Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Barbear tradicional

+15
Renato Aversari
deathenrique
Claudio
Maurício_Expressão
Rico
Juninho Sampaio
Coder
Nando Vasques
Ricardo
cardozo
rafael.buzzi.andrade
Mauricio Luiz Bertola
Zubrycky
allexcosta
joabi
19 participantes

Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Barbear tradicional

Mensagem por joabi Qua Set 20, 2017 10:49 pm


Barbear tradicional Vy7d_SXO


Alguém no fórum é adepto do chamado Barbear Tradicional? Aquele que usa aparelhos com lâminas duplas (safety razors) ou navalhas, pincéis e espuma de barbear típicos de barbearia?

Eu sempre gostei muito da sensação de estar barbeado, mas ao mesmo tempo detestava o momento do barbear. Rosto irritado e ardendo por horas... o trauma piorou depois que passei um ano precisando me barbear diariamente. O rosto parecia um bife recém cortado...

Faz uns três meses que estou usando este método tradicional de barbear. Depois de tentar praticamente tudo e ter até desistido de fazer a barba por uns dois anos, só aparando de vez em quando, eu estou gostando demais do resultado. Leva um bom tempo até dominar a técnica, e tem que ter paciência e cuidado no início, mas compensa muito. Barba super rente e nenhuma irritação. Acaba virando até uma atividade prazerosa e relaxante, como um hobby.

Alguém mais tem experiência em se barbear dessa forma?
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por allexcosta Qua Set 20, 2017 11:00 pm

Agora é moda né? Toda esquina tem uma barbearia.

O ShipRoom certa feita abriu um tópico sobre isso.

Eu sou adepto do Mach3 há décadas. Não deixo nego encostar uma navalha no meu pescoço nem... Ah, e antes que me chamem de racista, branco também não encosta não.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54697
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por joabi Qua Set 20, 2017 11:08 pm


Mas a moda hoje é cultivar a barba, não é? Como é o nome disso mesmo? Lumberjack ou algo assim...

Eu também não frequento barbearia. Meu lance é fazer em casa, com um aparelho tipo esse aí da foto, boas lâminas, bom sabão e um pincel legal.

Só por curiosidade, quanto tá saindo o cartucho de Mach3, Allex? A lâmina que eu uso me custa R$ 0,75, e uso por 3 vezes, mas tem gente que consegue bem mais.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por Zubrycky Qua Set 20, 2017 11:10 pm

Tenho um aparelho antigo desses, comprado há uns 20 anos atrás na Feira de Antiguidades de San Telmo (Bairro de Buenos Aires).

Na única vez que tentei mexer nele cortei o dedo com a gilette quando tentei colocar a lâminha dentro do aparelho... notme 

De qualquer forma, não posso mais opinar sobre o assunto porque há tempos não me barbeio mais... hide
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por Zubrycky Qua Set 20, 2017 11:19 pm

joabi escreveu:
Mas a moda hoje é cultivar a barba, não é? Como é o nome disso mesmo? Lumberjack ou algo assim...

Barba está na moda... Dia desses abriu (mais) uma barbearia aqui no meu bairro.

Quanto ao nome da moda, acho que é lumberjack mesmo.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Set 20, 2017 11:53 pm

Fiz a barba essa semana, estava bem grande.
Mas, como minha barba é branca (e preta no bigode), fico com cara de muito velho (bem... eu sou...).
Ademais... The Summer is coming... Verão
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por joabi Qui Set 21, 2017 1:19 am

allexcosta escreveu:
O ShipRoom certa feita abriu um tópico sobre isso.

Putz, verdade. Desculpe aí... eu dei bobeira. Se você preferir trancar este tópico ou juntar com o outro, fique à vontade.


Zubrycky escreveu:Tenho um aparelho antigo desses, comprado há uns 20 anos atrás na Feira de Antiguidades de San Telmo (Bairro de Buenos Aires).

GAS. hahaha   quer vender?


Mauricio Luiz Bertola escreveu:Ademais... The Summer is coming... Verão

Nem me fale, professor. Aqui não deve ser tão quente quanto Niterói, mas barba me incomoda demais no verão. Já faz um mês que o verão chegou em Campinas e meu sofrimento começou cedo... detesto clima quente demais.

Um bom barbear, finalizado com um aftershave refrescante, deixa uma sensação bacana por horas.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Set 21, 2017 6:59 am

allexcosta escreveu:(...) Eu sou adepto do Mach3 há décadas. (...)
+1

Como eu deixo parte da barba crescer e parte dela eu faço, onde eu raspo eu sempre uso Mach3. No resto eu uso aparador elétrico.

Já tive vontade de ir numa barbearia só pra ver qualé... mas não sinto que eu tenho uma barba que justifique isso rsrs

joabi escreveu:(...)quanto tá saindo o cartucho de Mach3(...)
deve estar em torno de uns 10 mangos por "cabeça". Faz meses que não compro (inclusive, bem lembrado) já que só uso no bigode e no pescoço
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1948
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por cardozo Qui Set 21, 2017 7:06 am

Eu uso um daqueles aparelhos elétricos da Philips que apenas apara a barba. Dá para a barba ficar bem baixinha, mas longe do resultado de uma lâmina.

Acho um saco fazer a barba, não gosto de gastar água e gás, lâmina de barbear deixa meu rosto machucado e não dou a menor bola para a moda.

Meu barbear dura o mesmo tempo de fazer um Miojo e fica tão bom quanto! Cool
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por Ricardo Qui Set 21, 2017 9:06 am

allexcosta escreveu: Não deixo nego encostar uma navalha no meu pescoço nem... Ah, e antes que me chamem de racista, branco também não encosta não.

Espero que a piada não ofenda...

Como você sabe sobre os chemtrails, que o homem não foi à Lua, do trabalho do Bill Gates, etc... Eu também teria esse cuidado. Provavelmente a CIA já colocou um agente em cada barbearia só esperando você sentar. notme
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por allexcosta Qui Set 21, 2017 9:09 am

joabi escreveu:Putz, verdade. Desculpe aí... eu dei bobeira. Se você preferir trancar este tópico ou juntar com o outro, fique à vontade.

Não, cara. Aquele tá sei lá onde.

Ricardo escreveu:Espero que a piada não ofenda...

Como você sabe sobre os chemtrails, que o homem não foi à Lua, do trabalho do Bill Gates, etc... Eu também teria esse cuidado. Provavelmente a CIA já colocou um agente em cada barbearia só esperando você sentar. notme

Exatamente.

Tem um vizinho aqui que anda com o cachorro que é meio estranho. Tem que ficar esperto.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54697
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por Nando Vasques Qui Set 21, 2017 10:00 am

Caro Joabi,a praticidade me leva a usar apenas a Mach 3 em minha barba cheia e dura (cheia de falhas e dura de ver) durante o banho,fica inclusive direto no box,mas essas antigas vintage relics traditional shave são mesmo bacanas e bem prazerosas...
E ainda da pro cara se achar um verdadeiro Homão da p****
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por Coder Qui Set 21, 2017 10:12 am

Eu já gostaria de deixar a barba crescer, mas tem algumas falhas que chegam a ser ridículas... Então, lâmina na cara!
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Set 21, 2017 10:46 am

Como eu não tenho problema com irritação....faço a minha barba com este dai de baixo.

Até sem água fica filé..acredite!

Barbear tradicional JhIDA7E
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12127
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por Coder Qui Set 21, 2017 10:53 am

^ Só faço no banho... Se passa risso no rosto sem nada empipoca tudo
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por Rico Qui Set 21, 2017 11:52 am

Só faço duas vezes por semana. Aparelho Probak comum. Não tenho a menor paciência pra isso.

Em férias esqueço que existe.

Só tomo o cuidado de fazer a noite, antes de dormir, porque nada é pior que fazer a barba, sair ao sol, e ficar suando...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por Ricardo Qui Set 21, 2017 12:09 pm

Maquininha da Philiphs a cada dois dias. Lâminas tipo Gilette só de vez em quando, levei um tombo bizarro de bicicleta tempos atrás e ficou um queloide na cicatriz do queixo, com o aparelho se não tiver cuidado arranca um bife.

A maquininha é legal que serve também para os excessos de pelos que não tem utilidade e que conforme o gosto da amiga a gente tira. Com cuidado para não aproximar muito das partes sensíveis!
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Set 21, 2017 2:32 pm

Barba é sempre um problema...

Só me adaptei a um barbeador elétrico da Philips que tinha 36 lâminas em 3 bases rotativas e que não é mais fabricado. Tive 2 barbeadores elétricos comprados e encostados no fundo do guarda-roupas por falta de adaptação. Acho que minha mulher os jogou fora.

Fazia barba diariamente (alguns dias 2 vezes por dia) quando trabalhava e a cara ficava muito machucada.

Hoje, aposentado, faço no máximo 1 vez por dia, ou até 1 vez a cada 2 dias.

Ficar mais tempo sem fazer barba, faz eu ficar ridículo, pois está muito branca. E a brancura evolui a cada ano sempre subindo... As costeletas já estão bem branquinhas...

Descobri que para mim, a solução é Mack3, porém bem usado. Tenho a mão muito pesada e por isso, só me dou bem com lâmina bem usada...
Se usar lamina nova, sai muito sangue...
Uso uma mesma lâmina por cerca de 6 meses. Dai é um sufoco para trocar por uma lâmina nova...

Essa mão pesada é herança de ter aprendido a datilografar em máquina mecânica e de tocar baixo com certeza. Faço tudo que envolve dedos com bastante força, mas sem perceber...
A cada 6 meses tenho que trocar teclado do computador... a barra de espaço chega a se desgastar!!!

Tenho vontade de experimentar um dia uma barbearia tradicional... Tem umas cinco no meu bairro!!!



Última edição por Maurício_Expressão em Qui Set 21, 2017 2:52 pm, editado 1 vez(es)
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7463
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por allexcosta Qui Set 21, 2017 2:34 pm

joabi escreveu:Só por curiosidade, quanto tá saindo o cartucho de Mach3, Allex?

Caixinha com 2 tá por uns 13 na promoção.

Cada lâmina dura, pra mim, entre 4 e 6 meses usando uma vez por semana. Dá uns 30 centavos por uso. Can't beat that...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54697
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por Claudio Qui Set 21, 2017 2:35 pm

Eu faço barba somente com navalha. Esses aparelhos de várias lâminas e barbeadores elétricos que arrebentam a pele!
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Set 21, 2017 5:10 pm

Claudio escreveu:Eu faço barba somente com navalha. Esses aparelhos de várias lâminas e barbeadores elétricos que arrebentam a pele!
Concordo, mas uso o Gillete UltraGrip
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por deathenrique Qui Set 21, 2017 5:19 pm

Coder escreveu:Eu já gostaria de deixar a barba crescer, mas tem algumas falhas que chegam a ser ridículas... Então, lâmina na cara!

Eu preferia ter barba falha do que ser calvo

minha barba é cheia e cresce muito, mas já os cabelos, começaram a cair Sad
deathenrique
deathenrique
Membro

Mensagens : 980
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por joabi Qui Set 21, 2017 7:24 pm

Nando Vasques escreveu:Caro Joabi,a praticidade me leva a usar apenas a Mach 3 em minha barba cheia e dura (cheia de falhas e dura de ver) durante o banho,fica inclusive direto no box,mas essas antigas vintage relics traditional shave são mesmo bacanas e bem prazerosas...

Um pouco de saudosismo é bom, caro Nando. O que seria do James Jamerson se todos quisessem ser Victor Wooten, não é?


Maurício_Expressão escreveu:
Descobri que para mim, a solução é Mack3, porém bem usado. Tenho a mão muito pesada e por isso, só me dou bem com lâmina bem usada...
Se usar lamina nova, sai muito sangue...
Uso uma mesma lâmina por cerca de 6 meses. Dai é um sufoco para trocar por uma lâmina nova...

allexcosta escreveu:
Cada lâmina dura, pra mim, entre 4 e 6 meses usando uma vez por semana. Dá uns 30 centavos por uso. Can't beat that...

Vocês são ninjas. Para mim esse aparelho aí nunca rolou. Quanto mais lâminas, mais machucados. Eu acabava usando um prestobarba dos mais simples ou aquele BIC que o Juninho postou, que só tem uma lâmina. Pra mim, o safety razor é vida, mas tem que escolher direito o modelo.

Maurício, tem uma galera que passa a lâmina numa rolha de cortiça para "cegar". Já tentou? Dizem que funciona, mas pode ser só resultado do vinho… Smile

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por allexcosta Qui Set 21, 2017 7:45 pm

joabi escreveu:Vocês são ninjas. Para mim esse aparelho aí nunca rolou. Quanto mais lâminas, mais machucados.

Peraí, não é assim... Não coloque todo aparelho multi lâmina no mesmo balaio. Tem uns de 5 lâminas que são péssimos. É Mach 3. Só esse que é o bom... E dura uma eternidade.

Aquele que o Juninho postou arranca pedaço e deixa tudo empolado. Pelo menos pra mim.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54697
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por Renato Aversari Qui Set 21, 2017 11:26 pm

Eu uso a Bic Confort 4, com quatro lâminas. Uso o mesmo aparelho faz uns 3 anos, e as lâminas duram comigo umas 12 barbeadas, mas minha barba não é muita coisa não. Só cresce mesmo o cavanhaque.
Renato Aversari
Renato Aversari
Membro

Mensagens : 378
Localização : João Pessoa - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por Uchoa Sex Set 22, 2017 12:36 am

Eu já tirei a barba , mas faço com aparelinho bic normal que machuca bem , volta e meio apareço com a cara sangrando se vacilar ...
Acho que irei tentar esse Mach 3 se dura bem as lâminas vale o investimento , eu achava caro as mesmas pensando que era pouco durável !
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4356
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por afonsodecampos Sex Set 22, 2017 6:53 am

Vocês estão com sorte, já comprei dois destes aparelhos elétricos e nenhum me serviu. Uso Mach3 há muito tempo mas aqui em Belém o pacote com três destas lâminas me custou este mês 48 reais, até achei em conta pois já paguei 53 dia desses. O bom é que duram bastante mesmo, são as Elixir das giletes Smile
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por Zubrycky Sex Set 22, 2017 8:54 am

Meu finado avô paterno (Saudades... Sad ) se barbeava com navalha.

(Herdei dele a navalha e o couro para afiá-la... Nunca as usei, confesso. Falta-me destreza. notme )

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por rodsom Sex Set 22, 2017 9:11 am

briguei com o barbeiro, mas tem dia que da uma vontade de fazer as pazes. imagina um trem que da trabalho pra cuidar.
Barbear tradicional 21686150_1416066798511500_6558948083652520169_n

____________________________
arrocha, arrocha.
rodsom
rodsom
Membro

Mensagens : 727
Localização : araxa- mg

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Set 22, 2017 10:56 am

Trem?
kkkkkkkk
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12127
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por allexcosta Sex Set 22, 2017 12:59 pm

Olhei o cartucho de Mach 3 hoje no mercado e tava 9 conto a unidade.

Melhor disparado. Dia desses arrumei um Bozzano M5 que promete maravilhas. Boa b*^&.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54697
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por arturbmallmann Sex Set 22, 2017 1:01 pm

Renato Aversari escreveu:Eu uso a Bic Confort 4, com  quatro lâminas. Uso o mesmo aparelho faz uns 3 anos, e as lâminas duram comigo umas 12 barbeadas, mas minha barba não é muita coisa não. Só cresce mesmo o cavanhaque.

Mesmo coisa comigo, e pra completar entre o cavanhaque e o pescoço tem uma clareira gigante hahahha. Bigode praticamente não existe, nas laterais nada hahhaha.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por Maurício_Expressão Sex Set 22, 2017 5:45 pm

joabi escreveu:
Maurício, tem uma galera que passa a lâmina numa rolha de cortiça para "cegar". Já tentou? Dizem que funciona, mas pode ser só resultado do vinho… Smile

Boa ideia!!! Vou testar na próxima lâmina nova!!!

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7463
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por joabi Sáb Set 23, 2017 3:50 pm

allexcosta escreveu:Olhei o cartucho de Mach 3 hoje no mercado e tava 9 conto a unidade.

Melhor disparado. Dia desses arrumei um Bozzano M5 que promete maravilhas. Boa b*^&.


É um bom custo, Allex, principalmente para você que faz somente uma vez por semana e o cartucho dura bastante.

Estou gostando de usar safety razor com lâminas. O custo também é extremamente bom e resolveu completamente o lance da irritação, que eu sempre tive. Uso três vezes por semana, sem nenhum incômodo. Optei por um aparelho ajustável, que é muito prático e dura uma vida. É daquelas coisas que a gente passa para os netos.

Para dizer a verdade, faz muitos anos que não uso cartuchos, até fiquei curioso pra testar novamente e ver o resultado. Devo ter em algum lugar o meu velho aparelho Sensor Excell. Se servir no cartucho Mach3 talvez eu compre algum para testar.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barbear tradicional Empty Re: Barbear tradicional

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos