Qual o segredo do timbre Jazz Bass?
+11
NeyBass
rafacar
Edão
SILVIAO
CG
Dpaulo
gpraxedes
fheliojr
ct.colela
arturbmallmann
allexcosta
15 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Qual o segredo do timbre Jazz Bass?
Max Payne escreveu:Allex, te enviei uma MP. Dá uma conferida por favor =)
Desculpe, to meio sem acesso esses dias. Acho que rola perguntar aqui, nao?
allexcosta- Administrador
allexcosta escreveu:Desculpe, to meio sem acesso esses dias. Acho que rola perguntar aqui, nao?
Tranquilo!
""Allex, se um luthier fizer uma réplica (ou cópia...) muito perto da idêntica à de um JB, com todas as medidas respeitadas,com as devidas madeiras, mesmo que ele não tenha muita experiência com Jazz Bass quanto tem com baixos "modernos", o baixo soará como JB?
Estou estudando replicar o Lakland DJ5... Não quero um timbre idêntico, mas simplesmente o timbre JB...
Sobre a escala 35, é muito ruim para fazer chord melody? Ou é só questão de costume? (nunca toquei num 35'' na vida...)"""
Convidado- Convidado
Sim, com medidas e captação iguais soará como um jb. Se o braço for mais grosso dá uma encorpada no som.
Se suas mãos forem de tamanho normal é só costume mesmo.
Se suas mãos forem de tamanho normal é só costume mesmo.
^Valeu!
Só uma coisa: essa ponte do Lakland DJ5, não se encontra no mercado,né? Não achei em lugar nenhum...
Ela é 19mm?
Só uma coisa: essa ponte do Lakland DJ5, não se encontra no mercado,né? Não achei em lugar nenhum...
Ela é 19mm?
Convidado- Convidado
Não acha. É feita pela Hipshot mas é propriedade da Lakland.
Sim, 19mm.
Sim, 19mm.
allexcosta escreveu:Posição dos captadores, tamanho da escala e braço parafusado são algumas das coisas mais importantes. Espessura do braço também influencia um pouco.
Faça um tróculo numa mesa de madeira, parafuse um braço de JB e instale captadores na mesa em posição correta. Você terá som de JB com certeza.
Aí vem, com menor influência, material dos trastes e do nut, quantidade de trastes, etc...
Allex, e se eu usar captadores humbucker tipo emg, bartolini na posição de JB, ele soará como JB mais encorpado ou não?
Claro que respeitando tudo que já foi falado e conhecemos (madeiras, braço colado ou parafusado, etc.)
NeyBass- Membro
^ Eu acho ambos emg e bartolini menos encorpados que um bom captador J.
Você pode tirar um som "tipo Jazz Bass" com captação diferente, mas não será o som clássico de Jazz Bass.
Você pode tirar um som "tipo Jazz Bass" com captação diferente, mas não será o som clássico de Jazz Bass.
allexcosta escreveu:^ Eu acho ambos emg e bartolini menos encorpados que um bom captador J.
emg e bartolini foi só para ilustrar Allex, a dúvida era se eu consigo algo parecido com JB sem ser os caps JJ.
valeu pela explicação.
Edit. Eu acho por exemplo o fodera do Richard Bona, com um timbre que se assemelha ao JB, parece um JB ativo, e pelo que vi ele usa EMG, não sei o modelo, DC, TW, J, enfim, acho bem semelhante.
Edit. Veja esse vídeo, os captadores parecem bartolini, só não sei o modelo e se são single ou humbucker, o timbre é semelhante ao JB ativo.
NeyBass- Membro
NeyBass escreveu:allexcosta escreveu:^ Eu acho ambos emg e bartolini menos encorpados que um bom captador J.
emg e bartolini foi só para ilustrar Allex, a dúvida era se eu consigo algo parecido com JB sem ser os caps JJ.
valeu pela explicação.
Edit. Eu acho por exemplo o fodera do Richard Bona, com um timbre que se assemelha ao JB, parece um JB ativo, e pelo que vi ele usa EMG, não sei o modelo, DC, TW, J, enfim, acho bem semelhante...
Foi o q o Alex disse, eles não soam igual aos J.
fheliojr- Membro
Desenterrando o tópico:
Allex, qual captação você indica para o projeto de uma réplica de Jazz Bass anos 70?
Corpo em ash, braço e escala em maple, posição dos captadores anos 70, ferragem, etc, tudo na onda do Fender clássico, queria uma captação que ajude o baixo a soar assim, mas não tenho muita referência...
Allex, qual captação você indica para o projeto de uma réplica de Jazz Bass anos 70?
Corpo em ash, braço e escala em maple, posição dos captadores anos 70, ferragem, etc, tudo na onda do Fender clássico, queria uma captação que ajude o baixo a soar assim, mas não tenho muita referência...
Felmor- Membro
Felipe não sou o Tio Alex mas gosto de dimarzio acho uma boa pedida pro seu baixo
dibass- Membro
Felmor gosta desta mensagem
Felmor escreveu:Desenterrando o tópico:
Um captador que vibra nessa vibe com muita qualidade é aquele que vinha nos Giannini antigos, provavelmente da Mighty Mite. Muito bons com ótimo timbre anos 70.
Outros bons:
- Duncan Antiquity II
- Aguilar 70's
- Nordstrand deve ter uma série 70's também
- Fralin
- Lollar
Os CS60, apesar de bons, não vão muito nessa praia.
Felmor, Zubrycky e Juninho Sampaio gostam desta mensagem
Marvis- Membro
Felmor gosta desta mensagem
allexcosta escreveu:...Outros bons:
- Duncan Antiquity II...
Alex, o q vc acha dos Antiquity I (com ALNICO 2)?
fheliojr- Membro
fheliojr escreveu:Alex, o q vc acha dos Antiquity I (com ALNICO 2)?
Não acho que tive a oportunidade.
fheliojr gosta desta mensagem
allexcosta escreveu:Felmor escreveu:Desenterrando o tópico:
Um captador que vibra nessa vibe com muita qualidade é aquele que vinha nos Giannini antigos, provavelmente da Mighty Mite. Muito bons com ótimo timbre anos 70.
Será que esses captadores foram usados nos modelos feitos em 1980?
Zubrycky escreveu:Será que esses captadores foram usados nos modelos feitos em 1980?
Sinceramente, não sei dizer... O Bertola provavelmente sabe.
allexcosta escreveu:Zubrycky escreveu:Será que esses captadores foram usados nos modelos feitos em 1980?
Sinceramente, não sei dizer... O Bertola provavelmente sabe.
Também imaginei isso. É que tenho um desses JBs da Giannini e a data de fabricação dele é justamente 1980. Fiquei curioso.
Zubrycky escreveu:Também imaginei isso. É que tenho um desses JBs da Giannini e a data de fabricação dele é justamente 1980. Fiquei curioso.
Também tive um Stratosonic dos anos 80. Captadores tinham "MADE IN JAPAN" escrito embaixo, numa etiqueta de papel.
allexcosta escreveu:Zubrycky escreveu:Também imaginei isso. É que tenho um desses JBs da Giannini e a data de fabricação dele é justamente 1980. Fiquei curioso.
Também tive um Stratosonic dos anos 80. Captadores tinham "MADE IN JAPAN" escrito embaixo, numa etiqueta de papel.
Bom saber disso! Quando levar aquele baixo para o luthier atentar-me-ei a este detalhe. Obrigado!
Página 2 de 2 • 1, 2