Morre baterista baiano Dom Lula Nascimento
+8
pedrohenrique.astronauta
arturbmallmann
Mauricio Luiz Bertola
allexcosta
Rico
Normando Neto
afonsodecampos
Juninho Sampaio
12 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Morre baterista baiano Dom Lula Nascimento
Ele foi um dos fundadores da Jam no MAM
Com mais de 60 anos de carreira, o baterista baiano Dom Lula Nascimento faleceu nesta sexta-feira (24), por complicações renais e cardíacas. Ele, que é considerado um dos instrumentistas mais importantes de sua geração, fez grandes parcerias no Brasil e no Exterior, a exemplo de Miles Davis, John McClaughlin, John Scofield, Luiz Melodia - em que recebeu o título de “O Baquete de Ouro” pelo disco Pérola Negra, Nara Leão, Hermeto Pascoal, Elza Soares, Márcio Montarroyos e Cauby Peixoto. Segundo informações do Correio, Dom Lula foi um dos fundadores da Jam no MAM e também foi um dos pioneiros na fusão das batidas do candomblé com o jazz. Nascido no bairro do Nordeste de Amaralina, ele recebeu uma homenagem, em 2015, com a inauguração do Centro Sociocultural Dom Lula Nascimento, que trabalha com crianças e jovens. O sepultamento ocorreu às 16h, no cemitério do Campo Santo, na Federação.
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/cultura/noticia/27492-morre-baterista-baiano-dom-lula-nascimento-ele-foi-um-dos-fundadores-da-jam-no-mam.html
Com mais de 60 anos de carreira, o baterista baiano Dom Lula Nascimento faleceu nesta sexta-feira (24), por complicações renais e cardíacas. Ele, que é considerado um dos instrumentistas mais importantes de sua geração, fez grandes parcerias no Brasil e no Exterior, a exemplo de Miles Davis, John McClaughlin, John Scofield, Luiz Melodia - em que recebeu o título de “O Baquete de Ouro” pelo disco Pérola Negra, Nara Leão, Hermeto Pascoal, Elza Soares, Márcio Montarroyos e Cauby Peixoto. Segundo informações do Correio, Dom Lula foi um dos fundadores da Jam no MAM e também foi um dos pioneiros na fusão das batidas do candomblé com o jazz. Nascido no bairro do Nordeste de Amaralina, ele recebeu uma homenagem, em 2015, com a inauguração do Centro Sociocultural Dom Lula Nascimento, que trabalha com crianças e jovens. O sepultamento ocorreu às 16h, no cemitério do Campo Santo, na Federação.
Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/cultura/noticia/27492-morre-baterista-baiano-dom-lula-nascimento-ele-foi-um-dos-fundadores-da-jam-no-mam.html
Última edição por Juninho Sampaio em Sáb Mar 25, 2017 10:39 am, editado 1 vez(es)
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Re: Morre baterista baiano Dom Lula Nascimento
A galera de Salvador conhecia ele...pessoal de fora não!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
R. I. P.
Meus sentimentos aos músicos baianos!
Meus sentimentos aos músicos baianos!
afonsodecampos- Membro
Vi ele tocar algumas vezes, lá na JAM. Figuraça, uma simpatia. Sempre tocava sorrindo e tinha um estilo meio "espetaculoso", no bom sentido. Levantava a galera toda vez que assumia as baquetas. Era muito bom ver/ouvir ele tocando.
Descanse em paz, Lulinha (era assim que Ivan Huol, outro baterista baiano e anfitrião da JAM, chamava ele)!
Normando Neto- Membro
Eu conhecia. Também tocou com Hermeto. Perola Negra é clássicão.
RIP
RIP
Rico- Eterno Colaborador
Programa da Rádio Educadora da Bahia, homenageando Dom Lula, com entrevista dele.
Eu não tinha dimensão da importância da carreira dele! Além de tudo que gravou, tocou um ano com Nina Simone, em Paris.
http://www.irdeb.ba.gov.br/educadora/catalogo/media/view/1246?template=carnaval
Eu não tinha dimensão da importância da carreira dele! Além de tudo que gravou, tocou um ano com Nina Simone, em Paris.
http://www.irdeb.ba.gov.br/educadora/catalogo/media/view/1246?template=carnaval
Normando Neto- Membro
Que pena! Poxa!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Juninho Sampaio escreveu:Que pena! Poxa!
Entendi não, Juninho!
.
Normando Neto- Membro
A morte dele....
Até agora não digeri.
Até agora não digeri.
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Eu toquei com o Lula em algum evento, mas não lembro agora qual. Talvez uma gravina com Saul Barbosa num estúdio do Apipema. Faz muitos anos.
RIP.
RIP.
allexcosta- Administrador
Juninho Sampaio escreveu:A morte dele....
Até agora não digeri.
Entendi agora.
Você conhecia ele pessoalmente ou é mais pela admiração mesmo?
É sempre triste quando morre alguém que a gente admira. Se for alguém com quem se tinha contato pessoal, mais ainda.
Eu ouvi ele tocar ao vivo poucas vezes, mas foi o suficiente pra marcar na memória. O que eu não sabia era que já tinha ouvido ele nos discos de Melodia, Victor Assis Brasil, etc.
Ele viveu bastante, morreu com mais de 70. Mas ainda estava ativo, né?
Normando Neto- Membro
Vi esse cara tocar várias vezes!
É uma pena quando agente vê um cara que se vai assim...
É uma pena quando agente vê um cara que se vai assim...
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
arturbmallmann- Membro
pedrohenrique.astronauta- Membro
Que descanse em paz e que os amigos e familiares se consolem sem muito sofrimento.
Pessoal de fora não o conhecia porque prvavelmente o cara vivia a música, projetos para repassar seus conhecimentos e ajudar o próximo, infelizmente isso é muito normal... bons músicos e seres humanos em geral não são "explorados" pela mídia.
RIP
RIP
elson.arcos- Membro
Normando Neto escreveu:Juninho Sampaio escreveu:A morte dele....
Até agora não digeri.
Entendi agora.
Você conhecia ele pessoalmente ou é mais pela admiração mesmo?
É sempre triste quando morre alguém que a gente admira. Se for alguém com quem se tinha contato pessoal, mais ainda.
Eu ouvi ele tocar ao vivo poucas vezes, mas foi o suficiente pra marcar na memória. O que eu não sabia era que já tinha ouvido ele nos discos de Melodia, Victor Assis Brasil, etc.
Ele viveu bastante, morreu com mais de 70. Mas ainda estava ativo, né?
Sabe dizer qual o Álbum do Victor Assis Brasil?
Sou fã de carteirinha do Victor, e me lembro de outros bateristas: Chico Batera, Edison Machado e Ted Moore.
Chegando em casa eu pego os discos para ver...
Dpaulo- Membro
É mencionado no programa da Rádio Educadora que linkei acima.
Não conheço a obra dele. Já ouvi algo e conheço de nome, sei que é um dos grandes da música instrumental brasileira.
Se descobrir posta aqui...
EDIT: Achei: http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/consulta/detalhe.php?Id_Disco=DI03066
Aqui a discografia do Victor como compositor (inclui gravações de outros artistas): http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/consulta/detalhe.php?Id_Compositor=CO01514
Não conheço a obra dele. Já ouvi algo e conheço de nome, sei que é um dos grandes da música instrumental brasileira.
Se descobrir posta aqui...
EDIT: Achei: http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/consulta/detalhe.php?Id_Disco=DI03066
Aqui a discografia do Victor como compositor (inclui gravações de outros artistas): http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/consulta/detalhe.php?Id_Compositor=CO01514
Última edição por Normando Neto em Dom Abr 09, 2017 12:34 pm, editado 1 vez(es)
Normando Neto- Membro
Victor para mim foi um dos músicos mais geniais que o Brasil já teve.
Dpaulo- Membro