Curiosidade2: Vocês já viram partes de contrabaixo de perto? (tópico com imagens)
+12
Maurício_Expressão
afonsodecampos
Cantão
gsfteodoro
Sidnei D Ferreira
Fabio Linhares
Claudio Mengarda
pedrohenrique.astronauta
Edu
arturbmallmann
SILVIAO
Galdino
16 participantes
Página 1 de 1
Curiosidade2: Vocês já viram partes de contrabaixo de perto? (tópico com imagens)
Seguindo a dica do Tytoos no outro tópico, que me disse que gostaria de ver madeiras do braço em macro eu resolvi adaptar, tem algumas madeiras do braço mas tem outras coisas. Uma delas é que, a madeira do braço é melhor compreendida visualmente com uma lente 50mm que se assemelha ao olho humano, em macro ela parece muito "catálogo de madeiras", não chega a ser tão curioso mas mesmo assim fiz. Talvez se fosse em birdseye ou um top lindo da Fodera a+++ teria mais apego visual o macro. Então pra misturar coisas curiosas fiz de outras partes também, vamos ver essa bagaça!
Isso aqui é a madeira do braço de um Fender Mexicano...
A tarraxa de um MusicMan
O detalhe pequeno da inscrição MusicMan na tarraxa
Detalhes da madeira do braço de um MusicMan
A madeira do braço de um Lakland
O polo de um captador de um Lakland
Um pouco da escala e traste de um Lakland
O L mais famoso do mundo em pintura sparkle
O F mais famoso do mundo
Detalhe para a corrosão nas tarraxas de um Fender antigo...
O escrito Fender na tarraxa...
Detalhe do neckplate da Fender 70s
Local aonde essa bagaceira foi produzida
Pra finalizar quem quiser me doar de bom grado um Fodera (pelo bem da ciência, claro ) pra fazer um macro do top trabalhado eu aceito, pago até o frete viu
Sugestões pra continuar com essa bagaça são aceitas, o desafio sempre é bem vindo, se eu tiver as coisas posso fazer! tipo uma corda vibrando em super slow motion... acho que até consigo fazer! kkk
Mas quero ouvir da galera!
Isso aqui é a madeira do braço de um Fender Mexicano...
A tarraxa de um MusicMan
O detalhe pequeno da inscrição MusicMan na tarraxa
Detalhes da madeira do braço de um MusicMan
A madeira do braço de um Lakland
O polo de um captador de um Lakland
Um pouco da escala e traste de um Lakland
O L mais famoso do mundo em pintura sparkle
O F mais famoso do mundo
Detalhe para a corrosão nas tarraxas de um Fender antigo...
O escrito Fender na tarraxa...
Detalhe do neckplate da Fender 70s
Local aonde essa bagaceira foi produzida
Pra finalizar quem quiser me doar de bom grado um Fodera (pelo bem da ciência, claro ) pra fazer um macro do top trabalhado eu aceito, pago até o frete viu
Sugestões pra continuar com essa bagaça são aceitas, o desafio sempre é bem vindo, se eu tiver as coisas posso fazer! tipo uma corda vibrando em super slow motion... acho que até consigo fazer! kkk
Mas quero ouvir da galera!
Re: Curiosidade2: Vocês já viram partes de contrabaixo de perto? (tópico com imagens)
Muito legal poder enxergar os detalhes ,como a oxidação por exemplo.Valeu Galdino.
SILVIAO- Membro
Re: Curiosidade2: Vocês já viram partes de contrabaixo de perto? (tópico com imagens)
Legal, apoio a ideia das cordas balançando em slow hehe
arturbmallmann- Membro
já fizeram com uma câmera dentro de um violão. Olha que show:
Edu- Membro
Muito interessante!
pedrohenrique.astronauta- Membro
Muito legal Galdino, as fotos ficaram animaisss, ainda mais dessas maquinas ai haha
Claudio Mengarda- Membro
Fotos das cordas elixir novas e usadas seria interessante tb.
Fabio Linhares- Membro
^ e de falsificadas tb , quem sabe .
Sidnei D Ferreira- Membro
Ficaram top as fotos Galdino !!!
Sidnei D Ferreira- Membro
Missão dada é missão cumprida, achei que ficaria mais doido a principio fazer com o acústico. Perdoem-me pela qualidade aquém do esperado, tive que usar uma Gopro Hero3 Black antiga pra filmar já em 120FPS, depois tripliquei isso praticamente em software.
Vou ver se depois faço com um elétrico, a princípio adorei fazer isso... foi uma idiotice legal de fazer e não deu muito trabalho. Só carregar o acústico escada abaixo mas nada que mate o camarada não
Fotos das cordas velhas depois de fervidas.Ficou muito bacana seu video.
SILVIAO- Membro
^ Essa é fácil já estou providenc... quer dizer fervendo as cordas velhas do outro teste com tudo que a crendice popular diz ser bom. Álcool, veja, vinagre...
Parece uma sopa de corda zoada, quero ver se aquelas deformações em cordas oxidadas desaparecem depois delas fervidas. Duvido muito...
Parece uma sopa de corda zoada, quero ver se aquelas deformações em cordas oxidadas desaparecem depois delas fervidas. Duvido muito...
Afim de resolver essa treta maligna chamada cordas fervidas eu pelo bem da ciência juntei todas as crendices populares a cerca do assunto e fui ferver aquele jogo velho e podre do outro teste. O resultado foi o que eu esperava, não adianta, chega num ponto que a corda "morreu" e fim da história... descansará melhor num lixão que em um contrabaixo. "Que a boa sorte siga seus passos"
Vamos às fotos:
Deixei meia hora fervendo essa tranqueira, mexi, usei - veja, álcool, vinagre. O máximo que consegui foi tirar esse zinabre que tá na panela e infectar a casa inteira com um cheiro que meu pai chamou de tóxico. Depois passei bombril nelas.
A olho nú a aparência dela ficou um pouquinho melhor...
É, até que nessa parte das cordas elas estão + ou -
Olha aí é um problema grave... continua deformada e nada vai resolver essa situação
Nessa também, ela tem fissuras, ranhuras e está deformada. Reparem que aparentemente o mizão "está bonzinho"...
Nunca essas cordas anteriores vão se comparar a essas, essas são novas retiradas da caixa apenas pra foto... reparem como elas são brilhantes, seguem uma forma padrão etc...
A conclusão que eu chego é a mesma opinião que eu tinha antes de fazer isso, cordas fervidas, servem em último do último do último recurso.
Aquela situação que o camarada acordou com o maior azar do mundo. Tá numa cidade nos cafundó, não tem nada aberto e tem gig dali 1 hora e a corda G arrebentou e não dá pra amarrar a bolinha e usar ela mesma. Aí o cara descobre que tem um G velha podre dentro do bag e resolve fazer isso... no final ela também não é confiável, sério, eu quebro essa G só de apertar ela depois de fervida.
Mesmo nessa situação hipotética que é quase improvável de acontecer mas não impossível, era melhor o cara ter se precavido antes e ter uma corda reserva. Isso é displicência no final.
De resto de nenhuma forma evidente, possível, racional uma corda nesse estado, fervida, refervida vai ser uma boa ideia. Ela não vai dar boa entonação de qualquer maneira, regulagem (o que seria isso?), além de matar o timbre, ela pode destruir com o estudo de alguém que tá começando.
É mais fácil ~tentar a sorte~ com a corda mais barata que o cara encontrar...
Vamos às fotos:
Deixei meia hora fervendo essa tranqueira, mexi, usei - veja, álcool, vinagre. O máximo que consegui foi tirar esse zinabre que tá na panela e infectar a casa inteira com um cheiro que meu pai chamou de tóxico. Depois passei bombril nelas.
A olho nú a aparência dela ficou um pouquinho melhor...
É, até que nessa parte das cordas elas estão + ou -
Olha aí é um problema grave... continua deformada e nada vai resolver essa situação
Nessa também, ela tem fissuras, ranhuras e está deformada. Reparem que aparentemente o mizão "está bonzinho"...
Nunca essas cordas anteriores vão se comparar a essas, essas são novas retiradas da caixa apenas pra foto... reparem como elas são brilhantes, seguem uma forma padrão etc...
A conclusão que eu chego é a mesma opinião que eu tinha antes de fazer isso, cordas fervidas, servem em último do último do último recurso.
Aquela situação que o camarada acordou com o maior azar do mundo. Tá numa cidade nos cafundó, não tem nada aberto e tem gig dali 1 hora e a corda G arrebentou e não dá pra amarrar a bolinha e usar ela mesma. Aí o cara descobre que tem um G velha podre dentro do bag e resolve fazer isso... no final ela também não é confiável, sério, eu quebro essa G só de apertar ela depois de fervida.
Mesmo nessa situação hipotética que é quase improvável de acontecer mas não impossível, era melhor o cara ter se precavido antes e ter uma corda reserva. Isso é displicência no final.
De resto de nenhuma forma evidente, possível, racional uma corda nesse estado, fervida, refervida vai ser uma boa ideia. Ela não vai dar boa entonação de qualquer maneira, regulagem (o que seria isso?), além de matar o timbre, ela pode destruir com o estudo de alguém que tá começando.
É mais fácil ~tentar a sorte~ com a corda mais barata que o cara encontrar...
torço pra que chegue o dia em que cordas serão parte do passado existentes apenas em museu
e que se use algo mais tecnológico, sei lá, sensores, laser, qualquer outra coisa, ou que pelo menos inventem algo que seja uma "corda", mas que seja perene, que nunca precise ser trocada, a não ser por um acidente tipo um trator passar por cima do instrumento
e que se use algo mais tecnológico, sei lá, sensores, laser, qualquer outra coisa, ou que pelo menos inventem algo que seja uma "corda", mas que seja perene, que nunca precise ser trocada, a não ser por um acidente tipo um trator passar por cima do instrumento
Edu- Membro
Então um veterano de guerra que quer usar cordas antigas pelo timbre, pelo sex appeal que pode dar no som é uma coisa...
Um iniciante não tem esse poder de escolha por não ter consciência do o que quer de fato, a recomendação sempre será baixo regulado + cordas novas.
Qualquer coisa além disso vai atrapalhar os estudos e matar o som dele.
A principal ocupação que ele deve ter é aprender...
Um iniciante não tem esse poder de escolha por não ter consciência do o que quer de fato, a recomendação sempre será baixo regulado + cordas novas.
Qualquer coisa além disso vai atrapalhar os estudos e matar o som dele.
A principal ocupação que ele deve ter é aprender...
na verdade se existir a tecnologia da qual eu sonho a regulagem e a sonoridade serão efêmeras, pois se é possível substituir uma corda obviamente seria possível proporcionar possibilidades de tocabilidade e timbres
Edu- Membro
Muito bom o tópico.
Curti demais
Curti demais
gsfteodoro- Membro
Valeu Galdino.Agora fiquei curioso quanto as ordas limpas no ultrassom,e até mesmo o proceeso de limpeza em camera lenta deve ser inteessante.
SILVIAO- Membro
Putz agora que eu pensei num teste muito legal... mas infelizmente cansei de olhar para aquelas cordas podres e as joguei fora. O teste seria ver a vibração da corda podre em slow vs a vibração da corda nova em slow... tenho certeza que a vibração seria completamente diferente...
Genial Galdino , parabéns pelo tópico.
Cantão- Moderador
Rapaz, que tópico bacana...
afonsodecampos- Membro
Esse tópico me deu uma visão mais detalhada das partes de um contrabaixo. Pena que não tenho o Fodera para doar para o bem da ciência...
Hehehehehe.
Bem criativo e legal a empreitada Galdino!
Hehehehehe.
Bem criativo e legal a empreitada Galdino!
Galdino escreveu:Putz agora que eu pensei num teste muito legal... mas infelizmente cansei de olhar para aquelas cordas podres e as joguei fora. O teste seria ver a vibração da corda podre em slow vs a vibração da corda nova em slow... tenho certeza que a vibração seria completamente diferente...
mas vc chegou a fazer o teste com elas depois de ferver??
Marcos Caio C. Gomes- Membro
^ Não, na realidade aquelas cordas me irritaram tanto, que cego de raiva desisti da ciência e as joguei fora... depois pensei como seria a vibração de uma corda velha vs cordas novas. Vou fazer isso ainda, tenho jogos velhos aqui mas não estão "podres de velhos". Será que se eu pegar um sol qualquer, usada e deixa-la uns dias na grama no meu quintal, ela vai ficar realmente podre para o teste?
Como fazer será pra emular uma corrosão de certo tempo?
Gostaria de filmar em slow a vibração de uma corda nova e uma corda bem velha...
Como fazer será pra emular uma corrosão de certo tempo?
Gostaria de filmar em slow a vibração de uma corda nova e uma corda bem velha...
^
Não sei se vão ficar podres o bastante. mas se as fotos ficarem próximas das cordas podres anteriores, quem sabe?
Tente jogar um pão velho com as cordas e deixe mofar. com um pouco de água no pote também. pra ver se agiliza o processo. huahuauhaha
Não sei se vão ficar podres o bastante. mas se as fotos ficarem próximas das cordas podres anteriores, quem sabe?
Tente jogar um pão velho com as cordas e deixe mofar. com um pouco de água no pote também. pra ver se agiliza o processo. huahuauhaha
^ Cara eu fiz coisa pior, bem pior, tô assustado
Peguei, vinagre + sal + tíner... joguei num potinho com resto de cloro (aqueles uns tira manchas de roupas brancas). Deixei ontem a noite até hoje as 10 da manhã.
Tirei agora as cordas, o resultado é muito zoado, tem pontos deformados a olho nú. Tíner teoricamente iria "limpar" mas tíner não é uma coisa pra se limpar coisas sensíveis, a chance de deformar ou sei lá o que era grande. Na real eu fiquei é com vontade de ver a bagaça estralar jogando tudo quanto é coisa que eu achei que fosse destruir uma corda, fotografei todo o processo... agora só falta o teste final, a vibração.
Peguei, vinagre + sal + tíner... joguei num potinho com resto de cloro (aqueles uns tira manchas de roupas brancas). Deixei ontem a noite até hoje as 10 da manhã.
Tirei agora as cordas, o resultado é muito zoado, tem pontos deformados a olho nú. Tíner teoricamente iria "limpar" mas tíner não é uma coisa pra se limpar coisas sensíveis, a chance de deformar ou sei lá o que era grande. Na real eu fiquei é com vontade de ver a bagaça estralar jogando tudo quanto é coisa que eu achei que fosse destruir uma corda, fotografei todo o processo... agora só falta o teste final, a vibração.
^
Caraca. Não vejo a hora! huahuauhaha
Caraca. Não vejo a hora! huahuauhaha
Claudio Mengarda- Membro
Pão, Vinagre, Sal... ...nova modalidade: Baixista Masterchef.
6 são creativos demais... hahahaha
6 são creativos demais... hahahaha
Vinicius F- Membro
WOW, tá pronto! vamos lá:
Materiais usados para destruir uma corda já velha,
A corda após passar uma noite na solução inventada e patenteada por mim para tirar um timbre tonante de qualquer contrabaixo que exista!
I love this tone
PS: reparem na bolinha amarrada
Uma imagem aproximada pra mostrar o estrago da solução maluca que eu inventei.
Agora o teste final, derradeiro que depois dele eu não quero nunca mais ver cordas velhas na minha frente (mentira, até a próxima ideia insana usando coisa podre):
Antes que alguém fale "nãopodecê", estão na mesma velocidade de slow, mesmo baixo (esse aí que eu uso pra experiências doentias, apelidei ele de cientista maluco), G afinada. (tá que a corda podre não estava segurando afinação nem 10s, eu apertei ela um pouco acima, saí correndo e quando comecei a gravar ela já estava desafinada...). Na minha opinião a corda velha e podre não se mantém, ela morre bem antes e mesmo antes de morrer ela não tem o saculejo que a corda nova tem...
Materiais usados para destruir uma corda já velha,
A corda após passar uma noite na solução inventada e patenteada por mim para tirar um timbre tonante de qualquer contrabaixo que exista!
I love this tone
PS: reparem na bolinha amarrada
Uma imagem aproximada pra mostrar o estrago da solução maluca que eu inventei.
Agora o teste final, derradeiro que depois dele eu não quero nunca mais ver cordas velhas na minha frente (mentira, até a próxima ideia insana usando coisa podre):
Antes que alguém fale "nãopodecê", estão na mesma velocidade de slow, mesmo baixo (esse aí que eu uso pra experiências doentias, apelidei ele de cientista maluco), G afinada. (tá que a corda podre não estava segurando afinação nem 10s, eu apertei ela um pouco acima, saí correndo e quando comecei a gravar ela já estava desafinada...). Na minha opinião a corda velha e podre não se mantém, ela morre bem antes e mesmo antes de morrer ela não tem o saculejo que a corda nova tem...
Bora escrever um sci-fi com esse instrumento!Edu escreveu:torço pra que chegue o dia em que cordas serão parte do passado existentes apenas em museu
Stormbringer- Membro
Haha, que ideia bacana essa...
Ajuda novatos como eu a entender coisas interessantes
Ajuda novatos como eu a entender coisas interessantes
rgustavo32- Membro