Falante Batendo para Dentro apos troca de caps
+4
Ivanov_br
arturbmallmann
Mauricio Luiz Bertola
Ivan Gomes
8 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Falante Batendo para Dentro apos troca de caps
Ola, Tenho um condor BX-12 e por gostar muito da pegada dele resolvi dar uma melhorada nele..
Primeiro passei ele pra ativo, colocando nele o circuito sonorus cp700 e o som ficou muito bom... Deu outra cara pro baixo;
Agora troquei os caps, coloquei um set EMG-HZ e ficou legal porem, ao invés do falante pular quando toco alguma nota ele esta encolhendo e com isto limitando muito o volume do cubo... quando passa de 40% começa a sair um som rachado e com pouco grave... O que pode ser? alguém já passou por isto? O cubo é um Stanner Bolt 106 valvulado de 140rms, raridade..Alguém pode me ajudar? OBS: quando ligo outro baixo o cubo fica normal.
Valew galera..
Primeiro passei ele pra ativo, colocando nele o circuito sonorus cp700 e o som ficou muito bom... Deu outra cara pro baixo;
Agora troquei os caps, coloquei um set EMG-HZ e ficou legal porem, ao invés do falante pular quando toco alguma nota ele esta encolhendo e com isto limitando muito o volume do cubo... quando passa de 40% começa a sair um som rachado e com pouco grave... O que pode ser? alguém já passou por isto? O cubo é um Stanner Bolt 106 valvulado de 140rms, raridade..Alguém pode me ajudar? OBS: quando ligo outro baixo o cubo fica normal.
Valew galera..
Ivan Gomes- Membro
Re: Falante Batendo para Dentro apos troca de caps
Por algum motivo houve uma inversão de sinal em seu baixo... Como e porque, não sei...Ivan Gomes escreveu:Ola, Tenho um condor BX-12 e por gostar muito da pegada dele resolvi dar uma melhorada nele..
Valew galera..
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
O alto falante na verdade deve entrar e sair, fazendo o movimento da onda sonora. Ele não só pula.
Estranho este seu problema, isto acontece quando usa os captadores separadamente?
Estranho este seu problema, isto acontece quando usa os captadores separadamente?
arturbmallmann- Membro
Sugiro levar em um bom luthier, antes que o prejuízo na caixa seja grande...
Já tentou inverter os fios dos do altofalante?
JAZZigo- FCBR-CT
Polaridade só faz diferença em ligações com mais de 1 altofalante.JAZZigo escreveu:Já tentou inverter os fios dos do altofalante?
Raul S.- Membro
Acredito que os caps possam estar fora de fase. Mas só estranho o fato de o som sair rachado.
arturbmallmann- Membro
JAZZigo escreveu:Já tentou inverter os fios dos do altofalante?
eu ja acho que é fio de um dos captadores que ta invertido.
rodsom- Membro
Captadores tem sua fase...os caps da fender por exemplo tem a fase inversa aos da seymor emg,dimarzio
isso influencia sim em para que lado o falante pula quando uma nota é tocada
se vc ver toda linha criada por leo fender tem a fase reversa,em relação aos outros fabricantes...agora o pq Leo fender optou assim ????? eu não sei,mas como eu sigo suas criações eu ligo sempre meus instrumentos com a fase fender
existe uma maneira de vc ver isso com multimetro analogico
coloque o botão rotativo na marcação que desenhei
depois coloque os fios vermelho no positivo e preto no negativo igual a foto
depois com algum objeto metalico bata de leve no polo do cap
se o ponteiro do multimetro ir para trás é fase fender,se o ponteiro ir para frente é a fase das demais marcas de captadores,isso só funciona para captadores passivos
Obs: não estou conseguindo subir a foto que editei
isso influencia sim em para que lado o falante pula quando uma nota é tocada
se vc ver toda linha criada por leo fender tem a fase reversa,em relação aos outros fabricantes...agora o pq Leo fender optou assim ????? eu não sei,mas como eu sigo suas criações eu ligo sempre meus instrumentos com a fase fender
existe uma maneira de vc ver isso com multimetro analogico
coloque o botão rotativo na marcação que desenhei
depois coloque os fios vermelho no positivo e preto no negativo igual a foto
depois com algum objeto metalico bata de leve no polo do cap
se o ponteiro do multimetro ir para trás é fase fender,se o ponteiro ir para frente é a fase das demais marcas de captadores,isso só funciona para captadores passivos
Obs: não estou conseguindo subir a foto que editei
ct.colela- FCBR-CT
^ eu ja faria mais pratico. inverteria o fio de um dos captadores.
rodsom- Membro