Aulas de baixo...
+15
Rui Lima
NeyBass
Kennynp
Willian Casagrande
Jose-Franco
HenriqueBessa
Vinicius F
Coder
gregorybarbosa
Mauricio Luiz Bertola
ceccao
allexcosta
joabi
Franco_bass
omgthisbass
19 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Aulas de baixo...
Comecei a tocar por volta de 2009 e partilho da opinião de que essa facilidade de acesso a tablaturas, guitar pro, vídeo-aulas de youtube e afins contribuíram para o surgimento de uma série de vícios de aprendizado e comodidades para os músicos mais jovens
No meu caso, por exemplo, comecei meus estudos pelo violão e me prendia muito a essa facilidade de aprender músicas através de tab e cifras. Quando migrei pro baixo, comecei a levar musica mais a sério e me deparei com algumas situações de mundo real que demandavam um ouvido mais apurado, me frustrei por não conseguir acompanhar outros músicos com os quais eu estava tocando. Fui percebendo que isso estava relacionado a uma carência de habilidades relativamente básicas, mas que nunca nem tive a pretensão de aprender, devido aos meus maus hábitos de sempre recorrer a conhecimento mastigado
Daí em diante, passei a me forçar a tirar as coisas de ouvido, se batesse alguma dúvida em relação a digitação ou passagens mais complicadas, procurava vídeos de covers ou versões ao vivo pra ter um auxílio visual. Ainda to correndo atrás desse tempo perdido por conta dessa indisciplina de aprendizado... São quase 8 anos tocando, mas a maturidade musical é a mesma de um iniciante hahahahah
Abs
No meu caso, por exemplo, comecei meus estudos pelo violão e me prendia muito a essa facilidade de aprender músicas através de tab e cifras. Quando migrei pro baixo, comecei a levar musica mais a sério e me deparei com algumas situações de mundo real que demandavam um ouvido mais apurado, me frustrei por não conseguir acompanhar outros músicos com os quais eu estava tocando. Fui percebendo que isso estava relacionado a uma carência de habilidades relativamente básicas, mas que nunca nem tive a pretensão de aprender, devido aos meus maus hábitos de sempre recorrer a conhecimento mastigado
Daí em diante, passei a me forçar a tirar as coisas de ouvido, se batesse alguma dúvida em relação a digitação ou passagens mais complicadas, procurava vídeos de covers ou versões ao vivo pra ter um auxílio visual. Ainda to correndo atrás desse tempo perdido por conta dessa indisciplina de aprendizado... São quase 8 anos tocando, mas a maturidade musical é a mesma de um iniciante hahahahah
Abs
Última edição por GRRS em Ter Fev 14, 2017 6:50 pm, editado 1 vez(es)
GRRS- Membro
Minha pergunta desvirtuou todo o tópico da guria, coitada .
gregorybarbosa- Membro
Muito pelo contrário, são relatos de várias experiências que podem ser muito úteis a ela e a outros jovens músicos
Outra coisa bizarra de hoje em dia é baixista que não toca violão.
Eu desconhecia isso até um aluno que tive quando pedi pra ele fazer uma base simples pra eu mostrar umas coisas. Entreguei o violão na mão dele e falei dois ou três acordes simples. Ele falou que não sabia. Não entendi nada na hora.
Na minha época cantor, tecladista, batera, percussionista, o cara do som, da luz, roadie, todo mundo tocava violão.
Eu desconhecia isso até um aluno que tive quando pedi pra ele fazer uma base simples pra eu mostrar umas coisas. Entreguei o violão na mão dele e falei dois ou três acordes simples. Ele falou que não sabia. Não entendi nada na hora.
Na minha época cantor, tecladista, batera, percussionista, o cara do som, da luz, roadie, todo mundo tocava violão.
allexcosta- Administrador
^ Podscrê!
IMO, um baixista tem a OBRIGAÇÃO de saber pelo menos 1 instrumento harmônico...
IMO, um baixista tem a OBRIGAÇÃO de saber pelo menos 1 instrumento harmônico...
Coder- Membro
allexcosta escreveu:Outra coisa bizarra de hoje em dia é baixista que não toca violão.
Nunca vou esquecer do couro que tomei pra aprender a fazer power chords justamente por não ter base de violão . Dá até vergonha de ver que os músicos do passado dão de 10 nos de hoje. Escrevo isso no sentido que alguém que sabia o "básico" de contrabaixo na época de vocês, sabe muito mais do que alguém que saiba o "básico" de hoje em dia.
gregorybarbosa- Membro
^Eu tive uma breve experiência com o violão após anos de teclado e meses depois passei para o baixo. Tipo num intervalo entre um instrumento e outro. Tenho dificuldade só com os acordes diminutos e com a prática em si (erro bastante kkk).
Mas como meu irmão é guitarrista, e sempre teve um violão aqui, então não tenho muita dificuldade, mesmo quase nao praticando.
Admito que deveria praticar mais ( ou ter praticado mais). Tipo, meu nível não é de fazer vergonha, mas no palco não encaro o violão não rsrsrs...
Acho muito importante o baixista aprender o básico do teclado também, além do violão.
Mas como meu irmão é guitarrista, e sempre teve um violão aqui, então não tenho muita dificuldade, mesmo quase nao praticando.
Admito que deveria praticar mais ( ou ter praticado mais). Tipo, meu nível não é de fazer vergonha, mas no palco não encaro o violão não rsrsrs...
Acho muito importante o baixista aprender o básico do teclado também, além do violão.
Convidado- Convidado
allexcosta escreveu:Outra coisa bizarra de hoje em dia é baixista que não toca violão.
Poxa... sou um ser bizarro! deprimi.
Claudio- Membro
Claudio escreveu:Poxa... sou um ser bizarro! deprimi.
Bizarro que digo, estranho a mim.
Eu fui conhecer o primeiro baixista que não tocava violão depois de uns 20 anos de música. Isso é tão arraigado à minha percepção das coisas que até naquela carta "Ser baixista" eu escrevi "é tocar guitarra ou violão normalmente e ver que eles não conseguem tirar uma nota no seu baixo" ou algo assim.
Mais uma vez, talvez seja algo cultural, local, sei lá... Quem conhece Salvador sabe que tem Itaparica, que a gente vai de ferry-boat, etc... Pois bem. Quando eu era moleque com meus 14 ou 15 anos era normal ir passar o dia em Itaparica com os amigos. Iam umas 15 ou 20 pessoas, etc... A travessia dura 50 minutos. Povo de Salvador sempre tem um violão velho que é o violão "do reggae". Na balsa, a gente costumava ficar tocando e cantando. O violão corria de mão em mão e cada um tocava umas 2 ou 3. Nego que nunca tinha sequer mencionado tocar um instrumento pegava e tocava uma música.
Cresci assim, onde a maioria das pessoas sabia tocar um violão. Tinha um tecladista que tocava comigo, chamado Marco Aurélio, tocava violão flamenco bem, várias coisas de Paco de Lucia, tocava música Brasileiro num nível quase Baden Powell...
Enfim...
A rodinha de violão (e a "batida de ponto" no bar de frente do colégio tb... rsrsrs) sempre me foi algo comum durante o 2º grau. Se não me engano foi por isso que comprei o violão. Que eu lembre, já era assim antes da minha época... acho que é o pessoal de "hoje" com as facilidades da vida moderna que tá agindo diferente.
HenriqueBessa escreveu:A rodinha de violão (e a "batida de ponto" no bar de frente do colégio tb... rsrsrs) sempre me foi algo comum durante o 2º grau.
Não era?
Até aquele carinha CDF que não conversava com ninguém pegava o violão e tocava uma ou duas do Legião. Sempre tinha alguma guria que tocava também.
Eu comecei com o baixo e estou aprendendo a tocar violão. Estranhei um pouco no começo, mas a base, o fundamento que o contrabaixo me deu, ajudou demais.
Groovin- Membro
Gozado. Eu comecei no violão, mas, como nunca estudei teoria no violão nem nada, só sei tocar umas coisas bem óbvias, como power chords e uma meia dúzia de notinhas mais diferenciadas rs. Fui pro baixo nem 1 ano depois de comprar meu primeiro violão.
Começar direto no baixo era uma coisa que eu nem cogitava. Primeiro que eu eu nem sabia o que queria tocar, se era baixo, guitarra. Até cantar eu queria rs. Aí, o violão foi o coringa...
Começar direto no baixo era uma coisa que eu nem cogitava. Primeiro que eu eu nem sabia o que queria tocar, se era baixo, guitarra. Até cantar eu queria rs. Aí, o violão foi o coringa...
Willian Casagrande- Membro
allexcosta escreveu:
Até aquele carinha CDF que não conversava com ninguém pegava o violão e tocava uma ou duas do Legião. Sempre tinha alguma guria que tocava também.
Todo mundo tocava Legião e alguma vezes Ultraje e Titãs... os mais "experientes" mandavam uns Paralamas e às vezes Ira!. Em raras ocasiões aparecia alguém não muito ligado ao Rock Brasil. Tocar violão, beber, jogar conversa fora, jogar sueca longe dos olhos dos monitores... estudar que é bom... kkkkkkkkkkkk
Rodinha de violão sem Legião Urbana não é rodinha de violão...
Coder- Membro
Willian Casagrande escreveu:só sei tocar umas coisas bem óbvias, como power chords e uma meia dúzia de notinhas mais diferenciadas rs.
Pessoas normais "não rock" nem sequer sabem o que é um power chord. Acordes m7, 7/9, 7/5-, 5+ ou 7+ são comuns pra essas pessoas que tocam violão de maneira amadora.
Pro baixista é muito importante conhecer esses acordes e tê-los no ouvido interno. Ajuda nas linhas, no fraseado, etc...
allexcosta escreveu:
Pessoas normais "não rock" nem sequer sabem o que é um power chord. Acordes m7, 7/9, 7/5-, 5+ ou 7+ são comuns pra essas pessoas que tocam violão de maneira amadora.
Pro baixista é muito importante conhecer esses acordes e tê-los no ouvido interno. Ajuda nas linhas, no fraseado, etc...
Sim. A questão é que no baixo é mais difícil usar mais do que 9ª, por aí, pelo menos pra mim. Por isso, quando pego um violão e vejo um acorde que acaba passando disso, eu me enrolo e tenho que contar as casas pra fazer rs. Aí, a música já foi faz tempo.
^ Sério, brother?
90% dos funks utilizam escala dominante (mixolídio). Quando você escuta a sétima no lombo o dedo já vai no fraseado. Outras tantas músicas, tipo Santana, gritam "frígio dominante" no seu ouvido antes de você dar uma nota sequer.
É bom ter esse tipo de percepção.
90% dos funks utilizam escala dominante (mixolídio). Quando você escuta a sétima no lombo o dedo já vai no fraseado. Outras tantas músicas, tipo Santana, gritam "frígio dominante" no seu ouvido antes de você dar uma nota sequer.
^ Tô ligado. A questão não é perceber o campo harmônico do som que estou tocando e, aí, já saber o fraseado de cara. É pegar o violão e fazer isso. Justamente porque não estou habituado a explorar esses intervalos no baixo, aí não é tão automático quando tenho que fazer, mesmo no baixo.
Mas, que é bom, é mesmo. Esse papo tá me lembrando que preciso voltar a estudar...
Mas, que é bom, é mesmo. Esse papo tá me lembrando que preciso voltar a estudar...
Sobre o tema inicial do tópico, alguns links de minha lavra...
https://www.contrabaixobr.com/t25251-nono-contraponto-algumas-dicas-para-iniciantes-sobre-como-escolher-um-instrumento
https://www.contrabaixobr.com/t25489-decimo-contraponto-para-iniciantes-sobre-amplificadores-de-estudo-correia-cabos-e-efeitos
Espero que eles ajudem.
https://www.contrabaixobr.com/t25251-nono-contraponto-algumas-dicas-para-iniciantes-sobre-como-escolher-um-instrumento
https://www.contrabaixobr.com/t25489-decimo-contraponto-para-iniciantes-sobre-amplificadores-de-estudo-correia-cabos-e-efeitos
Espero que eles ajudem.
Estou pensando em começar a fazer aulas de contrabaixo mas tenho algumas dúvidas. Como avaliar a qualidade de um curso? Esse tipo de coisa gira em torno de quanto?
gregorybarbosa- Membro
allexcosta escreveu:^ Sério, brother?
Tópico desmembrado com alta relevância. Devia haver na parte de teoria do fórum, alguém para escrever uma coluna, por exemplo, com uma visão macro como apresentaram aqui. Alta relevância, pois , tem aquele músico que é igual jogador de futebol, só tem uma perna pra fazer a jogada. Se for trabalhado na escolinha, pode ser que seja eficaz com ambas.
Franco_bass- Membro
gregorybarbosa escreveu:Estou pensando em começar a fazer aulas de contrabaixo mas tenho algumas dúvidas. Como avaliar a qualidade de um curso? Esse tipo de coisa gira em torno de quanto?
Procure indicações de professores na sua cidade com alguns conhecidos e cote os preços.
Posso estar enganado, mas falar sobre política de preços no fórum não é permitido. Já infringi algumas regras ao perguntar peço de instrumento pra luthier, então creio que a mesma regra se aplique nesse caso.
Eu não gosto muito da ideia de aula online, por Skype e tal. Gosto de sentar do lado do cara e ter a aula ali, ao vivo e a cores.
Opa, não sabia que não é permitido. E sim, vou procurar por aulas presenciais. Essa coisa de Skype pra mim não rola.
Procure indicações de professores na sua cidade com alguns conhecidos e cote os preços.
Posso estar enganado, mas falar sobre política de preços no fórum não é permitido. Já infringi algumas regras ao perguntar peço de instrumento pra luthier, então creio que a mesma regra se aplique nesse caso.
Eu não gosto muito da ideia de aula online, por Skype e tal. Gosto de sentar do lado do cara e ter a aula ali, ao vivo e a cores.
gregorybarbosa- Membro
Página 2 de 2 • 1, 2
Página 2 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos