Escala pentatônica
+3
jcsk8
Claudio Mengarda
bassmg
7 participantes
Página 1 de 1
Escala pentatônica
Ola pessoal , alguém ae pode me explica como utiliza a escala pentatônica numa musica.Eu ja sei oque e um escala pentatonica mas não sei utilizar ela numa musica.
Vcs podem olhar se o desenho dessas pentatonicas estao corretas, link: http://sanbassguitar.blogspot.com.br/2013/01/escala-pentatonica-pentatonic-scale.html
Vcs podem olhar se o desenho dessas pentatonicas estao corretas, link: http://sanbassguitar.blogspot.com.br/2013/01/escala-pentatonica-pentatonic-scale.html
bassmg- Membro
Re: Escala pentatônica
Bom dia amigo, como toquei guitarra por muito tempo absorvi o hábito de utilizar a pentatônica demais, é uma escala legal para improvisar e montar as linhas das musicas ou uma levada ou outra pra dar uma quebrada. Uma dica que lhe dou é que não se amarre muito nela, existem outras escalas legais e que apresentam sonoridades diferentes.
Claudio Mengarda- Membro
Você pode usar para solar ou para criar as próprias levadas. Toda vez que você usa a quarta e a quinta para criar fraseados no ritmo, você está usando notas da pentatônica menor, por exemplo.
JUNIORGTR gosta desta mensagem
Assim, seu nível parece aquém disso aí.
Entenda primeiro o que são graus, intervalos, tonalidade menor e maior e depois repense o assunto.
A pentatonica é uma das muitas escalas que são usadas para se fazer música, mas não dá pra te explicar se você ainda não sabe o básico de música.
Por enquanto, vá pegando linhas de músicas que você curte e tente entender o que as notas dessas linhas são dentro do acorde.
E aprenda violão.
Entenda primeiro o que são graus, intervalos, tonalidade menor e maior e depois repense o assunto.
A pentatonica é uma das muitas escalas que são usadas para se fazer música, mas não dá pra te explicar se você ainda não sabe o básico de música.
Por enquanto, vá pegando linhas de músicas que você curte e tente entender o que as notas dessas linhas são dentro do acorde.
E aprenda violão.
allexcosta- Administrador
/\ exato.
Experiencia minha como auto didata:
Se tiver acesso a um teclado recomendo... ele me ajudou demais na percepção das escalas, posso dizer que aprendi muito da teoria por ele. É um instrumento que ensina a teoria de forma bem visual. Não estou falando pra virar um tecladista e sair tocando tudo, mas sim para experimentar e aprender a contar os intervalos e fazer transposições básicas.
Nota: Escala diatônica de Dó são as teclas brancas. Já a Pentatônica Maior é só excluir os semitons, no caso de Dó seriam: Fá e Si, ou seja, 4o e 7o grau.
Mas existem mais variações...
Experiencia minha como auto didata:
Se tiver acesso a um teclado recomendo... ele me ajudou demais na percepção das escalas, posso dizer que aprendi muito da teoria por ele. É um instrumento que ensina a teoria de forma bem visual. Não estou falando pra virar um tecladista e sair tocando tudo, mas sim para experimentar e aprender a contar os intervalos e fazer transposições básicas.
Nota: Escala diatônica de Dó são as teclas brancas. Já a Pentatônica Maior é só excluir os semitons, no caso de Dó seriam: Fá e Si, ou seja, 4o e 7o grau.
Mas existem mais variações...
arturbmallmann- Membro
allexcosta escreveu:...E aprenda violão.
Alex, vc acha viável estudar harmonia com um teclado "controlador MIDI"?
P.S.: Embora meio ridícula, esta é uma dúvida legítima.
fheliojr- Membro
^ Sim, por que não? Você quer dizer um controlador controlando algo, né? Não ali montando os acordes sem sair som, correto?
allexcosta escreveu:^ Sim, por que não? Você quer dizer um controlador controlando algo, né? Não ali montando os acordes sem sair som, correto?
Isso, naquele "esquema" de DAW, VSTs...
fheliojr- Membro
^ Sim, claro. Contanto que tenha polifonia pra montar acordes.
Você comprou um controlador, Hélio? ainda não sei se pego um controlador ou um synth usado ou mais de entrada. to há tempos zelando o cofrinho para algo do tipo, meu "teclado" me desanima completamente nos últimos tempos...
arturbmallmann- Membro
^Nada, eu ia pedir emprestado o controlador de algum amigo.
O q houve com seu teclado?
O q houve com seu teclado?
fheliojr- Membro
É bem porcaria mesmo hahahha. Um casio velho que não tem: saída midi, aftertouch, conector de pedal, bons timbres e qualidade. Apenas tem teclas e sons horríveis, não é ingratidão a ele que muito me ensinou, mas já não dá mais hehehe.
arturbmallmann- Membro
^ Cara, tenho pavor de instrumentos q parecem brinquedo... me lembro de qndo era adolescente e toquei com uma guitarra Washburn Lion Series Stratocaster preta...
fheliojr- Membro