Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella
+7
Lucas Correa
Dpaulo
bodhan
Fernando Zadá
rafael.buzzi.andrade
afonsodecampos
Claudio
11 participantes
Página 1 de 1
Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella
Galera,
Navegando por aí, encontrei a página do Luthier Tiago Giovanella (https://www.facebook.com/TiagoGiovanellaLuthier/)
Ele constrói acústicos totalmente personalizados, de acordo com o gosto do freguês. Parece que pratica valores bem honestos.
Vale a pena dar uma olhada.
Não faço idéia sobre a qualidade dos instrumentos e nem construção dos mesmos. Se alguém conhece ou tem algum instrumento fito pelo Tiago, por favor coloque aqui suas considerações.
Esse modelo abaixo, o Quarter Bass, achei que tem um som muito interessante. De tudo o que já ouvi, esse foi o que mais se aproxima do acústico 3/4.
Navegando por aí, encontrei a página do Luthier Tiago Giovanella (https://www.facebook.com/TiagoGiovanellaLuthier/)
Ele constrói acústicos totalmente personalizados, de acordo com o gosto do freguês. Parece que pratica valores bem honestos.
Vale a pena dar uma olhada.
Não faço idéia sobre a qualidade dos instrumentos e nem construção dos mesmos. Se alguém conhece ou tem algum instrumento fito pelo Tiago, por favor coloque aqui suas considerações.
Esse modelo abaixo, o Quarter Bass, achei que tem um som muito interessante. De tudo o que já ouvi, esse foi o que mais se aproxima do acústico 3/4.
Claudio- Membro
Re: Quarter Bass - Luthier Tiago Giovanella
Pela descrição este da foto é 1/4, quando comecei ver as imagens achei que fosse desmontável mas é só isso mesmo (rsrsrsrs). Já tinha encontrado no ML, seria interessante ouvir relatos dos donos, os preços são justos mesmo.
Falta informações detalhadas do próprio fabricante no site do ML, isso é um tiro no pé, quanto mais detalhes construtivos menos dúvidas um eventual consumidor pode ter, ainda mais se tratando desse tipo de construção. O consumidor final do contrabaixo acústico não é (comumente) o músico inexperiente ou inciante.
Falta informações detalhadas do próprio fabricante no site do ML, isso é um tiro no pé, quanto mais detalhes construtivos menos dúvidas um eventual consumidor pode ter, ainda mais se tratando desse tipo de construção. O consumidor final do contrabaixo acústico não é (comumente) o músico inexperiente ou inciante.
afonsodecampos- Membro
É um projeto interessante e o som pareceu bom, mas é bom ter em mente que a utilização dele é mais restrita do que um baixo acústico normal:
- Usar arco pode se tornar bem difícil;
- Para tocar da segunda oitava em frente (que seria a 12a casa no elétrico) a pessoa tem que fazer uma opção: ou "imagina" onde seria o lado esquerdo e deixa o braço flutuando para fazer capo, ou toca como se estivesse em um baixo elétrico;
É um instrumento pra quem já tem um baixo e - eventualmente - precisa de algo mais prático. Não creio ser uma boa opção para aprender o instrumento.
- Para tocar da segunda oitava em frente (que seria a 12a casa no elétrico) a pessoa tem que fazer uma opção: ou "imagina" onde seria o lado esquerdo e deixa o braço flutuando para fazer capo, ou toca como se estivesse em um baixo elétrico;
É um instrumento pra quem já tem um baixo e - eventualmente - precisa de algo mais prático. Não creio ser uma boa opção para aprender o instrumento.
Não faz isso não Claudio....
Eu aqui tentando jogar pra debaixo do tapete e matar de vez minha vontade do acústico você me manda uma coisas dessas.....
Eu aqui tentando jogar pra debaixo do tapete e matar de vez minha vontade do acústico você me manda uma coisas dessas.....
Fernando Zadá- Moderador
rafael.buzzi.andrade escreveu:É um projeto interessante e o som pareceu bom, mas é bom ter em mente que a utilização dele é mais restrita do que um baixo acústico normal:
Hoje eu passei uma boa parte da tarde conversando com o Luthier pra pegar informações sobre o projeto. O cara parece ser muito gente boa, respondeu com precisão a todas as perguntas que fiz. Ele faz o projeto 100% custom ao gosto do freguês!
O que eu achei interessante foi a questão da portabilidade, o instrumento fica pequeno e bem leve. Como ele trabalha na base de captação, então o 1/4 de corpo pode ser com laminado mesmo, neste caso não há necessidade de ser maciço.
De fato não é um instrumento para ser executado com arco. Concordo também que é o tipo de instrumento pra quem já tem outro dentro dos padrões do acústico normal.
Achei os valores excelentes, fora o som, que se aproxima muito do acústico.
Fernando Zadá escreveu:Não faz isso não Claudio....
Hahahaha, sabia que você ia aparecer por aqui!
O Tiago Luthier disse que em breve vai enviar um baixo pra um cliente aqui no Rio. Assim que chegar vou procurar o proprietário e pedir pra ver/tocar o instrumento ao vivo! Se corresponder ao que eu acho que é, com certeza serei um candidato a comprar um... aproveitar que a fila está pequena, ele leva 4 meses pra entregar!
Foi um projeto desse tipo que eu queria tentar alinhar com o Samuel, mas ele meio que não se interessou, nem chegou a responder meu segundo e-mail sobre o assunto!
Claudio- Membro
Pelo que entendi é 1/4 de corpo, mas a escala é 4/4.
bodhan- Membro
Essas duas informações tornam tudo bem interessante.Claudio escreveu:(...)Ele faz o projeto 100% custom ao gosto do freguês!(...)Achei os valores excelentes, fora o som, que se aproxima muito do acústico.(...)
Meu "sonho portátil" seria algo na linha do NS Design (que fique em pé sozinho) mas com a sonoridade mais próxima de um acústico. Se eu conseguir vender meu chinês (depois que o do Eliel chegar) quem sabe eu faço um orçamento... heheheClaudio escreveu:Foi um projeto desse tipo que eu queria tentar alinhar com o Samuel, mas ele meio que não se interessou, nem chegou a responder meu segundo e-mail sobre o assunto!
Acho interessante o Upright do Germano, já tinha gostado da sonoridade vendo/ouvindo os vídeos do Workshop que ele fez aqui pro FCBR, depois tive a felicidade de tocar em um encomendado por um amigo de Belém, sensacional.
afonsodecampos- Membro
rafael.buzzi.andrade escreveu:
Ontem conversei novamente com o Tiago e levei pra ele essa questão. Mostrei o Yahama Silent Bass, que tem uma peça removível no lado esquerdo que permite tocar no capo como se fosse num acústico. Ele disse que isso é tranquilo de resolver, que consegue fazer uma peça igual a do Silent Bass, e também removível.
bodhan escreveu:Pelo que entendi é 1/4 de corpo, mas a escala é 4/4.
Sim entendeu certo, o 1/4 é só referente ao bojo, o diapasão do baixo do vídeo é um 4/4, mas é possível produzir o instrumento com qualquer medida de diapasão.
Claudio- Membro
Eita!!Claudio escreveu:(...)Ele disse que isso é tranquilo de resolver, que consegue fazer uma peça igual a do Silent Bass, e também removível.
Isso ainda vai me causar problemas com a minha esposa... hehehehehehe
Claudio escreveu:
Ontem conversei novamente com o Tiago e levei pra ele essa questão. Mostrei o Yahama Silent Bass, que tem uma peça removível no lado esquerdo que permite tocar no capo como se fosse num acústico. Ele disse que isso é tranquilo de resolver, que consegue fazer uma peça igual a do Silent Bass, e também removível.
Putz!!! Ai lascou
Sai de mim GAS
Fernando Zadá- Moderador
Entrei em contato com o Tiago e pedi um orçamento de um contrabasseto. Seria um baixo num corpo de cello, basicamente. Ainda estamos conversando sobre o projeto.
Dpaulo- Membro
Alguem tem mais noticia do Tiago Giovanella?
Última edição por Lucas Correa em Qua Ago 17, 2022 4:11 pm, editado 1 vez(es)
Também fiquei curioso. Alguém aqui, afinal, testou um baixo dele?
Dpaulo- Membro
Eu acabei comprando o baixo dele… rolou um atraso na fabricação, mas tudo foi conversado e resolvido.
Última edição por Lucas Correa em Qua Ago 17, 2022 4:10 pm, editado 1 vez(es)
Cara que coisa triste e não dava para devolver e ter seu dinheiro de volta?
.
Última edição por Lucas Correa em Qua Ago 17, 2022 4:09 pm, editado 1 vez(es)
Ah você chegou a pedir antes de receber até?
pelo jeito não foi uma negociação tranquila.
Mas ele chegando quando notou os problemas não dava para acionar ele e desfazer a comprar colocando os pontos que observou?
Chato demais isso.
pelo jeito não foi uma negociação tranquila.
Mas ele chegando quando notou os problemas não dava para acionar ele e desfazer a comprar colocando os pontos que observou?
Chato demais isso.
Instrumento novo tem que vir perfeito né? Eu conversaria com um advogado...
Fernando Zadá gosta desta mensagem
.
Última edição por Lucas Correa em Qua Ago 17, 2022 4:13 pm, editado 1 vez(es)
As vezes a melhor coisa mesmo para não gastar energia extra mas bacana comentar aqui.
Vale de alerta. Seria bacana se tivesse documentado os problemas para alertar o povo aqui.
Vale de alerta. Seria bacana se tivesse documentado os problemas para alertar o povo aqui.
Tô começando a ficar com nojo de construtores de móveis instrumentos que fazem uma porcaria e depois nao assumem. Se isso vira moda, queima qq coisa chamada de "de luthier".
Lucas Correa escreveu:Eu acabei comprando o baixo dele… depois de mais de 1 ou 2 anos de atraso, ele veio com vários problemas de construção… gastei mais 3000 com reformas, trocas de espigão, cordas e etc… a corda que havia pago, até hoje não veio…
Lucas Correa escreveu:...as vezes tive ma sorte
Isso aí não é má sorte não, Lucas, é outro nome.
Lucas Correa escreveu:Mandei fotos e vídeos.. ele pediu para mandar o baixo de volta para ele fazer os reparos… mas preferi não o fazer e levar em outro Luthier da minha cidade… De BH pro Sul eh bem longe
Mas agr já foi! Já voltei a ficar feliz com o instrumento e boas… essa treta já deixei no passado
Que bom que conseguiu reverter a situação e que no final ficou feliz.
Jãozeiro- Membro
Ivanov_br escreveu:Tô começando a ficar com nojo de construtores demóveisinstrumentos que fazem uma porcaria e depois nao assumem. Se isso vira moda, queima qq coisa chamada de "de luthier".
O problema é esse desleixo profissional.
Já vi dois casos, não sei em qual se encaixaria esse.
1 - O luthier é ruim mesmo, o famoso construtor de móveis que acha que faz instrumentos, cheio de erros estruturais.
2 - O cara é bom luthier mesmo, já fez muito bons instrumentos, mas por motivos de atraso e para entregar no prazo (já que tá pressionado) entrega o instrumento com problemas meio para se livrar - isso eu já vi acontecer em luthier bom daqui de Brasília.
Dpaulo- Membro
Fernando Zadá gosta desta mensagem
Pessoal, estive conversando novamente com o Tiago Giovanella e conseguimos resolver as arestas criadas e chegar num acordo legal para ambos.
Ele explicou bem os problemas que teve durante o período e compreendi perfeitamente.
Ele explicou bem os problemas que teve durante o período e compreendi perfeitamente.
Ivanov_br escreveu:Tô começando a ficar com nojo de construtores demóveisinstrumentos que fazem uma porcaria e depois nao assumem. (...)
Esses "Luthiers" que não assumem seus erros, o próprio tempo se encarrega de pulverizar, já vimos alguns exemplos aqui mesmo no Fórum.
O problema é que eles acabam deixando como legado uma reputação ruim para essa nobre arte da Luthieria. Lamentável.
Claudio- Membro