Como é gravar um CD em estúdio?
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Como é gravar um CD em estúdio?
Boa tarde galera
Pra quem já gravou em estúdio, como funciona o processo, daqui uns meses terei a oportunidade de gravar um CD, queria umas dicas de quem já gravou e tem mais experiência, pra quando eu for gravar não fazer feio
Pra quem já gravou em estúdio, como funciona o processo, daqui uns meses terei a oportunidade de gravar um CD, queria umas dicas de quem já gravou e tem mais experiência, pra quando eu for gravar não fazer feio
Targino- Membro
- Mensagens : 167
Localização : São Paulo
Re: Como é gravar um CD em estúdio?
Olá, o cd é seu, autoral? Ou vai fazer um freela? As linhas são específicas? Vai bolar as linhas na hora? Vão por uma part na sua frente? Se for música de outros, peça por gravações anteriores pra ir conhecendo.
Re: Como é gravar um CD em estúdio?
O cd é de uma banda que eu toco, mas não conheço todas as músicas, porque o cantor vai gravar umas músicas antigas dele, que há muito tempo não toca, na verdade ele ainda esta conversando com o produtor, não falou como vai ser ainda, acho que quem vai fazer os arranjos é o produtor
Targino- Membro
- Mensagens : 167
Localização : São Paulo
Re: Como é gravar um CD em estúdio?
Aproveito para convidá-los a conhecer o blog do amigo e membro daqui, Claudio Rocha, que possui notória experiência e didática para ajudar neste processo...lá rolam diários de gravações, dicas, experiências...vale a pena !
http://captainbasement.blogspot.com.br/2009/02/o-processo-de-gravacao.html
"The Recording Process"
Por Keith Rosiér
Onde ficar
Quando você entra no estúdio, o técnico ou o produtor provavelmente irá dizer se você deve ficar na sala de controle ou na sala de gravação, mas você também pode perguntar. Quando você achar o lugar, tire seus instrumentos dos bags e cases para que eles se ajustem à temperatura da sala.
O técnico geralmente prepara o som da bateria primeiro e depois passa para o baixo. Quase sempre haverá um Direct Box para você plugar seu instrumento. O técnico pedirá para você tocar - sempre mantenha seu volume no máximo - e ajustará o volume do seu baixo.
O nível dos fones de ouvido é geralmente ajustado durante a primeira passagem de som do grupo. Todos esperam sua vez de dizer ao técnico o que precisam em seus fones. Algumas vezes todos estão na mesma mixagem, por isso você deverá ouvir seu baixo em um nível mais baixo do que você gostaria.
Aprendendo a Música
O artista ou o produtor passará as partituras (ou cifras) ou esperará que você escreva a sua própria partitura, enquanto um demo da música é tocada, seja em cassete, piano ou violão. Mesmo que a música seja simples, você sempre deve escrever uma "parte". À medida que a gravação progride, o arranjo pode sofrer mudanças drásticas. Já vi músicos emperrarem uma gravação porque não conseguiam lembrar de todas as mudanças efetuadas. Isto poderia ter sido evitado se tivessem marcado as mudança em uma partitura.
Gravando a Música
Você é contratado para tocar exatamente o que o artista ou produtor pede, da melhor maneira que sua habilidade permita - sem exceções. Mantenha um sorriso no rosto e tente acrescentar um bom clima na gravação. Não faça julgamentos sobre a qualidade de uma música. Se o seu baixo é a única coisa boa naquela música, que seja assim. Músicos de estúdio bem sucedidos apresentam sempre uma atitude positiva e profissional, nunca esquecendo que são contratados para tocarem o seu melhor em todas as situações.
Alguns produtores e artistas esperam que os músicos cheguem com idéias sobre o arranjo se necessário, enquanto outros não querem ouvir de você nada a não ser a partitura que pediram que você tocasse. É com você analisar a situação e responder de acordo com a mesma.
Existem situações onde o artista não gostará do que você tocou e pedirá que você apresente uma outra idéia. Se você fica facilmente ofendido por esse tipo de situação, seria melhor procurar outro tipo de trabalho. Artistas querem músicos de estúdio que estejam dispostos a trabalhar com eles e que não tenham problema em ouvir que sua parte não está funcionando. Ter uma atitude negativa em uma gravação é uma boa maneira de fazer seu telefone parar de tocar.
Você é contratado para usar seu conhecimento técnico e musical para ajudar uma música a alcançar todo seu potencial artístico e comercial, mas não pense que toda música requer que você toque linhas virtuosas de baixo. Algumas músicas pedem a linha de baixo mais simples, enquanto outras podem pedir uma abordagem mais complexa - cada música e gravação é diferente. Sempre chegue com um olhar novo sobre cada situação, fazendo daquela música sua prioridade número 1. À medida em que for fazendo mais gravações, você aprenderá a afiar e confiar em sua intuição. Isso irá ajudá-lo a se ajustar apropriadamente em cada situação, fazendo todo mundo feliz e tornando-o um baixista muito popular.
O modo como você sente a música pode afetar sua performance. Não faça coisas que irão alterar seu julgamento, como ficar "aceso" com café ou tentar relaxar com algumas cervejas. Tal auto-medicação provavelmente fará você correr ou atrasar, dificultando-o a criar um bom "feeling".
Alguns produtores gastam 3 horas em uma música - a não que seja uma gravação demo (demonstração) - enquanto outros chegam a levar um dia. Independente do que acontecer, esteja preparado para aprender a música rapidamente e gravá-la em poucos takes. Entretanto, não caia na armadilha de pensar que aquilo que você gravou não pode ser duplicado ou melhorado. Você precisa de confiança e habilidade para gravar a mesma música 25 vezes, se necessário. Esteja preparado para gravar a sua melhor performance quantas vezes for necessário; em outras palavras, até que o produtor esteja feliz.
Corrigindo erros
Se você errar enquanto estiver gravando, não pare. Recomponha-se rapidamente e acabe a música. Quase sempre você pode corrigir seus erros mais tarde através de cortes (punch in), que é um método de gravar sobre um ponto específico da música.
Depois de ter "confessado" seu erro, o técnico acha o ponto e começa a tocar a música antes do lugar onde o erro ocorreu. No ponto onde aconteceu a falha, o técnico rapidamente põe seu canal em modo de gravação para que você possa corrigir o erro. Depois que você tocou a nota ou frase certa ele rapidamente irá tirar seu canal do modo de gravação. Quando você estiver fazendo um corte na música, a parte original e a nova devem combinar exatamente em volume e timbre, por isso certifique-se que seus controles estejam iguais aos anteriores e toque com um ataque idêntico.
Overdubbing
Algumas vezes pedirão que você grave o baixo em uma base que já está gravada. Você geralmente fará isso na sala de controle junto com o técnico de som. Você pode ouvir seu som nos monitores da sala, mas também pode querer usar fones para se ouvir melhor e ficar menos distraído. Os monitores ou fones de ouvidos devem ser ajustados para que você possa ouvir bem a bateria e a voz.
Pode ser meio difícil conduzir numa gravação do tipo overdub, já que você não está trabalhando diretamente com o baterista. Para resolver isso, peça ao técnico para abaixar um pouco seu baixo para que você possa ouvir o baterista e o resto do instrumental melhor.
Extraído do Livro: "Studio Bass Masters", por Keith Rosiér
Tradução: Claudio Rocha
http://captainbasement.blogspot.com.br/2009/02/o-processo-de-gravacao.html
"The Recording Process"
Por Keith Rosiér
Onde ficar
Quando você entra no estúdio, o técnico ou o produtor provavelmente irá dizer se você deve ficar na sala de controle ou na sala de gravação, mas você também pode perguntar. Quando você achar o lugar, tire seus instrumentos dos bags e cases para que eles se ajustem à temperatura da sala.
O técnico geralmente prepara o som da bateria primeiro e depois passa para o baixo. Quase sempre haverá um Direct Box para você plugar seu instrumento. O técnico pedirá para você tocar - sempre mantenha seu volume no máximo - e ajustará o volume do seu baixo.
O nível dos fones de ouvido é geralmente ajustado durante a primeira passagem de som do grupo. Todos esperam sua vez de dizer ao técnico o que precisam em seus fones. Algumas vezes todos estão na mesma mixagem, por isso você deverá ouvir seu baixo em um nível mais baixo do que você gostaria.
Aprendendo a Música
O artista ou o produtor passará as partituras (ou cifras) ou esperará que você escreva a sua própria partitura, enquanto um demo da música é tocada, seja em cassete, piano ou violão. Mesmo que a música seja simples, você sempre deve escrever uma "parte". À medida que a gravação progride, o arranjo pode sofrer mudanças drásticas. Já vi músicos emperrarem uma gravação porque não conseguiam lembrar de todas as mudanças efetuadas. Isto poderia ter sido evitado se tivessem marcado as mudança em uma partitura.
Gravando a Música
Você é contratado para tocar exatamente o que o artista ou produtor pede, da melhor maneira que sua habilidade permita - sem exceções. Mantenha um sorriso no rosto e tente acrescentar um bom clima na gravação. Não faça julgamentos sobre a qualidade de uma música. Se o seu baixo é a única coisa boa naquela música, que seja assim. Músicos de estúdio bem sucedidos apresentam sempre uma atitude positiva e profissional, nunca esquecendo que são contratados para tocarem o seu melhor em todas as situações.
Alguns produtores e artistas esperam que os músicos cheguem com idéias sobre o arranjo se necessário, enquanto outros não querem ouvir de você nada a não ser a partitura que pediram que você tocasse. É com você analisar a situação e responder de acordo com a mesma.
Existem situações onde o artista não gostará do que você tocou e pedirá que você apresente uma outra idéia. Se você fica facilmente ofendido por esse tipo de situação, seria melhor procurar outro tipo de trabalho. Artistas querem músicos de estúdio que estejam dispostos a trabalhar com eles e que não tenham problema em ouvir que sua parte não está funcionando. Ter uma atitude negativa em uma gravação é uma boa maneira de fazer seu telefone parar de tocar.
Você é contratado para usar seu conhecimento técnico e musical para ajudar uma música a alcançar todo seu potencial artístico e comercial, mas não pense que toda música requer que você toque linhas virtuosas de baixo. Algumas músicas pedem a linha de baixo mais simples, enquanto outras podem pedir uma abordagem mais complexa - cada música e gravação é diferente. Sempre chegue com um olhar novo sobre cada situação, fazendo daquela música sua prioridade número 1. À medida em que for fazendo mais gravações, você aprenderá a afiar e confiar em sua intuição. Isso irá ajudá-lo a se ajustar apropriadamente em cada situação, fazendo todo mundo feliz e tornando-o um baixista muito popular.
O modo como você sente a música pode afetar sua performance. Não faça coisas que irão alterar seu julgamento, como ficar "aceso" com café ou tentar relaxar com algumas cervejas. Tal auto-medicação provavelmente fará você correr ou atrasar, dificultando-o a criar um bom "feeling".
Alguns produtores gastam 3 horas em uma música - a não que seja uma gravação demo (demonstração) - enquanto outros chegam a levar um dia. Independente do que acontecer, esteja preparado para aprender a música rapidamente e gravá-la em poucos takes. Entretanto, não caia na armadilha de pensar que aquilo que você gravou não pode ser duplicado ou melhorado. Você precisa de confiança e habilidade para gravar a mesma música 25 vezes, se necessário. Esteja preparado para gravar a sua melhor performance quantas vezes for necessário; em outras palavras, até que o produtor esteja feliz.
Corrigindo erros
Se você errar enquanto estiver gravando, não pare. Recomponha-se rapidamente e acabe a música. Quase sempre você pode corrigir seus erros mais tarde através de cortes (punch in), que é um método de gravar sobre um ponto específico da música.
Depois de ter "confessado" seu erro, o técnico acha o ponto e começa a tocar a música antes do lugar onde o erro ocorreu. No ponto onde aconteceu a falha, o técnico rapidamente põe seu canal em modo de gravação para que você possa corrigir o erro. Depois que você tocou a nota ou frase certa ele rapidamente irá tirar seu canal do modo de gravação. Quando você estiver fazendo um corte na música, a parte original e a nova devem combinar exatamente em volume e timbre, por isso certifique-se que seus controles estejam iguais aos anteriores e toque com um ataque idêntico.
Overdubbing
Algumas vezes pedirão que você grave o baixo em uma base que já está gravada. Você geralmente fará isso na sala de controle junto com o técnico de som. Você pode ouvir seu som nos monitores da sala, mas também pode querer usar fones para se ouvir melhor e ficar menos distraído. Os monitores ou fones de ouvidos devem ser ajustados para que você possa ouvir bem a bateria e a voz.
Pode ser meio difícil conduzir numa gravação do tipo overdub, já que você não está trabalhando diretamente com o baterista. Para resolver isso, peça ao técnico para abaixar um pouco seu baixo para que você possa ouvir o baterista e o resto do instrumental melhor.
Extraído do Livro: "Studio Bass Masters", por Keith Rosiér
Tradução: Claudio Rocha
Re: Como é gravar um CD em estúdio?
Vai tocar com click e fones. É ruim mas é bom. Se tiver problemas com o metrônomo as coisas não vão rolar, apesar que o protools arruma isso também, mas é sempre melhor ser profissional e gravar firme.
rafacar- Membro
- Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.
Re: Como é gravar um CD em estúdio?
Repertório na ponta dos dedos, baixo regulado, sem ruídos e com cordas boas, e o restante é só curtir o dia no estúdio.
joabi- Eterno Colaborador
- Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP
Re: Como é gravar um CD em estúdio?
Muito bom!!
Valeu Guilé
Em relação as cordas, seria bom estarem no meio termo ou seria melhor ser cordas novas Joabi ?
Valeu Guilé
Em relação as cordas, seria bom estarem no meio termo ou seria melhor ser cordas novas Joabi ?
Targino- Membro
- Mensagens : 167
Localização : São Paulo
Re: Como é gravar um CD em estúdio?
O que você gostar mais. Eu gosto de trocar uns 3 ou 4 dias antes de gravar, pra perder um pouco daquele som ultra metálico.
Existe uma história de que o Anthony Jackson trocava as cordas a cada faixa que gravava...
joabi- Eterno Colaborador
- Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP
Re: Como é gravar um CD em estúdio?
Assunto complicado e o diabo mora nos detalhes...
Vejamos...
Você vai precisar tocar mais limpo e explicado e ficar amigo do metrônomo.
Para isso:
- Estude escalas com metrônomo em 40bpm, cada nota dura 4 clicks.
- Arrume um software de acompanhamento e grave linhas das músicas da banda ou estilo parecido e depois escute. Faça isso várias vezes até você curtir o que ouve.
- Entenda como é tocar no metrônomo sem ser escravo dele. Você deve se divertir e groovar tocando as linhas, mas dentro do tempo. É bem mais difícil do que parece.
- Se o estilo aceitar cordas flat, use-as. Você ficará impressionado com a quantidade de ruído que cordas round produzem, mesmo se sua técnica estiver boa.
- Pratique coisas básicas de maneira hiper lenta tocando sempre próximo do traste da frente. O som fica mais limpo dessa maneira.
- Certifique-se de que seu baixo não tem ruídos ou barulhos indesejáveis. Troque de corda alguns dias antes.
- Na hora de gravar, pergunte se pode gravar na sala com o batera. Coloque um lado do fone no ouvido e o outro fora. Geralmente você groova melhor assim.
- Discuta as linhas e acentos com o batera antes. Marque pra passar mesmo que sem a batera montada, mas só as idéias das linhas. Batera e baixo devem respirar em uníssono.
Vejamos...
Você vai precisar tocar mais limpo e explicado e ficar amigo do metrônomo.
Para isso:
- Estude escalas com metrônomo em 40bpm, cada nota dura 4 clicks.
- Arrume um software de acompanhamento e grave linhas das músicas da banda ou estilo parecido e depois escute. Faça isso várias vezes até você curtir o que ouve.
- Entenda como é tocar no metrônomo sem ser escravo dele. Você deve se divertir e groovar tocando as linhas, mas dentro do tempo. É bem mais difícil do que parece.
- Se o estilo aceitar cordas flat, use-as. Você ficará impressionado com a quantidade de ruído que cordas round produzem, mesmo se sua técnica estiver boa.
- Pratique coisas básicas de maneira hiper lenta tocando sempre próximo do traste da frente. O som fica mais limpo dessa maneira.
- Certifique-se de que seu baixo não tem ruídos ou barulhos indesejáveis. Troque de corda alguns dias antes.
- Na hora de gravar, pergunte se pode gravar na sala com o batera. Coloque um lado do fone no ouvido e o outro fora. Geralmente você groova melhor assim.
- Discuta as linhas e acentos com o batera antes. Marque pra passar mesmo que sem a batera montada, mas só as idéias das linhas. Batera e baixo devem respirar em uníssono.
allexcosta- Administrador
- Mensagens : 54816
Localização : Terra
Re: Como é gravar um CD em estúdio?
Um equivoco comum é que as pessoas querem "mostrar serviço". Uma linha simples, mas bem executada, funciona melhor para a música do que algo muito elaborado, mas acima do seu nível técnico, e, portanto, impreciso.
Tenha em mente que vão aparecer suas qualidades e também seus problemas não resolvidos nos estudos diários do instrumento.
joabi- Eterno Colaborador
- Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP
Re: Como é gravar um CD em estúdio?
Gravei uma única vez e a princípio foi meio apavorante, ainda bem que eu tinha treinado em casa com meu PC, quando me soltei o tempo voou!
Aliás, boas as dicas do alex, principalmente sobre as cordas flat! Gravei com round e é complicado o negócio dos ruídos, mesmo!!!
Aliás, boas as dicas do alex, principalmente sobre as cordas flat! Gravei com round e é complicado o negócio dos ruídos, mesmo!!!
arturbmallmann- Membro
- Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC
Re: Como é gravar um CD em estúdio?
Legal, Targino! Os amigos deram valiosas dicas!
Gostei da dica do Joabi quando ele diz sobre mostrar serviço, em algumas vezes, ao gravar, no momento execução, achei que estava fazendo feijão com arroz demais, mas depois ao escutar, via que estava muito legal. Manda bala!!!
Gostei da dica do Joabi quando ele diz sobre mostrar serviço, em algumas vezes, ao gravar, no momento execução, achei que estava fazendo feijão com arroz demais, mas depois ao escutar, via que estava muito legal. Manda bala!!!
Re: Como é gravar um CD em estúdio?
Cara, nunca gravei em estúdio, mas gravamos algumas coisas em casa mesmo no Reaper, tenho certeza que a qualidade é uma m$%&, mas pra ter uma noção é legal. Descobri que é bem complicado tocar perfeitamente no click e que menos é mais, esse negócio de ficar inventando linha complicada é coisa de pró
Gostaria de postar depois aqui uma gravação que fizemos, mas tenho medo de ser apedrejado kkk
Gostaria de postar depois aqui uma gravação que fizemos, mas tenho medo de ser apedrejado kkk
Claudio Mengarda- Membro
- Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina
Re: Como é gravar um CD em estúdio?
Eu gravei uma única vez, sem click, metrônomo, nada. Só com a bateria no fone e tocando ligado na mesa. Foi meio tenso, mas rolou bem. Passamos as músicas várias vezes antes também, então estava afiado.
Também queria postar o que gravamos, Cláudio haha, mas está só em áudio e lá em casa. Qualquer dia posto
Também queria postar o que gravamos, Cláudio haha, mas está só em áudio e lá em casa. Qualquer dia posto
Willian Casagrande- Membro
- Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR
Re: Como é gravar um CD em estúdio?
É a primeira musica autoral nossa, esta bem simples, porém eu acho legalzinha, uma pena não conseguirmos gravar decentemente.
Claudio Mengarda- Membro
- Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina
Re: Como é gravar um CD em estúdio?
^Gravamos duas autorais também, dois blues. Animei, vou chegar em casa e postar
Willian Casagrande- Membro
- Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR
Re: Como é gravar um CD em estúdio?
Tu vai postar por onde? Não queria colocar no youtube, ainda nao ta certinho kk
Claudio Mengarda- Membro
- Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina
Re: Como é gravar um CD em estúdio?
Pensei em subir no Sound Cloud mesmo. Tô pra fazer uma conta lá faz tempo.
Willian Casagrande- Membro
- Mensagens : 3676
Localização : Londrina/PR
Re: Como é gravar um CD em estúdio?
Assim... gravar sem click não é problema, e até desejável em alguns estilos, mas se for algo de pop/rock ou qualquer coisa semelhante (canção), ajuda bastante gravar com metrônomo. Overdubs, edições e eventuais correções ficam muito mais simples. Ajuda também a "amarrar" a performance de uma banda que não esteja tão redonda.
Em alguns casos é possível que só o baterista use o click, mas, em geral, é bom que todo mundo saiba tocar com ele.
Enfim, gravar é uma coisa muito boa para o desenvolvimento de qualquer músico, e é melhor se o processo for sem stress (depende bastante de quem conduz: o produtor ou o técnico do estúdio) . Todo mundo deve passar por isso com frequência, pois a gente sempre cresce bastante no processo, mais do que ficar tocando horas em casa, repetindo o que já sabe.
joabi- Eterno Colaborador
- Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP
Re: Como é gravar um CD em estúdio?
Valeu pelas dicas galera, tem muitas dicas valiosas aqui
Eu faço umas gravações caseiras em casa de vez em quando, com o reaper e uma placa de aúdio, quando invento de gravar um forró ou samba geralmente uma parte ou outra fica fora do tempo, nesse caso do CD, é música gospel, vai ser bem mais tranquilo, imagino eu que não vai ter uns ritmos mais complexos...
Lendo os posts do pessoal, lembrei que na verdade já gravei uma música no estúdio, gravei junto com a batera, achei bem melhor do que gravar sozinho, tinha até esquecido dessa gravação, acho que esqueci porque o técnico de som era tão amador, que acho que eu até eu mixava melhor em casa... ele simplesmente gravou os instrumentos, masterizou e pronto, não tratou o aúdio, não usou plugin, não fez nada, a bateria ficou um desastre rsrsrs, mas foi legal a experiência, gravei do jeito mais simples possível, gostei do resultado mas poderia ter ousado um pouco mais.
Fico imaginando como deve ser gravar umas músicas do Ed Motta, toda vez que vejo o dvd com o Continentino tocando eu fico abismado...
Eu faço umas gravações caseiras em casa de vez em quando, com o reaper e uma placa de aúdio, quando invento de gravar um forró ou samba geralmente uma parte ou outra fica fora do tempo, nesse caso do CD, é música gospel, vai ser bem mais tranquilo, imagino eu que não vai ter uns ritmos mais complexos...
Lendo os posts do pessoal, lembrei que na verdade já gravei uma música no estúdio, gravei junto com a batera, achei bem melhor do que gravar sozinho, tinha até esquecido dessa gravação, acho que esqueci porque o técnico de som era tão amador, que acho que eu até eu mixava melhor em casa... ele simplesmente gravou os instrumentos, masterizou e pronto, não tratou o aúdio, não usou plugin, não fez nada, a bateria ficou um desastre rsrsrs, mas foi legal a experiência, gravei do jeito mais simples possível, gostei do resultado mas poderia ter ousado um pouco mais.
Fico imaginando como deve ser gravar umas músicas do Ed Motta, toda vez que vejo o dvd com o Continentino tocando eu fico abismado...
Targino- Membro
- Mensagens : 167
Localização : São Paulo
Re: Como é gravar um CD em estúdio?
não sei se é o seu caso, mas da uma olhada nesse vídeo:
deathenrique- Membro
- Mensagens : 983
Localização : Lages - SC
Re: Como é gravar um CD em estúdio?
Targino escreveu:Valeu pelas dicas galera, tem muitas dicas valiosas aqui
Eu faço umas gravações caseiras em casa de vez em quando, com o reaper e uma placa de aúdio, quando invento de gravar um forró ou samba geralmente uma parte ou outra fica fora do tempo, nesse caso do CD, é música gospel, vai ser bem mais tranquilo, imagino eu que não vai ter uns ritmos mais complexos...
Lendo os posts do pessoal, lembrei que na verdade já gravei uma música no estúdio, gravei junto com a batera, achei bem melhor do que gravar sozinho, tinha até esquecido dessa gravação, acho que esqueci porque o técnico de som era tão amador, que acho que eu até eu mixava melhor em casa... ele simplesmente gravou os instrumentos, masterizou e pronto, não tratou o aúdio, não usou plugin, não fez nada, a bateria ficou um desastre rsrsrs, mas foi legal a experiência, gravei do jeito mais simples possível, gostei do resultado mas poderia ter ousado um pouco mais.
Fico imaginando como deve ser gravar umas músicas do Ed Motta, toda vez que vejo o dvd com o Continentino tocando eu fico abismado...
Aquele dvd é animal, escuto direto no carro, esse Continentino tem muito estilo e um groove poderoso
Claudio Mengarda- Membro
- Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina
Re: Como é gravar um CD em estúdio?
Gravar sem click complica demais na ediçao. Mas acho que o click nao é problema pro baixista e sim pro batera. Se a batera tiver certa com a caneca, resta ao baixo acompanhá-la.
Quando gravei minhas primeiras musicas guias e apanhava do metronomo, colocava uma bateria eletronica tocando no mesmo bpm. Ajudou bastante. Depois a gente vai se acostumando.
Quando gravei minhas primeiras musicas guias e apanhava do metronomo, colocava uma bateria eletronica tocando no mesmo bpm. Ajudou bastante. Depois a gente vai se acostumando.
Fabio Linhares- Membro
- Mensagens : 1209
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