Baixo em contraplacado (acho que no Brasil chamam de compensado)
+24
JullianoLobao
gregorybarbosa
fheliojr
Zubrycky
allexcosta
arturbmallmann
SILVIAO
edumerino
Groovin
Breno_Barnabe
pedrohenrique.astronauta
Dpaulo
siodoni
castrodg
Thiago Almeida
Coder
Claudio Mengarda
Gilhott
Maurício_Expressão
afonsodecampos
JAZZigo
HenriqueBessa
Juninho Sampaio
Rui Lima
28 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Baixo em contraplacado (acho que no Brasil chamam de compensado)
Olá pessoal!
Devido a um tópico sobre a Prisma guitars
https://www.contrabaixobr.com/t37545-prisma-guitars
que se dedica a fazer baixos de velhos skates, surgiu uma vontade enorme de fazer um baixo em contraplacado, aproveitando também o facto do meu pai ser um carpinteiro aposentado.
Desde já alerto para o facto de nem eu nem o meu pai sermos luthiers nem sabermos nada de instrumentos. O meu pai não sabe nada mesmo, eu pouco sei a não ser que gosto muito de baixos.
Então primeiro encomendei o material necessário para construir o baixo e só depois de ter tudo o que é necessário é que começamos a construção:
Ora, resolvi que a forma do corpo ia ser a mesma de um Les Paul, porque gosto e para ser diferente dos meus outros baixos, copiei então o desenho e marquei-o sobre a placa de contraplacado tendo-a cortado com o que chamamos de tico-tico (não sei como chamam no Brasil).
Tive que fazer o processo 3 vezes porque para dar a espessura que eu queria são necessárias 3 placas.
A vantagem de trabalhar em contraplacado é que antes de colar umas placas nas outras poder-se furar de um lado ao outro os buracos para o braço, captador e caixa de electrónica.
Uma parte muito sensível da construção é a abertura para o encaixe do braço, uma vez que ele tem perpendicular ao corpo.
Tracei uma linha que marca o centro do corpo, fixei uma barra, marquei o centro do braço no ultimo traste e no Nut e com um fio esticado, garanti que o mesmo passava em todos os pontos marcados e marquei onde o braço irá encaixar.
Não se assustem na imagem o braço ainda não está alinhado. lol.
Como podem verificar o trabalho é todo artesanal, aqui limando umas arestas:
E experimentando:
Repare-se que o meu pai está só trabalhando na placa de cima que é a única que vai ter o encaixe do braço.
Aqui juntando as três placas, com o braço no sítio, ainda nada colado ou aparafusado:
Depois marcamos o sítio do captador, só na placa de cima, única a ser furada para este efeito, aqui com a ajuda de uma furadora:
E novamente limando umas arestas:
Depois passando à caixa da parte eléctrica, aqui já teve que ser na placa de baixo e na do meio juntas, depois de abrir o buraco, fazer manualmente com formão um rebaixamento de 2 mm onde vai encaixar a placa que fecha a caixa:
Ainda não está nada colado mas o aspecto do corpo é o seguinte:
E por hoje já chega, pena que só no próximo sábado posso voltar ao trabalho.
Devido a um tópico sobre a Prisma guitars
https://www.contrabaixobr.com/t37545-prisma-guitars
que se dedica a fazer baixos de velhos skates, surgiu uma vontade enorme de fazer um baixo em contraplacado, aproveitando também o facto do meu pai ser um carpinteiro aposentado.
Desde já alerto para o facto de nem eu nem o meu pai sermos luthiers nem sabermos nada de instrumentos. O meu pai não sabe nada mesmo, eu pouco sei a não ser que gosto muito de baixos.
Então primeiro encomendei o material necessário para construir o baixo e só depois de ter tudo o que é necessário é que começamos a construção:
Ora, resolvi que a forma do corpo ia ser a mesma de um Les Paul, porque gosto e para ser diferente dos meus outros baixos, copiei então o desenho e marquei-o sobre a placa de contraplacado tendo-a cortado com o que chamamos de tico-tico (não sei como chamam no Brasil).
Tive que fazer o processo 3 vezes porque para dar a espessura que eu queria são necessárias 3 placas.
A vantagem de trabalhar em contraplacado é que antes de colar umas placas nas outras poder-se furar de um lado ao outro os buracos para o braço, captador e caixa de electrónica.
Uma parte muito sensível da construção é a abertura para o encaixe do braço, uma vez que ele tem perpendicular ao corpo.
Tracei uma linha que marca o centro do corpo, fixei uma barra, marquei o centro do braço no ultimo traste e no Nut e com um fio esticado, garanti que o mesmo passava em todos os pontos marcados e marquei onde o braço irá encaixar.
Não se assustem na imagem o braço ainda não está alinhado. lol.
Como podem verificar o trabalho é todo artesanal, aqui limando umas arestas:
E experimentando:
Repare-se que o meu pai está só trabalhando na placa de cima que é a única que vai ter o encaixe do braço.
Aqui juntando as três placas, com o braço no sítio, ainda nada colado ou aparafusado:
Depois marcamos o sítio do captador, só na placa de cima, única a ser furada para este efeito, aqui com a ajuda de uma furadora:
E novamente limando umas arestas:
Depois passando à caixa da parte eléctrica, aqui já teve que ser na placa de baixo e na do meio juntas, depois de abrir o buraco, fazer manualmente com formão um rebaixamento de 2 mm onde vai encaixar a placa que fecha a caixa:
Ainda não está nada colado mas o aspecto do corpo é o seguinte:
E por hoje já chega, pena que só no próximo sábado posso voltar ao trabalho.
Rui Lima- Membro
Re: Baixo em contraplacado (acho que no Brasil chamam de compensado)
Vai ficar lindo!!!Seu pai vai arrebentar!
Mas o que você disse: "Aqui juntando as três placas, com o braço no sítio, ainda nada colado ou aparafusado:"
O que seria o sítio?
Mas o que você disse: "Aqui juntando as três placas, com o braço no sítio, ainda nada colado ou aparafusado:"
O que seria o sítio?
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Juninho Sampaio escreveu:Vai ficar lindo!!!Seu pai vai arrebentar!
O que seria o sítio?
No local para o efeito
Rui Lima- Membro
Muito bom. Parabéns!!!
Aguardo o resultado final e as amostras do som ^^
P.S.: A serra tico-tico tem o mesmo nome aqui no Brasil.
Que maravilha, Rui, meter teu pai nessa "encrenca"!
Esse será "THE BASS" da tua vida!!!
Bacana demais!!!
Bacana demais!!!
Última edição por JAZZigo em Dom Jan 29, 2017 8:28 am, editado 1 vez(es)
JAZZigo- FCBR-CT
Que trampo legal, Rui... Tá ficando bem interessante, são quatro mãos poderosas. Sucesso na empreitada.
afonsodecampos- Membro
Ousadia usar compensado nesse projeto. Tomara que dê tudo certo.
Acompanhando, parece que vai ser bem diferente mesmo
Gilhott- Membro
JAZZigo escreveu:Que maravilha, Rui, meter teu pai nessa "encrenca"!
Bacana demais!!!
O meu pai parece mais entusiasmado do que eu. Ahah
Maurício_Expressão escreveu:Ousadia usar compensado nesse projeto. Tomara que dê tudo certo.
Como eu disse resolvi fazer isso devido ao tópico sobre prisma guitars, repare que se eu fosse num luthier para fazer um baixo ele não seria compensado. No entanto quando não se tem ferramenta apropriada o compensado é muito mais simples de trabalhar. Além do mais é só para ter um baixo feito por mim e pelo meu pai.
Rui Lima- Membro
Legal man, parabéns pelo projeto, ficarei acompanhando!
Claudio Mengarda- Membro
Quer saber? vai ficar muito bom!
Pra calar a boca desse pessoal que vangloria "alder" e "ash" como se fossem as melhores madeiras do mundo..
Pra calar a boca desse pessoal que vangloria "alder" e "ash" como se fossem as melhores madeiras do mundo..
Coder- Membro
^
[2]
É isso aí, Coder!
[2]
É isso aí, Coder!
JAZZigo- FCBR-CT
Tá ficando lindo. Parabéns pela empreitada, Rui.
Thiago Almeida- Membro
Caramba, tá ficando show. To curioso pra ver esse Baixo finalizado, muito boa a ideia do corpo de LP
castrodg- Membro
Que projeto bacana!
Rui, em relação ao peso final. O que me diz do compensado?
O resultado do baixo será o de menos desse trabalho.
O grande resultado será a materialização do teu laço com o teu pai que você terá para o resto da sua vida.
O grande resultado será a materialização do teu laço com o teu pai que você terá para o resto da sua vida.
Dpaulo- Membro
Que empreitada! Bem interessante!
pedrohenrique.astronauta- Membro
Mais um acompanhando por aqui!
Breno_Barnabe- Membro
Groovin- Membro
Bora esperar aqui tambem!
edumerino- Membro
Olá a todos.
Obrigado pelas mensagens!
Quando peguei no corpo do baixo me assustei um pouco com o peso ser quase inexistente, praticamente não pesa, o que me faz temer o neck dive, no entanto a ponte que comprei (Schaller Bass Bridge 3D-4 BC) é bem pesada o que deve compensar a falta de peso do corpo, e por outro lado seguindo um conselho do colega JAZZigo comprei umas tarraxas Schaller BM 4L BC que diz o fabricante serem ultra leves, o que já confirmei a veracidade. Agora só quando estiver pronto é que vou ver como vai ficar de neck dive, mas de peso vai ficar ultra leve de certeza.
Obrigado pelas mensagens!
siodoni escreveu:Que projeto bacana!
Quando peguei no corpo do baixo me assustei um pouco com o peso ser quase inexistente, praticamente não pesa, o que me faz temer o neck dive, no entanto a ponte que comprei (Schaller Bass Bridge 3D-4 BC) é bem pesada o que deve compensar a falta de peso do corpo, e por outro lado seguindo um conselho do colega JAZZigo comprei umas tarraxas Schaller BM 4L BC que diz o fabricante serem ultra leves, o que já confirmei a veracidade. Agora só quando estiver pronto é que vou ver como vai ficar de neck dive, mas de peso vai ficar ultra leve de certeza.
Rui Lima- Membro
SILVIAO- Membro
Vai ficar muito interessante e bonito. Eu só teira algum medo de rolar Neck Dive. Pensaria seriamente em estudar bem a fixação da correia! talvez fixá-la no tróculo(na parte mais inferior possível dele).
Mas de verdade, pelas fotos parece que vai ficar muito bom! Parabéns para a dupla.
Mas de verdade, pelas fotos parece que vai ficar muito bom! Parabéns para a dupla.
arturbmallmann- Membro
Desculpa a ignorância, mas se colocar um chumbo onde vai ficar o circuito, não resolve?
Juninho Sampaio- FCBR-CT
^ Já ouvi falar disso também.
Groovin- Membro
Rui Lima escreveu:Quando peguei no corpo do baixo me assustei um pouco com o peso ser quase inexistente, praticamente não pesa, o que me faz temer o neck dive, no entanto a ponte que comprei (Schaller Bass Bridge 3D-4 BC) é bem pesada o que deve compensar a falta de peso do corpo, e por outro lado seguindo um conselho do colega JAZZigo comprei umas tarraxas Schaller BM 4L BC que diz o fabricante serem ultra leves, o que já confirmei a veracidade. Agora só quando estiver pronto é que vou ver como vai ficar de neck dive, mas de peso vai ficar ultra leve de certeza.
Mesmo assim, só o fato de ser Les Paul tornará o neck-dive praticamente inevitável.
allexcosta- Administrador
^
[2]
Também acho. Um braço de escala curta a média também ajudaria, mas é algo que precisaria ser planejado, antes da abertura do neck-pocket e de definir a posição da ponte.
[2]
Também acho. Um braço de escala curta a média também ajudaria, mas é algo que precisaria ser planejado, antes da abertura do neck-pocket e de definir a posição da ponte.
JAZZigo- FCBR-CT
^ Os baixos da Gibson (les paul, SG, Thunderbird) já vem com neck-dive de brinde né?!
Groovin- Membro
Groovin escreveu:^ Os baixos da Gibson (les paul, SG, Thunderbird) já vem com neck-dive de brinde né?!
Garantizado ou seu dinheiro de volta...
A correia de um contrabaixo precisa prender na marca do traste 12 ou ali na vizinhança.
Observe:
Compare:
Sim. O que fiz para diminuir o ND do meu blackbird na época foi mudar o strap lock de posição e comprar uma correia mais aderente. Existem também correias com peso embutido próximo à extremidade, a fim de acabar com esse problema.
Groovin- Membro
Obrigado a todos pela preciosa colaboração. O corpo que estou fazendo é um pouco maior do que o Les Paul original e o braço entra mais um pouco no corpo do que o original também. Isso pode diminuir um pouco o neck dive. No entanto, o conhecimento que o ALLEX colocou aqui sobre o 12º traste, Pô, aí não há solução, no caso do que estou fazendo como com qualquer Les Paul, o 12º traste fica bem longe, como dizemos em Portugal "fica no cú de judas". Se calhar o que o Juninho Sampaio disse de colocar um chumbo na caixinha do circuito vai ajudar.
Quanto ao braço de escala curta que o JAZZigo falou, para mim não é hipótese porque não gosto nada.
Quanto ao braço de escala curta que o JAZZigo falou, para mim não é hipótese porque não gosto nada.
Rui Lima- Membro
Rui Lima escreveu:No entanto, o conhecimento que o ALLEX colocou aqui sobre o 12º traste, Pô, aí não há solução, no caso do que estou fazendo como com qualquer Les Paul, o 12º traste fica bem longe
Um conselho pra você e pra outros membros mais novos:
Antes de gastar um centavo com qualquer coisa relacionada ao contrabaixo, apresente a idéia aqui no fórum. Não é que a gente seja melhor que ninguém, mas já são quase 10 anos falando de baixo. É difícil um assunto que não tenhamos discutido aqui.
Esse lance do traste 12 mesmo, já falamos aqui algumas vezes. Uma vez que você já iniciou o projeto, só nos resta dizer "parabéns".
^ No geral tem razão ALLEX. No entanto quanto à questão em particular do 12º traste no caso do formato típico de Les Paul, tal não tem solução, então esse conhecimento ainda que fosse prévio ao inicio do projecto não iria influenciar.
Rui Lima- Membro
Ah tá. Não sabia que o modelo LP era indiscutível.
O jeito é conviver com o dive.
O jeito é conviver com o dive.
Guitarristas de SG convivem com isso há anos, é normal, fazer o que.
Claudio Mengarda- Membro
JAZZigo escreveu:Que maravilha, Rui, meter teu pai nessa "encrenca"!
Bacana demais!!!
Faço minhas estas palavras! Parabéns!
Isso me fez lembrar da Red Special, a guitarra icônica do Brian May do Queen. Não sei se você sabe disso, mas aquela guitarra foi feita pelo Brian e pelo pai dele.
Rui Lima escreveu:Olá a todos.
Obrigado pelas mensagens!siodoni escreveu:Que projeto bacana!
Os Danelectros são feitos de compensado e não pesam quase nada.
Groovin escreveu:^ Os baixos da Gibson (les paul, SG, Thunderbird) já vem com neck-dive de brinde né?!
Os meus baixos Sgs não têm neck dive. Acho que sou um cara de sorte.
Se bem que o meu baixo Giannini Sg tem esse tipo de tarracha.
Quando comecei a restaurar esse baixo, lá pelos anos 90, era impossível achar tarrachas idênticas às originais, de forma que tive que arranjar estas...
Elas foram instaladas nos furos originais do headstock, mas de forma a ficarem inclinadas em relação a ele. Esta foi uma decisão tomada por uma questão de estética e de praticidade, pois assim ficava mais bonito e mais ergonômico para afinar.
Uma vantagem desta configuração de tarrachas é o fato delas serem mais leves do que as tarrachas originais deste baixo, o que fez com que ele deixasse de ter neck dive...
(Meu baixo está à direita na foto abaixo)
Já toquei Sgs da Gibson e da Epiphone e eles têm neck-dive. Para mim, isso se deve ao tipo de tarrachas usadas neles. Depois de reformar o meu Giannini Sg, passei a achar as tarrachas originais um erro* de projeto.
*Ou algo a ser melhorado no mesmo, no sentido que, pessoalmente, penso que com tarrachas menores o problema do neck-dive seria resolvido.
Claudio Mengarda escreveu:Guitarristas de SG convivem com isso há anos, é normal, fazer o que.
Minha guitarra Giannini SG não tem neck-dive (Se bem que mudei a posição da roldana para o "chifre" de cima... )
pode-se, tb, colocar um strap button na parte de trás do head de um baixo:
fheliojr- Membro
Rui, o braço você comprou?
Não vi nada sobre o braço.
Olá a todos!
Quanto ao neck dive ainda não tenho nada de novo a dizer, mas amanhã terei.
Mas esta solução apresentada pelo fheliojr, que já vi isso em muitos baixos me parece bem desconfortável e inestético.
O braço é uma questão ainda só meio resolvida, ou seja, não foi bem comprar, "arranjei" um braço em maple, supostamente em maple, com escala também em maple, com as medidas padrão de um Jazz Bass, e vou ver como responde, se não responder bem hei-de comprar um braço, mas sempre estilo jazz bass.
A única diferença desse braço para um jazz padrão é que este tem 21 trastes ao contrário dos 20 mais vulgares. Mas como se vê nas fotos o braço é do tamanho de um de 20 e só a escala é um pouco maior o que faz com que no futuro caso eu troque por um de 20, usando o mesmo encaixe de braço, não tenha qualquer influência na distância da nut para a ponte.
Quanto ao neck dive ainda não tenho nada de novo a dizer, mas amanhã terei.
fheliojr escreveu:pode-se, tb, colocar um strap button na parte de trás do head de um baixo:
Mas esta solução apresentada pelo fheliojr, que já vi isso em muitos baixos me parece bem desconfortável e inestético.
siodoni escreveu:Rui, o braço você comprou?
O braço é uma questão ainda só meio resolvida, ou seja, não foi bem comprar, "arranjei" um braço em maple, supostamente em maple, com escala também em maple, com as medidas padrão de um Jazz Bass, e vou ver como responde, se não responder bem hei-de comprar um braço, mas sempre estilo jazz bass.
A única diferença desse braço para um jazz padrão é que este tem 21 trastes ao contrário dos 20 mais vulgares. Mas como se vê nas fotos o braço é do tamanho de um de 20 e só a escala é um pouco maior o que faz com que no futuro caso eu troque por um de 20, usando o mesmo encaixe de braço, não tenha qualquer influência na distância da nut para a ponte.
Rui Lima- Membro
Com a roldana no head fica algo meio Elvis...
Bem, depois de deixar as placas todas coladas, foi tempo de dar os últimos retoques, principalmente na zona do encaixe do braço:
[/url]
E aí está o aspecto do corpo:
E este é o laminado que se vê na borda do corpo:
Resta perceber que tudo vai ser mais realçado com o acabamento final.
Já foi dado tapa-poros:
Enquanto seca para poder lixar novamente e dar uma segunda de mão, fui fazendo outro trabalhinho, um trabalho curto uma vez que escolhi captação EMG, que ao invés da ligação por solda tem ligação por ficha que é só encaixar, no entanto o aterramento que é enviado para a ponte é o único fio a ser soldado:
E pronto amanhã já estará pronto o meu baixo se não acontecer algo de anormal, e para aguçar o meu próprio apetite, uma última foto:
[/url]
E aí está o aspecto do corpo:
E este é o laminado que se vê na borda do corpo:
Resta perceber que tudo vai ser mais realçado com o acabamento final.
Já foi dado tapa-poros:
Enquanto seca para poder lixar novamente e dar uma segunda de mão, fui fazendo outro trabalhinho, um trabalho curto uma vez que escolhi captação EMG, que ao invés da ligação por solda tem ligação por ficha que é só encaixar, no entanto o aterramento que é enviado para a ponte é o único fio a ser soldado:
E pronto amanhã já estará pronto o meu baixo se não acontecer algo de anormal, e para aguçar o meu próprio apetite, uma última foto:
Rui Lima- Membro
Tá tomando forma!!!
Groovin- Membro
Rui,
Como foi que você arrumou o formato do corpo tão certinho assim?
a) Você desenhou na mão?
b) Foi numa loja e fez o decalque?
c) Pegou na net?
Ficou massa!!!
a) Você desenhou na mão?
c) Pegou na net?
Ficou massa!!!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Juninho Sampaio escreveu:Rui,
a) Você desenhou na mão?
c) Pegou na net?
Ficou massa!!!
Fácil Juninho, pegas na net uma qualquer fotografia tirada de frente, sem angulo, e depois no computador traças só as extremidades e amplias para o tamanho pretendido, no meu caso foi 45 cm desde a base do corpo até à extremidade onde encaixa o braço.
Rui Lima- Membro
Isso vai ficar bonito demais, cara.
gregorybarbosa- Membro
Pensei isso tbm. Esse baixo será uma "relíquia de família". Não sei se já tens filho(a), Rui. Mas poderia vir a se transformar numa tradição, que achas?Dpaulo escreveu:O resultado do baixo será o de menos desse trabalho.
Fiquei com inveja de vcs. Não sei nada de luthieria ou marcenaria, mas até meu filho crescer o suficiente para uma empreitada dessas (ainda está com 6 anos), acho que consigo aprender alguma coisa.
JullianoLobao- Membro
Rui, notei que a espessura do corpo ficou um pouco "grossa". Você que quis assim ou tem a ver com as placas do compensado? (Talvez duas ficaria muito fino), é isso?
Coder- Membro
Rui Lima escreveu:Juninho Sampaio escreveu:Rui,
a) Você desenhou na mão?
c) Pegou na net?
Ficou massa!!!
Fácil Juninho, pegas na net uma qualquer fotografia tirada de frente, sem angulo, e depois no computador traças só as extremidades e amplias para o tamanho pretendido, no meu caso foi 45 cm desde a base do corpo até à extremidade onde encaixa o braço.
Interessante! boa dica
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Parabéns pela iniciativa. Em família deve ser muito prazerosa a empreitada.
Abraços.
Abraços.
Emanoel Chequetto- Membro
Rui Lima escreveu:...Mas esta solução apresentada pelo fheliojr, que já vi isso em muitos baixos me parece bem desconfortável e inestético...
È confortável, mas reconheço q ela não é muito bonita, não.
fheliojr- Membro
Página 1 de 2 • 1, 2