Review: Fender Musicmaster Bass (USA, 1978)
+8
Mateus Manduca
Edu Fettermann
pedrohenrique.astronauta
siodoni
Thiago Almeida
Gil Gonzaga
Juninho Sampaio
JAZZigo
12 participantes
:: Fórum Técnico :: Reviews
Página 1 de 1
Review: Fender Musicmaster Bass (USA, 1978)
Fender Musicmaster Bass
Made in USA, 1978
Este baixinho chegou da Califórnia há 1 semana, todo original e, de fato, em excelente estado de conservação, considerando seus quase 40 anos. O modelo Musicmaster Bass foi produzido de 1971 a 1981, lançado pela Fender como baixo de entrada (para iniciantes), escala curta, uma versão simplificada do Mustang Bass, que contava com 1 captador single coil de guitarra e hardware mais barato. Os Musicmaster produzidos mais para o final do referido período, como este meu, passaram a contar com tarraxas melhores, iguais às do Mustang Bass.
O baixo veio com um jogo de cordas flatwound velhas (D’Addario Chromes, acredito). Ao plugá-lo, seu timbre me soou abafado e gordo, mas dentro da minha expectativa. De qualquer forma, eu já tinha outro captador esperando por ele, um Sentell B16, produzido especificamente para upgrade do Musicmaster Bass, um single coil, com 8 pole pieces de AlNiCo V. Ao trocar os captadores, notei que o Sentell B16 deu graves mais gordos e bem definidos, assim como mais punch (médios-graves), por outro lado, ainda menos brilho e confesso que isto me frustrou inicialmente. Imaginei, então, que as velhas cordas flatwound já deviam ter dado tudo o que tinham pra dar e, então, troquei por um jogo de cordas Fender 5250XL Nickel Plated Steel Roundwound. Cordas trocadas e timbre continuou fechado, sem brilho. Olhei o pot do master tone e notei que havia 2 capacitores, um cerâmico de 0,05 uF (tradicional) e um extra de poliéster de 0,0001 uF. Não sou técnico eletrônica, mas concluí que o “problema” só podia estar ali. Então, tirei os dois capacitores originais e substituí por outro de 0,047 uF... e a mudança foi da água pro vinho! Finalmente consegui abrir o timbre do bicho! O baixinho ganhou vida, com muita clareza, gordura e punch... tudo de bom!
Chega de papo e vamos ao áudio!
Obs.: Setup de gravação. Baixo >> cabo >> gravador (Zoom H4 Handy Recorder), direto para MP3. Desta vez, não utilizei emulador de amp/cabinet, equalizador ou qualquer efeito.
Track 1: Captador original (de guitarra), cordas flatwound velhas e master tone completamente aberto – tocado com palheta (plectrum);
Track 2: Captador Sentell B16, cordas flatwound velhas e master tone totalmente aberto – tocado com palheta (plectrum);
Track 3: Captador Sentell B16, cordas roundwound novas e master tone totalmente aberto – tocado com palheta (plectrum);
Track 4: Captador Sentell B16, cordas roundwound novas, novo capacitor de 0,047 uF e master tone totalmente aberto – tocado com palheta (plectrum);
Track 5: Captador Sentell B16, cordas roundwound novas, novo capacitor de 0,047 uF e master tone em 50% – tocado com palheta (plectrum);
Track 6: Captador Sentell B16, cordas roundwound novas, novo capacitor de 0,047 uF e master tone totalmente fechado – tocado com palheta (plectrum);
Track 7: Captador Sentell B16, cordas roundwound novas, novo capacitor de 0,047 uF e master tone totalmente aberto – tocado em pizzicato;
Track 8: Captador Sentell B16, cordas roundwound novas, novo capacitor de 0,047 uF e master tone totalmente aberto – tocado com slap.
https://soundcloud.com/jazzigo/sets/fender-musicmaster-bass-usa-1978-demo
Sentell B16 Musicmaster Bass Style Pickup
Made in USA
http://www.sentellpickups.net/
Captador e circuito originais:
Última edição por JAZZigo em Seg Dez 12, 2016 9:56 pm, editado 1 vez(es)
JAZZigo- FCBR-CT
Re: Review: Fender Musicmaster Bass (USA, 1978)
Primeiramente parabéns pelo post.
Grande, explicado, perfeito...
Não sabia que o capacitor fazia tanta diferença assim...
Gente!! Que mudança drástica! Parece que é outro baixo.
Quem trocou o capacitor? Vc ou o achilles?
Grande, explicado, perfeito...
Não sabia que o capacitor fazia tanta diferença assim...
Gente!! Que mudança drástica! Parece que é outro baixo.
Quem trocou o capacitor? Vc ou o achilles?
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Pois é, Juninho. Suponho eu que esse capacitor extra tenha sido um "jeitinho" para compensar o excesso de brilho do captador original (de guitarra). Uma solução meio porca, IHMO, pois mata o timbre do instrumento, deixa-o sem versatilidade. Como se tratava de um baixo de entrada, talvez a Fender imaginasse que baixistas iniciantes não se importariam muito com a qualidade de som.
Modificações simples como estas, eu mesmo faço. O Achiles ainda não conhece meu Musicmaster.
JAZZigo- FCBR-CT
Caraca JAZZigo, a diferença do cap original para o Sentell é absurda!
Punch veio com força e roncando bonitão.
Por curiosidade, quanto ele pesa?
Parabéns pelo belo instrumento!
Punch veio com força e roncando bonitão.
Por curiosidade, quanto ele pesa?
Gil Gonzaga- Membro
^Gil...perceba que não é o capitador...é o CAPACITOR que ele colocou...eu já ouvi esses áudios 4x.
O baixo ficou muito nervoso! Lindo o som...punch, agressivo, versátil
O baixo ficou muito nervoso! Lindo o som...punch, agressivo, versátil
Juninho Sampaio- FCBR-CT
^
Isto mesmo! A diferença mais gritante ficou por conta da mudança dos CAPACITORES (da Track 3 para a Track 4) e, como os originais matavam o timbre do baixo, a comparação entre o pickup original (de guitarra) e o Sentell ficou bastante prejudicada. De qualquer forma, é possível notar mais graves, mais médios-graves (punch) e menos agudos no Sentell. Se um dia eu me animar, coloco o captador original (de guitarra) de volta, só pra fazer um tira-teima justo!
Isto mesmo! A diferença mais gritante ficou por conta da mudança dos CAPACITORES (da Track 3 para a Track 4) e, como os originais matavam o timbre do baixo, a comparação entre o pickup original (de guitarra) e o Sentell ficou bastante prejudicada. De qualquer forma, é possível notar mais graves, mais médios-graves (punch) e menos agudos no Sentell. Se um dia eu me animar, coloco o captador original (de guitarra) de volta, só pra fazer um tira-teima justo!
Última edição por JAZZigo em Seg Dez 12, 2016 9:57 pm, editado 1 vez(es)
JAZZigo- FCBR-CT
Exatos 3,940 kg. O corpo é em poplar, braço em maple e escala em rosewood.Gil Gonzaga escreveu:Por curiosidade, quanto ele pesa?
Valeu, Gil!
JAZZigo- FCBR-CT
Show de bola
Mais um belo exemplar e review JaZZigo
Thiago Almeida- Membro
Que isso!
Só tenho uma coisa a fazer nesse review... babar...
Eu adoro esse modelo, pra mim é um dos mais cools que a Fender já fez.
JAZZigo, a mudança do capacitor fez o baixo renascer. Mas eu testaria o captador original de guitarra. Sei lá, só por desencargo.
Só tenho uma coisa a fazer nesse review... babar...
Eu adoro esse modelo, pra mim é um dos mais cools que a Fender já fez.
JAZZigo, a mudança do capacitor fez o baixo renascer. Mas eu testaria o captador original de guitarra. Sei lá, só por desencargo.
Track 1 - Curti! Achei o som interessante, apesar de soar magrinho aos meus ouvidos.
Track 2 - Também gostei. O som dessa track já me soa mais presente, um pouco mais encorpado do que a track 1.
Track 3 - Em relação à Track 2, senti mais a presença dos médios. Isso pode ser efeito da troca para as roundwounds.
Track 4, 5, 6, 7 e 8 - Que diferença faz a troca de um capacitor...
Meus timbres preferidos foram os das Tracks 2 e 3.
Parabéns pelas demos!
Track 2 - Também gostei. O som dessa track já me soa mais presente, um pouco mais encorpado do que a track 1.
Track 3 - Em relação à Track 2, senti mais a presença dos médios. Isso pode ser efeito da troca para as roundwounds.
Track 4, 5, 6, 7 e 8 - Que diferença faz a troca de um capacitor...
Meus timbres preferidos foram os das Tracks 2 e 3.
Parabéns pelas demos!
pedrohenrique.astronauta- Membro
Ah cara eu li errado isso daí. O JAZZ mudou o capacitor com o novo captador já instalado.Juninho Sampaio escreveu:^Gil...perceba que não é o capitador...é o CAPACITOR que ele colocou...eu já ouvi esses áudios 4x. l
Já tive problemas com valor de capacitores no tone já, muda total o som do instrumento mesmo, tô ligado.
Agora eu entendi, só tinha ouvido as faixas sem ler a descrição.
Gil Gonzaga- Membro
^^^^^
Valeu, camaradas!!!
Valeu, camaradas!!!
Talvez. Mas não seria nem tanto por desencargo, mas por mera curiosidade. Como ainda pretendo melhorar a blindagem das cavidades do circuito e do pickup e aguardo, também, a chegada de um Aero Type-1 Pickup for Musicmaster Bass, é possível que tenhamos um tira-teima no início de 2017. Andei pesquisando vários posts no TalkBass.com e reviews na internet sobre o Musicmaster Bass. O pickup original (de Stratocaster) é praticamente uma unanimidade: tem um som muito fininho. 90% dos proprietários fizeram upgrade do pickup e os outros 10%, acredito que preferiram ignorar a qualidade de som, para não macular a originalidade e/ou a atual aura cult desse Fenderzinho. Também li diversos relatos sobre o presença do capacitor azul (022) adicional, que realmente serve para segurar o excesso de brilho do pickup de guitarra, coisa que um capacitor padrão de .05 ou .047 uF não consegue fazer sozinho.siodoni escreveu:Mas eu testaria o captador original de guitarra. Sei lá, só por desencargo.
JAZZigo- FCBR-CT
Caraca! Depois dessa, antes de sequer pensar em trocar captadores, vou me atentar para os capacitores.
Quanta diferença!
Quanta diferença!
Mateus Manduca- Membro
Assino embaixo do baixo!!!Thiago Almeida escreveu:Show de bola
Que coisa linda esse Bixinho ae!!
elson.arcos- Membro
^^
Valeu, Maurício e Elson!
Ontem à noite, fui para o estúdio com minha banda e o Musicmaster. Não foi no estúdio onde costumamos ensaiar e o amp de baixo era um como Staner BX-200, que ficou no limite da saturação, mas deu conta do recado, contando com a ajuda da sala minúscula. O baixinho provou que tamanho não é documento... a galera curtiu muito o som poderoso. Não sei se é apenas entusiasmo pelo "brinquedo" novo, mas tenho a impressão de que ele ronca mais bonito que meu Fender Mustang Bass (MIJ, reissue). Taí um tira-teima que seria interessante...
Valeu, Maurício e Elson!
Ontem à noite, fui para o estúdio com minha banda e o Musicmaster. Não foi no estúdio onde costumamos ensaiar e o amp de baixo era um como Staner BX-200, que ficou no limite da saturação, mas deu conta do recado, contando com a ajuda da sala minúscula. O baixinho provou que tamanho não é documento... a galera curtiu muito o som poderoso. Não sei se é apenas entusiasmo pelo "brinquedo" novo, mas tenho a impressão de que ele ronca mais bonito que meu Fender Mustang Bass (MIJ, reissue). Taí um tira-teima que seria interessante...
JAZZigo- FCBR-CT
"Ele ronca mais bonito que meu Fender Mustang Bass" - jAZZIGO
^Eu tenho certeza!
^Eu tenho certeza!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Próxima terça, devemos ensaiar em um 3º estúdio, que possui um stack Hartke. Vou levar o Musicmaster, tentar gravar alguma coisa com a banda e ver se posto por aqui.
JAZZigo- FCBR-CT
^
Opa!!!
Valeu, Ivanov!!! Obrigado pelo certificado!!!
Grande abraço,
Opa!!!
Valeu, Ivanov!!! Obrigado pelo certificado!!!
Grande abraço,
JAZZigo- FCBR-CT
^ excelentes review e upgrades!
Jazzigo, sei lá, vc é como o personagem do Richard Gere em Uma Linda Mulher - mas no mundo da música -... vc tira instrumentos "da vida" e extrai todo potencial deles.
Jazzigo, sei lá, vc é como o personagem do Richard Gere em Uma Linda Mulher - mas no mundo da música -... vc tira instrumentos "da vida" e extrai todo potencial deles.
fheliojr- Membro
^
Mas valeu, Helio, apesar de nenhum dos meus baixos jamais ter sido instrumento de programa... não que eu saiba!
Mas valeu, Helio, apesar de nenhum dos meus baixos jamais ter sido instrumento de programa... não que eu saiba!
JAZZigo- FCBR-CT
Gravamos o ensaio da minha banda ontem, eu no Musicmaster. Se alguma faixa tiver prestado, posto aqui, semana que vem!
JAZZigo- FCBR-CT
^
Taê, como prometido:
https://soundcloud.com/jazzigo/papoulas-virus-lento-nash-20-12-2016
Taê, como prometido:
https://soundcloud.com/jazzigo/papoulas-virus-lento-nash-20-12-2016
JAZZigo- FCBR-CT