Qual é o segredo para aquele "ronco" (sustain?) do contrabaixo acústico? Madeiras nacionais permitem isso?
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allexcosta
lauro
6 participantes
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Qual é o segredo para aquele "ronco" (sustain?) do contrabaixo acústico? Madeiras nacionais permitem isso?
Olá !
Meu nome é Lauro e venho acompanhando, há algum tempo, os debates aqui no fórum sobre contrabaixo acústico. Vocês estão todos de parabéns pelo excelente nível de discussão, o que é fundamental para iniciantes como eu.
Como pretendo adquirir um contrabaixo acústico, feito por luthier, mas com madeiras nacionais (penso particularmente no trabalho do luthier Eliel Marcos).
Gostaria de saber o que produz esse ronco (ou sustain?) do pizzicato no contrabaixo desse professor (Bill Harrison - vide video):
Me chamou muito atenção a duração mais longa das notas no pizzicato desse contrabaixo. Isso fica bem claro a partir de 5:28. É interessante que o contrabaixista, nessa passagem (salvo engano meu), quase não faz o uso de vibrato:
No You Tube é só pesquisar por Walking Bass Lines: Seventh Chords (Pt. 1) para ver o vídeo (Canal de frcwolf)
Minha dúvida:
Como se consegue isso? É possível alcançar esse tipo de som em um contrabaixo acústico com madeiras nacionais? Ou isso é algo que depende mais do tipo de encordoamento empregado (nesse caso, poderiam sugerir um que permita esse efeito)?
Muito obrigado, valeu!
Meu nome é Lauro e venho acompanhando, há algum tempo, os debates aqui no fórum sobre contrabaixo acústico. Vocês estão todos de parabéns pelo excelente nível de discussão, o que é fundamental para iniciantes como eu.
Como pretendo adquirir um contrabaixo acústico, feito por luthier, mas com madeiras nacionais (penso particularmente no trabalho do luthier Eliel Marcos).
Gostaria de saber o que produz esse ronco (ou sustain?) do pizzicato no contrabaixo desse professor (Bill Harrison - vide video):
Me chamou muito atenção a duração mais longa das notas no pizzicato desse contrabaixo. Isso fica bem claro a partir de 5:28. É interessante que o contrabaixista, nessa passagem (salvo engano meu), quase não faz o uso de vibrato:
No You Tube é só pesquisar por Walking Bass Lines: Seventh Chords (Pt. 1) para ver o vídeo (Canal de frcwolf)
Minha dúvida:
Como se consegue isso? É possível alcançar esse tipo de som em um contrabaixo acústico com madeiras nacionais? Ou isso é algo que depende mais do tipo de encordoamento empregado (nesse caso, poderiam sugerir um que permita esse efeito)?
Muito obrigado, valeu!
lauro- Membro
- Mensagens : 3
Localização : Rio Preto-SP
Re: Qual é o segredo para aquele "ronco" (sustain?) do contrabaixo acústico? Madeiras nacionais permitem isso?
Eu não considero ronco e sustain como sendo a mesma coisa ou sequer próximos.
Ronco é uma característica do timbre. Sustain é duração da nota.
Ronco é uma característica do timbre. Sustain é duração da nota.
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54835
Localização : Terra
Re: Qual é o segredo para aquele "ronco" (sustain?) do contrabaixo acústico? Madeiras nacionais permitem isso?
E esse "lance" de ronco no acústico é algo bem complexo, uns falam uma coisa outros outra... porque é algo que veio do eletrico, que por sua vez é um instrumento beem diferente. O baixo acústico é essencialmente só madeira e cordas. Vou até acompanhar o tópico porque me interessa a ideia que o pessoal tem sobre esse roncado ae.
elson.arcos- Membro
- Mensagens : 254
Localização : Manaus
Re: Qual é o segredo para aquele "ronco" (sustain?) do contrabaixo acústico? Madeiras nacionais permitem isso?
Olha... não vi nada de muito extraordinário no som... até pq ele está fazendo devagar... é natural vibrar mais. O que provavelment facilita também é o seguinte:
- Técnica (dedo firme);
- Tensão da corda (deve estar usando um de baixa tensão. Normal se você usa só para pizzicato);
- Altura das cordas, o que facilita segurar a nota no lugar;
Conheço gente que tem um sustain grande no baixo acústico e o instrumento é um chinezão.
E não percebi "ronco" nenhum... É apenas o som do baixo. Pode ser meus fones, mas não ouvi nada muito diferente.
- Técnica (dedo firme);
- Tensão da corda (deve estar usando um de baixa tensão. Normal se você usa só para pizzicato);
- Altura das cordas, o que facilita segurar a nota no lugar;
Conheço gente que tem um sustain grande no baixo acústico e o instrumento é um chinezão.
E não percebi "ronco" nenhum... É apenas o som do baixo. Pode ser meus fones, mas não ouvi nada muito diferente.
Re: Qual é o segredo para aquele "ronco" (sustain?) do contrabaixo acústico? Madeiras nacionais permitem isso?
Também não percebi o ronco. Talvez seja os conceitos diferentes desse "ronco" que falei. O que seria ronco pra cada um?
elson.arcos- Membro
- Mensagens : 254
Localização : Manaus
Re: Qual é o segredo para aquele "ronco" (sustain?) do contrabaixo acústico? Madeiras nacionais permitem isso?
Ronco? pra mim?
É isso aqui:
É isso aqui:
Re: Qual é o segredo para aquele "ronco" (sustain?) do contrabaixo acústico? Madeiras nacionais permitem isso?
Obrigado pelas respostas! Esse vídeo do ronco no vôo é hilário!
Na verdade eu cheguei a ver em outras discussões aqui no blog de acústico essa questão do ronco, comentada muito brevemente, mas até agora estou tentando adivinhar o que seria isso no acústico, se é que existe, como foi apontado. Acho que estou falando mesmo é de durabilidade do som no pizzicato especialmente quando a corda está pressionada no espelho (ou seja não solta). Mas faz muito sentido o que você descreveu Rafael.
Eu posso estar enganado e fiquem à vontade para me corrigir, mas me pareceu diferente esse sustain duradouro do vídeo que indiquei acima com esse outro aqui, para fins de comparação:
É um senhor comentando sobre as qualidades/custo benefício de um contrabaixo Palatino chinês todo laminado que é vendido na Amazon americana. Ele toca o instrumento para mostrar o som. O vídeo se chama (no You tube):. Palatino VB 004 Upright Bass Review
(A partir de 0:36)
Achei que o som desse contrabaixo laminado parece reverberar menos, é mais "secão" o som, mas realmente o cara tá tocando mais rápido (no outro vídeo o professor/músico toca mais lentamente). A minha dificuldade talvez seja usar o termo apropriado para descrever esse efeito mais duradouro da nota (mesmo sem vibrato) em certos contrabaixos acústicos. Aliás isso me parece justamente uma qualidade diferencial do acústico, da sua beleza. Mas não imaginei que isso poderia ocorrer em um chinesão, apenas em contrabaixos de madeiras tradicionais ou com cordas especiais (ou se o instrumento for mais antigo, mais amaciado) Realmente talvez a.tensao mais baixa da corda ajude nisso.
Valeu!!! Muito obrigado!
Na verdade eu cheguei a ver em outras discussões aqui no blog de acústico essa questão do ronco, comentada muito brevemente, mas até agora estou tentando adivinhar o que seria isso no acústico, se é que existe, como foi apontado. Acho que estou falando mesmo é de durabilidade do som no pizzicato especialmente quando a corda está pressionada no espelho (ou seja não solta). Mas faz muito sentido o que você descreveu Rafael.
Eu posso estar enganado e fiquem à vontade para me corrigir, mas me pareceu diferente esse sustain duradouro do vídeo que indiquei acima com esse outro aqui, para fins de comparação:
É um senhor comentando sobre as qualidades/custo benefício de um contrabaixo Palatino chinês todo laminado que é vendido na Amazon americana. Ele toca o instrumento para mostrar o som. O vídeo se chama (no You tube):. Palatino VB 004 Upright Bass Review
(A partir de 0:36)
Achei que o som desse contrabaixo laminado parece reverberar menos, é mais "secão" o som, mas realmente o cara tá tocando mais rápido (no outro vídeo o professor/músico toca mais lentamente). A minha dificuldade talvez seja usar o termo apropriado para descrever esse efeito mais duradouro da nota (mesmo sem vibrato) em certos contrabaixos acústicos. Aliás isso me parece justamente uma qualidade diferencial do acústico, da sua beleza. Mas não imaginei que isso poderia ocorrer em um chinesão, apenas em contrabaixos de madeiras tradicionais ou com cordas especiais (ou se o instrumento for mais antigo, mais amaciado) Realmente talvez a.tensao mais baixa da corda ajude nisso.
Valeu!!! Muito obrigado!
lauro- Membro
- Mensagens : 3
Localização : Rio Preto-SP
Re: Qual é o segredo para aquele "ronco" (sustain?) do contrabaixo acústico? Madeiras nacionais permitem isso?
Lauro, para uma exata noção dos significados de ronco e sustain no acústico, ouça as músicas dos vídeos abaixo:
Esse roncado típico que o Brian Bromberg extraí, é fundamental que o contrabaixo seja maciço. Madeiras nacionais como o Marupá, harmonizado nas frequências do Abeto, produzem excelentes resultados e com um custo muito mais baixo do que os kits de Abeto classes A e B.
Esse roncado típico que o Brian Bromberg extraí, é fundamental que o contrabaixo seja maciço. Madeiras nacionais como o Marupá, harmonizado nas frequências do Abeto, produzem excelentes resultados e com um custo muito mais baixo do que os kits de Abeto classes A e B.
Claudio- Membro
- Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Qual é o segredo para aquele "ronco" (sustain?) do contrabaixo acústico? Madeiras nacionais permitem isso?
Muito obrigado, Claudio. Sim, eu me referia exatamente a esse tipo de som, a essa reverberação. O primeiro vídeo que postei apresenta esse som, só que de modo muito mais discreto (já que é uma aula, com explicação e com uma gravação mais precária, e, é claro, o baixo do professor deve ser de madeiras sólidas). Qual encordoamento você acha que colabora mais para esse tipo de som no pizzicato?
Eu vi que você fez seu contrabaixo com o Eliel, que andou mudando os códigos das fotos dos baixos no site dele. O seu contrabaixo seria o HB-124, mas 3/4 né ? (e não 4/4, como está no site).
Muitíssimo obrigado!! Esse blog aqui é SHOW DE BOLA!!!!!!!!
Eu vi que você fez seu contrabaixo com o Eliel, que andou mudando os códigos das fotos dos baixos no site dele. O seu contrabaixo seria o HB-124, mas 3/4 né ? (e não 4/4, como está no site).
Muitíssimo obrigado!! Esse blog aqui é SHOW DE BOLA!!!!!!!!
lauro- Membro
- Mensagens : 3
Localização : Rio Preto-SP
Re: Qual é o segredo para aquele "ronco" (sustain?) do contrabaixo acústico? Madeiras nacionais permitem isso?
lauro escreveu:
Qual encordoamento você acha que colabora mais para esse tipo de som no pizzicato?
As duas que conheço bem são: Thomastik Spirocore Normal Orchestra, e La Bella 7710 Black Nylon. A La Bella é a corda que está atualmente no meu baixo.
lauro escreveu:
Eu vi que você fez seu contrabaixo com o Eliel, que andou mudando os códigos das fotos dos baixos no site dele. O seu contrabaixo seria o HB-124, mas 3/4 né ? (e não 4/4, como está no site).
Sim, no site do Eliel a foto é do meu baixo, mas a fererência saiu errada, é um 3/4 mesmo.
lauro escreveu:
Esse blog aqui é SHOW DE BOLA!!!!!!!!
Não é um Blog, é um Fórum!
Claudio- Membro
- Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Qual é o segredo para aquele "ronco" (sustain?) do contrabaixo acústico? Madeiras nacionais permitem isso?
Resposta simples: os dedos. :-)
(não quero incomodar, mas onde posto pergunta sobre minha pesquisa de caixa 10"para contrabaixo acústico? Podem me mandar DM)
(não quero incomodar, mas onde posto pergunta sobre minha pesquisa de caixa 10"para contrabaixo acústico? Podem me mandar DM)
bajito- Membro
- Mensagens : 9
Localização : BH/MG
Re: Qual é o segredo para aquele "ronco" (sustain?) do contrabaixo acústico? Madeiras nacionais permitem isso?
Mas o objetivo do fórum é "incomodar" as pessoas... ué!bajito escreveu:(não quero incomodar, mas onde posto pergunta sobre minha pesquisa de caixa 10"para contrabaixo acústico? Podem me mandar DM)
Se você não achou um tópico em que tua pergunta se encaixe, cria um tópico novo.
____________________________
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCJp2jseNR_8hmKMxdfpo0BQ
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