Destruição do Museu da Quinta da Boa Vista
+11
edumerino
vcrz
Vinicius F
Maurício_Expressão
Ivanov_br
Guto_Castilho
Rico
rafacar
joabi
PéDIPano
Mauricio Luiz Bertola
15 participantes
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 1
Destruição do Museu da Quinta da Boa Vista
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2018/09/02/incendio-atinge-a-quinta-da-boa-vista-rio.ghtml
DESGRAÇA!!!
Maior parte da História de nossa nação reduzida a cinzas!
20 milhões de ítens destruídos, maior acêrvo de Antropologia da América latina e dos maiores do mundo arrasados!
Um prédio histórico de 200 anos desabando...
DESGRAÇA!!!
Maior parte da História de nossa nação reduzida a cinzas!
20 milhões de ítens destruídos, maior acêrvo de Antropologia da América latina e dos maiores do mundo arrasados!
Um prédio histórico de 200 anos desabando...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Re: Destruição do Museu da Quinta da Boa Vista
Parte da alma da nossa nação em pedaços...
Caramba. É uma tragédia imensurável. Ainda mais em um país sem memória como o nosso.
Uma coleção destas não tem preço e não é possível de ser reposta nunca mais.
Uma coleção destas não tem preço e não é possível de ser reposta nunca mais.
PéDIPano- Membro
Que triste notícia.
joabi- Eterno Colaborador
O fóssil de "Luzia" de 11500 anos! Documentos inestimáveis (inclusive de minha pesquisa....), múmias raras trazidas ao Brasil pelo próprio D. Pedro II...
Pergaminho do século XI do Evangelho, Biblia de Mogùncia do século XV (impressa pelos sócios de Gutemberg), 1ª edição de "Os Lusíadas" de 1572, 1ª edição de "A Arte da Gramática Portuguesa" assinada pelo autor: Pe. José de Anchieta. Enciclopédia Francesa Completa original do século XVIII. 55 pranchas originais de Frans Post sobre o Brasil de 1647. 1º jornal impresso do mundo de 1601, e etc, etc...
TUDO DESTRUÍDO!!!
Pergaminho do século XI do Evangelho, Biblia de Mogùncia do século XV (impressa pelos sócios de Gutemberg), 1ª edição de "Os Lusíadas" de 1572, 1ª edição de "A Arte da Gramática Portuguesa" assinada pelo autor: Pe. José de Anchieta. Enciclopédia Francesa Completa original do século XVIII. 55 pranchas originais de Frans Post sobre o Brasil de 1647. 1º jornal impresso do mundo de 1601, e etc, etc...
TUDO DESTRUÍDO!!!
Orçamento do Museu de 2018, determinado por Temer: R$ 54mi. Orçamento de 2016: R$ 415mi...
DE QUEM É A CULPA?
DE QUEM É A CULPA?
Alguém disse: se "determinado fato" não ocorrer, nós vamos incendiar o Brasil. Já reescreveram nossa historia, agora destruíram as provas de vez...
Enquanto queima o Museu Nacional, milhões de Reais são distribuídos pela Lei Rouanet para a “cultura” brasileira em benefício a artistas progressistas, de quem é a culpa?
Enquanto queima o Museu Nacional, milhões de Reais são distribuídos pela Lei Rouanet para a “cultura” brasileira em benefício a artistas progressistas, de quem é a culpa?
rafacar- Membro
Melhor... Quem apoia esses escrotos que apoiaram a PEC 55 tem moral pra abrir a boca e falar dessa tragédia?
Eu diria que um dos culpados é um porqueira, dublê de ser humano, odioso e fedido, cujo nome começa com B...
Bom seria que tivesse sido privatizado. Talvez administradores da Samarco evitassem a tragédia.
Cada maluco, viu???
Eu diria que um dos culpados é um porqueira, dublê de ser humano, odioso e fedido, cujo nome começa com B...
Bom seria que tivesse sido privatizado. Talvez administradores da Samarco evitassem a tragédia.
Cada maluco, viu???
Última edição por Rico em Seg Set 03, 2018 7:46 pm, editado 1 vez(es)
Rico- Eterno Colaborador
Como bem dito pelo André Barcinski:
"Outra coisa que vai acontecer nos próximos dias: pessoas vão usar o incêndio no Museu Nacional para partidarizar a discussão e apontar culpados. Outro papinho furado: a falência do Brasil – falência econômica, mas também cultural, moral e ética - é trabalho de décadas, e resultado de um grande esforço coletivo.".
https://blogdobarcinski.blogosfera.uol.com.br
"Outra coisa que vai acontecer nos próximos dias: pessoas vão usar o incêndio no Museu Nacional para partidarizar a discussão e apontar culpados. Outro papinho furado: a falência do Brasil – falência econômica, mas também cultural, moral e ética - é trabalho de décadas, e resultado de um grande esforço coletivo.".
https://blogdobarcinski.blogosfera.uol.com.br
Guto_Castilho- Membro
Bertola, cresci frequentando a quinta, o museu e o zoologico. Doeu mesmo, uma tristeza como se parte da minha casa onde cresci tivesse queimado.
(irony mode on) Mas tudo bem, semana que vem tem outra noticia o brasileiro esquece isso, ai a ferida cura rápido (irony mode off)
(irony mode on) Mas tudo bem, semana que vem tem outra noticia o brasileiro esquece isso, ai a ferida cura rápido (irony mode off)
Vi um documentário sobre a cidade do Rio de Janeiro ontem de manhã e uma das partes mostra o lindo acervo deste museu, que eu nunca tinha visitado pessoalmente.
Também tinha visitado o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo um mês antes do incêndio. Que aliás estava bem cheio, com escolas e pessoas comuns. Está sendo restaurado a toque de caixa, graças a Deus.
Adoro museus e os frequento bastante. O museu do Ipiranga está também sendo restaurado, mas a toque extremamente lento. Previsão de reinauguração em 2022...
Estou bem triste com o acontecido.
Também tinha visitado o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo um mês antes do incêndio. Que aliás estava bem cheio, com escolas e pessoas comuns. Está sendo restaurado a toque de caixa, graças a Deus.
Adoro museus e os frequento bastante. O museu do Ipiranga está também sendo restaurado, mas a toque extremamente lento. Previsão de reinauguração em 2022...
Estou bem triste com o acontecido.
Uma grande tragédia que vai ser usada por pessoas de caráter duvidoso pra ganhar votos, seja lá qual for o lado. A verdade é que o descaso com nosso patrimônio transcende partidos e ideologias e já vem de anos, senão décadas. Tenho lido já há muito tempo (anos) sobre as condições precárias do museu.
Nós, brasileiros, infelizmente não temos a capacidade de aprender adequada, seja na escola ou principalmente, com os nossos próprios erros. Não sabemos andar pra frente. Que venham os oportunismos baratos (mas nunca a solução).
Tivesse água ao menos, o prejuízo seria muito menor. O que acontece com o Rio de Janeiro?
Nós, brasileiros, infelizmente não temos a capacidade de aprender adequada, seja na escola ou principalmente, com os nossos próprios erros. Não sabemos andar pra frente. Que venham os oportunismos baratos (mas nunca a solução).
Tivesse água ao menos, o prejuízo seria muito menor. O que acontece com o Rio de Janeiro?
Vinicius F- Membro
É por isso que não tenho vontade de voltar pro Brasil. Me entristece, e não é problema político. Má vontade com a historia do nosso país está em todos os estados. Veja o estado deplorável que se encontra os locais históricos de Porto Seguro.
Morei na China e este ano em julho levei minha familia pra conhecer, incrivel o cuidado de locais históricos, mesmo que muitos desses locais entrem em choque direto com a política do país.
Sem conhecer nossa propria história, não teremos um futuro brilhante. Acho que podemos aposentar "O Brasil é um país do futuro".
Morei na China e este ano em julho levei minha familia pra conhecer, incrivel o cuidado de locais históricos, mesmo que muitos desses locais entrem em choque direto com a política do país.
Sem conhecer nossa propria história, não teremos um futuro brilhante. Acho que podemos aposentar "O Brasil é um país do futuro".
vcrz- Membro
O Museu foi tema da Imperatriz neste ano, a letra passa pelas atrações de lá, acabou por me despertar interesse em visitar, tinha pensado em passar nos dias que vou ficar no RJ este mês.
Uma pena. Uma pena maior ainda é saber que eu nunca vi ele sequer citado como opção turística do RJ. Lamentável. As fotos do que restou são de cortar o coração...
Uma pena. Uma pena maior ainda é saber que eu nunca vi ele sequer citado como opção turística do RJ. Lamentável. As fotos do que restou são de cortar o coração...
edumerino- Membro
Esse incêndio mostra as mais diversas camadas de problemas que temos aqui. Desde a falta de manutenção básica, passando pela burocracia enorme necessária pra aprovar um recurso básico e urgente, como a liberação de verba pro sistema anti-fogo somente esse ano, a um problema de infraestrutura básica, como falta de água. Alem do fato que isso será usado em campanha eleitoral, ou seja, é só erro em cima de erro. Impossível apontar um unico culpado.
Só mostra o quão desorganizados somos como nação. Um país extremamente burocrático, desinteressado e pouco funcional, doa a quem doer.
Só mostra o quão desorganizados somos como nação. Um país extremamente burocrático, desinteressado e pouco funcional, doa a quem doer.
Vinicius F- Membro
Por essas que outras que não consigo mais levar o Brasil à sério.
pedrohenrique.astronauta- Membro
Um grande amigo meu, nascido e criado em São Cristóvão e hoje, como eu, Professor Universitário, postou um texto indignado sobre isso. O Museu e seu parque foi onde ele passou os momentos mais felizes de sua infância. Eu também fui lá muitas vezes, desde a mais tenra idade; levei minha filha lá...Ivanov_br escreveu:Bertola, cresci frequentando a quinta, o museu e o zoologico. Doeu mesmo, uma tristeza como se parte da minha casa onde cresci tivesse queimado.
A dôr no meu coração é imensa...
Mas mais dolorido ainda é ler, ver, ouvir, gente idiota ou mal intencionada falando bobagens...
A destruição desse Museu é um aviso, um aviso sério...
Nem sei como vou entrar em sala de aula hoje...
Quando era criança (O que faz tempo) vi, na fantástica série "Cosmos", a história sobre o fim da Biblioteca de Alexandria e fiquei muito triste ao ver quanto conhecimento foi perdido para todo o sempre.
Pensei que nunca mais sentiria essa tristeza de novo. Ledo engano, pois o incêndio de ontem na Biblioteca Nacional trouxe tudo de volta.
Tudo perdido, para todo o sempre... Tudo perdido.
Pensei que nunca mais sentiria essa tristeza de novo. Ledo engano, pois o incêndio de ontem na Biblioteca Nacional trouxe tudo de volta.
Tudo perdido, para todo o sempre... Tudo perdido.
Zubrycky escreveu:Quando era criança (O que faz tempo) vi, na fantástica série "Cosmos", a história sobre o fim da Biblioteca de Alexandria e fiquei muito triste ao ver quanto conhecimento foi perdido para todo o sempre.
Pensei que nunca mais sentiria essa tristeza de novo. Ledo engano, pois o incêndio de ontem na Biblioteca Nacional trouxe tudo de volta...
Há, neste contexto, o que o Estado Islâmico fez com vários monumentos históricos...
Cada vez vejo menos perspectiva de um bom futuro para a humanidade.
fheliojr- Membro
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/09/03/unesco-compara-incendio-no-museu-nacional-no-rio-a-destruicao-de-palmira-na-siria.ghtml
https://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/balanco-geral-rj/videos/apos-incendio-crivella-afirma-que-museu-nacional-sera-reconstruido-03092018
Zubrycky escreveu:https://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/balanco-geral-rj/videos/apos-incendio-crivella-afirma-que-museu-nacional-sera-reconstruido-03092018
Este parece ser o nível dos que nos governam... Não sei como, ainda, me espanto com estes absurdos.
Segundo a Globo News, nenhum ministro prestigiou a comemoração dos 200 anos do Museu Nacional, e o último presidente do Brasil que visitou este foi o JK. Isso é muito sintomático.
fheliojr- Membro
Quem vive aqui sabe o que esse idiota representa...fheliojr escreveu:Zubrycky escreveu:https://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/balanco-geral-rj/videos/apos-incendio-crivella-afirma-que-museu-nacional-sera-reconstruido-03092018
Este parece ser o nível dos que nos governam... Não sei como, ainda, me espanto com estes absurdos.
Segundo a Globo News, nenhum ministro prestigiou a comemoração dos 200 anos do Museu Nacional, e o último presidente do Brasil que visitou este foi o JK. Isso é muito sintomático.
Links para enraivecer qualquer um.
"Verba usada no Museu Nacional em 2018 equivale a 2 minutos de gastos do Judiciário e 15 minutos do Congresso".
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45377267
"Orçamento para lavar carros de deputados é quase três vezes maior que o do Museu Nacional".
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/04/politica/1536015210_491341.html
Um aviso feito EM 2004.
http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2004-11-03/museu-nacional-do-rio-pode-sofrer-incendio-diz-secretario
"Verba usada no Museu Nacional em 2018 equivale a 2 minutos de gastos do Judiciário e 15 minutos do Congresso".
"Orçamento para lavar carros de deputados é quase três vezes maior que o do Museu Nacional".
Um aviso feito EM 2004.
http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2004-11-03/museu-nacional-do-rio-pode-sofrer-incendio-diz-secretario
As prioridades aqui são invertidas...Zubrycky escreveu:Links para enraivecer qualquer um.
Um aviso feito EM 2004.
Quanto mais penso nesse assunto mais possesso eu fico.
Zubrycky escreveu:Quanto mais penso nesse assunto mais possesso eu fico.
Sabe o que é pior? Saber que AGORA estão encontrando dinheiro para reconstruir o Museu. Onde estava o dinheiro até agora? Antes não tinha como, mas agora...
Teve um comentário em um site que me fez pensar. Será que não era melhor deixar o esqueleto do Museu, como símbolo da vergonha nacional? Algo para sempre lembrarmos a nossa incompetência como nação? Algo para demonstrar onde pecamos com as futuras gerações? E ao invés de reconstruir, socorrermos outros museus em condições também precárias?
Apesar de parecer masoquismo, talvez seja uma chaga que poderia ficar como um doloroso farol para o Brasil não perder de vista o que realmente tem valor.
Desculpem os devaneios, mas este capítulo na nossa história é algo que eu não consigo digerir...
PéDIPano- Membro
^ Se vocês estão se sentindo assim, imaginem a mim, que sou profissional da área...
Não tenho vergonha de admitir que ontem, em sala de aula, junto à meus alunos, eu chorei...
Não tenho vergonha de admitir que ontem, em sala de aula, junto à meus alunos, eu chorei...
^ E não existe motivo para você sentir vergonha, Bertola.
Vergonha deveria sentir aqueles que não se comovem com tamanha tragédia.
O Museu era brasileiro, mas um patrimônio da Humanidade. São anos e anos de acervo, pesquisa e história, tudo em único prédio.
Vergonha deveria sentir aqueles que não se comovem com tamanha tragédia.
O Museu era brasileiro, mas um patrimônio da Humanidade. São anos e anos de acervo, pesquisa e história, tudo em único prédio.
PéDIPano- Membro
Mauricio Luiz Bertola escreveu:^ Se vocês estão se sentindo assim, imaginem a mim, que sou profissional da área...
Sinceramente, não posso imaginar o tamanho da sua dor porque eu, que não sou profissional da área, me senti muito triste com tudo isso. E confesso que também chorei.
Outra notícia para passar muita raiva.
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2018/09/04/governo-federal-gastou-em-2017-mais-com-cafezinho-do-que-com-museu-nacional.ghtml
O governo gastou 76 milhões de reais com café!
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2018/09/04/governo-federal-gastou-em-2017-mais-com-cafezinho-do-que-com-museu-nacional.ghtml
O governo gastou 76 milhões de reais com café!
Se aqui fosse um país sério, teria dinheiro para investir e proteger a história do país, teria educação, saúde e muito mais.
Mas o interesse é só em benefício próprio desse bando de vagabundo que (des)administra o país e os estados.
O dinheiro público vai pelo ralo do esgoto apoiando tudo que é porcaria que chamam atualmente de cultura.
Estão pouco se lixando para preservar a história e cultura. Por eles, querem mais é que se acabe tudo, os bolsos estando cheio, se dane o resto.
Mas o interesse é só em benefício próprio desse bando de vagabundo que (des)administra o país e os estados.
O dinheiro público vai pelo ralo do esgoto apoiando tudo que é porcaria que chamam atualmente de cultura.
Estão pouco se lixando para preservar a história e cultura. Por eles, querem mais é que se acabe tudo, os bolsos estando cheio, se dane o resto.
NeyBass- Membro
:: Rede Social :: Off-Topic
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos