Cort X Yamaha: visita a Teodoro Sampaio
+12
gpraxedes
NeyBass
cardozo
SMR
patriciofernandes
Vinicius F
SILVIAO
Willian Casagrande
Coder
allexcosta
rafacar
rodolphoal
16 participantes
Página 1 de 1
Cort X Yamaha: visita a Teodoro Sampaio
Eu estou querendo trocar meu Rockbass e as duas opções que eu estava considerando eram os Corts (principalmente da série GB) ou os Yamahas. Ontem fui na Teodoro Sampaio e testei vários modelos dessas 2 marcas:
TIMBRE: Todos esses baixos são ativos, menos o GB35, talvez seja por esse motivo que eu achei o timbre dele um pouco mais xôxo que os outros. Mas apesar disso todos são bons baixos e com bons timbres.
CONSTRUÇÃO: Achei todos muito bem construídos. Dizem por aí que a Cort e a Yamaha não fazem baixos ruins, e parece que é verdade. Eu achei o GB75 o mais bonito de todos. As ferragens Hipshot e os captadores Bartolini dão um charme no visual.
PREÇO: No quesito preço, os Yamahas são mais baratos no geral.
CONFORTO: Pra mim o quesito que mais pesou foi a confortabilidade/tocabilidade. Os Yamahas são baixos muuuuito confortáveis mesmo. A mão deslizava no braço, muito macios mesmo. Inclusive fiquei surpreso com o RBX, que é um baixo relativamente barato, mas MUITO confortável mesmo. Os Corts (todos eles) tem o braço um pouco mais gordo e as cordas um pouco mais distantes uma da outra, o que me causou a impressão de serem mais desengonçados.
CONCLUSÃO: Juntando a confortabilidade com o fato de os Yamahas serem mais baratos, achei a Yamaha melhor, principalmente o TRBX. Estou bem apaixonado por esse baixo e é esse que pretendo comprar. Em segundo lugar eu colocaria o GB75. Achei ele lindo, o slap dele é matador e ele tem a chave ativo/passivo, o que o torna um pouco mais versátil. Se não fosse o braço gordo, talvez ele estaria empatado com o TRBX.
É isso aí, quem tiver dúvida pode perguntar, espero ter ajudado quem também tinha essa dúvida.
- Cort GB35
- Cort GB75
- Cort A5
- Cort Action V
- Yamaha RBX 375
- Yamaha TRBX 305
TIMBRE: Todos esses baixos são ativos, menos o GB35, talvez seja por esse motivo que eu achei o timbre dele um pouco mais xôxo que os outros. Mas apesar disso todos são bons baixos e com bons timbres.
CONSTRUÇÃO: Achei todos muito bem construídos. Dizem por aí que a Cort e a Yamaha não fazem baixos ruins, e parece que é verdade. Eu achei o GB75 o mais bonito de todos. As ferragens Hipshot e os captadores Bartolini dão um charme no visual.
PREÇO: No quesito preço, os Yamahas são mais baratos no geral.
CONFORTO: Pra mim o quesito que mais pesou foi a confortabilidade/tocabilidade. Os Yamahas são baixos muuuuito confortáveis mesmo. A mão deslizava no braço, muito macios mesmo. Inclusive fiquei surpreso com o RBX, que é um baixo relativamente barato, mas MUITO confortável mesmo. Os Corts (todos eles) tem o braço um pouco mais gordo e as cordas um pouco mais distantes uma da outra, o que me causou a impressão de serem mais desengonçados.
CONCLUSÃO: Juntando a confortabilidade com o fato de os Yamahas serem mais baratos, achei a Yamaha melhor, principalmente o TRBX. Estou bem apaixonado por esse baixo e é esse que pretendo comprar. Em segundo lugar eu colocaria o GB75. Achei ele lindo, o slap dele é matador e ele tem a chave ativo/passivo, o que o torna um pouco mais versátil. Se não fosse o braço gordo, talvez ele estaria empatado com o TRBX.
É isso aí, quem tiver dúvida pode perguntar, espero ter ajudado quem também tinha essa dúvida.
rodolphoal- Membro
Re: Cort X Yamaha: visita a Teodoro Sampaio
Eu ficava com o RockBass mesmo, são todos instrumentos mais ou menos do mesmo nível, vai estar trocando 6 por meia dúzia, não vale a pena. Se a troca for mesmo necessária, sou mais Yamaha.
rafacar- Membro
^ Não sei bem os novos RockBass, mas comparando com os antigos, as ferragens dos Cort são 200x melhores.
allexcosta- Administrador
Esses Cort da série Artisan são uns canhões. Eu iria nesse A5 aí, de todos os que você citou. Baixo pra vida.
Willian Casagrande- Membro
Rodolpho MP pra voce.
SILVIAO- Membro
allexcosta escreveu:^ Não sei bem os novos RockBass, mas comparando com os antigos, as ferragens dos Cort são 200x melhores.
Tenho dois Rockbass, um desses novos e um já mas vivido mas ainda não dos primeiros (é um meio termo), não tem nada que desabone as ferragens deles não. Cort parece que anda vindo com hipshot, mas também andam caros de mais, e aqueles bartolinis são estranhos, uma vez não comprei um Cort B5 pois não gostei do trimbre dos bartolini e o pré também chiava muito.
rafacar- Membro
Meu Rockbass é dos novos, com as ferragens alemãs. O motivo pelo qual eu quero trocar eu expliquei em outro tópico, mas resumindo, é porque ele veio com potenciometros de 25k e isso deixa o volume muito baixo, e como eu não gosto de ficar mexendo em baixos (isso é gosto mesmo) resolvi trocar. Mas ele é um ótimo baixo.
E pra vocês que estão falando bem dos Corts, já tocaram num TRBX??? O negócio é demais. Fico imaginando os TRB.. Deviam ser de outro mundo.
E pra vocês que estão falando bem dos Corts, já tocaram num TRBX??? O negócio é demais. Fico imaginando os TRB.. Deviam ser de outro mundo.
rodolphoal- Membro
Como pediu opinião nossa, dentro dessas opções, ainda voto pela troca dos potenciômetros do RockBass... rs
O pré dos Cort é bem meia boca (caso seja o MK1) comparado ao resto do instrumento, IMO. São instrumentos muito bem construídos, que podem ficar excelentes por completo com alguns pequenos ajustes. Mas como você não curte...
Sobre o Yamaha, sou fã da marca, mas acho seu Rockbass (sendo dos modelos mais novos) mais comparável ao RBX 775, que é um verdadeiro canhão, bem superior ao já bom RBX375. Curto bastante a linha BB também, principalmente os passivos, tem um ótimo som e são baixos prontos, é plugar e tocar. Aí já acho que seria uma troca bem interessante nesses casos...
Bom essa é minha opinião. O que vale no fim é seu ouvido, seu bolso etc.
O pré dos Cort é bem meia boca (caso seja o MK1) comparado ao resto do instrumento, IMO. São instrumentos muito bem construídos, que podem ficar excelentes por completo com alguns pequenos ajustes. Mas como você não curte...
Sobre o Yamaha, sou fã da marca, mas acho seu Rockbass (sendo dos modelos mais novos) mais comparável ao RBX 775, que é um verdadeiro canhão, bem superior ao já bom RBX375. Curto bastante a linha BB também, principalmente os passivos, tem um ótimo som e são baixos prontos, é plugar e tocar. Aí já acho que seria uma troca bem interessante nesses casos...
Bom essa é minha opinião. O que vale no fim é seu ouvido, seu bolso etc.
Vinicius F- Membro
O pré dos Cort é a desgraça do baixo. Sem ele, a coisa fica linda demais da conta!
As ferragens são um show a parte.
Quanto aos Yamaha: são ótimos baixos. Reitero o que eh sempre digo: a Yamaha só produz coisa boa
Mas, também acho que é trocar 6 por meia dúzia. E essa é minha opinião.
Você devia trocar esses potenciômetros, mano...
As ferragens são um show a parte.
Quanto aos Yamaha: são ótimos baixos. Reitero o que eh sempre digo: a Yamaha só produz coisa boa
Mas, também acho que é trocar 6 por meia dúzia. E essa é minha opinião.
Você devia trocar esses potenciômetros, mano...
patriciofernandes- Membro
^Que pré voces indicam para um Cort B5 ?
SILVIAO- Membro
e esses Cort q estão vindo com pre Markbass?? Alguém testou??? Já tive 2 cort...nao gosto mto do circuito original tb... fiquei curioso com o circuito Markbass ...vi no ML
SMR- Membro
SILVIAO escreveu:^Que pré voces indicam para um Cort B5 ?
Um que seja do seu gosto. Se o pré não tem componentes de qualidade, ele estraga qualquer instrumento.
Eu gosto dos prés do Samuel, do Jacimario, gosto do Aguilar, e tô achando bacana os do Billy Belmont também. Até um Sonorus é melhor que esses chineses que vem nos baixos equipados com os Bartolini MK1.
Engraçado.
Meu filho tem um Cort GB74. O baixo é bem simples, de entrada. As ferragens são realmente muito boas e o timbre é muito melhor do que a simplicidade do instrumento faz supor.
Não tenho qualquer reclamação do pré ou dos captadores deste baixo. O bicho tem um timbrão e peso no som de emocionar.
Meu filho tem um Cort GB74. O baixo é bem simples, de entrada. As ferragens são realmente muito boas e o timbre é muito melhor do que a simplicidade do instrumento faz supor.
Não tenho qualquer reclamação do pré ou dos captadores deste baixo. O bicho tem um timbrão e peso no som de emocionar.
cardozo- Membro
TRBX 505 é melhor de todos esses aí.
NeyBass- Membro
TRBX é um ótimo baixo, embora eu prefira os BB por pura questão de vibe.
Tenho um Colega que passa um Cort GB95 pelo preço de um TRBX (não sei por quanto viu o TRBX, mas se for de loja o Cort dele pode ser até mais barato), aí já acho beeeeeeeeeeeeeem mais interessante.
Se quiser o contato, me manda MP.
Tenho um Colega que passa um Cort GB95 pelo preço de um TRBX (não sei por quanto viu o TRBX, mas se for de loja o Cort dele pode ser até mais barato), aí já acho beeeeeeeeeeeeeem mais interessante.
Se quiser o contato, me manda MP.
gpraxedes- Membro
Nao testei o TRBX505 nem o GB95. Imagino que eles devam ser melhores do que todos que eu testei. Mas infelizmente não achei nas lojas da Teodoro.
rodolphoal- Membro
Ah, essa tal de Teodoro...
allexcosta- Administrador
rodolphoal escreveu:Nao testei o TRBX505 nem o GB95. Imagino que eles devam ser melhores do que todos que eu testei. Mas infelizmente não achei nas lojas da Teodoro.
TRBX 505 tem o timbre mais na vibe dos TRB, o GB5 tem um timbre próprio originalmente, se vc instalar uma chave para o captador da ponte, deixando-o em série, paralelo e single, aí te dá muito timbres.
Originalmente o pré do TRBX é bem melhor que do GB5
Mas o bichin é pesadin pra burro. Mesmo assim ainda ficaria com ele (GB5), agora se eu não tivesse opção de alterar o funcionamento do captador, aí eu ficaria com o TRBX505.
Minha opinião
NeyBass- Membro
Olha, já testei o RBX 375 e pra mim o ponto negativo dele é justamente a falta de conforto no braço....
Já o Cort GB 35j, já é completamente o avesso. Foi um dos baixos de braço mais confortável que já tive!
Quanto à nova série da Yamaha, não testei nenhum ainda.
Ah! A Cort expandiu a linha GB!:
Agora tem o GB75jj
O GB 75JH
O GB 54jj
Dentre outros...
Já o Cort GB 35j, já é completamente o avesso. Foi um dos baixos de braço mais confortável que já tive!
Quanto à nova série da Yamaha, não testei nenhum ainda.
Ah! A Cort expandiu a linha GB!:
Agora tem o GB75jj
O GB 75JH
O GB 54jj
Dentre outros...
Convidado- Convidado
Esse 75jj.. GAAAAAAAS
rafacar- Membro
^GAS absurda! Num review dele (versão de 4 cordas dele, o GB 74jj , acho que único review até agora...) ele mostrou um timbre muito legal de se ouvir, no fim do vídeo. Mas não quero postar aqui pra não desvirtuar demais kk...
Convidado- Convidado
Faz tempo que não passo na Teodoro para bisbilhotar as lojas... Das últimas vezes que passei por lá (O que não faz tanto tempo assim) ou era domingo ou era para ir ensaiar.
Foi a vez que nos encontramos no estudio?Zubrycky escreveu:Faz tempo que não passo na Teodoro para bisbilhotar as lojas... Das últimas vezes que passei por lá (O que não faz tanto tempo assim) ou era domingo ou era para ir ensaiar.
Breno_Barnabe- Membro
Breno_Barnabe escreveu:Foi a vez que nos encontramos no estudio?Zubrycky escreveu:Faz tempo que não passo na Teodoro para bisbilhotar as lojas... Das últimas vezes que passei por lá (O que não faz tanto tempo assim) ou era domingo ou era para ir ensaiar.
Acredito que aquela tenha sido a última vez que fui para lá, meu caro. Honestamente, não me lembro de ter voltado àquelas plagas depois disso.
GB75JJ...
Quando será que chega pra venda no Brasil?
Já vou começar uma poupancinha
Brabo é que se um squier estão pedindo 4200 em um GB75JJ desse vão pedir 7 mil.
Quando será que chega pra venda no Brasil?
Já vou começar uma poupancinha
Brabo é que se um squier estão pedindo 4200 em um GB75JJ desse vão pedir 7 mil.
NeyBass- Membro
O primeiro Cort que toquei foi um Curbow.. E isso já deve fazer uns bons 10 anos.
Peguei uma raiva tão grande daquele baixo que até hoje não consigo superar o preconceito que criei com a marca.
Quem sabe esse JJ não mude isso.. hahaha.
Peguei uma raiva tão grande daquele baixo que até hoje não consigo superar o preconceito que criei com a marca.
Pz123- Membro
Não tá na lista, mas tou com um Cort GB4 custom que chegou e tá difícil de sair hein. Baixo excelente.
Thiago Almeida- Membro
Pz123 escreveu:O primeiro Cort que toquei foi um Curbow.. E isso já deve fazer uns bons 10 anos.
Cara, o Curbow 5 é um baixo quase que todo "artificial", tendo apenas o braço em madeira. É feito de luthite e Ebonol. Além disso tem um captador só, e nem é estilo MM.
Já o Curbow 52 é feito todo em madeira, corpo,braço, escala... Tem dois captadores e tem um timbre muito bonito. Eu só não curto as cores. Mas é uma onda COMPLETAMENTE DIFERENTE do Curbow 5.
Já tive o Cort B5 e, apesar de ser meio médio demais pra meu gosto pessoal, é um ótimo contrabaixo!
Tive também o Cort GB 35j, que é um bom contrabaixo, apesar dos contras, como acabamento inferior aos mais caros da linha GB (ele é o baixo de entrada da linha GB), blindagem ruim, um pouco de neck dive. Mas o som dele é muito bom e o braço dele é incrivelmente confortável! E acredito que blindando ele corretamente, trocando os pots dele por um de qualidade superior (tipo Gotoh...) e trocando também os caps por um Cabrera ou Malagoli, esse baixo deve ficar um monstrinho...
Havia testado o GB 75 e me agradou muito. Outro ótimo baixo da Cort.
Então, essa coisa de preconceito é besteira rs... O GB 75jj deve ser uma máquina de graves. Só espero que ele não chegue aqui por uns 5k...
Convidado- Convidado
Toquei num Cort (Não sei o modelo exato, mas era um 4 cordas com captação estilo MM) nos dois primeiros ensaios do Aparelho e gostei.