Som "Estalado"
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dibass
Hugo Furlan
11 participantes
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Som "Estalado"
Olá a todos, gostaria de saber o que faz com que o som do baixo fique "estalado" assim como o do Steve Harris, e como o som fica mais "Aveludado" como por exemplo o do John Paul Jones?
Última edição por Hugo Furlan em Seg Nov 02, 2009 1:58 pm, editado 1 vez(es)
Hugo Furlan- Membro
- Mensagens : 97
Localização : Belo Horizonte
Re: Som "Estalado"
equalizacao, pegada, cordas tudo isso diferencia o timbre final mesmo sendo o mesmo instrumento
dibass- Membro
- Mensagens : 1565
Localização : uberlandia- MG
Re: Som "Estalado"
Hugo
Acho que o segredo é bem o que o dibass falou.
Acho que o segredo é bem o que o dibass falou.
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O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Re: Som "Estalado"
...além de captadores, amps, caixas e madeira do baixos (corpo e escala)...dibass escreveu:equalizacao, pegada, cordas tudo isso diferencia o timbre final mesmo sendo o mesmo instrumento
____________________________
[s]
korg- Membro
- Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa
Re: Som "Estalado"
Só que o Mr Jones usava mais o Jazz Bass...
Embora tenha usado muitos baixos diferentes, ao vivo usava muito o Jazz Bass.
http://www.teenclubs.dk/Assets/images/led_zep_1967_first_gig_a_rens.jpg
Embora tenha usado muitos baixos diferentes, ao vivo usava muito o Jazz Bass.
http://www.teenclubs.dk/Assets/images/led_zep_1967_first_gig_a_rens.jpg
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"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo- Membro
- Mensagens : 1138
Localização : GPS
Re: Som "Estalado"
Steve Harris, cordas sempre novas, pegada cavalar, tone aberto, é um timbre bem fácilde se chegar.
JPj, o JB dele é dos 60´s, se não me engano um 62, e o posicionamento do cap da ponte, mais distante dessa, favorece esse som mais encorpado, além claro da equalização dele, mas acho q fechar um pouco o tone, e /ou cortar um pouco agudos no amp vc chega facil tb.
JPj, o JB dele é dos 60´s, se não me engano um 62, e o posicionamento do cap da ponte, mais distante dessa, favorece esse som mais encorpado, além claro da equalização dele, mas acho q fechar um pouco o tone, e /ou cortar um pouco agudos no amp vc chega facil tb.
Glauco- Membro
- Mensagens : 3401
Localização : São Paulo
Re: Som "Estalado"
Me desculpem pelo equívoco, eu que reparei mal no baixo do JPJ, mas muito obrigado pela explicação.
Hugo Furlan- Membro
- Mensagens : 97
Localização : Belo Horizonte
Re: Som "Estalado"
os caps que o steve harris usa são os spb-1 ou é o spb-3 seymour duncan. geralmente esses caps tem um som bem estalado e cordas novas . no jb tb pode fazer tipo um som mais estalado e um som mais "aveludado", é um instrumento versátil.
Re: Som "Estalado"
tb tem a madeira da escala.
mapple(mais clara) geralmente puxa mais pros médios-agudos
rosewood(escura) geralmente puxa mais pros médios-graves.
mapple(mais clara) geralmente puxa mais pros médios-agudos
rosewood(escura) geralmente puxa mais pros médios-graves.
Re: Som "Estalado"
No caso do som do Steve, o basicão são as cordas sempre "0 km" e a pegada forte.
Só isso já deixam o som bem na praia dele.
O som do jaco, por outro lado, acho que o fator preponderante é usar o tone mais fechado, favorecendo o cap da ponte. Tenho um baixo que não soa como um JB, mas só de regulá-lo da maneira que falei, o som lembrou o do jaco.
Claro que para ter o som IGUAL, tem que ter tudo igual (cordas, baixo, ampli, pegada...).
Só isso já deixam o som bem na praia dele.
O som do jaco, por outro lado, acho que o fator preponderante é usar o tone mais fechado, favorecendo o cap da ponte. Tenho um baixo que não soa como um JB, mas só de regulá-lo da maneira que falei, o som lembrou o do jaco.
Claro que para ter o som IGUAL, tem que ter tudo igual (cordas, baixo, ampli, pegada...).
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Thales_Sr- Moderador
- Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE
Re: Som "Estalado"
O som do Steve Harris se resume a cordas 0 km, pegada incrivel e ao captador do Precision dele, Seymour Duncan Basslines Quarter Pound SPB-3. Ah, e o tone aberto.
Licas- Membro
- Mensagens : 1690
Localização : Floripa
Re: Som "Estalado"
Em relacão à madeira do braço ser Maple ou Rosewood, influencia muito no som?
Hugo Furlan- Membro
- Mensagens : 97
Localização : Belo Horizonte
Re: Som "Estalado"
Braço em rosewood eu nunca vi...Hugo Furlan escreveu:Em relacão à madeira do braço ser Maple ou Rosewood, influencia muito no som?
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http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass- Membro
- Mensagens : 10830
Re: Som "Estalado"
http://www.fender.com/products//search.php?partno=0146100380, logo em baixo está escrito "Black Rosewood" "Black Maple" ....
Hugo Furlan- Membro
- Mensagens : 97
Localização : Belo Horizonte
Re: Som "Estalado"
Isso seria a madeira da escala, nao do braço, assim como o Teus falou
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LuCaSbass- Membro
- Mensagens : 10830
Re: Som "Estalado"
Ahh sim, perdão então, então vou ser mais específico, o "Braço Claro e o Braço Escuro" diferenciam muito no som?
Hugo Furlan- Membro
- Mensagens : 97
Localização : Belo Horizonte
Re: Som "Estalado"
Sim. Mas não é braço, é escala... A escala é colada no braço, é onde ficam os trastes.Hugo Furlan escreveu:Ahh sim, perdão então, então vou ser mais específico, o "Braço Claro e o Braço Escuro" diferenciam muito no som?
http://bass.forumeiros.com/contrabaixo-eletrico-f1/som-estalado-t3769.htm#76684
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LuCaSbass- Membro
- Mensagens : 10830
Re: Som "Estalado"
Valeu Lucas, aproveito e já te pergunto outra coisa então, eu queria comprar um Precision, se eu comprasse com o Braço Claro perderia muito a característica do baixo que é mais puxada para o grave, ou eu poderia compensar com regulagens do próprio baixo e do amplificador?
Hugo Furlan- Membro
- Mensagens : 97
Localização : Belo Horizonte
Re: Som "Estalado"
Hugo,
Os braços de ambos são "claros" (maple), o que muda é a escala em maple (clara) ou rosewood (escura).
Os braços de ambos são "claros" (maple), o que muda é a escala em maple (clara) ou rosewood (escura).
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Ricardo- Membro
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