Sobre blindagem (caseira)
3 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Sobre blindagem (caseira)
Gente, é o seguinte:
tenho um MICHAEL BM 675, me atende bem e talz mas ta com muito chiado (aleatoriamente) e quando abro o tone, insuportavel.
Gostaria de saber como é o esquema de blindagem o mais detalhado possível pois nunca cheguei a esse nível de desmonte do instrumento e tenho medo de danificá-lo. A parte da fita de cobre eu eu sei (comprar uma e colar nas cavidades) o que gostaria q me explicassem é onde eu soldo os fios. Ví alguns videos no youtube mas nenhum que explique onde devo soldar as pontas dos fiosinhos. Alguem pode me dizer detalhadamente?
Uma outra dúvida: as cordas ainda são originais de fabrica (nunca deixei o braço sem a tenção delas). Depois que eu tirá-las, o braço vai empenar com certeza ou é apenas uma possibilidade?
Obrigado!
tenho um MICHAEL BM 675, me atende bem e talz mas ta com muito chiado (aleatoriamente) e quando abro o tone, insuportavel.
Gostaria de saber como é o esquema de blindagem o mais detalhado possível pois nunca cheguei a esse nível de desmonte do instrumento e tenho medo de danificá-lo. A parte da fita de cobre eu eu sei (comprar uma e colar nas cavidades) o que gostaria q me explicassem é onde eu soldo os fios. Ví alguns videos no youtube mas nenhum que explique onde devo soldar as pontas dos fiosinhos. Alguem pode me dizer detalhadamente?
Uma outra dúvida: as cordas ainda são originais de fabrica (nunca deixei o braço sem a tenção delas). Depois que eu tirá-las, o braço vai empenar com certeza ou é apenas uma possibilidade?
Obrigado!
DavidR- Membro
Re: Sobre blindagem (caseira)
Tentou a busca? Acho que tem bastante coisa aqui sobre blindagem.
Corda você troca uma por uma e afina.
Empenar de estragar? Não deveria. De mover? Claro que move.
Corda você troca uma por uma e afina.
Empenar de estragar? Não deveria. De mover? Claro que move.
allexcosta- Administrador
DavidR
O terra da parte elétrica tem que estar ligado à blindagem, que por sua vez tem que ser toda interligada.
Troque as cordas por outras de qualidade e faça como o Allex falou...
O terra da parte elétrica tem que estar ligado à blindagem, que por sua vez tem que ser toda interligada.
Troque as cordas por outras de qualidade e faça como o Allex falou...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Sim, pesquisei. Entao tenho que ligar um fio em cada potenciometro (carcaça), no jack e unir todas as pontas e ligar isso na fita instalada na cavidade?
DavidR- Membro
https://www.contrabaixobr.com/t119-tutorial-blindando-um-jazz-bass
https://www.google.com/#q=site:contrabaixobr.com+blindagem
https://www.google.com/#q=site:contrabaixobr.com+blindagem
Verifiquei varios tópicos, alguns deles nao aparecem as imagens . Clareou um pouco mas só pra ver se entendi:
eu ligo um fio na estrutura de cada potenciometro, outro fio no jack e uno todas elas em uma só. Nesta ultima eu ligo dois fios para serem soldados, um em cada cavidade dos captadores?
Perdoem a dúvida. É que em cada vídeo tem um explicação diferente e as imagens em certos posts nao são exibidas.
eu ligo um fio na estrutura de cada potenciometro, outro fio no jack e uno todas elas em uma só. Nesta ultima eu ligo dois fios para serem soldados, um em cada cavidade dos captadores?
Perdoem a dúvida. É que em cada vídeo tem um explicação diferente e as imagens em certos posts nao são exibidas.
DavidR- Membro
Na ligação normal o terra já é interligado né? Em qualquer ponto você liga ele na carcaça/gaiola ou deixa o corpo do pot tocar a gaiola.
apenas uma ligação entre uma das cavidades e o terra? que simples. valeu!
DavidR- Membro
Supondo que a gaiola tá toda certinha e conduzindo, sim.
Muito obrigado. quando der vou tentar aqui. valeu!
DavidR- Membro