Suporte de caixa prejudica o som?
+11
SILVIAO
macribas
fmt90
Dabahia
Thales_Sr
Cris Simões
black_bass
patrickqueres
allexcosta
Lionbass
G. Kanazawa
15 participantes
Página 1 de 1
Suporte de caixa prejudica o som?
Eu fiquei com essa dúvida, acho que foi aqui ou FCC que eu li sobre rodinhas na base da caixa atrapalhar o som. Eu encomendei daqueles suportes pra deixar a caixa mais alta e inclinada. Eles prejudicam em alguma coisa no som, tipo graves ou algo assim? Será que fiz besteira e deveria deixar no chão mesmo?
Eu to usando a Staner BX-200
Eu to usando a Staner BX-200
Última edição por G. Kanazawa em Qui Nov 12, 2009 2:26 pm, editado 1 vez(es)
Re: Suporte de caixa prejudica o som?
^^Bom o guitar da minha banda usa um que deixa o ampli um pouco elevado e inclinado, já pus o ampli que ensaio bs-150 em dois tipos diferente, em cima da cadeira e em cima desse suporte, por incrível que pareça voltei o ampli pro chão não gostei muito da experiência achei que o ampli no chão e no canto da parede dava um som mais gordinho...
Agora essa é minha opnião... vamos ver o que o allex diz
Agora essa é minha opnião... vamos ver o que o allex diz
Custom Basses Club #021
Clube dos Perdidos # 004
Tirar do chao diminui os graves. Dependendo da sala ajuda ou atrapalha. Colocar no canto, perto de uma parede ou no meio do palco tambem muda bastante.
eu testei em casa e não senti muita diferença, mas realmente diminuiu a sensação dos graves... mas acho que no palco deve perder muito na audiência, fiz besteira mesmo
Toda as vezes que eu toquei com caixa em cima de "suporte", a caixa ficava sem punch nenhum... morria o grave. Agora, a dica do canto da sala que o Allex deu é muito legal tb. Dá um gravão sinistro... mas tem que tomar cuidado porque é danado pra embolar...
patrickqueres- Membro
realmente, o som fica melhor no palco com a caixa no chão, mas tem o problema do local que não tem palco, e a plateia fica acima do nivel do local a apresentação, mas resolvo isso jogando o som na mesa...
Eu toco na igreja e lá o palco e bem elevado em relação a platéia me "posiciono" entre o "batera" e o pessoal do "back" até aonde isso interfere negativamente? e Qual seria a melhor opção?
black_bass- Membro
Estou com essa dúvida de botar o Ampli num suporte ou em uma cadeira para ajudar a deixar o som mais balanceado ou pra não "rachar" com facilidade... Tem fundo de verdade?allexcosta escreveu:Tirar do chao diminui os graves. Dependendo da sala ajuda ou atrapalha. Colocar no canto, perto de uma parede ou no meio do palco tambem muda bastante.
Seria o contrário... Bota o ampli NO CANTO, aí ele vai "rachar" com mais dificuldade, pois terá um reforço do ambiente.
Levantar o ampli vai diminuir esses graves, fazendo você querer forçar mais do amplificador pra tentar compensar essa deficiência.
Levantar o ampli vai diminuir esses graves, fazendo você querer forçar mais do amplificador pra tentar compensar essa deficiência.
Valeu cara!Thales_Sr escreveu:Seria o contrário... Bota o ampli NO CANTO, aí ele vai "rachar" com mais dificuldade, pois terá um reforço do ambiente.
Agora vou usar essa configuração pro ampli do baixo.
Muito bom esse topico,já passei por todas essas experiencias com o cubo tambem.
#21 clube Strimberg #24 Clube Cort
Dabahia- Membro
black_bass escreveu:Eu toco na igreja e lá o palco e bem elevado em relação a platéia me "posiciono" entre o "batera" e o pessoal do "back" até aonde isso interfere negativamente? e Qual seria a melhor opção?
Na verdade o que funciona melhor mesmo é o método de tentativas, posicione o amp em lugares diferentes numa situação real de show, pois a presença de público influencia muito e escolha o lugar que soa melhor aos seus ouvidos.
Esse negoço de virar o amp. para o canto da parede já foi muito útil nos ensaios da minha banda.
O quarto aonde ensaiamos é pequeno, o que possibilita uma aproximação com a bateria. Lembro que de vez em quando eu virava meu Moug de 30W para parede. http://www.musicalleinstrumentos.com.br/preco-comprar/107154/amplificador-moug-baixo-30s-cb
Como o bichinho já tem um bom grave, aí eu diminuia um pouco o volume pra não forçar a barra e o virava para a parede. Os resultados eram otimos!
O quarto aonde ensaiamos é pequeno, o que possibilita uma aproximação com a bateria. Lembro que de vez em quando eu virava meu Moug de 30W para parede. http://www.musicalleinstrumentos.com.br/preco-comprar/107154/amplificador-moug-baixo-30s-cb
Como o bichinho já tem um bom grave, aí eu diminuia um pouco o volume pra não forçar a barra e o virava para a parede. Os resultados eram otimos!
Eu sou da opinião que as caixas são projetadas para terem melhor performance sem a interferência do assoalho. Palco de madeira, por exemplo, é horrível. O palco todo funciona como um subwoofer. Você baixista pode pensar: "nooossa, que volume...", mas na real só está embolando o som da banda e você não tem definição nenhuma no seu som. Em cada lugar que você for tocar, você vai precisar regular tudo de novo, pois você acaba usando o ambiente como parte do seu instrumento.
Hoje em dia eu não faço show sem isso aqui: http://www.auralex.com/sound_isolation_gramma/sound_isolation_gramma.asp
Com isso o som do seu amplificador/caixa é o que ele foi projetado para ser.
Então, respondendo a pergunta original, eu acho que pelo contrário, para mim você melhora o som ao isolar seu amplificador do chão.
Hoje em dia eu não faço show sem isso aqui: http://www.auralex.com/sound_isolation_gramma/sound_isolation_gramma.asp
Com isso o som do seu amplificador/caixa é o que ele foi projetado para ser.
Então, respondendo a pergunta original, eu acho que pelo contrário, para mim você melhora o som ao isolar seu amplificador do chão.
Clube Lakland #10
Clube Yamaha #45
Clube Fretless #73
macribas- Membro
macribas escreveu:Eu sou da opinião que as caixas são projetadas para terem melhor performance sem a interferência do assoalho.
Na verdade em áudio profissional não existe a separação entre os sonofletores e o ambiente, seja ele qual for. Por isso em qualquer tipo de evento há a adaptação. Engenheiros de som competentes ajustam o sistema ao local e ao público.
Um fenômeno simples mas interessante que todo técnico de som experiente conhece é o feedback de banda country. Sabe o que causa isso? Os chapéus de peão.
Enfim, caixa no chão ou suspensa, o ouvido deve ser o juiz...
allexcosta escreveu:macribas escreveu:Eu sou da opinião que as caixas são projetadas para terem melhor performance sem a interferência do assoalho.
Na verdade em áudio profissional não existe a separação entre os sonofletores e o ambiente, seja ele qual for. Por isso em qualquer tipo de evento há a adaptação. Engenheiros de som competentes ajustam o sistema ao local e ao público.
Um fenômeno simples mas interessante que todo técnico de som experiente conhece é o feedback de banda country. Sabe o que causa isso? Os chapéus de peão.
Enfim, caixa no chão ou suspensa, o ouvido deve ser o juiz...
Tudo bem. O problema é que a maioria de nós pobres mortais não tem engenheiros de som, o que dirá competentes.
Clube Lakland #10
Clube Yamaha #45
Clube Fretless #73
macribas- Membro
macribas escreveu:Tudo bem. O problema é que a maioria de nós pobres mortais não tem engenheiros de som, o que dirá competentes.
Mas a questão é essa. Devemos nos espelhar em quem é profissional do assunto. Nenhuma teoria ou equipamento substitui o ouvido humano. Já vi um monte de gente usando Driverack com microfone pra ajustar o PA. O Driverack gera um "white noise" que é "escutado" pelo aparelho que faz os ajustes necessários de EQ, micro-delay, etc... Em geral o resultado é abaixo do satisfatório, sabe porque? Porque o driverack não leva em conta os sacos de água que irão estar presentes naquele local à noite, muito menos a posição deles, além do vento, umidade, temperatura, etc... Em resumo, tirar a caixa do chão às vezes piora seu som, às vezes melhora seu som e às vezes nem fede nem cheira. Lembre-se, "sound is a wild animal"...
Verdade!
Clube Lakland #10
Clube Yamaha #45
Clube Fretless #73
macribas- Membro
É incrivel como objetos tem influencia na acustica de um ambiente!Domingo a noite fi tocar no mesmo local de sempre mas, havia outra caixa de baixo ao lado da minha, uma 4x10.Eu usei apenas meu amplificador que normalmente fica 1 metro longe da parede e 3 metros longe do canto,ao lado da bateria isolada.Percebi uma melhora na resposta de graves visto que a caixa a direita da minha formou um corredor.Não apenas eu percebi mas os tecladistas e o batera também.
SILVIAO- Membro
Quando eu comprei a VX410 (que eu já vendi) a primeira coisa que eu fiz foi tirar as rodinhas dela. Não curto ampli em suportes porque perde o grave. As vezes até inclinar já atrapalha um pouco. Mas é como disse o Alex, as vezes pode atrapalhar se o amp. ficar no chão, nessas horas, nao tem jeito, é amp elevado em caixa de cerveja, em tijolo, em suporte, em cadeira...
NESCAU- Membro
Não sou engenheiro, mas há uma explicação mais técnica que justifica essa diferença entre caixas no chão ou suspensas. As frequências mais graves se propagam de forma diferente das agudas. O chão e as paredes ajudam essas baixas frequências a se propagarem melhor. Vide os sistemas de home theaters; todos os subwoofers são projetados p/ funcionar no chão, preferencialmente próximo de uma parede e longe de janelas ou vidros. Isso favorece a SPL e cria uma pressão sonora muito maior que se vc colocar o subwoofer no rack por exemplo.
O lance do palco é que o piso não é rígido como no chão. Por isso que a sugestão do Allex é extremamente válida. Ali em cima o que vale é testar em diferentes posições.
Sem falar que os sonofletores são feitos p/ gerar som através da movimentação do auto-falante, não da caixa em si. Então quanto mais "firme" estiver, melhor.
Allex, vc já testou os Auralex Gramma?
Para quem nunca ouviu falar:
Abs,
MP
O lance do palco é que o piso não é rígido como no chão. Por isso que a sugestão do Allex é extremamente válida. Ali em cima o que vale é testar em diferentes posições.
Sem falar que os sonofletores são feitos p/ gerar som através da movimentação do auto-falante, não da caixa em si. Então quanto mais "firme" estiver, melhor.
Allex, vc já testou os Auralex Gramma?
Para quem nunca ouviu falar:
Abs,
MP
MPSGODOY- Membro
Como eu disse num post acima: eu não saio de casa sem o meu Gramma.
O meu som ficou bem mais focado e embolou bem menos o som da banda no palco. Palcos de Madeira mesmo... Sensacional!
O meu som ficou bem mais focado e embolou bem menos o som da banda no palco. Palcos de Madeira mesmo... Sensacional!
Clube Lakland #10
Clube Yamaha #45
Clube Fretless #73
macribas- Membro
Perdão, Marcel. Acabei tornando o assunto repetitivo. Juro que não reparei na sua resposta que vc usava o Auralex.
A questão toda é no palco mesmo. Percebi que alguns donos do Gramma relataram que perceberam diferenças no chão de cimento também. Vc sentiu alguma diferença positiva? Ou só no palco de madeira onde a situação é mais delicada?
Abs,
MP
A questão toda é no palco mesmo. Percebi que alguns donos do Gramma relataram que perceberam diferenças no chão de cimento também. Vc sentiu alguma diferença positiva? Ou só no palco de madeira onde a situação é mais delicada?
Abs,
MP
MPSGODOY- Membro
Sim, palco de cimento também. A diferença é mais sutil, mas existe. Eu levo pra tudo que é canto. O Allex diz com propriedade que o ouvido é o melhor juiz. E pra mim tenho tido resultados bem mais consistentes com o Gramma.
Clube Lakland #10
Clube Yamaha #45
Clube Fretless #73
macribas- Membro
Ótimo!!
Bom ouvir esse relato positivo.
Bom ouvir esse relato positivo.
MPSGODOY- Membro
Que bom que ajudou. Vou te falar o que eu ouvi antes de comprar: "este é o upgrade mais barato e mais eficiente que você pode dar no teu equipamento"
Clube Lakland #10
Clube Yamaha #45
Clube Fretless #73
macribas- Membro
O gramma é fácil de comprar aqui no Brasil, ou tem que mandar vir de fora?
Claudio- Membro
Claudio, nunca vi vendendo por aqui. Acho que o mais "fácil" seria adquirir pelo ebay.
MPSGODOY- Membro
http://cgi.ebay.com/Auralex-GRAMMA-Guitar-Amp-Speaker-Isolation-Riser-NEW-/260340807384?pt=Speakers_Subwoofers&hash=item3c9d8576d8
$49.95 + $61.25 (frete)
$49.95 + $61.25 (frete)
MPSGODOY- Membro
Expliquem-me, por favore, qual a funcionalidade do GRAMMA?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos