Auto falante para Handmade
+16
DiegoBueno
gpascutti
Rico
PRECISION BRANCO
Pauler4
URSOBHZ
afonsodecampos
korg
GPBass-RJ
Alexandre Lima (MioJ0)
Mauricio Luiz Bertola
G. Kanazawa
Thales_Sr
Rafael FindanS
allexcosta
Pedroswaldo
20 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Auto falante para Handmade
DiegoBueno escreveu:^Allex, entendi, o processo de pesquisa será longo, pois grana não tenho, então tenho que avaliar o custo mais baixo possivel com uma qualidade minimamente decente, e creio que falante será o item (ou um dos itens) mais caros do projeto
De qualquer forma tenho aqui o proprio Oversound 300W10 que comprei pra guita, e o antigo falante de 12"/100W que equipava meu antigo Simulator Chorus, creio ser possivel usar apenas pra testar o pré depois que montar, digamos que o falante será a a parte final, junto com o gabinete (vou tentar fazer ambos "conversarem entre si", aquela coisa de melhor aproveitamento, calculos e etc).
Aliás, aportei nesses dois topicos há pouco: Caixas handmade, da série "meu mundo é tão diferente..." e Caixas System9
Uma pena que o Colela anda meio sumido, acho que ele me odiaria por querer caixa "pequena" , mas por outro lado, vou tentar na unha ao estilo 'Seu Zé", vamos ver o que rola
Muito obrigado a todos pelas opiniões e sugestões
Edit: Partindo do básico, estou pesquisando por "equivalentes" aos de 10" que já usei, mas de 12", e achei o Oversound 12 Steel 300, que promete:
Resposta de frequência: 50~3.000Hz
Sensibilidade: 96dB
Potência Musical (Watts): 600
Potência Contínua (Watts): 300
Diâmetro da bobina: 3 Polegadas
E o Oversound 550W12 que promete:
Resposta de frequência: 60~3000Hz.
Sensibilidade: 95dB.
Potência RMS: 250w.
Potência musical: 500w.
Diâmetro da bobina: 2polegadas.
E as pesquisas continuam.
Colegas,
Também estou num dilema pois tenho uma caixa ótima com o 12pw5. Porém, preciso de outra e não mais se encontra esse falante da JBL.
Sugiro que deem uma olhada com carinho no Triton 12SMB800. Parece ser melhor que o 12pw5 e mesmo esse Oversound 12 Steel 300 e mesmo o Steel 400.
Porem posso confirmar que o 12pw5 foi usado e abusado em uma caixa de 52L e 55hz e se portou e porta de maneira excelente em mais de 4 anos.
Franco_bass- Membro
Franco_bass escreveu:
Colegas,
Também estou num dilema pois tenho uma caixa ótima com o 12pw5. Porém, preciso de outra e não mais se encontra esse falante da JBL.
Sugiro que deem uma olhada com carinho no Triton 12SMB800. Parece ser melhor que o 12pw5 e mesmo esse Oversound 12 Steel 300 e mesmo o Steel 400.
Porem posso confirmar que o 12pw5 foi usado e abusado em uma caixa de 52L e 55hz e se portou e porta de maneira excelente em mais de 4 anos.
Obrigado pela sugestão, Franco. Inclusive já incluí na lista, pel oque entendi a Triton é a divisão pro da Snake, vi bons comentários sobre eles.
PS: Eu ACHO que o antigo 12pw5 está atualmente como JBL 12PW Pro. Não afirmo que sejam os mesmos, mas talvez comparando as especificações de ambos possa te dar uma luz.
Obrigado novamente
@allexcosta:
Apenas compartilhando uma curiosidade, fui procurar preamps no ML, pra montar ou mesmo já montados e, como comentei antes, encontrei um Gatshmane GM616 e uma cópia do GK400RB. Mas, logicamente, também pesquisei sua sugestão do Staner Bold 60.
Para minha surpresa, a Gatshmane GM616 é basicamente uma 'cópia' desse Staner. Não sei até que ponto vão as similaridades, não tive como comparar com o circuito e respectivos componentes do Staner, mas os controles e suas disposições são 90% similares.
@Franco_bass
Seguindu sua sugestão, estou bem propenso a pegar o 12SMB800, as specs dele são bem tentadoras. Se tudo o que o fabricante promete for real, eles literalmente chutam o traseiro da maioria dos que eu havia cogitado.
Aliás, por curiosidade, fui ver as especificações do 15SMB800. E sinceramente, é outro que também pode se tornar o novo "queridinho" da galera. Arrisco dizer que esses 2 substituiriam com louvor os 'extintos' 12 e 15PW5.
Apenas compartilhando uma curiosidade, fui procurar preamps no ML, pra montar ou mesmo já montados e, como comentei antes, encontrei um Gatshmane GM616 e uma cópia do GK400RB. Mas, logicamente, também pesquisei sua sugestão do Staner Bold 60.
Para minha surpresa, a Gatshmane GM616 é basicamente uma 'cópia' desse Staner. Não sei até que ponto vão as similaridades, não tive como comparar com o circuito e respectivos componentes do Staner, mas os controles e suas disposições são 90% similares.
@Franco_bass
Seguindu sua sugestão, estou bem propenso a pegar o 12SMB800, as specs dele são bem tentadoras. Se tudo o que o fabricante promete for real, eles literalmente chutam o traseiro da maioria dos que eu havia cogitado.
Aliás, por curiosidade, fui ver as especificações do 15SMB800. E sinceramente, é outro que também pode se tornar o novo "queridinho" da galera. Arrisco dizer que esses 2 substituiriam com louvor os 'extintos' 12 e 15PW5.
Sandro Levi gosta desta mensagem
DiegoBueno escreveu:Para minha surpresa, a Gatshmane GM616 é basicamente uma 'cópia' desse Staner. Não sei até que ponto vão as similaridades, não tive como comparar com o circuito e respectivos componentes do Staner, mas os controles e suas disposições são 90% similares.
Deve ser o mesmo pré.
DiegoBueno escreveu:12SMB800, as specs dele são bem tentadoras.
Pela spec ele fala a fundamental do baixo de 4 cordas, mas olhando o gráfico é tipo -6db. E tem um pico meio bizarro em 2khz depois do que desce a ladeira com força.
Outra coisa, tu viu o Vas?
allexcosta escreveu:Deve ser o mesmo pré.
Pela spec ele fala a fundamental do baixo de 4 cordas, mas olhando o gráfico é tipo -6db. E tem um pico meio bizarro em 2khz depois do que desce a ladeira com força.
Outra coisa, tu viu o Vas?
Pois é, acredito que seja também.
Sobre os parametros, não sei lê-los bem (ainda), então não observei esse pico em 2Khz.
De acordo com o fabricante, o VAS do modelo de 12" é 123,525L, e o de 15" é 186,30L
Montei uma "planilha" com os dados 'principais' (por assim dizer) comparando diferentes marcas/modelos, como o gabrbasc fez no outro tópico.
Nicolasbass gosta desta mensagem
[/quote]
quero fazer uma caixa com 2x12 com triton smb800 mais quero saber o que posso fazer para achar uma melhor medida pra uma caixa desse modelo !
quero fazer uma caixa com 2x12 com triton smb800 mais quero saber o que posso fazer para achar uma melhor medida pra uma caixa desse modelo !
Nicolasbass- Membro
Nicolas, seja bem vindo ao forum. Aqui você vai encontrar todas as informações para usar programas de simulação e fazer seu projeto. Leia bastante e nos conte sobre suas descobertas, escolhas e dúvidas.
Se não for o caso de ler e pesquisar no forum, você pode pegar o Projeto de 1x12 que a Triton fornece, montar duas delas e juntar para ter a sua 2x12. Lembre que nesse caso, elas devem ser independentes. Cada gabinete com seu alto-falante e sua sintonia.
Boa sorte.
Se não for o caso de ler e pesquisar no forum, você pode pegar o Projeto de 1x12 que a Triton fornece, montar duas delas e juntar para ter a sua 2x12. Lembre que nesse caso, elas devem ser independentes. Cada gabinete com seu alto-falante e sua sintonia.
Boa sorte.
Sandro Levi- Membro
Página 2 de 2 • 1, 2