Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda na compra de baixo de 5 cordas que possua bom custo benefício.

+6
fheliojr
Pz123
allexcosta
Zubrycky
joabi
Stefano T.
10 participantes

Ir para baixo

Ajuda na compra de baixo de 5 cordas que possua bom custo benefício. Empty Ajuda na compra de baixo de 5 cordas que possua bom custo benefício.

Mensagem por Stefano T. Dom Jul 22, 2018 12:45 am

Fala galera, tudo tranquilo?

Estive afastado do mundo dos graves e da música desde 2012, voltei recentemente a montar banda e estudar com professor, e percebi que muitas coisas mudaram no mercado dos graves.

Quando eu parei de tocar a linha Classic Vibe da Squier (por exemplo) havia apenas sido lançada, e tudo que vinha da China era sinônimo de porcaria, e os instrumentos de entrada (vulgo tudo que custava abaixo
de 1000 reais) não seguravam nem a afinação direito.

Nos dias atuais tive a oportunidade de tocar em alguns instrumentos de entrada e estou completamente impressionado com a qualidade. Os Squiers estão tão bons quanto os Fenders Mexicanos de antigamente. Os Music Man (vulgo TBM-4) e os Woodstock da Tagima estão com um timbre e tocabilidade bem razoáveis pelo valor.
Meu tio comprou um Streamer LX chinês da Warwick (Rockbass) fabricado em 2013 que possui uma qualidade sonora e de peças comparável a um Warwick alemão que tive em 2008 (só perde no acabamento), e por aí vai.

Mas chega de enrolação, abri esse tópico para pedir a opinião de vocês. Preciso comprar um baixo de 5 cordas e meu capital de investimento não é muito alto. Já tenho um Music Man americano, um Jazz Bass e um Precision Bass de luthier, então esse seria meu quarto instrumento, e o utilizaria pra tocar algumas músicas de um projeto novo de pop e soul no qual estou ingressando. Por mim, não pensaria duas vezes,
e compraria um TRBI ou TRBII ou o Music Man azul que está anunciado nos classificados, mas não estou com capital pra um investimento tão alto no momento. Existe algum instrumento de 5 cordas abaixo da casa dos 2mil reais com bom timbre e tocabilidade? Assim como o SJB75 da SX é considerado a pérola dos 4 cordas de baixo custo, qual seria o 5 cordas que faria valer o preço pago?

Agradeço pela ajuda.

Stefano T.
Membro

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=3591919909565

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda na compra de baixo de 5 cordas que possua bom custo benefício. Empty Re: Ajuda na compra de baixo de 5 cordas que possua bom custo benefício.

Mensagem por joabi Dom Jul 22, 2018 12:51 am

Yamaha BB425.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Ajuda na compra de baixo de 5 cordas que possua bom custo benefício. Empty Re: Ajuda na compra de baixo de 5 cordas que possua bom custo benefício.

Mensagem por Zubrycky Dom Jul 22, 2018 8:36 am

2
Zubrycky
Zubrycky
Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por allexcosta Dom Jul 22, 2018 10:49 am

O conceito de custo/benefício na compra de instrumentos deveria ser deixado de lado.

O que funciona é achar um instrumento que você gosta e que seu bolso consegue pagar.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Pz123 Dom Jul 22, 2018 11:12 am

Vi que você é de Curitiba também! Passa lá na Zero.db que esses dias eles estavam com a nova série BB da Yamaha lá.
Testei o BB235 e achei bem honesto. Se não me engano tá nessa faixa dos 2k.
Isso se você quiser novo.. Se puder ser usado, vai na dica do Joabi!
Pz123
Pz123
Membro

Mensagem por fheliojr Dom Jul 22, 2018 11:36 pm

joabi escreveu: Yamaha BB425.

allexcosta escreveu:...O que funciona é achar um instrumento que você gosta e que seu bolso consegue pagar.

[2]

OFF: vc tem baixos do Erasmo Lousada? Como conheceu esta luthieria?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por Normando Neto Seg Jul 23, 2018 12:14 am

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1063358465-baixo-yamaha-bb-415-_JM#c_id=/home/navigation/element&c_order=0

Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagem por NeyBass Seg Jul 23, 2018 9:53 am

Cort GB75
WW Rockbass
Yamaha BB425
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Jul 23, 2018 10:14 am

Tem os Yamahas (e eu não especificarei modelo, pois pra mim, qualquer um deles é muito legal), tem os Warwicks Rockbasses que também de uns tempos pra cá tem vindo com força total. Até os Ibanez eu gostei. Mas se tratando de um projeto de pop e soul, quem sabe um Yamaha da série BB ou até mesmo um desses Squiers 5 cordas (desde que esteja em um preço justo e se encaixe dentro de seu orçamento).
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagem por Stefano T. Seg Jul 23, 2018 10:22 pm

Fui buscar um captador da Dimarzio hoje que eu tinha encomendado pro meu Precision e acabei me encantando pelo braço de um jazz bass, um Tagima TJB-535, tinha acabado de chegar na loja, tava com os plásticos ainda, segundo o vendedor foi feito à mão no Brasil sob a supervisão do Zaganin (não sei se procede, mas a construção dele é excelente pelo valor), acabei comprando.

Considerações: eu gosto de ação baixa, mas a corda SI perdeu um pouco de definição (já pedi pro luthier da loja regular), me falaram que isso acontece com todos os jazz basses de cinco cordas quando se abaixa a ação. O braço e a ergonomia são fantásticos, som dos captadores achei superior aos Squiers e concorrentes, comparável à qualidade dos Fenders mexicanos ou até das linhas de entrada dos americanos. Por ser single coil existe aquele típico chiado, mas o timbre é matador. Gasto nele foi aquém do esperado, abaixo dos 2k, ainda sobrou um troco da grana que eu tinha para gastar.

Provavelmente realizarei as seguintes mudanças em breve: cor dele é preta, sempre quis ter um jazz em lake placid blue, irei encomendar a pintura. Queria muito colocar um pré nele, só não decidi qual ainda, os da Aguilar tão mais de mil reais, pqp. Por enquanto irei utilizar ele com meu Aguilar Tone Hammer.

Stefano T.
Membro

Mensagem por JAZZigo Seg Jul 23, 2018 10:57 pm

allexcosta escreveu:O conceito de custo/benefício na compra de instrumentos deveria ser deixado de lado.
Com certeza. Vivo repetindo isto aqui no Fórum. :hmm:
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Stefano T. Seg Jul 23, 2018 11:24 pm

fheliojr escreveu:
joabi escreveu: Yamaha BB425.

allexcosta escreveu:...O que funciona é achar um instrumento que você gosta e que seu bolso consegue pagar.

[2]

OFF: vc tem baixos do Erasmo Lousada? Como conheceu esta luthieria?
Tenho um jazz bass dele. Então, eu tinha um Tobias Growler que quase não usava, e ano passado anunciei ele no OLX porque queria comprar um jazz bass, e apareceu uma pessoa que colocou o baixo do Erasmo na troca. Quando testei ele fiquei encantando, e acabei ficando. O meu é exatamente o mesmo baixo que aparece nesse video:

O braço dele e a escala são em imbuia que, segundo o antigo dono, o pedaço foi arrancado da cama maciça da vizinha do Erasmo. Captação Dimarzio, excelente instrumento.

Stefano T.
Membro

Mensagem por NeyBass Ter Jul 24, 2018 10:17 am

Stefano T. escreveu:Fui buscar um captador da Dimarzio hoje que eu tinha encomendado pro meu Precision e acabei me encantando pelo braço de um jazz bass, um Tagima TJB-535, tinha acabado de chegar na loja, tava com os plásticos ainda, segundo o vendedor foi feito à mão no Brasil sob a supervisão do Zaganin (não sei se procede, mas a construção dele é excelente pelo valor), acabei comprando.

Considerações: eu gosto de ação baixa, mas a corda SI perdeu um pouco de definição (já pedi pro luthier da loja regular), me falaram que isso acontece com todos os jazz basses de cinco cordas quando se abaixa a ação. O braço e a ergonomia são fantásticos, som dos captadores achei superior aos Squiers e concorrentes, comparável à qualidade dos Fenders mexicanos ou até das linhas de entrada dos americanos. Por ser single coil existe aquele típico chiado, mas o timbre é matador. Gasto nele foi aquém do esperado, abaixo dos 2k, ainda sobrou um troco da grana que eu tinha para gastar.

Provavelmente realizarei as seguintes mudanças em breve: cor dele é preta, sempre quis ter um jazz em lake placid blue, irei encomendar a pintura. Queria muito colocar um pré nele, só não decidi qual ainda, os da Aguilar tão mais de mil reais, pqp. Por enquanto irei utilizar ele com meu Aguilar Tone Hammer.

Abaixo dos 2 mil é um ótimo baixo.
Braço super confortável, fininho, bom acabamento na pintura e construção. No meu eu tinha colocado um par de seymour duncan sjb 67/70 ficou muito bom.

Pena que tem umas lojas que acabam estragando a venda do baixo. É um baixo muito bom até os 2 mil, mas tem loja pedindo de 2800 pra cima. Em Natal na Mil Sons esse baixo custa 3.400,00, daí a galera não concorda com o preço (assim como eu tb não concordo) e começam depreciar o baixo, falando mal por ser tagima e tal aí quem não conhece acha que é uma porcaria, mas eu digo sempre entre o TJB535 e TJB5 existe um abismo de diferença em qualidade.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagem por Stefano T. Ter Jul 24, 2018 10:37 am

NeyBass escreveu:
Stefano T. escreveu:Fui buscar um captador da Dimarzio hoje que eu tinha encomendado pro meu Precision e acabei me encantando pelo braço de um jazz bass, um Tagima TJB-535, tinha acabado de chegar na loja, tava com os plásticos ainda, segundo o vendedor foi feito à mão no Brasil sob a supervisão do Zaganin (não sei se procede, mas a construção dele é excelente pelo valor), acabei comprando.

Abaixo dos 2 mil é um ótimo baixo.
Braço super confortável, fininho, bom acabamento na pintura e construção. No meu eu tinha colocado um par de seymour duncan sjb 67/70 ficou muito bom.

Pena que tem umas lojas que acabam estragando a venda do baixo. É um baixo muito bom até os 2 mil, mas tem loja pedindo de 2800 pra cima. Em Natal na Mil Sons esse baixo custa 3.400,00, daí a galera não concorda com o preço (assim como eu tb não concordo) e começam depreciar o baixo, falando mal por ser tagima e tal aí quem não conhece acha que é uma porcaria, mas eu digo sempre entre o TJB535 e TJB5 existe um abismo de diferença em qualidade.

Olha, eu testei alguns baixos com o dobro do valor, e vou ser sincero, achei a compra sensacional. Únicos baixos de 5 cordas que notei uma diferença considerável na qualidade durante minha pesquisa comparados ao Tagima foram um Jazz Bass 5 da Zaganin, um Darryl Jones 5 da Lakland e um Music Man Stringray 5, instrumentos que custavam de 3 a 4 vezes o valor do Tagima. Achei ele melhor que todos os Squiers testados, tão bom quanto os Warwick China/Korea (mas eu curto mais uma pegada vintage) e mais confortável que todos os Fender Mexico.

Stefano T.
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos