Polimento de instrumento antigo
4 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Polimento de instrumento antigo
Olá pessoal!
Sei que já é um tema batido, sobre o polimento de instrumentos, mas eu realmente gostaria de uma opinião atualizada, dos colegas que tiveram experiência no uso de produtos do ramo automotivo para o polimento de instrumentos antigos, com o objetivo de reavivar a cor.
Eu sei que é necessário 3 ou 4 etapas, diminuindo a abrasão a cada uma das etapas.
É facil achar produtos na gringa para este tema, mas me digam, o que temos no mercado nacional?
Este é um Bass Collection que quero polir:
Um abraço pessoal!
Sei que já é um tema batido, sobre o polimento de instrumentos, mas eu realmente gostaria de uma opinião atualizada, dos colegas que tiveram experiência no uso de produtos do ramo automotivo para o polimento de instrumentos antigos, com o objetivo de reavivar a cor.
Eu sei que é necessário 3 ou 4 etapas, diminuindo a abrasão a cada uma das etapas.
É facil achar produtos na gringa para este tema, mas me digam, o que temos no mercado nacional?
Este é um Bass Collection que quero polir:
Um abraço pessoal!
gpupo- Membro
Re: Polimento de instrumento antigo
Cara, nada que uma pasta de polimento de baixa abrasividade e uma politriz não possam fazer...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Tu quer polimento cristalizado, tipo espelhamento, com pasta marveliz, né?
Cara, quem sabe fazer em carro sabe fazer num baixo, mas eu particularmente escutaria o Bertola. A cor original desse instrumento não é tão diferente dessa aí pra justificar uma abrasão mais profunda. Mas assim, se você decidir fazer vai abrir mais brilho que quando ele veio de fábrica. Se a intenção é essa, vai fundo.
Cara, quem sabe fazer em carro sabe fazer num baixo, mas eu particularmente escutaria o Bertola. A cor original desse instrumento não é tão diferente dessa aí pra justificar uma abrasão mais profunda. Mas assim, se você decidir fazer vai abrir mais brilho que quando ele veio de fábrica. Se a intenção é essa, vai fundo.
allexcosta- Administrador
Hidratação com óleo de peroba urgente nessa escala aí!
Depois de uma bela e profunda limpeza é claro...
rafacar- Membro
rafacar escreveu:Hidratação com óleo de peroba urgente nessa escala aí!
Já fiz com óleo de limão, prefiro. A foto é de 1 anos atrás.
Vocês recomendam marca/modelo de quais produtos abrasivos?
gpupo- Membro
gpupo escreveu:Vocês recomendam marca/modelo de quais produtos abrasivos?
Cara, Marveliz da Wanda era meio padrão uns anos atrás, hoje várias marcas boas fabricam produtos assim.
É o que o cara que faz confia e tá acostumado. O resultado final depende da expertise dele e do conhecimento que ele tem do produto.
allexcosta escreveu:gpupo escreveu:Vocês recomendam marca/modelo de quais produtos abrasivos?
Cara, Marveliz da Wanda era meio padrão uns anos atrás, hoje várias marcas boas fabricam produtos assim.
É o que o cara que faz confia e tá acostumado. O resultado final depende da expertise dele e do conhecimento que ele tem do produto.
Legal, vi o Massa de Polir n2 1/4 900ml Marveliz Wanda e é um ponto inicial de pesquisa, obrigado
gpupo- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Cara, nada que uma pasta de polimento de baixa abrasividade e uma politriz não possam fazer...
E se for em um baixo com acabamento acetinado, cor da madeira? O que posso usar neste caso?
Exemplo:
gpupo- Membro
^ Sem verniz? Só cera, tipo a da Warwick.
Essa aqui ? =>allexcosta escreveu:^ Sem verniz? Só cera, tipo a da Warwick.
gpupo- Membro
allexcosta escreveu:^ É.
Temos alternativas no mercado nacional?
gpupo- Membro
^ https://www.google.com/search?source=hp&ei=-D37Wr_YGIyjwgTc75CYBg&q=site%3Acontrabaixobr.com+cera%2Babelha
Qualquer cera incolor que contenha (ou seja de) carnaúba, serve bem.gpupo escreveu:allexcosta escreveu:^ É.
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Qualquer cera incolor que contenha (ou seja de) carnaúba, serve bem.gpupo escreveu:allexcosta escreveu:^ É.
Show! Esclareceu muito bem, obrigado!
Agora eu tenho uma dúvida sobre as partes de metal. Não é o caso destes dois baixos que eu coloquei as fotos acima, mas eu tenho um Jazz Bass antigo que tem o aquela parte de ferro onde são fixados os botões, com a pintura descascada. Eu não queria repintar, apenas polir com algo que fizesse uma camada protetora. O que dá pra ser feito neste caso ?
gpupo- Membro
Não há o que fazer nesse caso.
Compre outra placa, pois é mais barato que mandar cromar de novo.
Compre outra placa, pois é mais barato que mandar cromar de novo.
Mauricio Luiz Bertola escreveu: mandar cromar de novo.
O original era preto. Agora é preto + descascado. Eu até quero manter assim, porém criar uma camada protetora, como um selador por exemplo
gpupo- Membro
Isso não existe.gpupo escreveu:Mauricio Luiz Bertola escreveu: mandar cromar de novo.
O original era preto. Agora é preto + descascado. Eu até quero manter assim, porém criar uma camada protetora, como um selador por exemplo
O que pode ser feito é uma pintura eletrostática. Novamente o custo não compensa. Compre um novo.