Dúvida encordoamento de 5 cordas em baixo de 4 cordas
5 participantes
Página 1 de 1
Dúvida encordoamento de 5 cordas em baixo de 4 cordas
Resolvi abrir um tópico novo pois alguém pode ter a mesma dúvida e fica mais fácil achar por tópico também.
Senhores, é o seguinte:
Irei partir para uma aventura no meu tokai rickenbaker. Como uso o baixo afinado em C F A# D#, e também uso o baixo com a C dropada em A#. Comecei usando com essa afinação o encordoamento da DR strings DDT 0.55, .075, .095, .115, porém mesmo com essas cordas, achei que, principalmente a C, ficam meio molengas. Dei uma pesquisada aqui no fórum e vi que um pessoal usava encordoamentos de 5 cordas descartando a mais aguda. Estou com o interesse em testar um jogo de 5 cordas no meu baixo. Dei uma pesquisada em quais cordas eu poderia testar, fiquei entre duas:
D'Addario Nickel Wound EXL220 5-String Bass (40-60-75-95-125)
La Bella RX-N5B Nickel-Plated Bass Guitar strings (45-65-80-100-125)
dúvidas:
1º qual me recomendariam para tal aventura?
2º Sendo que fiquei mais na dúvida ainda pois a D'Addario diz que é "super light gaunge" (no que poderia interferir isso?)
3º A La Bella, pelo que vi no strings by mail, segue dessa forma:
1st B .045,
2nd G .065,
3rd D .080,
4th A .100,
5th E .125.
Seria encordoamento de 5 cordas, porém com a B aguda mesmo?
Senhores, é o seguinte:
Irei partir para uma aventura no meu tokai rickenbaker. Como uso o baixo afinado em C F A# D#, e também uso o baixo com a C dropada em A#. Comecei usando com essa afinação o encordoamento da DR strings DDT 0.55, .075, .095, .115, porém mesmo com essas cordas, achei que, principalmente a C, ficam meio molengas. Dei uma pesquisada aqui no fórum e vi que um pessoal usava encordoamentos de 5 cordas descartando a mais aguda. Estou com o interesse em testar um jogo de 5 cordas no meu baixo. Dei uma pesquisada em quais cordas eu poderia testar, fiquei entre duas:
D'Addario Nickel Wound EXL220 5-String Bass (40-60-75-95-125)
La Bella RX-N5B Nickel-Plated Bass Guitar strings (45-65-80-100-125)
dúvidas:
1º qual me recomendariam para tal aventura?
2º Sendo que fiquei mais na dúvida ainda pois a D'Addario diz que é "super light gaunge" (no que poderia interferir isso?)
3º A La Bella, pelo que vi no strings by mail, segue dessa forma:
1st B .045,
2nd G .065,
3rd D .080,
4th A .100,
5th E .125.
Seria encordoamento de 5 cordas, porém com a B aguda mesmo?
Última edição por heenrique_bass em Ter Nov 06, 2018 10:40 pm, editado 1 vez(es)
deathenrique- Membro
Re: Dúvida encordoamento de 5 cordas em baixo de 4 cordas
heenrique_bass escreveu:Como uso o baixo afinado em C F D# A#, e também uso o baixo com a C dropada em A#.
Dafuq...
allexcosta- Administrador
allexcosta escreveu:heenrique_bass escreveu:Como uso o baixo afinado em C F D# A#, e também uso o baixo com a C dropada em A#.
Dafuq...
corrigi, tinha trocado a D# pela A#, agora na pergunta está certo.
Inclusive, se alguém puder me dar uma luz meio logo, to prestes a confirmar a compra pra ver se chega até o tempo de colocar as cordas e entrar em estúdio.
deathenrique- Membro
heenrique_bass escreveu:corrigi, tinha trocado a D# pela A#, agora na pergunta está certo.
Você tá escrevendo ao contrário, tá não?
A primeira corda num baixo normal é a G. Você afina seu baixo todo 2 tons abaixo? É isso?
Pode usar 60-80-100-125 que fica bom. Bom digo, se você não faz questão das cordas bem firmes. Se faz, 65-85-105-130. Aí terá também mais fundamental e menos médio agudo e buzz.
allexcosta- Administrador
allexcosta escreveu:heenrique_bass escreveu:corrigi, tinha trocado a D# pela A#, agora na pergunta está certo.
Você tá escrevendo ao contrário, tá não?
A primeira corda num baixo normal é a G. Você afina seu baixo todo 2 tons abaixo? É isso?
Pode usar 60-80-100-125 que fica bom. Bom digo, se você não faz questão das cordas bem firmes. Se faz, 65-85-105-130. Aí terá também mais fundamental e menos médio agudo e buzz.
Isso, é todas as cordas 2 tons a baixo.
Mas sabe algo em relação essas cordas Daddario serem super light gauge?
Eu gosto da tensão que ficam as cordas afinadas em E standard (afinação padrão), tenho um jazz bass afinado assim. Porém toco em uma banda que usa essa afinação 2 tons a baixo (e de vez em quando a C baixada pra A#), e creio que colocando encordoamento de 5 no meu rick, eu consiga chegar nesse tipo de tensão.
deathenrique- Membro
Ja usei, e foi a melhor opção para 2 tons abaixo, pois as cordas ficaram com pressão, achei melhor no baixo que a corda passa por trás do corpo pois a tensão foi melhor, nesta época eu tinha 2 baixos com pontes distintas e fiz o teste, quem faz isso, também é o Duca Tambasco
Christian- Membro
heenrique_bass,
Gostei muito das RX. Comprei 2 jogos La Bella da Stringbymail, modelo RX-N5C Único porém, é que tive uma surpresa desagradável, e num jogo veio faltando a corda B ( .130).
Franco_bass- Membro