Diminuir Som de Sino de Igreja
+2
rodsom
rafael.buzzi.andrade
6 participantes
:: Fórum Técnico :: Miscelânea
Página 1 de 1
Diminuir Som de Sino de Igreja
Alou, alou. Então, sem entrar em detalhes desnecessários e nem de credo/religião.
Na igreja onde eu participo existe a necessidade de abaixar o volume dos sinos.
Uma medição rápida (na rua, a certa distância) mostrou que o som deles chega a 69dB. A norma do município (Joinville, SC) pede 55dB.
Esse sinos são da época em que tinha que se chamar todos os colonos da região para o culto. E provavelmente era o que a única referência que a comunidade local tinha de relógio.
Mas os tempos mudam. Hoje a área é completamente urbanizada e, com isso, é necessário abaixar o volume. Isso é fato.
A única referência útil que eu achei foi essa:
https://cccbr.org.uk/wp-content/uploads/2016/03/sound-control-notes.pdf
A partir da página 75 eles tratam do controle do som que vai para fora da torre (dentro da torre não há necessidade de abaixar o volume, pois hoje o processo é eletrônico e disparado a certa distância).
Eu suspeito - infelizmente - que não se aplique muito ao nosso caso, pois a nossa torre é muito menor.
Estava pensando em sugerir a troca do badalo por um de madeira. Talvez com um material absorvente que fosse durável na ponta.
Alguma ideia?
PS: A diretoria está completamente ciente de que o timbre será modificado.... hehehehe
Na igreja onde eu participo existe a necessidade de abaixar o volume dos sinos.
Uma medição rápida (na rua, a certa distância) mostrou que o som deles chega a 69dB. A norma do município (Joinville, SC) pede 55dB.
Esse sinos são da época em que tinha que se chamar todos os colonos da região para o culto. E provavelmente era o que a única referência que a comunidade local tinha de relógio.
Mas os tempos mudam. Hoje a área é completamente urbanizada e, com isso, é necessário abaixar o volume. Isso é fato.
A única referência útil que eu achei foi essa:
https://cccbr.org.uk/wp-content/uploads/2016/03/sound-control-notes.pdf
A partir da página 75 eles tratam do controle do som que vai para fora da torre (dentro da torre não há necessidade de abaixar o volume, pois hoje o processo é eletrônico e disparado a certa distância).
Eu suspeito - infelizmente - que não se aplique muito ao nosso caso, pois a nossa torre é muito menor.
Estava pensando em sugerir a troca do badalo por um de madeira. Talvez com um material absorvente que fosse durável na ponta.
Alguma ideia?
PS: A diretoria está completamente ciente de que o timbre será modificado.... hehehehe
Re: Diminuir Som de Sino de Igreja
eu diminuiria o comprimento do badalo.
rodsom- Membro
rafael.buzzi.andrade escreveu:Alguma ideia?
Faz uma roupinha pra ele em tecido pesado ou cola espuma dentro.
allexcosta- Administrador
Na boa, se não atrapalha os vizinhos que moram ao redor e nem incomoda animais, eu não me preocuparia com isso. A legislação sempre se refere a ruídos contínuos, que causam incomodo e prejuízos à saúde. Ruídos desse tipo não entram na legislação.
O problema é se tiver um vizinho "nervoso"... haha
O problema é se tiver um vizinho "nervoso"... haha
joabi- Eterno Colaborador
Tá na lista, mas como é meio que um caminho sem volta.... queria tentar outras coisa reversíveis antes.rodsom escreveu:eu diminuiria o comprimento do badalo.
No caso de soluções não invasivas, eu acho que essa talvez vá pro topo da lista, nem que seja grudar algo só na area de contato entre o badalo e o sino, pra começo de conversa.allexcosta escreveu:Faz uma roupinha pra ele em tecido pesado ou cola espuma dentro.
Bingo!!!joabi escreveu:O problema é se tiver um vizinho "nervoso"... haha
Você tem um sino que toca a mais de 50 anos. Aí as pessoas mudam faz 4 anos e AGORA começam a reclamar.... enfim.. nem vou entrar no mérito nem nos melindres. Se o limite é 55, que seja.
Tá na lista, mas como é meio que um caminho sem volta.... queria tentar outras coisa reversíveis antes.
[/quote]
a haste do badalo é rigida? é dificil mandar uma foto? um video do sino funcionando? a ideia da roupinha acho que mudaria o timbre do sino
ja vi numa igrejinha do interior um alto falante delta tocando gravaçao de sino no lugar do sino de verdade, mas nao gostei. nada fica igual ao sino de verdade.
[/quote]
a haste do badalo é rigida? é dificil mandar uma foto? um video do sino funcionando? a ideia da roupinha acho que mudaria o timbre do sino
ja vi numa igrejinha do interior um alto falante delta tocando gravaçao de sino no lugar do sino de verdade, mas nao gostei. nada fica igual ao sino de verdade.
rodsom- Membro
rodsom escreveu:a ideia da roupinha acho que mudaria o timbre do sino
"A diretoria está completamente ciente de que o timbre será modificado..."
^se puder fazer sem alterar o timbre, melhor ainda, nao?
rodsom- Membro
rodsom escreveu:^se puder fazer sem alterar o timbre, melhor ainda, nao?
Acho que sim...
rafael.buzzi.andrade escreveu:No caso de soluções não invasivas, eu acho que essa talvez vá pro topo da lista, nem que seja grudar algo só na area de contato entre o badalo e o sino, pra começo de conversa.
Repensando a situação, talvez mais prático que uma roupinha seja uma camisinha de pano ou borracha pra o badalo. Talvez umas duas camadas de jeans ou outro tecido grosso sejam suficientes.
Vou ver se alguém da equipe de patrimônio tirou uma foto. Confesso que nunca subi lá. Meio apertado, antigo e alto demais pro meu gosto... heheehherodsom escreveu:a haste do badalo é rigida? é dificil mandar uma foto? um video do sino funcionando?
Isso me lembra uma propaganda de um som da Philips ou da Sony dos anos 90. Era um microssystem com controle remoto que um padre usava... mas, acho que isso seria o último do último recurso.rodsom escreveu:(...)alto falante delta tocando gravaçao de sino no lugar do sino de verdade, mas nao gostei(...)
Estou cada vez mais propenso a essa ideia também, tio.allexcosta escreveu:Repensando a situação, talvez mais prático que uma roupinha seja uma camisinha de pano ou borracha pra o badalo. Talvez umas duas camadas de jeans ou outro tecido grosso sejam suficientes.
Achei o video de um sino de igreja com badalo de madeira. Não tenho referência de como era o som desse som antes, mas não me parece que muda muita coisa. Nem do timbre, nem do pico de som, o que não resolveria muito pra gente.
nao da pra limitar o movimento do sino pro badalo bater com menos força? é o sino que balança ou só o badalo?
rodsom- Membro
É o sino que balança, não o badalo.rodsom escreveu:(...)é o sino que balança ou só o badalo?
Bom dia,
Já realizou alguma alteração ?
Não teria como não bater tão forte o badalo ? Talvez criar algum mecanismo que limitasse o movimento do sino. Com isso você teria menos energia para fazer o badalo bater no sino. Pelo vídeo que você postou, o sino tem uma variação angular de praticamente 360 graus. Além disso, leve em consideração todas as opções já sugeridas e, talvez, colocar um pedaço de pneu no lugar exato que o badalo bate no sino.
Já realizou alguma alteração ?
Não teria como não bater tão forte o badalo ? Talvez criar algum mecanismo que limitasse o movimento do sino. Com isso você teria menos energia para fazer o badalo bater no sino. Pelo vídeo que você postou, o sino tem uma variação angular de praticamente 360 graus. Além disso, leve em consideração todas as opções já sugeridas e, talvez, colocar um pedaço de pneu no lugar exato que o badalo bate no sino.
Alambike- Membro
Eu levei todas a sugestões (junto com as que eu já tinha) para os responsávels pelo patrimônio.
No momento eles optaram por chamar a empresa que fez a instalação do mecanismo automático e forrar as paredes da torre com lâ de rocha ou painéis semi-rígidos.
Vou atualizando conforme a situação for evoluindo, até porque meu intuito é que esse tópido seja encontrado por quem estiver passando por problemas semelhantes, visto que não achei material em português.
No momento eles optaram por chamar a empresa que fez a instalação do mecanismo automático e forrar as paredes da torre com lâ de rocha ou painéis semi-rígidos.
Vou atualizando conforme a situação for evoluindo, até porque meu intuito é que esse tópido seja encontrado por quem estiver passando por problemas semelhantes, visto que não achei material em português.
Só reforçando a info que postei junto com o vídeo: Não é aquele sino que estou tentando modificar. Eu apenas achei um com badalo de madeira.Alambike escreveu:(...)Pelo vídeo que você postou, o sino tem uma variação angular de praticamente 360 graus.(...)
Alambike gosta desta mensagem
rafael.buzzi.andrade escreveu:Eu levei todas a sugestões (junto com as que eu já tinha) para os responsávels pelo patrimônio.
Vou atualizando conforme a situação for evoluindo, até porque meu intuito é que esse tópido seja encontrado por quem estiver passando por problemas semelhantes, visto que não achei material em português.Só reforçando a info que postei junto com o vídeo: Não é aquele sino que estou tentando modificar. Eu apenas achei um com badalo de madeira.Alambike escreveu:(...)Pelo vídeo que você postou, o sino tem uma variação angular de praticamente 360 graus.(...)
Desculpe a demora, fiquei ausente do fórum por um tempo.
Qual foi a solução ?
Alambike- Membro
Meu chapéu... nem lembrava que isso fazia tanto tempo.
No fim o pessoal optou por forrar as paredes com material absorvente.
Me arrependo de não ter feito a medição do antes e depois. Acredito que tenha baixado muito pouca coisa, mas aparentemente o suficiente para fazer as reclamações pararem.
Sucesso, portanto
No fim o pessoal optou por forrar as paredes com material absorvente.
Me arrependo de não ter feito a medição do antes e depois. Acredito que tenha baixado muito pouca coisa, mas aparentemente o suficiente para fazer as reclamações pararem.
Sucesso, portanto
Na boa, a pessoa reclamar do volume do sino da igreja é o cúmulo! Onde o mundo vai parar? Daqui a pouco vão querer limitar o volume que as pessoas conversam na rua, o canto dos pássaros, a luz do luar... Enfim!
Mas, vamos ao problema! A solução mais barata, ao meu ver, seria revestir o interior do sino com um espuma, que serviria até pra dissipar as reverberações, acho, ou revestir o badalo. Também poderia isolar acusticamente o local pra vazar menos som, mas sairia mais caro e talvez não seria tão viável assim... Também poderia-se pensar na substituição dos sinos por um de material menos ruidoso e deixar esses como acervo pra contar a história do local (ou enviar para outra igreja de zona rural, por exemplo que precise de um com som que alcance maiores distancias!)
Mas, vamos ao problema! A solução mais barata, ao meu ver, seria revestir o interior do sino com um espuma, que serviria até pra dissipar as reverberações, acho, ou revestir o badalo. Também poderia isolar acusticamente o local pra vazar menos som, mas sairia mais caro e talvez não seria tão viável assim... Também poderia-se pensar na substituição dos sinos por um de material menos ruidoso e deixar esses como acervo pra contar a história do local (ou enviar para outra igreja de zona rural, por exemplo que precise de um com som que alcance maiores distancias!)
B3ck1m2n- Membro
É a vida. Revestir as paredes da área da torre onde o sino fica parece ter sido o suficiente pra "aplacar a ira" da pessoa.B3ck1m2n escreveu:Na boa, a pessoa reclamar do volume do sino da igreja é o cúmulo! Onde o mundo vai parar? Daqui a pouco vão querer limitar o volume que as pessoas conversam na rua, o canto dos pássaros, a luz do luar... Enfim!
Ou ela se mudou, por isso parou de se incomodar.
De toda forma a situação foi resolvida.
Segue o jogo hehehe
Isso escalou rápido demais hehehehehehehehehB3ck1m2n escreveu:(...)Também poderia-se pensar na substituição dos sinos por um de material menos ruidoso e deixar esses como acervo pra contar a história do local (ou enviar para outra igreja de zona rural, por exemplo que precise de um com som que alcance maiores distancias!)(...)
Só de pensar no custo dessa operação me dá uns 3 tipos de ruim.
O templo pertence a uma igreja protestante de denominação histórica no Brasil, ou seja, não arranca dinheiro dos fiéis (pelo contrário. Pagar as contas do mês é sempre uma luta hehehhe).
B3ck1m2n escreveu:Na boa, a pessoa reclamar do volume do sino da igreja é o cúmulo! Onde o mundo vai parar? Daqui a pouco vão querer limitar o volume que as pessoas conversam na rua, o canto dos pássaros, a luz do luar... Enfim!
Eu já processei um padre aqui na minha cidade, saiu até no G1. Ele teve que diminuir o volume das cornetas que estavam em 100dB cada (tinham 8 funcionando) para 35dB.
A paz voltou a reinar.
Nada que o judiciário não possa resolver.
Alambike- Membro
^ Certíssimo.
Muito templo religioso se acha no direito de burlar as leis. Eu processaria também.
Muito templo religioso se acha no direito de burlar as leis. Eu processaria também.
Alambike gosta desta mensagem
Também acho que ninguém deveria estar acima da lei.
Só pontuando que o sino sempre esteve dentro dos limites aceitáveis (aqui na cidade não há um limite municipal de dB instituidos o que, ao meu ver, é um problema).
Só pontuando que o sino sempre esteve dentro dos limites aceitáveis (aqui na cidade não há um limite municipal de dB instituidos o que, ao meu ver, é um problema).