Fio da bobina folgado.
+3
allexcosta
Mauricio Luiz Bertola
jcsk8
7 participantes
Página 1 de 1
Fio da bobina folgado.
Olá, amigos.
Recebi um Par de captadores Fender CS 60 pro meu baixo. São novos e foram comprados nos EUA.
Ao abrir a caixa, notei que um deles tem um fio da bobina que está folgado.
Achei que ele estivesse quebrado mas não está. Aparentemente ele deve ter ficado preso na borda da base de fibra de um dos lados e o processo de enrolamento continuou.
Não testei o cap ainda, mas provavelmente funciona. Meu receio é de que esse fio possa se romper futuramente. Alguma sugestão de precauções eu posso tomar?
Estou pensando em tentar parafinar ele junto aos demais fios de alguma forma ou usar uma fita protetora, como os que vêm nos humbucker.
Deveria trocar, já que a Fender garante, o problema seria que eu teria que mandá-lo novamente pros EUA.
O que vocês sugerem?
Obrigado
Recebi um Par de captadores Fender CS 60 pro meu baixo. São novos e foram comprados nos EUA.
Ao abrir a caixa, notei que um deles tem um fio da bobina que está folgado.
Achei que ele estivesse quebrado mas não está. Aparentemente ele deve ter ficado preso na borda da base de fibra de um dos lados e o processo de enrolamento continuou.
Não testei o cap ainda, mas provavelmente funciona. Meu receio é de que esse fio possa se romper futuramente. Alguma sugestão de precauções eu posso tomar?
Estou pensando em tentar parafinar ele junto aos demais fios de alguma forma ou usar uma fita protetora, como os que vêm nos humbucker.
Deveria trocar, já que a Fender garante, o problema seria que eu teria que mandá-lo novamente pros EUA.
O que vocês sugerem?
Obrigado
Re: Fio da bobina folgado.
Acabei de testar com um multímetro e a leitura está normal. 7.2K. Funciona.
Use cola
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Até com esmalte de unha incolor você fixa ele, mas eu usaria super glue.
allexcosta- Administrador
Duvida:
Se este fio se romper, captador vai pro saco? ou é só colar ele junto com todos com esmalte ou outra cola?
Se este fio se romper, captador vai pro saco? ou é só colar ele junto com todos com esmalte ou outra cola?
RodrigoBR escreveu:Duvida:
Se achar a ponta você pode juntar, mas geralmente tem que enrolar de novo.
Colar na doida não resolve, pois a bobina ainda estaria partida.
allexcosta- Administrador
Se ele romper você deverá tirar um pouco do esmalte em cada ponta dos fios, empurrar um pedaço de isolante(tipo espaguete) em um deles, juntar suas pontas, soldá-las. Depois de feito isto empurre o espaguete sobre a emenda. Se tiver acesso ao espaguete termo retrátil melhor... depois de aquecê-lo ele se encolhe e fixa bem a emenda.
O problema de fato é se não encontrar as pontas do fio rompido...
Sobre o caso do seu fio solto:
Você pode passar em alguma oficina de conserto de motores elétricos, ou até mesmo em alguma eletrônica em que mexam com trafos(transformadores) e pedir que passem o verniz isolante para fixar o fio.
Caso queira fazer em casa mesmo: As opções apresentadas pelos colegas são boas... Esmalte para segurar o fio no lugar é uma boa alternativa. Ou você pode passar uma volta de fita crepe sobre o rolinho depois de assentar junto a bobina o fio.
O problema de fato é se não encontrar as pontas do fio rompido...
Sobre o caso do seu fio solto:
Você pode passar em alguma oficina de conserto de motores elétricos, ou até mesmo em alguma eletrônica em que mexam com trafos(transformadores) e pedir que passem o verniz isolante para fixar o fio.
Caso queira fazer em casa mesmo: As opções apresentadas pelos colegas são boas... Esmalte para segurar o fio no lugar é uma boa alternativa. Ou você pode passar uma volta de fita crepe sobre o rolinho depois de assentar junto a bobina o fio.
arturbmallmann- Membro
Cubra a bobina com fita isolante e pronto.
JAZZigo- FCBR-CT
O ideal é passar cola (ou esmalte incolor de unha, como o Allex falou), "fixar" o fio folgado e depois que sevar colocar a fita isolante (o que deve ser feito com cuidado). A melhor fita é daquele tipo antigo, que era de tecido. Aqui no Rj ainda se encontra dela no centro da cidade.JAZZigo escreveu:Cubra a bobina com fita isolante e pronto.
Pensando bem, esqueça a fita isolante e aproveite para caprichar na blindagem. Cubra as bobinas com fita de cobre autoadesiva devidamente aterrada, substitua os fios simples por cabinhos coaxiais ou blindados devidamente aterrados e seja feliz, tipo assim:
JAZZigo- FCBR-CT
Até esparadrapo dá hehe. Fica top heheMauricio Luiz Bertola escreveu:O ideal é passar cola (ou esmalte incolor de unha, como o Allex falou), "fixar" o fio folgado e depois que sevar colocar a fita isolante (o que deve ser feito com cuidado). A melhor fita é daquele tipo antigo, que era de tecido. Aqui no Rj ainda se encontra dela no centro da cidade.JAZZigo escreveu:Cubra a bobina com fita isolante e pronto.
arturbmallmann- Membro
Pensando bem, esqueça a fita isolante e aproveite para caprichar na blindagem. Cubra as bobinas com fita de cobre autoadesiva devidamente aterrada, substitua os fios simples por cabinhos coaxiais ou blindados devidamente aterrados e seja feliz, tipo assim:
Isso seria o ideal...
Isso seria o ideal...
Esse esquema do JAzzigo é bacana, mas além das minhas habilidades.
Eu pensei que tivesse até dado o up aqui mas vejo que esqueci. Usei parafina mesmo. Derreti e fui "colando" o fio à bobina e depois instalei.
Funcionando beleza.
Eu pensei que tivesse até dado o up aqui mas vejo que esqueci. Usei parafina mesmo. Derreti e fui "colando" o fio à bobina e depois instalei.
Funcionando beleza.
Também é um solução...jcsk8 escreveu:Esse esquema do JAzzigo é bacana, mas além das minhas habilidades.
Funcionando beleza.
Caramba. Pessoal tá quase dizendo pra aproveitar e trocar o enrolamento por um fio mm diferente, colocar polos de alnico, passar na casa de motores elétricos e fazer enrolamento, isto e aquilo. Melhor comprar outro então.
Eu só ajeitaria o fio e passaria uma volta de fita crepe pra ele não sair do lugar.
Eu só ajeitaria o fio e passaria uma volta de fita crepe pra ele não sair do lugar.
Moshe Bar Elohim- Membro
Pois é... os únicos que eu já vi sairem de fábrica blindados assim são os Häussel Pickups, fantásticos por sinal!jcsk8 escreveu:Esse esquema do JAzzigo é bacana, mas além das minhas habilidades.
JAZZigo- FCBR-CT
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos