação ao TBM-5, também gostei da tocabilidade (não tanto quanto o TJB-5) porém ele tem o problema de ter o som um pouco saturado (devido aos captadores), o que exigiria uma pequena modificação. Pra mim ele também perde no quesito 'beleza', afinal de contas estamos falando de um JB 5 cordas! Mas isso é subjetivo, hahahaha.
Depois de pesquisar bastante esses dois baixos foram os que eu mais gostei nessa faixa de preço (R$800), já li os posts relacionados aos dois porém ainda estou na dúvida... Se alguém tiver alguma sugestão melhor nessa faixa de preço e que seja 5 cordas (preferencialmente novo) também aceito.
yanlenl- Membro
Re: Tagima TBM-5 ou Tagima TJB-5
yanleni, em sua questão observo que você já tem a resposta dentro de você. Percebo que você gostou mais do JB. Eu tenho um JB, mas não o Tagima e tenho também o TBM 5, minha resposta para você é o que todos irão dizer, são instrumentos totalmente distintos e é certo que as futuras respostas serão com preferência ao JB, pois, é um modelo que atrai 98% dos baixistas como eu disse eu tenho um mas é um SX SJB75. Quanto ao fato do JB ser passivo nem esquente com isso uma boa blindagem resolve o problema. Um ponto negativo do TBM é o circuito dele, não é bom, tem muitos que apresentam problemas em poco tempo de uso, como você mencionou "som um pouco saturado", realmente alguns TBM, o circuito já vem com defeito e fica parecendo que você está usando um drive e mesmo trocando a bateria não resolve, pois, é um defeito do circuito, o meu não deu problemas, mas mesmo assim eu troquei. Eu gostou muito do meu TBM, contudo ele não é melhor e nem pior que o Jazz Bass e vice versa, contudo acho que o JB seria melhor para você, a questão da tocabilidade é que ambos estão provavelmente desregulados, assim que pegar o seu escolhido leve-o à um Luthier para trocar as cordas, regular e se for possível (R$) fazer uma blindagem e seja feliz.
Abraços,
Salbass
Abraços,
Salbass
Salbass- Membro
Difícil responder pois são baixos com sonoridades completamente diferentes. Um é Jazz Bass e o outro estilo MM. Vá até a loja e teste os dois. Leve o que você mais gostar. Se possível teste mais de 1...
Coder- Membro
Como o Coder observou acima o importante é testar.
Agora uma questão: Percebo uma grande "paranóia" das pessoas com relação à "ruídos".
Não sei de onde isso surgiu, mas isso é um exagero. Qualquer instrumento com construção e captadores razoáveis não faz ruídos à ponto de interferir na música (e muito menos na tocabilidade...).
Quase todos os baixos passivos do mercado, quando se está tocando, não tem ruídos ou chiados; e, se os há, geralmente é por conta da rede elétrica, interferências ou cabos ruins, e não por causa do baixo. Se as pessoas acham que o que ouvem em um disco é "real", enganam-se; pois estúdios são ambientes controlados. Não há como conseguir em palco ou num estúdio de ensaio uma sonoridade isenta de chiados e ruídos, a não ser num ambiente e num equipamento realmente profissional.
Todo instrumento passivo, mormente os com captadores de tipo "single-coils" (caso dos Jazz Bass) possuem um chiado, que aumenta quando se tira as mãos das cordas (e por conseguinte não "fecha" o aterramento); baixos com captadores Hb também tem isso em menor grau. Agora, por acaso alguém toca sem as mãos nas cordas? No contexto de uma música ouve-se o chiadinho de 60Hz? Não.
É claro que bons captadores, blindagem, cabos bons, bom amp e etc reduzem os chiados; mas eu nunca me incomodei (nem a maior parte dos meus amigos baixistas) com isso...
Outra coisa: Baixo ativo sem ruído são baixos VERDADEIRAMENTE ativos (com capts Bartollini ou EMG, por exemplo), e não baixos "ativados", no qual os captadores são "empurrados" por um pré-amplificador interno acoplado à um equalizador (va verdade um pedal "on board"); esses também possuem ruídos.
Como dizem os paulistas, "desencana" disso; compre o baixo que lhe agradar, um bom jogo de cordas novo e leve a seu luthier o instrumento recém adquirido para a imprescindível regulagem geral inicial e seja feliz....
Agora uma questão: Percebo uma grande "paranóia" das pessoas com relação à "ruídos".
Não sei de onde isso surgiu, mas isso é um exagero. Qualquer instrumento com construção e captadores razoáveis não faz ruídos à ponto de interferir na música (e muito menos na tocabilidade...).
Quase todos os baixos passivos do mercado, quando se está tocando, não tem ruídos ou chiados; e, se os há, geralmente é por conta da rede elétrica, interferências ou cabos ruins, e não por causa do baixo. Se as pessoas acham que o que ouvem em um disco é "real", enganam-se; pois estúdios são ambientes controlados. Não há como conseguir em palco ou num estúdio de ensaio uma sonoridade isenta de chiados e ruídos, a não ser num ambiente e num equipamento realmente profissional.
Todo instrumento passivo, mormente os com captadores de tipo "single-coils" (caso dos Jazz Bass) possuem um chiado, que aumenta quando se tira as mãos das cordas (e por conseguinte não "fecha" o aterramento); baixos com captadores Hb também tem isso em menor grau. Agora, por acaso alguém toca sem as mãos nas cordas? No contexto de uma música ouve-se o chiadinho de 60Hz? Não.
É claro que bons captadores, blindagem, cabos bons, bom amp e etc reduzem os chiados; mas eu nunca me incomodei (nem a maior parte dos meus amigos baixistas) com isso...
Outra coisa: Baixo ativo sem ruído são baixos VERDADEIRAMENTE ativos (com capts Bartollini ou EMG, por exemplo), e não baixos "ativados", no qual os captadores são "empurrados" por um pré-amplificador interno acoplado à um equalizador (va verdade um pedal "on board"); esses também possuem ruídos.
Como dizem os paulistas, "desencana" disso; compre o baixo que lhe agradar, um bom jogo de cordas novo e leve a seu luthier o instrumento recém adquirido para a imprescindível regulagem geral inicial e seja feliz....
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
O TJB é um baixo mais resolvido que o TBM, um pouco por estética/acabamento, e principalmente por causa desse circuito ativo zuado, melhor o passivo e garantido.
rafacar- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Agora uma questão: Percebo uma grande "paranóia" das pessoas com relação à "ruídos".
A grande maioria dos técnicos de estúdio hoje em dia reclama de qualquer ruído, até daquele "hissss" normal do próprio pré.
allexcosta- Administrador
E musicalidade criativa que é bom, nada...allexcosta escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Agora uma questão: Percebo uma grande "paranóia" das pessoas com relação à "ruídos".
A grande maioria dos técnicos de estúdio hoje em dia reclama de qualquer ruído, até daquele "hissss" normal do próprio pré.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Mauricio Luiz Bertola escreveu:E musicalidade criativa que é bom, nada...allexcosta escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Agora uma questão: Percebo uma grande "paranóia" das pessoas com relação à "ruídos".
Olha, existem alguns baixos que tem um ruído excessivo até mesmo para um JB passivo com caps JJ (singles). Meu cort mesmo, me incomodava muito o nível de ruído dele e eu tava já pensando em mudar os caps, e colocar logo uns de qualidade.
É bem verdade que eu nunca tinha tido um JB passivo (apenas ativo) até então, mas até mesmo o luthier estranhou o nível de ruído dele. Só que ele tava num dia meio entediante e não tava a fim de resolver o problema, deu um certo migué de que não tinha nada a fazer pois estava já blindado (kkk.... - e o estranho é que ele é um dos caras mais gente fina, honesto e humilde que já conheci, além de ser um profissional do c***! Luthier de nível altíssimo! E não é careiro/boçal e etc. Mas nesse dia tava entediado com algo).
Daí acabou que juntou a minha pequena insatisfação com isso com a necessidade de vender o bass e eu vendi. Mas se não vendesse trocaria logo os caps, porque me incomodava MUITO.
Convidado- Convidado
Boa noite galera, eu tenho um TBM5 Special Series e ele deu um problema no som que nao estou conseguindo resolver, a corda B fica muito mais alta que as outras 4, estourando o amp, mesmo o volume no minimo, e as outras 4 ficam bem baixas no volume, ja mexi na altura do cap e nao importa o quanto eu mexa isso nao muda, alguem consegue ajudar?
Matheus Belhassof- Membro
Matheus Belhassof, bom dia!
As cordas ainda são as originais?
Digo isso pois, tive o mesmo problema no meu, no entanto na corda Ré, de pronto o luthier, me informou que provavelmente seria problema de cordas e regulagem do baixo, pois bem, deixei o Bass para fazer os respectivos serviços e o problema foi sanado.
Minha sugestão para você é leve: Leve o Bass à um profissional.
Boa Sorte,
SalBass
As cordas ainda são as originais?
Digo isso pois, tive o mesmo problema no meu, no entanto na corda Ré, de pronto o luthier, me informou que provavelmente seria problema de cordas e regulagem do baixo, pois bem, deixei o Bass para fazer os respectivos serviços e o problema foi sanado.
Minha sugestão para você é leve: Leve o Bass à um profissional.
Boa Sorte,
SalBass
Salbass- Membro
Conheço os 2 e iria de olhos fechados no TJB5, não que ele seja o baixo dos sonhos, mas em comparação com o TBM, prefiro o TJB.
Por que?
- Mais fiel a proposta do modelo, é realmente um JB, o TBM, é uma cópia de MM muito mal projetada.
- Ser passivo; melhor que o pré do TBM.
Ponto ruim do TJB: Braço grosso, instrumento pesado.
Ponto ruim do TBM: Braço grosso, instrumento pesado, ruim de regulagem, modelo não agrada, pré muito ruim.
Por que?
- Mais fiel a proposta do modelo, é realmente um JB, o TBM, é uma cópia de MM muito mal projetada.
Ponto ruim do TBM: Braço grosso, instrumento pesado, ruim de regulagem, modelo não agrada, pré muito ruim.
NeyBass- Membro
NeyBass escreveu:Conheço os 2 e iria de olhos fechados no TJB5, não que ele seja o baixo dos sonhos, mas em comparação com o TBM, prefiro o TJB.
Por que?
o tbm5 é um baixo que se nao for pra estudo precisa de modificação de forma rápida, o pré é muito problematico e de baixa qualidade, o tjb5 vem com caps alnicos de boa qualidade mas sem muito punch, coloquei um pedal e ficou bem legal, o acabamento e madeira utilizada no tbm é inferior se tratando da madeira do corpo ja toquei com os dois e tenho um tjb5, os tbms é questao de sorte ou de testar antes, muito dificil vc pegar um tjb5 todo danado, vai vir so desregulaodo mas isso ´normal
Samuel Moraes- Membro
Já toquei nos dois e iria de jazz bass sem dúvida.
Andremoura- Membro