Projeto 5c - Music Man LH Style
+14
arturbmallmann
Willian Casagrande
HSN
SRTO
joabi
HenriqueBessa
siodoni
lucas.vieira2
rmap
NeyBass
Uchoa
allexcosta
Mauricio Luiz Bertola
Raissa
18 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Projeto 5c - Music Man LH Style
Pessoal, seguem fotos do projeto do baixo LH de um amigo meu. Ainda faltam alguns ajustes, mas já saiu para o test drive.
Bom, seguem fotos:
Bom, seguem fotos:
Última edição por allexcosta em Qui Jun 08, 2017 2:43 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Fotos)
Raissa- Membro
Re: Projeto 5c - Music Man LH Style
Bacana Raíssa!
Achei as cordas altas...
Achei as cordas altas...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Bertola, é o ângulo da foto. Elas estão baixas, quase touch...Mauricio Luiz Bertola escreveu:Bacana Raíssa!
Achei as cordas altas...
Raissa- Membro
Legal pra um amador.
Alguns comentários:
- Eu preferia tarraxas maiores, ou pelo menos o bojo dela que pega a corda. Também não gosto das cordas abrindo leque depois que passam do nut, mas sei que isso é bem difícil, pois no papel é uma coisa e quando corta fica outra.
- A regulagem de oitavas parece estranha.
- Tá sem acabamento ou é cera?
Alguns comentários:
- Eu preferia tarraxas maiores, ou pelo menos o bojo dela que pega a corda. Também não gosto das cordas abrindo leque depois que passam do nut, mas sei que isso é bem difícil, pois no papel é uma coisa e quando corta fica outra.
allexcosta- Administrador
Acabamento PU fosco, as oitavas não estão reguladas (tenho que mover a ponte uns 5mm em direção ao braço). É, tem muita coisa para aprender p/ o segundo baixo. Mas pelo menos saiu do papel.allexcosta escreveu:Legal pra um amador.
Alguns comentários:
Raissa- Membro
^ Ah tá... Quando você falou "de um amigo meu" achei que ele era o luthier, mas foi você que fez o baixo então? Parabéns, tá no caminho certo.
Qual o raio da escala? 20, 24?
Sim, eu que fiz. Raio 20". Obrigada...allexcosta escreveu:^ Ah tá... Quando você falou "de um amigo meu" achei que ele era o luthier, mas foi você que fez o baixo então? Parabéns, tá no caminho certo.
Raissa- Membro
Alguns outros comentários pelas fotos... Deve ser seu segundo instrumento, o primeiro foi o lapstick, correto? Então seria o primeiro baixo. Fazer canhoto já é um desafio por si só...
- Nut. As distâncias parecem perfeitas, o que às vezes é problema até pra luthier de certo nome. Você usou a régua de nut?
- Fretwork. Os trastes parecem bem assentados, arredondados e polidos. Os ângulos das laterais parecem idênticos, o que não é fácil de fazer. Não dá pra falar de nivelamento por fotos.
- Várias centralizações estão corretas, o que é difícil pra uma amadora.
- O arredondamento do corpo ficou bom e bem uniforme.
- O parafuso da correia do chifre superior poderia apontar um pouco pra baixo, o que daria maior seguranca.
- Seria legal o uso de uma string tree.
- Sempre é bom aquele corte da barriga/peito atrás. Algo simples que dá conforto.
Na verdade minhas críticas serão mais direcionadas ao headstock. Eu voltaria para o papel em termos de design, posicionamento e modelo das tarraxas. Até o tamanho do headstock precisaria ser revisado. Achei meio grandão.
Vi uma ou outra marca de aparelhamento, mas é mais que normal.
No próximo muita coisa será corrigida e é um processo gradativo. Sempre cuidado extra com as geometrias, os cortes, a escala/trastes, nut e acabamento... Depois é só colocar seu logo e se tornar mais uma opção no mundo dos instrumentos custom.
Fez sozinha ou teve ajuda?
Mais uma vez, parabéns.
- Nut. As distâncias parecem perfeitas, o que às vezes é problema até pra luthier de certo nome. Você usou a régua de nut?
- Fretwork. Os trastes parecem bem assentados, arredondados e polidos. Os ângulos das laterais parecem idênticos, o que não é fácil de fazer. Não dá pra falar de nivelamento por fotos.
- Várias centralizações estão corretas, o que é difícil pra uma amadora.
- O arredondamento do corpo ficou bom e bem uniforme.
- O parafuso da correia do chifre superior poderia apontar um pouco pra baixo, o que daria maior seguranca.
- Seria legal o uso de uma string tree.
- Sempre é bom aquele corte da barriga/peito atrás. Algo simples que dá conforto.
Na verdade minhas críticas serão mais direcionadas ao headstock. Eu voltaria para o papel em termos de design, posicionamento e modelo das tarraxas. Até o tamanho do headstock precisaria ser revisado. Achei meio grandão.
Vi uma ou outra marca de aparelhamento, mas é mais que normal.
No próximo muita coisa será corrigida e é um processo gradativo. Sempre cuidado extra com as geometrias, os cortes, a escala/trastes, nut e acabamento... Depois é só colocar seu logo e se tornar mais uma opção no mundo dos instrumentos custom.
Fez sozinha ou teve ajuda?
Mais uma vez, parabéns.
Aqui não aparece imagens!!
NeyBass- Membro
NeyBass escreveu:Aqui não aparece imagens!!
^+1
rmap- Membro
NeyBass escreveu:Aqui não aparece imagens!!
+2
lucas.vieira2- Membro
Em tempo,
Desativei o AdBlock (plugin do Crhome que bloqueia propagandas) para o Fórum e apareceram as imagens e vídeos.
Desativei o AdBlock (plugin do Crhome que bloqueia propagandas) para o Fórum e apareceram as imagens e vídeos.
lucas.vieira2- Membro
^ O meu não tem AdBlock.
Apareceram as imagens...
Acho que o headstock deveria ser na posição de canhoto, esse aí está normal como se fosse para destro.
Também acho que ficou desproporcional com o corpo, tanto em tamanho como na posição.
Não receba isso como críticas para te desanimar, mas como uma visão diferente.
No mais belo trabalho para uma amadora e iniciante ainda.
Parabéns!!!
Apareceram as imagens...
Acho que o headstock deveria ser na posição de canhoto, esse aí está normal como se fosse para destro.
Também acho que ficou desproporcional com o corpo, tanto em tamanho como na posição.
Não receba isso como críticas para te desanimar, mas como uma visão diferente.
No mais belo trabalho para uma amadora e iniciante ainda.
Parabéns!!!
NeyBass- Membro
No Firefox com adblock e no uc browser do Android vejo tudo. Chrome não sei falar.
- Código:
[quote="Raissa"]Pessoal, seguem fotos do projeto do baixo LH de um amigo meu. Ainda faltam alguns ajustes, mas já saiu para o test drive.
Bom, seguem fotos:
[spoiler="Fotos"][/spoiler]
[spoiler="Vídeos"][/spoiler]
[img]https://i.imgur.com/TvuRXk6.jpg[/img][/quote]
Pra mim o post aparece assim... sem urls de outras fotos ou vídeos. Tanto aqui no trabalho quanto em casa.
Vê se melhorou.
Agora sim! Só por curiosidade, o que você mudou? Tirou do spoiler?
Última edição por joabi em Qui Jun 08, 2017 2:51 pm, editado 1 vez(es)
joabi- Eterno Colaborador
Aeee!!!
Agora sim... e pude entender o que vc e o NeyBass mencionaram a respeito head.
Agora sim... e pude entender o que vc e o NeyBass mencionaram a respeito head.
joabi escreveu:Agora sim! Só por curiosidade, o que você mudou? Tirou do spoiler?
Foi, ela tinha colocado tag de spoiler e de hide.
Ainda tá meio pesadão, pois as fotos tem mais de 3k pixels. Se a Raíssa quisesse dar uma diminuída seria uma boa.
Raissa escreveu:...Ainda faltam alguns ajustes, mas já saiu para o test drive.
Raissa, gostei do instrumento. Realmente o acabamento deve ser elogiado. Curiosidade: quais as madeiras utilizadas?
SRTO- Membro
O corpo do baixo parece ser em marupá com uma faixa central de roxinho.
O braço não sei que madeira é...
Um belo trabalho! Parabéns!!!
O braço me parece bôrdo (maple).HSN escreveu:O corpo do baixo parece ser em marupá com uma faixa central de roxinho.
Não gostei da "mão"...
Do pouco que entendo, gostei. Só a mão poderia ser repensada, mas está bem legal, ainda mais para um primeiro projeto. Parabéns, Raíssa!
Willian Casagrande- Membro
O formato dos veios é típico do bôrdo (maple).HSN escreveu:Não achei que fosse maple porque é um pouco escura.
De fato! Parece mesmo com hard maple, considerando as linhas dos veios.
Realmente só a mão não ficou legal.
Mas levando em conta que é o segundo instrumento, está muito bom.
Mas levando em conta que é o segundo instrumento, está muito bom.
lucas.vieira2- Membro
Ficou muito bom!
Por ser o seu primeiro baixo (e ainda de canhoto) vc arrebentou.
Só uma pergunta. Vc chegou a desenhar ele antes em algum software?
Eu tenho usado o Inskscape, você conseguiria desenhar as tarraxas e posicioná-las no head, simulando assim como ficariam depois de pronto.
Eu tenho usado o Inskscape, você conseguiria desenhar as tarraxas e posicioná-las no head, simulando assim como ficariam depois de pronto.
Não creio que haja necessidade de qualquer software para desenhar a mão corretamente...siodoni escreveu:Ficou muito bom!
Concordo Mestre.Mauricio Luiz Bertola escreveu:Não creio que haja necessidade de qualquer software para desenhar a mão corretamente...siodoni escreveu:Ficou muito bom!
Em todo caso, eu acabo utilizando para simular posicionamento e distâncias.
Eu acho mais prático (talvez por atuar na área de T.I.).
Opa, mais um usuário de inkscape.siodoni escreveu:
Gostei do baixo, ficou bem limpo e madeira de cores bem agradáveis. Só não gostei muito do headstock. De resto me parece muito bom.
arturbmallmann- Membro
siodoni escreveu:Eu tenho usado o Inskscape, você conseguiria desenhar as tarraxas e posicioná-las no head, simulando assim como ficariam depois de pronto.
Só que não fica...
Pois é siodoni, eu sou completamente ignorante nessa área que você domina...siodoni escreveu:Concordo Mestre.Mauricio Luiz Bertola escreveu:Não creio que haja necessidade de qualquer software para desenhar a mão corretamente...siodoni escreveu:Ficou muito bom!
Em todo caso, eu acabo utilizando para simular posicionamento e distâncias.
Eu acho mais prático (talvez por atuar na área de T.I.).
Tive a ajuda de 02 profissionais para que alcançasse esse resultado. O corpo é marupá com uma longarina central de ipê tabaco. O braço escala são de maple. O head é invertido. Eu havia desenhado no corel, mas como o Alex falou, houve diferença na execução. Para o próximo irei utilizar gabaritos feitos em CNC para maior precisão.
Encaro as críticas de vocês como coisas a serem melhoradas. Ainda tenho muito a aprender. É bom ter alguém com alta referencia para coisas de qualidade.
Em relação às fotos, quando estiver com o notebook em mãos faço o redimensionamento.
Encaro as críticas de vocês como coisas a serem melhoradas. Ainda tenho muito a aprender. É bom ter alguém com alta referencia para coisas de qualidade.
Em relação às fotos, quando estiver com o notebook em mãos faço o redimensionamento.
Raissa- Membro
Raissa escreveu:Para o próximo irei utilizar gabaritos feitos em CNC para maior precisão.
Melhor coisa.
Uma coisa é certa...
Qualquer baixo feito por qualquer um de vocês tem o meu apoio e respeito. Por que eu não sei se quer usar uma lixa comum, aliás não conheço de quer o nome das chaves.
Parabéns
Qualquer baixo feito por qualquer um de vocês tem o meu apoio e respeito. Por que eu não sei se quer usar uma lixa comum, aliás não conheço de quer o nome das chaves.
Parabéns
Juninho Sampaio- FCBR-CT
Ficou muito legal o trabalho.Raissa escreveu:Tive a ajuda de 02 profissionais para que alcançasse esse resultado. O corpo é marupá com uma longarina central de ipê tabaco. O braço escala são de maple. O head é invertido. Eu havia desenhado no corel, mas como o Alex falou, houve diferença na execução. Para o próximo irei utilizar gabaritos feitos em CNC para maior precisão.
allexcosta escreveu:Só que não fica...siodoni escreveu:Eu tenho usado o Inskscape, você conseguiria desenhar as tarraxas e posicioná-las no head, simulando assim como ficariam depois de pronto.
Sim Allex, vc tem razão. Mas ajuda pelo menos a dar a direção.
Olha essa cigar box que construí um tempo atrás.
Esse era o mockup dela:
Aqui é ela pronta:
As cordas não ficaram 100% retas como eu havia projetado.
Mas pelo menos não fugiu tanto do design inicial.
O que quero dizer, é que no software é possível testar posições e proporções. Pra somente depois, sair cortando/furando.
Desculpe dizer que depois de feita ficou muito melhor que o projeto!
Juninho Sampaio- FCBR-CT
siodoni escreveu:Sim Allex, vc tem razão. Mas ajuda pelo menos a dar a direção.
Em baixo entorta mais porque as cordas são grossas.
Caramba, e eu achando que a Raíssa era uma garota!
Quanto ao baixo, ficou bem bacana! Só não curti muito o desenho do headstock, mas de resto, ficou show!
Quanto ao baixo, ficou bem bacana! Só não curti muito o desenho do headstock, mas de resto, ficou show!
Coder- Membro
allexcosta escreveu:...Também não gosto das cordas abrindo leque depois que passam do nut...
Por que, Alex?
Coder escreveu:Caramba, e eu achando que a Raíssa era uma garota!...
Ela é, uai!
fheliojr- Membro
Se eu tivesse a capacidade de construir um baixo assim, seria muito mais feliz e teria vários baixos diferente...kkk
NeyBass- Membro
fheliojr escreveu:Por que, Alex?
Tensão lateral desnecessária no nut. Nessa região você só precisa e até é recomendável alguma tensão pra baixo, como a gerada por uma string tree.
^com o passar do tempo, também é comum um desgaste acima do normal em nuts sob essas condições (a corda funciona como uma lima).
SRTO- Membro
Por falar em string tree.. afinal, ajuda em que?
patriciofernandes- Membro
Página 1 de 2 • 1, 2