Tagima Millenium "sumindo" na banda
+15
John Music
Ramiro Andrade
Diegobass
SILVIAO
Salbass
Stormbringer
arturbmallmann
Edu
joabi
dibass
Claudio Mengarda
allexcosta
Nando Vasques
patriciofernandes
PH Benchmarker
19 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Tagima Millenium "sumindo" na banda
Cara, já pensou que seu problema pode ser a banda?
Sério, alguns integrantes têm o potencial de fazer seu baixo simplesmente sumir na banda. Bateristas, guitarristas...
Outra coisa: mapa de palco, retorno...Será que isso está adequado e não tem nada subdimensionado em relação à dimensão da gig?
E fora isso, naturalmente existem músicas em que o baixo se mescla mais aos outros instrumentos e não corta tanto a mix. Isso é natural. Você está relatando seu problema, mas será que sua exigência com a presença do baixo na música não está sendo muito alta pra um determinado gênero musical? Sei lá, da forma crítica como você tá relatando, pode ser que você esteja querendo um baixo "na cara" da banda sendo que você toca músicas em que isso não acontece.
Ah, mais outra coisa: esse Master é complicado...Ôh, amplizinho que não entrega a potência que tá escrita ali e a 4x10 não tem nada de 4x10. E Meteoro Rx100 é sofrível...
Sério, alguns integrantes têm o potencial de fazer seu baixo simplesmente sumir na banda. Bateristas, guitarristas...
Outra coisa: mapa de palco, retorno...Será que isso está adequado e não tem nada subdimensionado em relação à dimensão da gig?
E fora isso, naturalmente existem músicas em que o baixo se mescla mais aos outros instrumentos e não corta tanto a mix. Isso é natural. Você está relatando seu problema, mas será que sua exigência com a presença do baixo na música não está sendo muito alta pra um determinado gênero musical? Sei lá, da forma crítica como você tá relatando, pode ser que você esteja querendo um baixo "na cara" da banda sendo que você toca músicas em que isso não acontece.
Ah, mais outra coisa: esse Master é complicado...Ôh, amplizinho que não entrega a potência que tá escrita ali e a 4x10 não tem nada de 4x10. E Meteoro Rx100 é sofrível...
John Music- Membro
Aqui na região, amps de qualidade são raridades, estou estudando a ideia de pegar um amp próprio assim que a situação melhorar, algo como um Staner BX200, assim chego, posiciono de forma me soe bem, até porque tocar dependendo de amp alheio é complicado, não fico à vontade pra mudar de posição e tal.
Complicado, se o baixo estivesse "stock" poderia desconfiar dele, mas com circuito e captação trocada, passo a desconfiar de acústica, ou até mesmo de 'pegada' que eu possa estar errando sem notar.
De qualquer forma muito grato a todos que se dispuseram a me ajudar, e qualquer coisa retorno um feedback.
Abraços.
Complicado, se o baixo estivesse "stock" poderia desconfiar dele, mas com circuito e captação trocada, passo a desconfiar de acústica, ou até mesmo de 'pegada' que eu possa estar errando sem notar.
De qualquer forma muito grato a todos que se dispuseram a me ajudar, e qualquer coisa retorno um feedback.
Abraços.
PH Benchmarker- Membro
Já pensou em fazer uma gravação pra ver se acontece a mesma coisa? Isso elimina os problemas com acústica e ambiência. Se numa gravação você ainda identificar o problema, então o problema será o instrumento. Caso nao persista, então é o ambiente ou a banda...
patriciofernandes- Membro
patriciofernandes escreveu:Já pensou em fazer uma gravação pra ver se acontece a mesma coisa? Isso elimina os problemas com acústica e ambiência. Se numa gravação você ainda identificar o problema, então o problema será o instrumento. Caso nao persista, então é o ambiente ou a banda...
Creio que esteja dizendo, gravar com banda? Isso seria um pouco difícil já que não tenho experiência com gravações em estúdio, e por entrar nesse meio agora não conheço ninguém que possa fazer para tirar a prova dos 9.
PH Benchmarker- Membro
Isso não é problema, vocês podem ir à um estúdio e fazer um ensaio gravado! de preferência em linha, mas se for com ambiente também é possível verificar o seu relato.
Salbass- Membro
Ahh, beleza, vou tentar juntar uma galera pra um ensaio e gravar. Abraços.
PH Benchmarker- Membro
Se formos abrir uma bolsa de apostas, eu aposto no cancelamento de frequencias da sala, assim que ele entrar num estudio com sala de outras dimensões, o problema vai sumir
Stormbringer- Membro
Cara, faz um vídeo caseiro aí qualquer tocando umas escalinhas pra cima e pra baixo que te digo se há algo errado com os volumes das cordas. Parece que não há... Mais pra cancelamento mesmo.
Mas você precisa tocar em lugares diferentes. Todo mundo precisa.
Mas você precisa tocar em lugares diferentes. Todo mundo precisa.
allexcosta- Administrador
Stormbringer escreveu:Vi varias pessoas falando de compressor aqui, mas um compressor serve exatamente pro contrario, pra subir o que esta com pouco volume, e limitar pico.Claudio Mengarda escreveu:Deixei de usar compressor na nossa banda porque matava o som do bass e fica inaudível no meio da turma, será que não é isso?
Se esta diferente disso é compressor ruim + não saber como usa-lo.
sabe aqueles basstraps usados em estúdio? Carpete, coisas do tipo pra "capturar" o som de uma sala? na prática os compressores tentam fazer isso quando os decibéis ultrapassam o threshold setado, porém eles não absorvem o som e sim tentam amortecer esmagando o sinal de alguma forma. A grande maioria funciona assim. O sinal não sai ileso após passar por um compressor, por vezes até um pedal como buffer se presta melhor a emparelhar a dinâmica de forma mais "clean" do que um compressor. Geralmente o que se faz com compressores baratos (falo abaixo de racks de primeira linha usados estúdio) é usá-los como efeito justamente por imprimir essas marcas no som. Quem dera se a maioria dos comps apenas subissem e baixassem o volume como se promete na propaganda
Eu mesmo uso de vez em quando pedal compressor, mas sei que o sinal vai seguir adiante com a marca registrada do circuito carimbada
e não são todos, mas a maioria dos compressores esburacam as frequências que dão o "volume" no baixo justamente porque essa é a função
Edu- Membro
^Interessante Edu, tocando com o comp consigo visualizar bem essa ultima prte que você falou.
Claudio Mengarda- Membro
Amp meteoro é osso, tem um em uma igreja no bairro aqui que as vezes vamos tocar la, e o som do meu baixo não sai de jeito algum, eu tinha um millenium 6c com caps EMG TWX e pré EMG BQS, uma pancada em todo som que tocava, mas nesse meteoro não saía som.
Tenho problema de som em igreja assim com vc ou outros amigos que já falaram aqui. Geralmente as cordas mais graves do baixo aparecem mais, pois o grave tem essa tendência, e os agudos vão sumindo ainda mais se a caixa não possuir drive ou tweeter.
O que faço na igreja para que eu possa ouvir todas as cordas do baixo, é aumentar o volume do baixo controlando pela corda G, quando esta já está com volume que destaca junto com a banda, geralmente a corda B e E estarão bem mais altas, aí eu diminuo o grave no pré do baixo, ou no pedal, ou amp, onde tiver equalizador, dou um corte nos graves e abro um pouco mais de médios e agudo. Sendo assim aquela pressão do grave é diminuída e acaba nivelando as cordas agudas.
Tenho feito isso e tem me ajudado.
Não sei se te ajudei ou confundi mais...kkk
Só uma dica: Sai fora desse meteoro, compre no mínimo um staner, já será outra coisa, falo isso pois tenho um staner shout 215b, e não tem comparação com o meteoro, ainda mais quando mando um sinal do amp para a mesa de som, equaliza e timbra muito lindo.
Tenho problema de som em igreja assim com vc ou outros amigos que já falaram aqui. Geralmente as cordas mais graves do baixo aparecem mais, pois o grave tem essa tendência, e os agudos vão sumindo ainda mais se a caixa não possuir drive ou tweeter.
O que faço na igreja para que eu possa ouvir todas as cordas do baixo, é aumentar o volume do baixo controlando pela corda G, quando esta já está com volume que destaca junto com a banda, geralmente a corda B e E estarão bem mais altas, aí eu diminuo o grave no pré do baixo, ou no pedal, ou amp, onde tiver equalizador, dou um corte nos graves e abro um pouco mais de médios e agudo. Sendo assim aquela pressão do grave é diminuída e acaba nivelando as cordas agudas.
Tenho feito isso e tem me ajudado.
Não sei se te ajudei ou confundi mais...kkk
Só uma dica: Sai fora desse meteoro, compre no mínimo um staner, já será outra coisa, falo isso pois tenho um staner shout 215b, e não tem comparação com o meteoro, ainda mais quando mando um sinal do amp para a mesa de som, equaliza e timbra muito lindo.
NeyBass- Membro
Boa noite baixistas, ressuscitando esse tópico para dar uma conclusão a respeito do Tagima Millenium 6 que sumia na mix da banda, tinha dito anteriormente que os agudos tinham aparecido em outra ocasião, mas ainda não estava completamente solucionados já que as cordas graves ainda estavam se sobrepondo muito em relação as mais agudas.
Hoje tive a ideia de desativar o NIG Bass Plus Felipe Andreoli Signature, pois duas das músicas mais "pentecostais" da igreja não soa bem com o punch que o pedal dá, desativei ele é puxei um pouco mais o captador da ponte, e no groove, usando as cordas D, G e C estavam lá em alto e bom som equilibrado com as cordas graves.
Resta saber é, se esse problema é uma característica do pedal ou se está caracterizando um defeito, gosto do pedal e não queria desfazer mas se ele estiver ruim, não posso manter no set em detrimento do meu som.
Abraços
Hoje tive a ideia de desativar o NIG Bass Plus Felipe Andreoli Signature, pois duas das músicas mais "pentecostais" da igreja não soa bem com o punch que o pedal dá, desativei ele é puxei um pouco mais o captador da ponte, e no groove, usando as cordas D, G e C estavam lá em alto e bom som equilibrado com as cordas graves.
Resta saber é, se esse problema é uma característica do pedal ou se está caracterizando um defeito, gosto do pedal e não queria desfazer mas se ele estiver ruim, não posso manter no set em detrimento do meu som.
Abraços
PH Benchmarker- Membro
^ Pedal piorar o som ao invés de melhorar é muito, mas muito comum...
Duvido que seja defeito. É o que ele faz. Mexa na regulagem e não tenha medo de tirá-lo da sua cadeia se for o caso.
Duvido que seja defeito. É o que ele faz. Mexa na regulagem e não tenha medo de tirá-lo da sua cadeia se for o caso.
Tio Allex, o NIG Bass Plus, é um pedal pré amp que tem uma curva de equalização pré setada, os Knobs desse pedal só altera a distorção que vem nele, a única coisa que altera na EQ dele é um botão chamado +EQ que parece dar um boost geral. Acho que vou ter que tirar mesmo.
PH Benchmarker- Membro
^ Sounds like trouble.
PH Benchmarker, você deveria eliminar tudo que possa alterar o timbre do instrumento, inicialmente. Utilize baixo>amp somente. O auxílio que podemos dar sem uma amostra de áudio acabam sendo "chutes" e, para que eles tenham maior precisão, precisamos de descrição detalhada sem interferências - essa que possa ser causada por outros agentes (pedal, por exemplo; sendo ele de mal qualidade ou que altere o timbre/volume do baixo).
SRTO- Membro
Vou tentar gravar um áudio com e sem o NIG Bass Plus, porém, já vou adiantando, sozinho, o baixo soa legal dos dois jeitos, com banda é que acontece esse lance das cordas mais agudas sumirem com um NIG ligado.
PH Benchmarker- Membro
em algumas salas que ensaio isso acontece...
Eu sei o que vc esta passando...
faz o seguinte teste: de uns 4 ou 5 passos pra frente, longe do seu amp e veja se o problema some pra sua percepção...
agora, esse NIG é imprescindivel pro seu som?
Eu sei o que vc esta passando...
faz o seguinte teste: de uns 4 ou 5 passos pra frente, longe do seu amp e veja se o problema some pra sua percepção...
agora, esse NIG é imprescindivel pro seu som?
Stormbringer- Membro
Cara o lance do NIG é: sempre usei ele então me acostumei, se é imprescindível ou não só vou descobrir agora quando passar um tempo tocando sem ele para ver como fica, ele é ligado o tempo todo no set.
PH Benchmarker- Membro
minha teoria é que ele esta mexendo exatamente nas frequências que são canceladas nessa sala.
é um lance que talvez tenha regulagem... mas pedal que vc batalha pra poder tocar tem que arrancar do set, ou virar nerd e estudar a "física" do que esta acontecendo pra ajusta-lo e mante-lo.
é um lance que talvez tenha regulagem... mas pedal que vc batalha pra poder tocar tem que arrancar do set, ou virar nerd e estudar a "física" do que esta acontecendo pra ajusta-lo e mante-lo.
Stormbringer- Membro
Stormbringer escreveu:minha teoria é que ele esta mexendo exatamente nas frequências que são canceladas nessa sala.
O lance é, em qualquer lugar que eu toque isso acontece, inclusive acabo de me recordar que fiz uma gig semana passada onde mandamos o sinal em linha do cubo pro PA e o problema apareceu lá também, o que só aumenta as chances de com muito pesar tirar ele do set já que está denegrindo meu bass.
PH Benchmarker- Membro
vei, entao seguindo meu preconceito: esse pedal nao presta... ele ta comendo os agudos e os harmonicos.
é bom pro povo do cifraclub que toca no quarto
é bom pro povo do cifraclub que toca no quarto
Stormbringer- Membro
Stormbringer escreveu:vei, entao seguindo meu preconceito: esse pedal nao presta... ele ta comendo os agudos e os harmonicos.
Pode ser já que quando toco os harmônicos soa meio abafado.
Stormbringer escreveu:é bom pro povo do cifraclub que toca no quarto
Vou me manter calado quando a isso para não polemizar.
PH Benchmarker- Membro
Experimentei sumir também na banda usando baixo tipo jazz bass (dois captadores nas posições do JB)....
Com o Pbass eu estou lá, com o JB sumo...
Observei isso também em muitas outras bandas de rock com jb.
Com o Pbass eu estou lá, com o JB sumo...
Observei isso também em muitas outras bandas de rock com jb.
Paulo Penna- Membro
Continuo testando e vejo que a solução é remover esse pedal da cadeia.
PH Benchmarker- Membro
Double post.
Última edição por PH Benchmarker em Qua Mar 21, 2018 3:44 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Mensagem enviada acidentalmente duas vezes.)
PH Benchmarker- Membro
PH Benchmarker escreveu:
Vou me manter calado quando a isso para não polemizar.
mas é o mesmo caso do amp Ampeg Portaflex que eu adoro: sozinho é a voz dos anjos, com a banda é o menino tímido no canto escuro da sala.
Stormbringer- Membro
Os Portaflex seriam a linha PF-x00 que todo mundo fala? já ouvi coisas a respeito, quanto ao pedal, com muita dor vou tirar do set.
PH Benchmarker- Membro
PH, vc tem compressor no seu set?
se sim, vc ta usando antes ou depois do nig?
Stormbringer- Membro
Stormbringer escreveu:PH, vc tem compressor no seu set?
Tenho um NIG Compressor, já usei antes e depois do Bass Plus, já testei com o Compressor desligado, e nada.
PH Benchmarker- Membro
vc é fã da marca hein
uma pena vc ter que tirar um pedal que vc gosta, mas quem sabe voce nao se redescobre com outro timbre?
uma pena vc ter que tirar um pedal que vc gosta, mas quem sabe voce nao se redescobre com outro timbre?
Stormbringer- Membro
Stormbringer escreveu:vc é fã da marca hein
Fã da marca eu não sei mas esses pedais é uma influência "A la Andreoli" .
Sim redescobrir outro timbre é sempre positivo, mas vou sentir falta daquele punch que o pedal me dava e ter que buscar isso de outra maneira.
PH Benchmarker- Membro
Cara, teu pizzicato tá forte?
O Andreoli, Mariutti, esses caras de metal são uns cavalos tocando baixo..
(não sei como não cansam!!)
O Andreoli, Mariutti, esses caras de metal são uns cavalos tocando baixo..
(não sei como não cansam!!)
AndréBurger- Membro
Cara tive de tirar compressor do meu set, até vendi o pedal, era ligar ele e o meu bass sumia da banda. Sozinho uma beleza, somzera, em grupo já não rolava, sei que faltava um pouco de paciência pra poder domar o pedal, mas como ensaiamos pouco não tinha como perder tempo com isso.
Claudio Mengarda- Membro
O pizzicato procuro sempre melhorar pra fortalecer mais, deu uma recaída porque to sem tempo pra treinar técnica. Quanto ao compressor já me liguei que ele não é o causador do problema.
PH Benchmarker- Membro
Página 2 de 2 • 1, 2