Comprei pelo ML, produto chegou com defeito. E agora?
4 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Comprei pelo ML, produto chegou com defeito. E agora?
Comprei uma caixa GK MBX410 usada, dum cara do RJ. No anúncio estava descrito que a "caixa está em perfeito funcionamento, apenas a calota central dos cones está amassada". Recebi a caixa e ao plugá-la praticamente não vem som, parece que sai som só do tweeter dela. Fiz um video mostrando o problema pro vendedor e ele disse desconhecer o defeito, pois havia testado a caixa antes de embalá-la. Pedi autorização dele para soltar a placa traseira com os conectores e os falantes para verificar a fiação, no intuito de localizar o problema e ele autorizou. Ao tirar a grade dianteira já foi possível verificar que os 4 falantes estavam travados, não possuindo deslocamento algum, ou seja característica de equipamento que sofreu abuso e sobrecarga. O vendedor solicitou a devolução da caixa e já realizou o estorno da compra no ML e vou despachar a caixa assim que possível.
A pergunta é, eu tenho que arcar com o frete de devolução?
A pergunta é, eu tenho que arcar com o frete de devolução?
Guga Ramone- Membro
- Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR
Re: Comprei pelo ML, produto chegou com defeito. E agora?
O JAZZigo havia mencionado sobre isso aqui:https://www.contrabaixobr.com/t36767p850-mercado-livre-falsificacoes-continuacao
"(...)
Na hipótese de o usuário vendedor receber um pedido de devolução ou manifestação de direito de arrependimento no prazo de 7 dias, a contar da data de recebimento do produto pelo usuário comprador, o usuário vendedor deverá aceitar o respectivo pedido de devolução e arcar com todos os custos envolvidos para tanto, conforme disposto na Legislação de Defesa do Consumidor e nestes Termos e condições.
O Mercado Livre poderá habilitar para certos usuários compradores a devolução de produtos de acordo com um processo simplificado, tanto se decidirem cancelar a compra como se receberem um produto diferente ou com defeito e sem a necessidade de iniciar uma reclamação.
Em qualquer um dos casos mencionados, o Mercado Livre poderá cobrar estes valores na conta gráfica do usuário vendedor no Mercado Pago. Caso o envio do produto tenha sido por meio da ferramenta do Mercado Envios, o Mercado Livre poderá disponibilizar etiquetas para que o usuário comprador possa fazer a devolução do produto nos Correios e a quantia correspondente será descontada da conta gráfica do Mercado Pago do usuário vendedor.
Mesmo depois dos 7 dias, caso o vendedor não responda uma reclamação ou uma mediação, assim como na hipótese de a mediação vir a ser finalizada em seu desfavor, o vendedor arcará também com o custo do frete da devolução, podendo o Mercado Livre descontar o respectivo valor em sua conta Mercado Pago.
(...)"
Fonte: http://contato.mercadolivre.com.br/ajuda/Termos-e-condicoes-gerais-de-uso_1409"
"(...)
Na hipótese de o usuário vendedor receber um pedido de devolução ou manifestação de direito de arrependimento no prazo de 7 dias, a contar da data de recebimento do produto pelo usuário comprador, o usuário vendedor deverá aceitar o respectivo pedido de devolução e arcar com todos os custos envolvidos para tanto, conforme disposto na Legislação de Defesa do Consumidor e nestes Termos e condições.
O Mercado Livre poderá habilitar para certos usuários compradores a devolução de produtos de acordo com um processo simplificado, tanto se decidirem cancelar a compra como se receberem um produto diferente ou com defeito e sem a necessidade de iniciar uma reclamação.
Em qualquer um dos casos mencionados, o Mercado Livre poderá cobrar estes valores na conta gráfica do usuário vendedor no Mercado Pago. Caso o envio do produto tenha sido por meio da ferramenta do Mercado Envios, o Mercado Livre poderá disponibilizar etiquetas para que o usuário comprador possa fazer a devolução do produto nos Correios e a quantia correspondente será descontada da conta gráfica do Mercado Pago do usuário vendedor.
Mesmo depois dos 7 dias, caso o vendedor não responda uma reclamação ou uma mediação, assim como na hipótese de a mediação vir a ser finalizada em seu desfavor, o vendedor arcará também com o custo do frete da devolução, podendo o Mercado Livre descontar o respectivo valor em sua conta Mercado Pago.
(...)"
Fonte: http://contato.mercadolivre.com.br/ajuda/Termos-e-condicoes-gerais-de-uso_1409"
SRTO- Membro
- Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro
Re: Comprei pelo ML, produto chegou com defeito. E agora?
Legal, não sabia dessa informação. Com isso em mente, posso propor ao vendedor que arque com a manutenção da caixa ao invés da devolução, visto que o custo de reparo sairá mais barato que o custo de transporte.
Obrigado!!
Obrigado!!
Guga Ramone- Membro
- Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR
Re: Comprei pelo ML, produto chegou com defeito. E agora?
Guga, abre uma reclamação junto ao ML.
Caso tenha recebido por Mercado Envios fica mais fácil de resolver.
Envia mensagem pro vendedor com fotos e videos naquela campo especifico de trocas de msgs. Ali o pessoal do suporte pode visualizar as msgs trocadas. Também, emails ou dialogos de whats se tiver tenta colocar tudo ali.
Abre uma reclamação e Mercado Livre fará a mediação. Como tens razão, eles vão gerar uma etiqueta para devolução via correios se o produto foi enviado por correios.
Sendo ou não por Correios, cabe ao vendedor arcar com frete de devolução em qualquer situação.
Não arrede o pé. O máximo que pode acontecer é tu ficar com a caixa estragada, e ainda ter valor integral ressarcido.
Caso tenha recebido por Mercado Envios fica mais fácil de resolver.
Envia mensagem pro vendedor com fotos e videos naquela campo especifico de trocas de msgs. Ali o pessoal do suporte pode visualizar as msgs trocadas. Também, emails ou dialogos de whats se tiver tenta colocar tudo ali.
Abre uma reclamação e Mercado Livre fará a mediação. Como tens razão, eles vão gerar uma etiqueta para devolução via correios se o produto foi enviado por correios.
Sendo ou não por Correios, cabe ao vendedor arcar com frete de devolução em qualquer situação.
Não arrede o pé. O máximo que pode acontecer é tu ficar com a caixa estragada, e ainda ter valor integral ressarcido.
Franco_bass- Membro
- Mensagens : 382
Localização : RS, Brasil
Re: Comprei pelo ML, produto chegou com defeito. E agora?
Quando é pelo Mercado Envios é bem tranquilo, mas neste caso não era. O vendedor bateu o pé que eu deveria arcar com os custos de devolução, o que não é verdade. De acordo com o código de defesa do consumidor, em caso de desistência ou não concretização da negociação, o vendedor é obrigado a arcar com todos os custos de retorno do produto e devolver todo o valor pago, inclusive do frete de envio. Tive que enviar uma cópia do CDC e alguns links pro cara acreditar. Acabou que negociamos que vou ficar com a caixa, mas vou abater o valor do reparo nos falantes.
Triste apenas foi ouvir os áudios dizendo que "tem algo errado nessa história aí" e "Já fiz minha parte, agora faça a sua. Eu tô tranquilo. Sua vida depende duma caixa? A minha, não." Confesso que me senti ameaçado e pensei em registrar B.O., pro caso de acontecer alguma coisa.
Triste apenas foi ouvir os áudios dizendo que "tem algo errado nessa história aí" e "Já fiz minha parte, agora faça a sua. Eu tô tranquilo. Sua vida depende duma caixa? A minha, não." Confesso que me senti ameaçado e pensei em registrar B.O., pro caso de acontecer alguma coisa.
Guga Ramone- Membro
- Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR
Re: Comprei pelo ML, produto chegou com defeito. E agora?
Guga Ramone escreveu:Triste apenas foi ouvir os áudios dizendo que "tem algo errado nessa história aí" e "Já fiz minha parte, agora faça a sua. Eu tô tranquilo. Sua vida depende duma caixa? A minha, não." Confesso que me senti ameaçado e pensei em registrar B.O., pro caso de acontecer alguma coisa.
Eu sempre fui um cara muito honesto, e sempre me preocupava com o que o outro fosse achar de mim nas negociações se eu fosse inflexivel. Mas depois de topar com gente desse tipo ai, eu consegui ficar mais frio, mantendo a honestidade, mas sem medo da parte "o que o cara vai achar de mim se eu for inflexivel".
A realidade é que o que é certo é certo e vc tem que bater o pé mesmo.
Stormbringer- Membro
- Mensagens : 4766
Localização : Goiânia
Guga Ramone- Membro
- Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR
Tópicos semelhantes
» Comprei meu baixo, e agora, por onde começo?
» Warwick Club (agora adm. pelo Chico78)
» Clube Gibson - Agora administrado pelo BLZENI
» Behringer Club (agora administrado pelo fheliojr)
» Clube Fender - Topico Oficial (Agora administrado pelo Maurício_Expressão)
» Warwick Club (agora adm. pelo Chico78)
» Clube Gibson - Agora administrado pelo BLZENI
» Behringer Club (agora administrado pelo fheliojr)
» Clube Fender - Topico Oficial (Agora administrado pelo Maurício_Expressão)
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos