Ritmo usando a palheta
+13
fheliojr
Davi Motta
arturbmallmann
Willian Casagrande
AndréBurger
joabi
JAZZigo
Stormbringer
Rui Lima
allexcosta
Mauricio Luiz Bertola
campos
Gustavo_b.
17 participantes
Página 1 de 1
Ritmo usando a palheta
Bom dia galera! Antes que pensem, minha dúvida não é dedo vs palheta haha
Eu amo pizzicato e amo palhetada também, tenho influências nos dois e sempre procurei desenvolver as duas técnicas.
Enfim... Ultimamente tenho utilizado bastante a palheta em algumas coisas acústicas e outras com uma pegada mais hard/punk rock/ska etc. Particularmente tenho ouvido muito CPM 22 e tirando o set deles, quando estavam com o Heitor Gomes, que tem uma técnica absurda na palheta também. As músicas no geral não são difíceis e é coisa de minutos pegar as notas. A questão mesmo é sobre ritmo, velocidade, técnica e escalas (as três últimas coisas não vem ao caso):
Não sou guitarrista, não toco violão, mas sei que funciona nas músicas aquela coisa do ritmo e tal, 3 baixo, 2 cima, 3 baixo etc. No contrabaixo o conceito é o mesmo? O ritmo e notas devem ser executadas exatamente como a guitarra? Ou palhetadas são livres para que eu faça como fique mais confortável para tocar (desde que se encaixe na música). Resumindo: se num riff apenas com tônicas, bem simples, em que a guitarra faça um D 3 vezes para baixo, o contrabaixo também precisa fazer D 3 vezes para baixo? Sei que pode parecer uma pergunta difícil ou até mesmo estúpida, espero ter esclarecido, pra mim fará toda diferença a opinião, visão e experiência de vocês.
Obs: Se houver interesse, essas são duas das músicas que me fizeram ter esse questionamento:
https://www.youtube.com/watch?v=Y2D7QlxhUP8
https://www.youtube.com/watch?v=evqrtAzU848
Eu amo pizzicato e amo palhetada também, tenho influências nos dois e sempre procurei desenvolver as duas técnicas.
Enfim... Ultimamente tenho utilizado bastante a palheta em algumas coisas acústicas e outras com uma pegada mais hard/punk rock/ska etc. Particularmente tenho ouvido muito CPM 22 e tirando o set deles, quando estavam com o Heitor Gomes, que tem uma técnica absurda na palheta também. As músicas no geral não são difíceis e é coisa de minutos pegar as notas. A questão mesmo é sobre ritmo, velocidade, técnica e escalas (as três últimas coisas não vem ao caso):
Não sou guitarrista, não toco violão, mas sei que funciona nas músicas aquela coisa do ritmo e tal, 3 baixo, 2 cima, 3 baixo etc. No contrabaixo o conceito é o mesmo? O ritmo e notas devem ser executadas exatamente como a guitarra? Ou palhetadas são livres para que eu faça como fique mais confortável para tocar (desde que se encaixe na música). Resumindo: se num riff apenas com tônicas, bem simples, em que a guitarra faça um D 3 vezes para baixo, o contrabaixo também precisa fazer D 3 vezes para baixo? Sei que pode parecer uma pergunta difícil ou até mesmo estúpida, espero ter esclarecido, pra mim fará toda diferença a opinião, visão e experiência de vocês.
Obs: Se houver interesse, essas são duas das músicas que me fizeram ter esse questionamento:
https://www.youtube.com/watch?v=Y2D7QlxhUP8
https://www.youtube.com/watch?v=evqrtAzU848
Gustavo_b.- Membro
Re: Ritmo usando a palheta
Não sei o que é CPM22, mas li uma entrevista do Sting em que ele disse que usava muita palheta no Police, e tocava perto da ponte. O objetivo era deixar as notas mais claras e definidas, o que ele considerava necessário em um trio.
campos- Membro
Também lí essa entrevista...campos escreveu:Não sei o que é CPM22, mas li uma entrevista do Sting em que ele disse que usava muita palheta no Police, e tocava perto da ponte. O objetivo era deixar as notas mais claras e definidas, o que ele considerava necessário em um trio.
Até já usei palheta durante um tempo, mas hoje nem uso mais...
Palheta é uma técnica como outra qualquer, nem boa nem ruim...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Não entendi bem a dúvida.
O jeito de usar a palheta geralmente é bem óbvio, mas há pequenas variações de acordo com o usuário. Às vezes quando você quer um som bem agressivo, dá várias só pra baixo, mas normalmente se alterna seguindo a lógica do menor caminho que é como se estuda palheta em qualquer instrumento.
Sweeping é que geralmente não funciona bem no baixo, pois não tem força suficiente para cordas mais grossas.
Esse é o tipo de coisa que você desenvolve a manha e o jeito, não adianta ficar teorizando muito.
O jeito de usar a palheta geralmente é bem óbvio, mas há pequenas variações de acordo com o usuário. Às vezes quando você quer um som bem agressivo, dá várias só pra baixo, mas normalmente se alterna seguindo a lógica do menor caminho que é como se estuda palheta em qualquer instrumento.
Sweeping é que geralmente não funciona bem no baixo, pois não tem força suficiente para cordas mais grossas.
Esse é o tipo de coisa que você desenvolve a manha e o jeito, não adianta ficar teorizando muito.
allexcosta- Administrador
Pois é. A palheta foi uma das várias cosias que eu fui aprendendo "na raça" mesmo, nunca nem estudei teoria sobre isso.
A pergunta ficou complexa mesmo. Mas bem resumidamente seria: Se estamos tocando uma música que o violão/guitarra usa o ritmo \/ \/ \/ /\ \/ e eu quero seguir essa base com o baixo (da nota que está sendo executada), eu preciso fazer exatamente como o violão? Mesmo ritmo, movimento de mãos, no caso do exemplo, fazer o 3 baixo, 1 cima, 1 baixo
A pergunta ficou complexa mesmo. Mas bem resumidamente seria: Se estamos tocando uma música que o violão/guitarra usa o ritmo \/ \/ \/ /\ \/ e eu quero seguir essa base com o baixo (da nota que está sendo executada), eu preciso fazer exatamente como o violão? Mesmo ritmo, movimento de mãos, no caso do exemplo, fazer o 3 baixo, 1 cima, 1 baixo
allexcosta escreveu:Não entendi bem a dúvida.
Gustavo_b.- Membro
Acho que entendi a pergunta!
Na guitarra como estão tocando um acorde se sente muito na sonoridade a diferença de se palhetar para baixo ou para cima porque a sequência de notas tocadas vai inverter, esse caso não acontece no baixo porque você só toca uma nota de cada vez, no entanto você experimentando das duas maneiras vai notar que soa diferente, não vai alterar a nota mas vai soar diferente, assim se focê quiser mesmo colar-se ao original você deve seguir a palhetada dele se não, você é livre de fazer diferente que concerteza não vai soar mal.
Na guitarra como estão tocando um acorde se sente muito na sonoridade a diferença de se palhetar para baixo ou para cima porque a sequência de notas tocadas vai inverter, esse caso não acontece no baixo porque você só toca uma nota de cada vez, no entanto você experimentando das duas maneiras vai notar que soa diferente, não vai alterar a nota mas vai soar diferente, assim se focê quiser mesmo colar-se ao original você deve seguir a palhetada dele se não, você é livre de fazer diferente que concerteza não vai soar mal.
Rui Lima- Membro
Cara, acho que o ideal pra treino é
\/ /\ \/ /\ \/ /\ \/ /\
Alternar mesmo, usar o mínimo movimento.
Dependendo da musica você escolhe o que fazer de acordo com o timbre que vc quer, não necessariamente do jeito que a guitarra esta fazendo.
\/ /\ \/ /\ \/ /\ \/ /\
Dependendo da musica você escolhe o que fazer de acordo com o timbre que vc quer, não necessariamente do jeito que a guitarra esta fazendo.
Stormbringer- Membro
Gustavo_b. escreveu:Mas bem resumidamente seria: Se estamos tocando uma música que o violão/guitarra usa o ritmo \/ \/ \/ /\ \/ e eu quero seguir essa base com o baixo (da nota que está sendo executada), eu preciso fazer exatamente como o violão? Mesmo ritmo, movimento de mãos, no caso do exemplo, fazer o 3 baixo, 1 cima, 1 baixo
Não, de jeito algum. E nem o violão precisa fazer assim também. Onde você encontra esse tipo de coisa? Existe gente escrevendo por aí se a palhetada é pra cima ou pra baixo?
Você toca como soa melhor e como fica mais confortável pra você.
allexcosta- Administrador
^
[2]
Concordo com o Alex. Uso palheta com frequência e curto bastante... é outro ataque, outra dinâmica, outra pegada, mas não existe teoria ou segredo. Exercite bastante e deixe seu feeling/instinto fluir.
[2]
Concordo com o Alex. Uso palheta com frequência e curto bastante... é outro ataque, outra dinâmica, outra pegada, mas não existe teoria ou segredo. Exercite bastante e deixe seu feeling/instinto fluir.
JAZZigo- FCBR-CT
Minha referência para o som de palheta é esse camarada aqui:
joabi- Eterno Colaborador
Cara, tive um professor de guitarra que pedia para fazer o cima ou baixo de acordo com o tempo da música..
4/4: 1 2 3 4
\ ^ \ ^
Se o 2 for uma pausa, você volta no 3 de cima para baixo e assim por diante.
Sempre alternando. De fato melhorou minha sincronia entre mãos.
4/4: 1 2 3 4
\ ^ \ ^
Se o 2 for uma pausa, você volta no 3 de cima para baixo e assim por diante.
Sempre alternando. De fato melhorou minha sincronia entre mãos.
AndréBurger- Membro
joabi escreveu:
VIDEO 1
vIDEO 2
Que timbre SENSACIONAL desse primeiro vídeo... Nossa cara, que que é isso????
fiquei louco
AndréBurger- Membro
joabi escreveu:
allexcosta escreveu:
Tento humildemente seguir a levada da mão direita do mestre Bobby.
Otro que me gusta mucho es Carles Benavent.
[/quote]
JAZZigo- FCBR-CT
AndréBurger escreveu:
Que timbre SENSACIONAL desse primeiro vídeo... Nossa cara, que que é isso????
fiquei louco
Pode crer. Acoustic 360 "do tempo do Zagaia" + Fender JB "do tempo da onça" + Bobby Vega (claro rs) coisa ruim não dá.
Pra mim, não inventaram nada mais divertido pra tocar de palheta do que isto aqui:
Willian Casagrande- Membro
^Ahhhh Roundabaut... eu to tentendo tocar pizzicato, estou tomando uma surra...
mas chego lá.
Vi um vide de um cara fazendo ela de uma forma fantástica:
mas chego lá.
Vi um vide de um cara fazendo ela de uma forma fantástica:
Stormbringer- Membro
Sim! A ideia era bem essa mesmo, a respeito da relação entre o baixo e no caso o violão/guitarra "original" nao música. Entendi sua dica!
Rui Lima escreveu:Acho que entendi a pergunta!
Gustavo_b.- Membro
Sim. Usei muito esse conceito baixio - cima pra treino, tanto que hoje consigo dominar bem palhetada alternada, so pra baixo, em alta ou baixa velocidade. O que peco mesmo é as vezes essa enrolação no ritmo da música, até onde posso ir.
Stormbringer escreveu:Cara, acho que o ideal pra treino é
\/ /\ \/ /\ \/ /\ \/ /\
Gustavo_b.- Membro
As vezes fica um pouco confusa a minha cabeça, justamente porque tenho pouca noção da teoria nessa área, entao acaba surgindo dúvidas como essa... Mas não cheguei a ler nada em lugar nenhum, foram coisas que fui pegando por conta própria mesmo e acabam acumulando. Ai como sei que aqui no fórum o pessoal entende bastante e já me ajudaram outras vezes, resolvi postar!
allexcosta escreveu:Gustavo_b. escreveu:Mas bem resumidamente seria: Se estamos tocando uma música que o violão/guitarra usa o ritmo \/ \/ \/ /\ \/ e eu quero seguir essa base com o baixo (da nota que está sendo executada), eu preciso fazer exatamente como o violão? Mesmo ritmo, movimento de mãos, no caso do exemplo, fazer o 3 baixo, 1 cima, 1 baixo
Não, de jeito algum. E nem o violão precisa fazer assim também. Onde você encontra esse tipo de coisa? Existe gente escrevendo por aí se a palhetada é pra cima ou pra baixo?
Você toca como soa melhor e como fica mais confortável pra você.
Gustavo_b.- Membro
Agradeço a todos os videos e dicas postados ai pela galera. Com certeza já me ajudou a clarear as ideias e aprimorar os estudos!
Gustavo_b.- Membro
EDIT
Desculpe. Postei um vídeo aqui, mas me arrependi. Deixa pra lá.
Desculpe. Postei um vídeo aqui, mas me arrependi. Deixa pra lá.
Última edição por JAZZigo em Sex Fev 17, 2017 11:08 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Arrependimento.)
JAZZigo- FCBR-CT
Uma coisa que adoro na palhetada é a maior facilidade de fazer palm muting(possível sem tbm) e a possibilidade de harmônicos artificiais.
Sobre os vídeos do bobby vega, simplesmente incríveis. Vou entrar na onda tbm:
Sobre os vídeos do bobby vega, simplesmente incríveis. Vou entrar na onda tbm:
arturbmallmann- Membro
Curto muito essa onda de palhetada do Bobby.joabi escreveu:
VÍDEO 1
VÍDEO 2
Tem esse cabra aqui também.
Outro que sou fã é o grande Marcel Jacob, ex-Talisman, Europe e Malmsteen.
Espero ajudar com essas dicas...
^minha cisma com o cody é q ele usa palheta, enquanto abafa as devidas cordas...
fheliojr- Membro
joabi escreveu:
VIDEO 02
RUSTA QUE O RARIU! Que sonzeira esse segundo vídeo! Pirei!
Talvez ajude. Liberdade na criação ou desenvolvimento da técnica porém com muita disciplina e foco no que se quer alcançar.
Vale a pena ver os outros 2 vídeos também.
elson.arcos- Membro
Outra lenda da palheta: Carol Kaye.
miki_san- Membro
O que ele faz no 1:10 do BOBBY VEGA 'GOSH!' BASS GROOVE | BassTheWorld.com
Como ele faz para tirar esse som? Vejo diversos baixista fazendo isso, inclusive o Renato leite
Como ele faz para tirar esse som? Vejo diversos baixista fazendo isso, inclusive o Renato leite
Givisiez- Membro