Captadores para Jazz Bass - opinioes!
3 participantes
Página 1 de 1
Captadores para Jazz Bass - opinioes!
Fala galera,
Estou planejando um Zaga novo para completar o set e estou buscando um JB com timbre mais tradicional (ja tenho um baixo "on steroids" com nordies big splits e john east)
A primeira duvida é em relacao aos single coils... sempre usei hum-canceling pickups poara evitar ruidos, mas dessa vez estou pensando em arriscar.
Alguem usa? Ha muito ruido quando toca em lugares com interferencia?
Em relacao às opcoes de captadores, esta e a lista de finalistas ate agora... alguem ja usou e tem feedback sobre alguma delas? O que considero importante: punch, claridade, "growl" e um som cheio :-)
Aero type 1 (sc)
Lindy fralin (sc)
Aguilar HC (split)
Dimarzio Area J
Dimarzio Ultra Jazz
Usarei pre Mike Pope, entao output nao e um problema :-)
Qualquer outra sugestao (sadowsky, lollar, sd, nordies) e opinioes sao bem vindas!!
Valeu!
Estou planejando um Zaga novo para completar o set e estou buscando um JB com timbre mais tradicional (ja tenho um baixo "on steroids" com nordies big splits e john east)
A primeira duvida é em relacao aos single coils... sempre usei hum-canceling pickups poara evitar ruidos, mas dessa vez estou pensando em arriscar.
Alguem usa? Ha muito ruido quando toca em lugares com interferencia?
Em relacao às opcoes de captadores, esta e a lista de finalistas ate agora... alguem ja usou e tem feedback sobre alguma delas? O que considero importante: punch, claridade, "growl" e um som cheio :-)
Aero type 1 (sc)
Lindy fralin (sc)
Aguilar HC (split)
Dimarzio Area J
Dimarzio Ultra Jazz
Usarei pre Mike Pope, entao output nao e um problema :-)
Qualquer outra sugestao (sadowsky, lollar, sd, nordies) e opinioes sao bem vindas!!
Valeu!
fassumpcao- Membro
Re: Captadores para Jazz Bass - opinioes!
Usei um Lakland com Fralin muitos anos. Só escutava ruído mesmo em estúdio. Nunca tive problemas em bares ou shows. Praticamente imperceptível mesmo.
Não curti o Aero single.
Gosto do UltraJazz mas não é exatamente timbre de SC.
Os outros não conheço de fazer show, só de testes rápidos ou nem isso.
Mas assim... Marcus Miller sempre usou SC, pega uma gravação qualquer dele que você escuta o hiss bem discreto quando o baixo entra. E nunca impediu o cara de ser o que é.
Não curti o Aero single.
Gosto do UltraJazz mas não é exatamente timbre de SC.
Os outros não conheço de fazer show, só de testes rápidos ou nem isso.
Mas assim... Marcus Miller sempre usou SC, pega uma gravação qualquer dele que você escuta o hiss bem discreto quando o baixo entra. E nunca impediu o cara de ser o que é.
allexcosta- Administrador
Fala allex!
Voce chegou a usar os fralins com preamp? E sabe dizer se isso pode influenciar no ruido?
Obrigado!
Voce chegou a usar os fralins com preamp? E sabe dizer se isso pode influenciar no ruido?
Obrigado!
fassumpcao- Membro
Sim, esse Lakland sempre teve circuito East. Baixo muito quieto. Mas tudo instalado de fábrica.
allexcosta- Administrador
Gosto muito da vibe vintage dos single coil Aero Type-1 e Lindy Fralin (stock version). Ambos são full range, bem equilibrados, sendo que o Fralin apresenta um high-end mais pronunciado, mas, pessoalmente, não tenho preferência por um ou outro, pois como costumo dizer, cada baixo pede o captador que melhor lhe cai bem, evidentemente, atendendo ao o gosto/necessidade do baixista.
Quanto ao ruído, com uma boa blindagem da cavidade do circuito e das bobinas dos captadores, a redução é muito significativa e pode chegar a uns 90%, ou seja, vale muito a pena. Vide no link abaixo as dicas de blindagem das bobinas de um par de captadores single:
https://www.contrabaixobr.com/t16463-captacao-de-jazz-bass-sem-ruido-dicas#756043
Quanto ao ruído, com uma boa blindagem da cavidade do circuito e das bobinas dos captadores, a redução é muito significativa e pode chegar a uns 90%, ou seja, vale muito a pena. Vide no link abaixo as dicas de blindagem das bobinas de um par de captadores single:
https://www.contrabaixobr.com/t16463-captacao-de-jazz-bass-sem-ruido-dicas#756043
JAZZigo- FCBR-CT
Boa Jazzigo!!
sua opiniao e sempre importante e valiosa :-)
Voce ja testou o fralin overwound? Tem um pouco menos de high end... de repente e uma boa.
E ja teve experiencia com split coil, tipo aguilar ou nordstrand?
sua opiniao e sempre importante e valiosa :-)
Voce ja testou o fralin overwound? Tem um pouco menos de high end... de repente e uma boa.
E ja teve experiencia com split coil, tipo aguilar ou nordstrand?
fassumpcao- Membro
Pode ser, já que há um reforço nos médios, em detrimento dos agudos, além do aumento de ganho, mas, como eu disse, IMHO, depende do baixo e so gosto/necessidade do baixista. Para Jazz Bass, tenho apenas um par single coil Häussel com o captador da ponte 10% overwound, foi o que soou melhor no meu Warmoth J-Bass Fretless, ainda assim, com o captador da ponte aberto 100% e o do braço, apenas uns 25%, só pra dar uma gordurinha.fassumpcao escreveu:Voce ja testou o fralin overwound? Tem um pouco menos de high end... de repente e uma boa.
Conheço e gosto dos split coil Nordstrand, cujo timbre se aproxima demais ao do single coil, conforme prometido pelo Carey. De qualquer forma, minha tendência permanece com os single coil.fassumpcao escreveu:E ja teve experiencia com split coil, tipo aguilar ou nordstrand?
JAZZigo- FCBR-CT
JAZZigo escreveu:Pode ser, já que há um reforço nos médios, em detrimento dos agudos, além do aumento de ganho, mas, como eu disse, IMHO, depende do baixo e so gosto/necessidade do baixista. Para Jazz Bass, tenho apenas um par single coil Häussel com o captador da ponte 10% overwound, foi o que soou melhor no meu Warmoth J-Bass Fretless, ainda assim, com o captador da ponte aberto 100% e o do braço, apenas uns 25%, só pra dar uma gordurinha.fassumpcao escreveu:Voce ja testou o fralin overwound? Tem um pouco menos de high end... de repente e uma boa.Conheço e gosto dos split coil Nordstrand, cujo timbre se aproxima demais ao do single coil, conforme prometido pelo Carey. De qualquer forma, minha tendência permanece com os single coil.fassumpcao escreveu:E ja teve experiencia com split coil, tipo aguilar ou nordstrand?
Obrigado!!
fassumpcao- Membro