Salsa Colombiana
+10
joabi
Coder
Juninho Sampaio
Willian Casagrande
lucas.vieira2
rodsom
Mauricio Luiz Bertola
Edu Fettermann
dibass
allexcosta
14 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Salsa Colombiana
Resumo dos maiores sucessos da salsa Colombiana. Pra quem gosta.
allexcosta- Administrador
Re: Salsa Colombiana
Não é exatamente o tipo de som que eu curto, mas uma coisa é inegável: o swing desses caras é demais. E acho que isso não se aprende, vem no sangue. No máximo dá pra tentar chegar perto.
Edu Fettermann escreveu:Não é exatamente o tipo de som que eu curto, mas uma coisa é inegável: o swing desses caras é demais. E acho que isso não se aprende, vem no sangue. No máximo dá pra tentar chegar perto.
Sei lá, eu acho que o músico brasileiro médio se beneficiaria de interagir um pouco mais com o resto da América Latina. Não digo nem adotar esses estilos, mas pelo menos entender e tentar tocar sempre em alto nível como esses caras. Só o fato de escutar um estilo que nunca tem o tempo forte já muda um pouco o ouvido musical da pessoa. O brasileiro não entende bem a síncope porque nasce ouvindo tudo no chão.
Além disso, a complexidade das células rítmicas e como elas interagem é incrível. Uma banda desse tamanho e tudo no seu lugar.
Os únicos estados do Brasil que entendem um pouco essas coisas são a Bahia e o Pará.
Allex, o Brasil se beneficiaria muito se parasse de só olhar para EUA e Europa e olhasse mais para nossos vizinhos, inclusive em termos musicais.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Allex, o Brasil se beneficiaria muito se parasse de só olhar para EUA e Europa e olhasse mais para nossos vizinhos, inclusive em termos musicais.
Seria muito melhor se a gente também tivesse sido colonizado pela Espanha. Nem sei se seríamos mais avançados, mas pelo menos não seríamos esse gigante isolado do mundo. A gente fala uma língua que ninguém fala, se acha muito mais que nossos vizinhos e ao mesmo tempo lambe os pés de Americanos e Europeus.
Vi um jornalista dizendo que ninguém esperava que a Colômbia tivesse um hospital de bom nível ou que o povo fosse tão solidário. O cara trabalha com comunicação e não sabe nada de um país vizinho ao nosso.
Sou fã incondicional da cultura latina. Não só musicalmente, mas também na literatura, no cinema e teatro. Deveríamos olhar um pouco mais para nossos vizinhos.
De fato, essa dependência da cultura europeia/americana, ao meu ver, mais empobrece do que acrescenta.
Obrigado Allex por compartilhar conosco este vídeo sensacional!!
De fato, essa dependência da cultura europeia/americana, ao meu ver, mais empobrece do que acrescenta.
Obrigado Allex por compartilhar conosco este vídeo sensacional!!
lucas.vieira2- Membro
Edu Fettermann escreveu:Não é exatamente o tipo de som que eu curto, mas uma coisa é inegável: o swing desses caras é demais. E acho que isso não se aprende, vem no sangue. No máximo dá pra tentar chegar perto.
Aprende, sim. Só começar a praticar que aprende.
Também não acho que é um som que me cativa, mas é muito bem feito. Temos que conhecer os diversos estilos musicais latinos (confesso que os desconheço profundamente).
Willian Casagrande- Membro
allexcosta escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Allex, o Brasil se beneficiaria muito se parasse de só olhar para EUA e Europa e olhasse mais para nossos vizinhos, inclusive em termos musicais.
Seria muito melhor se a gente também tivesse sido colonizado pela Espanha. Nem sei se seríamos mais avançados, mas pelo menos não seríamos esse gigante isolado do mundo. A gente fala uma língua que ninguém fala, se acha muito mais que nossos vizinhos e ao mesmo tempo lambe os pés de Americanos e Europeus.
Vi um jornalista dizendo que ninguém esperava que a Colômbia tivesse um hospital de bom nível ou que o povo fosse tão solidário. O cara trabalha com comunicação e não sabe nada de um país vizinho ao nosso.
O Brasil não é "isolado do mundo", nem tampouco o português é "uma língua que ninguém fala".
Somos é ligados (e "puxa-saco") aos EUA e à Europa, e o português é a 5ª língua mais falada no mundo. Pode não se comparar a inglês e espanhol, mas não é "uma língua que ninguém fala". Ademais, com um pouco de estudo e prática, pode-se comunicar com facilidade com os nossos "hermanos".
Agora, de fato, a ignorância dos brasileiros em relação aos nossos vizinhos sul americanos é muito grande. Curiosamente, eles (sul americanos), nos tem como referência e nos veem com simpatia (exceto, talvez, os paraguaios), inclusive os argentinos.
Agora - Esse som que você postou aí é muito bacana!
Willian Casagrande escreveu:Aprende, sim. Só começar a praticar que aprende.
Te desafio a postar um vídeo com qualquer banda Brasileira que toca salsa nesse nível.
E olha que eu toquei numa das melhores e mais autênticas bandas de salsa do Brasil.
allexcosta escreveu:Edu Fettermann escreveu:Não é exatamente o tipo de som que eu curto, mas uma coisa é inegável: o swing desses caras é demais. E acho que isso não se aprende, vem no sangue. No máximo dá pra tentar chegar perto.
Sei lá, eu acho que o músico brasileiro médio se beneficiaria de interagir um pouco mais com o resto da América Latina. Não digo nem adotar esses estilos, mas pelo menos entender e tentar tocar sempre em alto nível como esses caras. Só o fato de escutar um estilo que nunca tem o tempo forte já muda um pouco o ouvido musical da pessoa. O brasileiro não entende bem a síncope porque nasce ouvindo tudo no chão.
Além disso, a complexidade das células rítmicas e como elas interagem é incrível. Uma banda desse tamanho e tudo no seu lugar.
Os únicos estados do Brasil que entendem um pouco essas coisas são a Bahia e o Pará.
Lembrei agora da Salsalitro
Juninho Sampaio- FCBR-CT
allexcosta escreveu:Willian Casagrande escreveu:Aprende, sim. Só começar a praticar que aprende.
Te desafio a postar um vídeo com qualquer banda Brasileira que toca salsa nesse nível.
E olha que eu toquei numa das melhores e mais autênticas bandas de salsa do Brasil.
Quem foi?
Juninho Sampaio- FCBR-CT
allexcosta escreveu:
Não poderia citar nenhuma, porque, como disse, desconheço o estilo profundamente. Só acho que com prática, estudo e dedicação é possível aprender, sim, e tocar tão bem quanto alguém que "nasceu" fazendo isso. E não só salsa, mas qualquer outro estilo.
Se o seu meio favorece, é claro que vai ser mais fácil deslanchar nisso. Nesse sentido, concordo totalmente, mas nada impede que isso possa ser aprendido.
Não é o tipo de música que costumo ouvir, mas acho esse rítmo bem interessante.
(2)rodsom escreveu:pirei na percussao
Coder- Membro
Juninho Sampaio escreveu:Quem foi?
Willian Casagrande escreveu:Não poderia citar nenhuma, porque, como disse, desconheço o estilo profundamente. Só acho que com prática, estudo e dedicação é possível aprender, sim, e tocar tão bem quanto alguém que "nasceu" fazendo isso. E não só salsa, mas qualquer outro estilo.
Eu lido com salsa desde 1988, tipo tocando em banda, vendo shows, etc. Te falo com sinceridade, nunca vi.
Patinho cantando?
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Mauricio Luiz Bertola escreveu:O Brasil não é "isolado do mundo"
Não sei bem o que te leva a afirmar isso, mas fui casado com uma Chilena, tenho amigos de quase todos os países da América Latina e todos eles vêem o Brasil como um lugar longínquo e misterioso onde estranhamente não se fala Espanhol.
Mauricio Luiz Bertola escreveu:nem tampouco o português é "uma língua que ninguém fala".
Quem que fala, Bertola? Angola, Cabo Verde?
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Somos é ligados (e "puxa-saco") aos EUA e à Europa, e o português é a 5ª língua mais falada no mundo. Pode não se comparar a inglês e espanhol, mas não é "uma língua que ninguém fala".
Puxa-saco até é, mas ligado mesmo como parceria o Brasil não é. E o Português é a quinta língua mais falada porque o Brasil é gigantesco, mas viaje mundo afora pra ver se você se vira com o Português.
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Ademais, com um pouco de estudo e prática, pode-se comunicar com facilidade com os nossos "hermanos".
Sei lá, não concordo. Pô, eu morei em Miami. Trabalhei em um hotel onde todo mundo menos eu era Cubano e eu escutava e falava Espanhol 8 horas por dia... Quando os cara começam a falar de verdade não dá pra entender é nada. Mexicano e boriqua então, esquece.
Juninho Sampaio escreveu:Patinho cantando?
Também. No vídeo aí é o pianista Argentino Martín, mas na minha época era o Chileno Alejandro Fuentealba que foi tecladista da Banda Mel. O cabeludo de regata vermelha da foto abaixo:
allexcosta escreveu:
Eu lido com salsa desde 1988, tipo tocando em banda, vendo shows, etc. Te falo com sinceridade, nunca vi.
Boto fé. Eu não conheço a cena, mas parece sinistro de tocar. Uns tempos malucos...
Até hoje encontro o Patinho, ta do mesmo jeito.
A mambolada era legal também!
A mambolada era legal também!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Willian Casagrande escreveu:Boto fé. Eu não conheço a cena, mas parece sinistro de tocar. Uns tempos malucos...
Te convido a comparar.
Talvez a melhor gravação de salsa já feita no Brasil. Artista consagrado, músicos tarimbados, etc, etc...
Salsa Cubana normal, nem é famosa:
Clássico Colombiano:
Juninho Sampaio escreveu:A mambolada era legal também!
Era. A Funk Machine vez em quando dividia palco com a Mambolada. Foi na época que o tecladista deles morreu, caiu ou se jogou do sexto andar, se não me engano. Eu sempre ia na Salsalitro no Rock in Rio também. Quem tocava baixo era Eric, percussão era Lito que tinha um estúdio no Rio Vermelho, eu acho.
Mas a Rumbaiana precede todas essas por uns 20 anos. Pra você ter uma idéia, o primeiro percussionista da Rumbaiana foi Carlinhos Brown.
É você alí na foto da Banda Mel? De camiseta preta, no centro? Ô época boa, hein!
joabi- Eterno Colaborador
allexcosta escreveu:Juninho Sampaio escreveu:A mambolada era legal também!
Era. A Funk Machine vez em quando dividia palco com a Mambolada. Foi na época que o tecladista deles morreu, caiu ou se jogou do sexto andar, se não me engano. Eu sempre ia na Salsalitro no Rock in Rio também. Quem tocava baixo era Eric, percussão era Lito que tinha um estúdio no Rio Vermelho, eu acho.
Mas a Rumbaiana precede todas essas por uns 20 anos. Pra você ter uma idéia, o primeiro percussionista da Rumbaiana foi Carlinhos Brown.
Já ouvi falar na Rumbaiana, mas nunca ao vivo. Talvez já tivesse acabado no momento que ouvi.
Já a Funk Machine(sua banda), eu tive o prazer de conhecer ao vivo, junto com a mambolada (Rafic -Peste doido). O baixista tocava com um TAGIMAO. kkkkkkkkk
Bandas boas...que saudade. Salvador já era man.
A Funk Machine fez um show ano passado com Vandinho na batera. Mas Vandinho ta em SP agora. Acho que você conhece toda essa galera!
E aqui é um projeto que ele voltou com os funks pra um projeto pontual
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Assisti a Rumbaiana algumas vezes, no final da década de 80 (88,89) e década de 90.
Dos músicos, lembro do Gini Zambelly na guitarra, porque ele dava umas canjas de vez em quando na Jam do MAM, que eu frequentava também (na época não prestava muita atenção no baixista).
Os shows eram fantásticos. A galera que sabia dançar caía na dança. Uma das melhores lembranças que tenho da Salvador daquela época.
Morei em Salvador entre 1987 e 1990. Na década de 90 ia lá com certa frequência. Hoje vou bem raramente, tipo umas quatro vezes no ano (moro a 340km de distância e hoje não curto mais tanto a cidade).
Dos músicos, lembro do Gini Zambelly na guitarra, porque ele dava umas canjas de vez em quando na Jam do MAM, que eu frequentava também (na época não prestava muita atenção no baixista).
Os shows eram fantásticos. A galera que sabia dançar caía na dança. Uma das melhores lembranças que tenho da Salvador daquela época.
Morei em Salvador entre 1987 e 1990. Na década de 90 ia lá com certa frequência. Hoje vou bem raramente, tipo umas quatro vezes no ano (moro a 340km de distância e hoje não curto mais tanto a cidade).
Última edição por Normando Neto em Seg Dez 05, 2016 11:31 pm, editado 1 vez(es)
Normando Neto- Membro
Não sei bem o que te leva a afirmar isso, mas fui casado com uma Chilena, tenho amigos de quase todos os países da América Latina e todos eles vêem o Brasil como um lugar longínquo e misterioso onde estranhamente não se fala Espanhol.
Comigo a impressão é exatamente ao contrario. Os latino americanos que conheço (e alguns com quem trabalhei), conhecem o Brasil e as razões porque falamos português e eles espanhol.
E daí?
Quem fala basco ou hungaro? E até francês?
Tirando inglês, que é uma língua comercial e o espanhol, que é falado por aqui, na Espanha e em alguns outros lugares; as outras línguas de falantes numerosos são ininteligíveis e vc não se vira com elas também em lugar nenhum... Alguém aí entende alguma palavra de mandarim, hindi e árabe? Vc se viraría com essas línguas em algum lugar?
Sei lá, não concordo. Pô, eu morei em Miami. Trabalhei em um hotel onde todo mundo menos eu era Cubano e eu escutava e falava Espanhol 8 horas por dia... Quando os cara começam a falar de verdade não dá pra entender é nada. Mexicano e boriqua então, esquece.
Eu usei a expressão "comunicar", e não expressar-se fluentemente como "nativo". Ademais, quando minha prima portuguesa me manda vídeos lá da terrinha, eu mal entendo o que ela fala, assim como certas pessoas que moram no interior do Brasil.
Comigo a impressão é exatamente ao contrario. Os latino americanos que conheço (e alguns com quem trabalhei), conhecem o Brasil e as razões porque falamos português e eles espanhol.
E daí?
Quem fala basco ou hungaro? E até francês?
Tirando inglês, que é uma língua comercial e o espanhol, que é falado por aqui, na Espanha e em alguns outros lugares; as outras línguas de falantes numerosos são ininteligíveis e vc não se vira com elas também em lugar nenhum... Alguém aí entende alguma palavra de mandarim, hindi e árabe? Vc se viraría com essas línguas em algum lugar?
Eu usei a expressão "comunicar", e não expressar-se fluentemente como "nativo". Ademais, quando minha prima portuguesa me manda vídeos lá da terrinha, eu mal entendo o que ela fala, assim como certas pessoas que moram no interior do Brasil.
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Comigo a impressão é exatamente ao contrario. Os latino americanos que conheço (e alguns com quem trabalhei), conhecem o Brasil e as razões porque falamos português e eles espanhol.
Mas você os conheceu no Brasil? Aí não vale né?
Porque não valeria?allexcosta escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu:Comigo a impressão é exatamente ao contrario. Os latino americanos que conheço (e alguns com quem trabalhei), conhecem o Brasil e as razões porque falamos português e eles espanhol.
Mas você os conheceu no Brasil? Aí não vale né?
Só se eles estiveram sendo desonestos comigo...
Ademais, conheço o Paraguai, a Bolívia e a Argentina (em viagens curtas ou a trabalho), e, talvez por sermos vizinhos, as pessoas com quem conversei por lá (se bem me lembro), conheciam um pouquinho daqui.
Não vale porque o cara já tá no Brasil, né?
Uma coisa foi legal: Baixei esse vídeo todo aí, passai para MP3 e vou colocar numa festa de amigos que vou no sábado que vem!
Além de bom, é animado pra caramba!
Além de bom, é animado pra caramba!
Opa! Achei um video da Rumbaiana com o Gini, postado pelo próprio:
Normando Neto- Membro
Fiz guitarra/baixo com o Gini algumas vezes em barzinhos do Pelourinho. Outro estilo, mais pra blues/jazz. Quando estive em Salvador o vi em um bar no Santo Antônio, mas tava passando uma procissão ou algo assim e não consegui atravessar a rua e continuei andando.
Espanhol cubano é muito tenso, o peruano me parece o mais inteligível para não nativos.
Nelson Bass- Membro
Willian Casagrande escreveu:...Só acho que com prática, estudo e dedicação é possível aprender, sim, e tocar tão bem quanto alguém que "nasceu" fazendo isso. E não só salsa, mas qualquer outro estilo...
rpz, o PATITUCCI tocando ritmos brasileiros não é muito legal, não:
fheliojr- Membro
Tônica e quinta...assim é fácil
Juninho Sampaio- FCBR-CT
^e sem o devido "sotaque" daqueles ritmos, q é difícil de se conseguir desenvolver.
fheliojr- Membro