Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Warwick RockBass Corvette Vs. Yamaha RBX 375 (Briga de Facão)

3 participantes

Ir para baixo

Warwick RockBass Corvette Vs. Yamaha RBX 375 (Briga de Facão) Empty Warwick RockBass Corvette Vs. Yamaha RBX 375 (Briga de Facão)

Mensagem por Rafael D'Avila Dom Nov 20, 2016 4:59 am

Amigos, bom dia!

Vi em alguns tópicos, discussões a respeito sobre estes dois baixos, eu não quero aqui perguntar qual é o melhor, porque já sabemos que gosto é gosto e estes dois estão meio que no mesmo nível de qualidade, pelo menos é o que li no fórum. Então, é uma dúvida pessoal, e não exatamente dúvida geral, por isso venho aqui no fórum, se fosse uma disputa, pelo que li em um tópico parecido com o meu, sairiam os dois baixos empatados, cada um puxando a sardinha para o seu lado, pois bem, se os dois são digamos que estão ao mesmo nível de qualidade, cada um com sua peculiaridade, é claro, eu gostaria de perguntar para vocês o seguinte, tenho um cara aqui no RS, que vende baixos, trabalha só com isso e vende para o Brasil todo, já negociei com ele. Ele está vendendo dois Yamahas RBX 375 (baixo que eu estava namorando), um vermelho e um vinho, ambos em ótimo estado, cada um está custando R$ 1200,00. Ai ele tem mais dois Warwick RockBass Corvette, um 4 cordas que esta por R$ 1300,00 e um de 5 cordas que está por R$ 1650,00. Então fiquei pensando, bom são dois baixos bons, no fórum, nos tópicos que eu li foi acirrada a disputa, 50% pra cada lado, então porque é que o Warwick RockBass Corvette 5 cordas esta quase R$ 500,00 mais caro? Ele é tão melhor assim?

Enfim, percebo que não fui muito claro, mas acho que consegui levantar algumas questões, e a mais importante é, porque essa diferença de preço? Não é só com este vendedor, no Mercado Livre os preços são bem diferentes também, o Warwick RockBass 5c está bem média 1600, 2000 reais, enquanto o RBX está na faixa dos 1200 reais.

Pergunto porque estou indeciso, eu tenho um LTD B55, é um 5 cordas também, mas é bem limitado, é mais pra tocar rock e metal, tem bastante grave, e como meu projeto de tocar metal não deu certo, quero um baixo mais versátil, pra tocar um pouco de tudo.

Dizem que o RBX 375 é bastante versátil, porém ouvi falar que por causa dos graves dele, não fica muito bom pra slap por exemplo, já o Warwick fica bonitão com slap, pelo menos eu tb senti isso vendo alguns vídeos, realmente o RBX tb é bom pra tocar som pesado, mas não é tão versátil como alguns diziam, dizem que não tem os médios também, ou algo assim, e que o tal timbre modernoso que o Warwick tem, tem estes tais médios, por isso soa bonito pra tocar um slap, um funk, um pop, forró, um rock, e até mesmo um metal, porque apesar de não ser o rockbass, o baixista do Mudvayne, o Ryan Martinie tb usa Warwick....etc.

Por enquanto é isso, desculpe o incômodo, abraço!
Rafael D'Avila
Rafael D'Avila
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Warwick RockBass Corvette Vs. Yamaha RBX 375 (Briga de Facão) Empty Re: Warwick RockBass Corvette Vs. Yamaha RBX 375 (Briga de Facão)

Mensagem por Vinicius F Dom Nov 20, 2016 5:55 am

São instrumentos bem diferentes, de som e pegada. Já pude testar os dois lado a lado anos atrás.

Yamaha RBX375 sempre foi um bom instrumento e uma boa recomendação. Os Rockbass antigos, de ponte simples tinham excelente som, porém apresentava alguns problemas de qualidade que o Yamaha não tinha. Se o Rockbass for um dos modelos mais recentes (2010 pra frente, ponte dupla) aí também tem boa qualidade e é uma boa recomendação.

Sobre o som do Yamaha, os soapbars dão um som um pouquinho mais fechado se comparar os dois "flat", mas nada que uma equalização básica não resolva. Acho o som do Yamaha mais Hi-Fi do que o dos Rockbass.

O som dos Rockbass é consideravelmente diferente dos Warwick alemães. O som do Rockbass é mais "tradicional" ("Fenderizado"), com uma pitada de  som de Warwick. Os Warwicks alemães tem aquele "click" típicos dos trastes de bronze e usam wenge ou bubinga na escala, o que compõe grande parte do som característico deles. Os Rockbass por outro lado tem uma configuração mais tradicional. Os alemães puxam bem mais pros médios de forma geral. Mas é questão de gosto mesmo, pois o som dos Rockbass também é muito bom (já tive RB e WW alemão, toquei bastante com os dois em diferentes amps, então falo por experiência própria).

A pegada deles também é diferente (Yamaha e Corvette). Os yamahas normalmente tem a distância entre cordas grande, e o shape do braço é um "C" raso. Nos warwicks (incluindo os RB), as distância entre as cordas é bem pequena e o shape do braço é mais aprofundado, em forma de "U". Recomendo que teste os dois. Entre um yamaha e um rockbass antigo ficaria com o yamaha, por este ser melhor construído. Entre o yamaha e o rockbass novo (2010) ficaria com o rockbass por mera questão de gosto, pois gosto mais da pegada.

Agora sim, permita-me discordar da parte que baixo X ou Y é mais pra Rock ou algo do tipo. E pelo que eu vi, seu baixo tem uma configuração PJ, o que o torna versátil em termos de timbre. Recomendo que antes de procurar um baixo novo, teste algum pré-amp externo com boas opções de equalização ou algo do tipo, talvez te faça mais feliz no final e você gaste menos...

Abs!
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Warwick RockBass Corvette Vs. Yamaha RBX 375 (Briga de Facão) Empty Re: Warwick RockBass Corvette Vs. Yamaha RBX 375 (Briga de Facão)

Mensagem por allexcosta Dom Nov 20, 2016 9:14 am

Rafael D'Avila escreveu:a mais importante é, porque essa diferença de preço?

Vários fatores. Preço original, onde é feito, desejabilidade, fama, artistas famosos que usam, beleza, disponibilidade em determinado mercado, oferta e procura, etc, etc, etc...

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo