Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Que têm a dizer do timbre? Que tipo de baixo é? O que tem a mais? o que tem a menos?

+9
Rico
pedrohenrique.astronauta
Guga Ramone
Breno_Barnabe
Juninho Sampaio
Uchoa
Cantão
allexcosta
Rui Lima
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Que têm a dizer do timbre? Que tipo de baixo é? O que tem a mais? o que tem a menos? Empty Que têm a dizer do timbre? Que tipo de baixo é? O que tem a mais? o que tem a menos?

Mensagem por Rui Lima Qua Jul 25, 2018 5:02 pm

https://sites.google.com/site/ruilimabass/bass

Rui Lima
Rui Lima
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Que têm a dizer do timbre? Que tipo de baixo é? O que tem a mais? o que tem a menos? Empty Re: Que têm a dizer do timbre? Que tipo de baixo é? O que tem a mais? o que tem a menos?

Mensagem por allexcosta Qua Jul 25, 2018 5:53 pm

Pode ser algo completamente diferente, mas pra mim é timbre clássico de Pbass com corda round.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Que têm a dizer do timbre? Que tipo de baixo é? O que tem a mais? o que tem a menos? Empty Re: Que têm a dizer do timbre? Que tipo de baixo é? O que tem a mais? o que tem a menos?

Mensagem por Cantão Qua Jul 25, 2018 6:30 pm

No meu smartphone não abriu...
Edit: consegui ouvir...cara , pra mim também parece um precision , tocado com palheta .

Última edição por Cantão em Qui Jul 26, 2018 1:46 am, editado 1 vez(es)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagem por Uchoa Qua Jul 25, 2018 7:13 pm

Meu PC não abriu ...

Edit :

Esquece que eu não vi ao lado direito que era para fazer download , aposto em um Pbass tb .
Uchoa
Uchoa
Membro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Jul 26, 2018 7:51 am

Rui Lima escreveu:https://sites.google.com/site/ruilimabass/bass

É o seu fender vermelho, sem palheta, com o tone fechadão. Como o Alex disse ...pode ser as cordas flats.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Jul 26, 2018 8:29 am

Sou péssimo em identificar essas coisas. Só posso dizer que curti o timbre.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagem por Rui Lima Sex Jul 27, 2018 8:17 am

allexcosta escreveu:Pode ser algo completamente diferente, mas pra mim é timbre clássico de Pbass com corda round.

Foi gravado no meu meu Jazz Bass que tem a configuração P/J:

Fender 2013 Limited Edition '75 Jazz Bass Japan:

Que têm a dizer do timbre? Que tipo de baixo é? O que tem a mais? o que tem a menos? IMG_0397

Que têm a dizer do timbre? Que tipo de baixo é? O que tem a mais? o que tem a menos? IMG_0384

Que têm a dizer do timbre? Que tipo de baixo é? O que tem a mais? o que tem a menos? IMG_0385

Que têm a dizer do timbre? Que tipo de baixo é? O que tem a mais? o que tem a menos? IMG_0386

Que têm a dizer do timbre? Que tipo de baixo é? O que tem a mais? o que tem a menos? IMG_0387

E aqui reside a razão pela qual criei este post, gravei com ambos os pickups abertos no máximo e a mim também me parece som parecido com precision, não diria clássico mas som de precision, daí a minha questão :

O que faz um som de precision?

É que o meu baixo tem corpo e braço de jazz bass, o braço ainda por cima bem fininho tipo Geddy Lee, então basta colocar um split coil e pronto temos o som precision? O formato do braço e do corpo nada interferem?

Isso é estranho porque quando tocamos um precision bass baseado nos precision 51 que nem têm split coil eles soam também a precision vai daí fico confuso, porque neste caso parece ser o formato de braço e corpo a interferirem.

Cantão escreveu:consegui ouvir...cara , pra mim também parece um precision , tocado com palheta .

Não Cantão, foi de dedo mesmo.

Juninho Sampaio escreveu:É o seu fender vermelho, sem palheta, com o tone fechadão. Como o Alex disse ...pode ser as cordas flats.

Juninho, o Tone estava completamente aberto, e as cordas são round, o que penso que acontece é que as cordas já estão bem usadas.

Breno_Barnabe escreveu:Sou péssimo em identificar essas coisas. Só posso dizer que curti o timbre.

Ainda bem que gostou, também gostava de saber, para além do que referi lá em cima, essa opinião dos outros, o que tem a mais ou a menos o timbre e se gostaram ou não.

Cumprimentos
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagem por allexcosta Sex Jul 27, 2018 8:35 am

Rui Lima escreveu:E aqui reside a razão pela qual criei este post, gravei com ambos os pickups abertos no máximo e a mim também me parece som parecido com precision, não diria clássico mas som de precision, daí a minha questão :

O que faz um som de precision?

Geometria geral do instrumento, tamanho da escala, localização do captador e coisas assim.

Interessante que os dois pickups estavam abertos. Cheguei a pensar em um jazz com o pickup do braço solado. O pickup P tem impedância maior que o J, além da sua localização no corpo, que faz com que fique mais evidente.

Rui Lima escreveu:É que o meu baixo tem corpo e braço de jazz bass, o braço ainda por cima bem fininho tipo Geddy Lee, então basta colocar um split coil e pronto temos o som precision? O formato do braço e do corpo nada interferem?

Cara, eu venho dizendo isso aqui há muitos anos. Até postei um tópico com teste cego em que um dos baixos tinha um corpo feito de uma prateleira qualquer. Existe alguma influência dessas coisas, mas é muito pequena. Um braço mais corpulento reforça um pouco algumas frequências lá de baixo, que a gente nem escuta numa situação de internet, onde tudo é comprimido e a gente escuta com fone. E o corpo tem muito pouca influência. Assim... Se for um corpo de plástico vai mudar um pouco, mas sendo uma madeira das normais é difícil dizer num teste cego.

Dá uma olhada aí: https://www.contrabaixobr.com/t18202-teste-cego-alder-vs-pedaco-de-prateleira-finalizado

Os links não funcionam mais e as fotos não aparecem, mas é interessante de ler.

Rui Lima escreveu:Isso é estranho porque quando tocamos um precision bass baseado nos precision 51 que nem têm split coil eles soam também a precision vai daí fico confuso, porque neste caso parece ser o formato de braço e corpo a interferirem.

Se o captador não for um design muito específico, tipo um EMG, algumas séries de Bartolini ou um humbucker do tipo MusicMan, ele só precisa estar no lugar certo e vai soar como aquele baixo clássico que ele quer emular. Dá uma olhada nesse vídeo e me fala:

Rui Lima escreveu:o Tone estava completamente aberto, e as cordas são round, o que penso que acontece é que as cordas já estão bem usadas.

Corda round eu tinha certeza, porque dá pra ouvir o zing bem, mas pra mim o tone tava meia boca. O que me surprendeu foi o pickup da ponte estar em 100%.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Guga Ramone Sex Jul 27, 2018 9:07 am

Eu ia dizer que foi gravado com um JB com corda velha. Tem o típico scoop dos médio-graves, com o ataque do cap da ponte mais velado por conta das cordas velhas. Pra mim esse som passa longe dum PB, que tem os médio-graves BEM presentes.

Diferenças entre PJ e JB até tem, mas no meio duma mix eu duvido que alguém diferencie... Mesma coisa PB e Jb com o cap do braço solado.

Ah, faltou normalizar o volume, tava muito baixinho.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagem por allexcosta Sex Jul 27, 2018 9:13 am

Pior que já vi vários PBass com o timbre bem assim, sem tanto médio grave como se espera.

O Rui podia gravar a mesma linha com captador do braço solado, tone fechado e outras variações. Só pra gente escutar as diferenças.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Jul 27, 2018 9:41 am

solado? q isso?
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex Jul 27, 2018 11:19 am

Juninho Sampaio escreveu:solado? q isso?

Seria uma forma dele dizer pra usar somente o captador do braço.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Jul 27, 2018 11:25 am

Laughing
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Rui Lima Sex Jul 27, 2018 1:23 pm

^
Alex o video que postaste lá em cima é muito convincente mesmo... acho que passa bem por qualquer um dos 3 baixos com diferenças que eu considero mínimas e imperceptíveis na mix.
Muito bom.
Aliás o teu texto tinha sido já esclarecedor.
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagem por Rui Lima Sex Jul 27, 2018 1:35 pm

Porque foi pedido forneço o link para ouvirem várias combinações do baixo:

O método de gravação foi o baixo plugado numa pedaleira BOSS GT10B estando a mesma em by passs que por sua vez liga por cabo USB no PC, gravando no Audacity e exportado para ficheiro wav, tudo sem qualquer efeito ou afins.

O audio é muito baixo mas não sei como fazer melhor.

https://sites.google.com/site/ruilimabass/som-les-paul-homemade
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagem por allexcosta Sex Jul 27, 2018 2:15 pm

É quando o bolo não cresce. Tu é gordo criado com vó é?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Jul 27, 2018 3:14 pm

allexcosta escreveu:

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vc é magrinho né!

çei!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Rui Lima Sex Jul 27, 2018 4:59 pm

https://sites.google.com/site/ruilimabass/som-les-paul-homemade
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagem por allexcosta Sex Jul 27, 2018 5:02 pm

Juninho Sampaio escreveu:
allexcosta escreveu:

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vc é magrinho né!

çei!

A diferença é o criado com vó, né afro?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Rico Sex Jul 27, 2018 7:17 pm

Quem tá falando de gordo aqui??? É comigo, é?

Sério: eu já vi a resposta, então não sirvo de parâmetro, além disso, não toquei em tantos precisions quanto o Allex por exemplo, só pra citar um...

Mas com toda contaminação a qual fui submetido ao ler todo o tópico (deveria ter demorado mais pra revelar o instrumento), eu achei que existe uma certa frequência mais aguda que talvez me lembre um captador próximo a ponte.

Não consigo concluir qual tipo de baixo eu chutaria (chutar.. esse seria o termo), mas me lembrou um pouco o som de ponte.

Palheta acho que não. Ao menos meu som com palheta é diferente desse.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por Rui Lima Sáb Jul 28, 2018 6:48 am

^
Interessante, porque pelo que eu entendi tiveste a sensação oposta à do Alex, tu sentiste de imediato o som da ponte e o Alex surpreendeu-se quando eu lhe disse que o captador da ponte estava a 100%.
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagem por Rico Sáb Jul 28, 2018 8:39 am

^ Então... Mas eu já tinha lido as respostas e sabia de que baixo se tratava. Se não tivesse lido é que seria interessante.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por allexcosta Sáb Jul 28, 2018 8:41 am

Rui Lima escreveu:Interessante, porque pelo que eu entendi tiveste a sensação oposta à do Alex, tu sentiste de imediato o som da ponte e o Alex surpreendeu-se quando eu lhe disse que o captador da ponte estava a 100%.

Eu ouvi uma vez só com fones pra não ficar procurando cabelo em ovo.

Os agudos que percebi me pareceram de corda round, não de captador da ponte.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Rui Lima Sáb Jul 28, 2018 9:51 am

^
Já ouviste as outras configurações que postei?
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagem por JAZZigo Sáb Jul 28, 2018 10:44 am

ˆ
Esse portuga é um comediante! Razz Teste-cego de baixo com cordas velhas é sacanagem!
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Rui Lima Sáb Jul 28, 2018 11:02 am

Que é isso?! As cordas não são velhas, têm é muita experiência né?
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagem por Rico Sáb Jul 28, 2018 11:18 am

Ahahahah!
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por allexcosta Sáb Jul 28, 2018 11:36 am

Cordas novas ou velhas, testes cegos nos servem um grande propósito, de desmistificar antigos dogmas do mundo do nosso instrumento, da música em geral e dos equipamentos usados para se fazer música.

E, se pararmos pra pensar, isso tem sido uma tônica constante no FCBR desde a sua fundação.

Sem nenhuma falsa modéstia, até porque o FCBR somos todos nós e não só um grupo de pessoas, 10 anos atrás baixistas se preocupavam com marca no headstock e país onde um instrumento foi feito. E só duas outras marcas e dois ou três países de origem eram considerados bons, o resto era ruim "by default".

Ninguém falava na importância de cordas boas ou regulagem e parecia haver um conceito de que baixo bom tocava sozinho, o que é um grande absurdo. Havia também uma fascinação boba com marcas de amps, como se tudo que tais marcas fizessem fosse bom. E era tudo sem testar, só pela lenda mesmo.

Lembro também que nego sentava o cacete nos Squier sem nem conhecer as séries mais novas, que estavam no mercado há algum tempo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Breno_Barnabe Sáb Jul 28, 2018 4:29 pm

Preciso achar um teste simples que gravei, com um P e um PJ com o captador P isolado. Sempre disseram que tinha diferença, mas pra mim ficou imperceptível.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagem por Rico Sáb Jul 28, 2018 5:48 pm

allexcosta escreveu:Cordas novas ou velhas, testes cegos nos servem um grande propósito, de desmistificar antigos dogmas do mundo do nosso instrumento, da música em geral e dos equipamentos usados para se fazer música.

E, se pararmos pra pensar, isso tem sido uma tônica constante no FCBR desde a sua fundação.

Sem nenhuma falsa modéstia, até porque o FCBR somos todos nós e não só um grupo de pessoas, 10 anos atrás baixistas se preocupavam com marca no headstock e país onde um instrumento foi feito. E só duas outras marcas e dois ou três países de origem eram considerados bons, o resto era ruim "by default".

Ninguém falava na importância de cordas boas ou regulagem e parecia haver um conceito de que baixo bom tocava sozinho, o que é um grande absurdo. Havia também uma fascinação boba com marcas de amps, como se tudo que tais marcas fizessem fosse bom. E era tudo sem testar, só pela lenda mesmo.

Lembro também que nego sentava o cacete nos Squier sem nem conhecer as séries mais novas, que estavam no mercado há algum tempo.

Talvez isso se fundamente no passado da galera (como nós e outros tantos aqui), mais velha.

Quando eu era jovem não existia internet no Brasil, e importação era algo impensável para (aí a diferença entre nós e outros aqui) músicos amadores, de fim de semana, tipo eu.

Incomum instrumentos importados. A primeira coisa USA que vi na vida, foram guitarras Kramer. Tinham (pra mim) um design pavoroso, mas aquilo era um mundo diferente pra quem conhecia Dolphin, Giannini, Tonante e Golden.

A gente comprava revistas, colecionava fotos, ouvia vinis e Lia matérias sobre baixo Fender, Alembic e essas coisas...

Como a maioria das matérias costumava ser uma repetição mal traduzida das revistas importadas, completamente comprometidas com os patrocinadores, e como não havia a menor possibilidade (no RJ) de ter contato com tais instrumentos, e ainda iludidos pelas escolhas de nossos ídolos, passamos cegamente a repetir esses mitos estúpidos, tipo Fender é Fender...

Eu fui passear no exterior muito cedo. Em 92 eu tava de bobeira entrando em toda e qualquer loja de instrumentos musicais em Londres. Lá eu aprendi muita coisa..

Vi Fender bom ( como o que comprei), vi JB 77 pesado pra cacete, baixos de plástico, amps monstruosos, instrumentos de celebridades (botei a mão numa Danelectro assinada pelo cara do Led Zeppelin, num amp de baixo que pertenceu a Hendrix, em guitarras do cara do Floyd, num baixo do Mark King...) e foi aí que percebi que aquelas coisas não tocavam sozinhas.

Depois disso, aqui no Brasil, vi um camaradinha de uns 20 anos tocando Deep Purple numa Tagima, com um ampzinho SS Meteoro e pedais fabricados em latas de sardinha. O som dele era incrivelmente parecido ao do cara!

Fui a uma churrascaria e tinha uma banda com um baixista tocando diversos ritmos que eu odiava (isso tem 10 anos, hoje não odeio mais quase nada), e o som do cara num sx e num amp comum, soava como um set de 10k.

O amadurecimento fez isso. O fórum e a experiência de muitos aqui também contribuiu muito.

Mas EU acho que em 2018, repetir essas besteiras já é coisa de gente boba, porque hoje a internet tá aí, pra todo mundo. Instrumentos melhores estão disponíveis em lojas, e se a grana é curta pra adquirí-los, da ao menos pra testar.

E tem esse fórum aqui. Cheio de informação e depoimentos pra lá de úteis.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagem por Rui Lima Seg Jul 30, 2018 8:21 am

Rico escreveu:
allexcosta escreveu:Cordas novas ou velhas, testes cegos nos servem um grande propósito, de desmistificar antigos dogmas do mundo do nosso instrumento, da música em geral e dos equipamentos usados para se fazer música.

Talvez isso se fundamente no passado da galera (como nós e outros tantos aqui), mais velha.

Quando eu era jovem não existia internet no Brasil, e importação era algo impensável para (aí a diferença entre nós e outros aqui) músicos amadores, de fim de semana, tipo eu.

Incomum instrumentos importados. A primeira coisa USA que vi na vida, foram guitarras Kramer. Tinham (pra mim) um design pavoroso, mas aquilo era um mundo diferente pra quem conhecia Dolphin, Giannini, Tonante e Golden.

A gente comprava revistas, colecionava fotos, ouvia vinis e Lia matérias sobre baixo Fender, Alembic e essas coisas...

Como a maioria das matérias costumava ser uma repetição mal traduzida das revistas importadas, completamente comprometidas com os patrocinadores, e como não havia a menor possibilidade (no RJ) de ter contato com tais instrumentos, e ainda iludidos pelas escolhas de nossos ídolos, passamos cegamente a repetir esses mitos estúpidos, tipo Fender é Fender...

Eu fui passear no exterior muito cedo. Em 92 eu tava de bobeira entrando em toda e qualquer loja de instrumentos musicais em Londres. Lá eu aprendi muita coisa..

Vi Fender bom ( como o que comprei), vi JB 77 pesado pra cacete, baixos de plástico, amps monstruosos, instrumentos de celebridades (botei a mão numa Danelectro assinada pelo cara do Led Zeppelin, num amp de baixo que pertenceu a Hendrix, em guitarras do cara do Floyd, num baixo do Mark King...) e foi aí que percebi que aquelas coisas não tocavam sozinhas.

Depois disso, aqui no Brasil, vi um camaradinha de uns 20 anos tocando Deep Purple numa Tagima, com um ampzinho SS Meteoro e pedais fabricados em latas de sardinha. O som dele era incrivelmente parecido ao do cara!

Fui a uma churrascaria e tinha uma banda com um baixista tocando diversos ritmos que eu odiava (isso tem 10 anos, hoje não odeio mais quase nada), e o som do cara num sx e num amp comum, soava como um set de 10k.

O amadurecimento fez isso. O fórum e a experiência de muitos aqui também contribuiu muito.

Mas EU acho que em 2018, repetir essas besteiras já é coisa de gente boba, porque hoje a internet tá aí, pra todo mundo. Instrumentos melhores estão disponíveis em lojas, e se a grana é curta pra adquirí-los, da ao menos pra testar.

E tem esse fórum aqui. Cheio de informação e depoimentos pra lá de úteis.

Ao contrário de vocês acho que as coisas não mudam muito...

Claro que, por exemplo quem frequenta este forum, tem matéria para formar uma opinião mais consciente mas em termos de grandes massas penso ser praticamente insignificante infelizmente, o papel deste ou de outros foros, pois na realidade pouquíssimas pessoas no mundo têm opinião pessoal seja em que tema for, na realidade limitam-se a reproduzir algo que ouviram dizer vindo de alguém de quem gostam ouvir falar, mas filtrar a informação, de modo a eliminar o que é desinformação e daí criar a sua visão pessoal, isso está ao alcance de muito poucos.

E quando se fala do mercado o capitalismo percebeu muito cedo e bem como funcionam as pessoas, daí a expressão " as pessoas não sabem o que querem até nós lhes dizermos".

Em jeito de conclusão, aqui faz-se um trabalho homem a homem, mas quem faz o trabalho de massas são as marcas, logo tudo muda lentamente.

Em tempo:
Eu próprio acho que ainda não tenho uma opinião pessoal bem estruturada em relação aos baixos.
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jul 30, 2018 8:47 am

^ Concordo Rui Lima. A internet gerou o paradoxo do excesso de informação, que se torna informação nenhuma. Obviamente não estou me referindo ao FCBR e a vários de seus membros, mas o fórum não está desvinculado da Realidade e coisas assim ainda repetem-se aqui.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Juninho Sampaio Seg Jul 30, 2018 9:12 am

Em relação ainda ao que o Rui falou sobre opinião dos baixos, eu tenho 90% de convicção na escolha dos meus baixos, mas tudo se baseia no que já tive.

Eu não tenho o conhecimento de: "Vou mudar o capitador de cerâmica pra xxx". Eu não tenho essa sensibilidade auditiva.
É o mesmo que ouço dizer que "a escala em maple tem isso e aquilo... que a de roosewood não tem".

Não vou mentir que eu não consigo diferenciar, APENAS ouvindo o som do instrumento, e dizer: É escala em maple.

Já expressão " as pessoas não sabem o que querem até nós lhes dizermos". Eu nunca ouvi, mas parece que funciona mais ou menos assim. Pensei um pouco também no consumismo. Tem pessoas que compram as coisas sem ao menos precisar, mesmo estando devendo ao banco.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta Seg Jul 30, 2018 11:50 am

Rui Lima escreveu:Ao contrário de vocês acho que as coisas não mudam muito...

Não sei como FCBR afeta o baixista Português médio, mas tenho plena convicção de que tem afetado de maneira positiva e até drástica a comunidade de baixistas Brasileiros.

Muito mais gente hoje em dia, mesmo fora daqui ou que não conheça o fórum, fala em regulagens, em usar corda boa, em testar quando possível, assim como perdeu um pouco daquela idolatria com algumas marcas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Rui Lima Seg Jul 30, 2018 2:10 pm

Correcto Alex, mas eu não dei a minha opinião baseada em qualquer experiência empírica, apenas no que me parece lógico que aconteça que é uma evolução lenta homem a homem, e não de massas.
E isto não invalida a extrema utilidade do fórum pelo menos no Brasil. Em Portugal não faço ideia do n@ de pessoas que o consultam.
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagem por allexcosta Seg Jul 30, 2018 6:28 pm

Rui Lima escreveu:Correcto Alex, mas eu não dei a minha opinião baseada em qualquer experiência empírica, apenas no que me parece lógico que aconteça que é uma evolução lenta homem a homem, e não de massas.
E isto não invalida a extrema utilidade do fórum pelo menos no Brasil. Em Portugal não faço ideia do n@ de pessoas que o consultam.

O consumidor de hoje não é o mesmo dos anos 70 e 80. Hoje em dias as pessoas têm acesso às coisas, viajam e podem testar diferentes instrumentos. Meios de comunicação menos ortodoxos, como redes sociais e fóruns, possuem grande influência. É claro que existe o menino bobão de QI abaixo da média que vê o carinha TUM TUM TUM da bandinha Australiana do raio que o parta tocando no diabo do Lollapalooza, Coachella ou o equivalente europeu a esse lixo hipster/indie de hoje em dia tocando um baixo Fender ou sei lá que marca e fica babando igual um débil mental querendo um baixo igual.

Mas eu não diria que é homem a homem versus influência em massa não. Sim, ainda existem pessoas que têm orgasmos múltiplos e se urinam ou defecam todos quando simplesmente visualizam o logo da Fender ou da Ampeg, mas o senso crítico e raciocínio lógico nesse âmbito evoluíram tremendamente de duas décadas pra cá. E, dentre os baixistas brasileiros especificamente, falando de última década, o FCBR teve um papel fundamental na minha opinião.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Rui Lima Ter Jul 31, 2018 3:58 am

Efectivamente o consumidor mudou e muda muito. Se calhar tens razão e o trabalho compensa em proporções maiores do que as que eu imagino.

Mas quanto ao:

É claro que existe o menino bobão de QI abaixo da média que vê o carinha TUM TUM TUM da bandinha Australiana do raio que o parta tocando no diabo do Lollapalooza, Coachella ou o equivalente europeu a esse lixo hipster/indie de hoje em dia tocando um baixo Fender ou sei lá que marca e fica babando igual um débil mental querendo um baixo igual.

Aí eu não seria tão agressivo, porque acho que faz parte do processo de crescimento, no ínicio o que adiante testar? O jovem nem é baixista ainda, não sabe o que quer e tal, isso vai descobrindo, agora mais tarde com experiência em cima dele guiar-se só pela marca aí já estupido sim.
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Jul 31, 2018 7:30 am

Tenho uma amigo e falando sério....ele não sabe o que é uma tríade.
O cara tem 3 fender´s 2 precision e um JB. Enfim...

Gosta de rock e tem os baixos baseados nos ídolos e fica babando que nem um débil mental
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta Ter Jul 31, 2018 7:41 am

Isso aí é uma das minhas birras com o "músico rock" e todo o seu entorno.

Dia desses tava conversando com um carinha aqui que toca baixo e ele falando "tenho baixo tal, que é o mesmo que o fulano usa, tenho também um amp tal que é o mesmo do fulano e um pedal tal que é igual o do fulano". Aí perguntei na boa "cara, o que isso de ser igual ao do fulano ou beltrano tem a ver com alguma coisa?"

Ele nem entendeu a pergunta direito e meio que ignorou.

Na Bahia também aconteceu um cara de uma banda conhecida (localmente) de rock. Era uma galera filhinha de papai e tal... Aí encontrei com ele um dia e veio o papo "tô com num sei que amp igual do Flea, num sei que baixo igual do fulano da banda tal 'from hell' e um pedal 'activator magicator tabajarator' igual do cara do num sei o quê da Inglaterra. Aí tu vai ver o cara tocar ao vivo um bumbo de corda sem definição alguma, com uns efeito que nem dá pra entender o que é. E eu me pergunto "como assim?"
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Jul 31, 2018 7:44 am

É curioso isso ne!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por allexcosta Ter Jul 31, 2018 7:56 am

Juninho Sampaio escreveu:É curioso isso ne!

Pra gente que não cresceu nesse meio chega a ser assustador.

É claro que eu ouvia falar dos instrumentos Fender e os via nas mãos de músicos conhecidos, mas o primeiro Fender que toquei, por exemplo, era uma boa porcaria. Modelo Jazz Special Japa se me lembro bem, com braço preto... O baixo era simplesmente horrível. Ergonomia ruim e não tinha som de nada. O Giannini que eu tinha na época (daqueles com captação Schaller ou Mighty Mite) falava muito mais. Aí só porque tem Fender no headstock eu vou achar o baixo bom? Eu não... Toquei também num 5 cordas com tarraxa em linha que valha-me senhor... Bizarro aquele baixo. E é Fender USA.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Jul 31, 2018 7:58 am

Tava demorando... facepalm Ri Muito
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Jul 31, 2018 8:25 am

EU tive um precision e passei 1 mês com ele. Horrível.
Nem todo fender tem se quer som de fender
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Rui Lima Ter Jul 31, 2018 10:14 am

E o meu Alex? Acha que tem sim de alguma coisa? Eu próprio ainda não sei bem qual o meu som? Tem dias...
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagem por Vinicius F Ter Jul 31, 2018 10:33 am

Também achei que esse Fender Jazz Special tem som de nada. Ainda não ouvi o baixo do Rui.

Mas isso aí de preferência por som variar pra mim é normal. Tem dias que eu acho o som do Jazz Bass maravilhoso, tem dias que meh. Acho que hoje em dia só gastaria dinheiro num instrumento de "ponta" se ele fosse extremamente versátil.
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Jul 31, 2018 11:29 am

Vinicius F escreveu:Também achei que esse Fender Jazz Special tem som de nada. Ainda não ouvi o baixo do Rui.

Mas isso aí de preferência por som variar pra mim é normal. Tem dias que eu acho o som do Jazz Bass maravilhoso, tem dias que meh. Acho que hoje em dia só gastaria dinheiro num instrumento de "ponta" se ele fosse extremamente versátil.

Esse negócio de versatilidade é muito relativo e por vezes pega muita gente pelo pé. Não é o seu caso Vinicius, mas vejo muita gente procurando baixo versátil pra isso, versátil para aquilo e por fim acaba não tirando som de nada. Conheço pessoas que nem timbrar o baixo consegue, de tanto recurso que o baixo possui.

Parafraseando aquela música do Só Pra Contrariar: "O que é que eu vou fazer com a versatilidade?" lol!
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagem por Rui Lima Ter Jul 31, 2018 11:52 am

A noção que tenho de baixos versáteis é que quando encontramos o som que gostamos, não usamos mais a versatilidade.
Rui Lima
Rui Lima
Membro

Mensagem por allexcosta Ter Jul 31, 2018 11:57 am

Rui Lima escreveu:E o meu Alex? Acha que tem sim de alguma coisa? Eu próprio ainda não sei bem qual o meu som? Tem dias...

O som da sua gravação me agrada, mas eu não considero um baixo bom só pelo som. Com captador e cordas boas você tira um bom som de um pedaço de porta.

Meu conceito atual de baixo bom é baixo que me inspira musicalmente, que me dá vontade de tocar mais e me dá boas idéias musicais.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Jul 31, 2018 12:00 pm

allexcosta escreveu:
Rui Lima escreveu:E o meu Alex? Acha que tem sim de alguma coisa? Eu próprio ainda não sei bem qual o meu som? Tem dias...

O som da sua gravação me agrada, mas eu não considero um baixo bom só pelo som. Com captador e cordas boas você tira um bom som de um pedaço de porta.

Meu conceito atual de baixo bom é baixo que me inspira musicalmente, que me dá vontade de tocar mais e me dá boas idéias musicais.

É o baixo que tem mojo... What a Face
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagem por Vinicius F Ter Jul 31, 2018 4:39 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:Esse negócio de versatilidade é muito relativo e por vezes pega muita gente pelo pé. Não é o seu caso Vinicius, mas vejo muita gente procurando baixo versátil pra isso, versátil para aquilo e por fim acaba não tirando som de nada. Conheço pessoas que nem timbrar o baixo consegue, de tanto recurso que o baixo possui.

Parafraseando aquela música do Só Pra Contrariar: "O que é que eu vou fazer com a versatilidade?" lol!

Ah, é que esse negócio de ter muito do mesmo instrumento não faz mais muito minha cabeça, não. Se fosse ter só 2, seria um precision tradicional qualquer e algum mais modernoso de 5 ou 6 cordas, com uma configuração mais versátil. Sei que seria apenas uma mera emulação de tudo, mas morreria satisfeito assim. Muito provavelmente iria mandar fazer um. Já tive essa tara de ter vários instrumentos, de tirar exatamente aquele timbre de fulano ou ciclano, hoje passo bem longe disso. Já tive a sorte de poder testar muita coisa pra matar a curiosidade (e na condição de pobretão, passar vontade... hahahaha). Sei lá, hoje prefiro gastar dinheiro com outro tipo de equipamento ou instrumentos diferentes, violão, teclado, guitarra etc.
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo