Construção Bass VI
+2
pedrohenrique.astronauta
chiberia
6 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Construção Bass VI
[ATUALIZADO]
Finalmente vou criar esse tópico aeee.
Beleza, informações técnicas que tenho até o momento:
Goal: construir do zero um bass vi [provavelmente] modificado.
Specs:
Madeiras:
corpo: marupá
braço: pau marfim
escala: escura -a priori de pau ferro Rosewood
Acabamento:
Braço: tensor barra dupla ação simples
escala com frisobranco creme
inlay em bloco (pearloid branco)
side inlay: preto ou vermelho
headstock pintado
traste médio-jumbo
tarraxas tipo kluson Vintage cromadas
Corpo:
Friso creme na frente
Pintura: metálico, duas cores (uma na frente, outra nas costas). Digamos que vai ser QUENTE
Escudo: [sei lá mil coisas]
Ponte & Tremolo: ponte larga Staytrem, tremolo ainda a decidir
Parte elétrica:
Muitas possibilidades, provavelmente aí que eu vou mudar a brincadeira toda
Tenho um HH 7777 da malagoli guardado para testar no bicho, mas penso em montar o setup clássico e também o setup Pawn Shop. Setup Squier vintage modified (se tudo der certo)
Gabaritos e construção: já estou a um tempo tentando escrever o post, vou publicar as imagens e depois atualizo falando do começo da construção em si pq deu uma cansadinha haha ´o`
[UPDATE 06/11 2016]
Gabarito
Eu não encontrei nenhum gabarito pronto gratuito (se tiver, beleza. Achei alguns previews e usei como base a priori).
Como eu tinha o Jaguar bass para desenhar e comparar, e também uma jazzmaster, eu busquei por infográficos ou qualquer coisa que estivessem próximos de estarem todas as fotos na mesma escala. Paralelo a isso, encontrei uma fotografia que tinha o Bass VI ao lado de uma Jazzmaster à mesma distância da foto. Achar pdf da jazzmaster é fácil, então eu tinha tanto a relação de tamanho dos dois instrumentos, o tamanho do nut e da escala do bass vi.
Peguei a foto que parecia estar o mais centralizada e com a vista de topo mais ajustada para desenhar um vetor em cima dela. Ainda que estivesse bem centralizada, quando expandi para o 1:1, a escala não bateu com a largura do nut, então distorci a imagem até as 30" sem alterar o h da imagem (congelar a largura do nut). A distorção não modificou de forma estranha o tamanho da imagem e meti ficha. Comparei com a versão não distorcida que coloquei o tamanho da escala na expansão e o tamanho da escala no valor certo lado a lado.
Abaixo, um preview da cota.
Como vcs podem ver, as curvas não estão perfeitas. Como eu não ia montar gabarito na CNC e a maior parte do meu processo vai ser na mão, não me preocupei de deixar as linhas perfeitas pois iria ajustar isso na mão.
Eu estou bolando um textinho de Licença para o pdf, pois quero que ele seja disponibilizado livremente e sem comercialização e quando terminar, vou liberar um link para o google drive com meu gabarito para todo mundo que quiser poder pegar. O gabarito está quase todo cotado, com as medidas em mm. Largura do traste 12, fim do braço, nut, altura total do instrumento, maior largura do corpo, maior altura do corpo, meio da escala (vertical), centro da ponte,, corda Sol, centro do quadrilátero do corpo. Não separei o braço do corpo nem apliquei as medidas dos buracos, mas vou fazer uma folha com o escudo (+ dimensões de trêmolo, ponte, captadores na versão original) sobreposto e uma sem o escudo.
O headstock, se quiserem substituir, é fácil de achar pdfs com gabaritos de headstock da Fender, libero junto o que tenho. O Bass VI, do que vi, conta com o big headstock, igual ao da Jazzmaster
Construção
Na ocasião do começo da construção, ainda não contava com o gabarito, então fui bolando usando os gabaritos de escala e largura do nut e headstock. Na semana do corte, revisei as medidas com meu gabarito e as coisas mediram bem. Daí botamos para cortar e as fotos até o momento são estas:
[update 03/04/17]
Vou resgatar umas fotos de antes pra mostrar o processo
Escala com o braço já ajustado (vale notar que o headstock tá bem meia boca porque acabei usando gabaritos de JB/strato porque ninguém tinha gabarito do big headstock padrão jazzmaster)
Eu percebi agora que não tenho foto do tabuão, então já vou com as fotos da curva da parte traseira
(esta é mais pra mostrar um pouquinho mais do corpo)
E a última é o gabarito de escala (30") que fizemos pra poder usar. Tinha um gabarito nesse aparato (que tem o headstock desenhado), mas a largura do nut não passava e os encaixes estavam colados, então não teria como encaixar diretamente o braço no aparato pra já ir pra máquina.
Vou ver se tiro fotos do corpo e do braço que já está com a escala pronta pra riscar os trastes e colar o friso (estou usando um friso de 7mm creme ivory que comprei pela smallville, no ML. Havia comprado um 04 também, mas ele é BEM mais amarelado, apesar de ser discriminado ter a mesma cor e serem ambas da mesma loja. vou tentar tirar foto para mostrar)
Finalmente vou criar esse tópico aeee.
Beleza, informações técnicas que tenho até o momento:
Goal: construir do zero um bass vi [provavelmente] modificado.
Specs:
Madeiras:
corpo: marupá
braço: pau marfim
escala: escura -
Acabamento:
Braço: tensor barra dupla ação simples
escala com friso
inlay em bloco (pearloid branco)
side inlay: preto ou vermelho
headstock pintado
traste médio-jumbo
tarraxas tipo kluson Vintage cromadas
Corpo:
Friso creme na frente
Pintura: metálico, duas cores (uma na frente, outra nas costas). Digamos que vai ser QUENTE
Escudo: [sei lá mil coisas]
Ponte & Tremolo: ponte larga Staytrem, tremolo ainda a decidir
Parte elétrica:
Muitas possibilidades, provavelmente aí que eu vou mudar a brincadeira toda
[UPDATE 06/11 2016]
Gabarito
Eu não encontrei nenhum gabarito pronto gratuito (se tiver, beleza. Achei alguns previews e usei como base a priori).
Como eu tinha o Jaguar bass para desenhar e comparar, e também uma jazzmaster, eu busquei por infográficos ou qualquer coisa que estivessem próximos de estarem todas as fotos na mesma escala. Paralelo a isso, encontrei uma fotografia que tinha o Bass VI ao lado de uma Jazzmaster à mesma distância da foto. Achar pdf da jazzmaster é fácil, então eu tinha tanto a relação de tamanho dos dois instrumentos, o tamanho do nut e da escala do bass vi.
Peguei a foto que parecia estar o mais centralizada e com a vista de topo mais ajustada para desenhar um vetor em cima dela. Ainda que estivesse bem centralizada, quando expandi para o 1:1, a escala não bateu com a largura do nut, então distorci a imagem até as 30" sem alterar o h da imagem (congelar a largura do nut). A distorção não modificou de forma estranha o tamanho da imagem e meti ficha. Comparei com a versão não distorcida que coloquei o tamanho da escala na expansão e o tamanho da escala no valor certo lado a lado.
Abaixo, um preview da cota.
Como vcs podem ver, as curvas não estão perfeitas. Como eu não ia montar gabarito na CNC e a maior parte do meu processo vai ser na mão, não me preocupei de deixar as linhas perfeitas pois iria ajustar isso na mão.
Eu estou bolando um textinho de Licença para o pdf, pois quero que ele seja disponibilizado livremente e sem comercialização e quando terminar, vou liberar um link para o google drive com meu gabarito para todo mundo que quiser poder pegar. O gabarito está quase todo cotado, com as medidas em mm. Largura do traste 12, fim do braço, nut, altura total do instrumento, maior largura do corpo, maior altura do corpo, meio da escala (vertical), centro da ponte,, corda Sol, centro do quadrilátero do corpo. Não separei o braço do corpo nem apliquei as medidas dos buracos, mas vou fazer uma folha com o escudo (+ dimensões de trêmolo, ponte, captadores na versão original) sobreposto e uma sem o escudo.
O headstock, se quiserem substituir, é fácil de achar pdfs com gabaritos de headstock da Fender, libero junto o que tenho. O Bass VI, do que vi, conta com o big headstock, igual ao da Jazzmaster
Construção
Na ocasião do começo da construção, ainda não contava com o gabarito, então fui bolando usando os gabaritos de escala e largura do nut e headstock. Na semana do corte, revisei as medidas com meu gabarito e as coisas mediram bem. Daí botamos para cortar e as fotos até o momento são estas:
[update 03/04/17]
Vou resgatar umas fotos de antes pra mostrar o processo
Escala com o braço já ajustado (vale notar que o headstock tá bem meia boca porque acabei usando gabaritos de JB/strato porque ninguém tinha gabarito do big headstock padrão jazzmaster)
Eu percebi agora que não tenho foto do tabuão, então já vou com as fotos da curva da parte traseira
(esta é mais pra mostrar um pouquinho mais do corpo)
E a última é o gabarito de escala (30") que fizemos pra poder usar. Tinha um gabarito nesse aparato (que tem o headstock desenhado), mas a largura do nut não passava e os encaixes estavam colados, então não teria como encaixar diretamente o braço no aparato pra já ir pra máquina.
Vou ver se tiro fotos do corpo e do braço que já está com a escala pronta pra riscar os trastes e colar o friso (estou usando um friso de 7mm creme ivory que comprei pela smallville, no ML. Havia comprado um 04 também, mas ele é BEM mais amarelado, apesar de ser discriminado ter a mesma cor e serem ambas da mesma loja. vou tentar tirar foto para mostrar)
Última edição por chiberia em Seg Abr 03, 2017 12:46 pm, editado 4 vez(es)
Re: Construção Bass VI
Acompanhando! Sempre gosto desses tópicos!
pedrohenrique.astronauta- Membro
aeee, apoio moral sempre é bom hahaha.pedrohenrique.astronauta escreveu:Acompanhando! Sempre gosto desses tópicos!
Acabei esquecendo de tirar foto dos planos, mas quando começar a mexer no corpo posso fazer isso
Massa!
Eu tenho um Squier Bass VI. Se precisar de alguma medida é só me falar.
Boa sorte na empreitada.
Boa sorte na empreitada.
chiberia.
Alguém ta cortando as madeiras pra vc?
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Infelizmente sim, como estou construindo em aula, na B&H, alunos não usam a serra de fita.Juninho Sampaio escreveu:chiberia.
siodoni escreveu:Massa!
Boa sorte na empreitada.
Seria uma mão na roda!!! Eu não encontrei gabarito algum na internet em tamanho real (a não ser um cara que vendia o pdf e eu não estou disposta a tudo isso).
Eu vou atualizar o começo do tópico falando sobre como eu fiz com o gabarito e compartilhando o pdf que eu fiz, então se você puder dar uma olhada se bate as medidas ou fazer qualquer verificação, me ajudaria bastante.
Me fale quais medidas vc precisa que eu te passo sem problemas.chiberia escreveu:Seria uma mão na roda!!! Eu não encontrei gabarito algum na internet em tamanho real (a não ser um cara que vendia o pdf e eu não estou disposta a tudo isso).
Eu vou atualizar o começo do tópico falando sobre como eu fiz com o gabarito e compartilhando o pdf que eu fiz, então se você puder dar uma olhada se bate as medidas ou fazer qualquer verificação, me ajudaria bastante.
siodoni escreveu:
Me fale quais medidas vc precisa que eu te passo sem problemas.
Pro momento, eu precisava conferir as medidas do headstock, se tiver como me passar (mesmo que seja só altura e largura máximas, já me ajuda). Além disso, eu to vendo de comprar as tarrachas, mas queria me certificar se é o set de guitarras mesmo ou se ela tem medidas diferentes, vc teria como verificar isso também pra mim, por favor?
^Me desculpe, eu havia me esquecido de tirar essas medidas.
Até o fim da semana eu te passo sem falta.
Até o fim da semana eu te passo sem falta.
Finalmente!
(Desculpe a demora )
Largura do nut:
Largura do pino da tarraxa:
Distancia entre as tarraxas:
Tamanho da tarraxa:
Tamanho aproximado do head:
Distancia do nut até a casa 12:
(Desculpe a demora )
Largura do nut:
Largura do pino da tarraxa:
Distancia entre as tarraxas:
Tamanho da tarraxa:
Tamanho aproximado do head:
Distancia do nut até a casa 12:
Eu fiquei um tempão sem atualizar achando que não tinha nada de legal pra falar, mas agora já tô com um monte de coisa feita e vou postar aqui umas fotos e atualizações!
Vi sim e acabei não agradecendo x_x Obrigada!!!!!
Ajudou bastante, porque as medidas mais vitais pro instrumento bateram bem. Como as tarraxas eu comprei na versão vintage da kluson, o espaçamento delas não teve que ser medido separadamente, a gente calculou pelo centro dela e bateu certinho.
Eu acabei encontrando um conhecido que tinha e também consegui desenhar a partir do corpo e tomar outras medidas. Hoje que vou ver quanta cagada eu não fiz com o corpo, porque o braço está bem certinho (a galera da oficina ficou meio fria achando que o braço tava muito largo comparando com o gabarito de escala que tinha lá até que eu percebi que tinha 20 trastes e o projeto é com 21)
Ajudou bastante, porque as medidas mais vitais pro instrumento bateram bem. Como as tarraxas eu comprei na versão vintage da kluson, o espaçamento delas não teve que ser medido separadamente, a gente calculou pelo centro dela e bateu certinho.
Eu acabei encontrando um conhecido que tinha e também consegui desenhar a partir do corpo e tomar outras medidas. Hoje que vou ver quanta cagada eu não fiz com o corpo, porque o braço está bem certinho (a galera da oficina ficou meio fria achando que o braço tava muito largo comparando com o gabarito de escala que tinha lá até que eu percebi que tinha 20 trastes e o projeto é com 21)