Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fender JB AM Deluxe - Alinhamento corda G

+3
Uchoa
Paulo Penna
Coder
7 participantes

Ir para baixo

Fender JB AM Deluxe - Alinhamento corda G Empty Fender JB AM Deluxe - Alinhamento corda G

Mensagem por Coder Sáb Dez 01, 2018 5:00 pm

Amigos,

Faz tempo que não posto nada aqui! Caso a categoria não for essa, me desculpem.

Estou negociando um Fender JB American Deluxe 2014 e notei que a corda G fica quase no limite da escala.  scratch

Alguém aqui já teve (ou tem) um igual ou sabe me informar se isso é normal/aceitável para um instrumento desse nível? Sei que são baixos fabricados em larga escala, mas a Fender deixaria passar um instrumento assim?

Minha duvida é mais em relação aos problema que eu poderia ter, como por ex: A corda G escapando para foca do braço.

As imagens abaixo são ilustrativas, mas exemplifica bem o "problema".

Fender JB AM Deluxe - Alinhamento corda G 1109683887_Screenshot2018-08-0312_04_02.png.1c752b508adeb8f4931417c7733d8e01

Fender JB AM Deluxe - Alinhamento corda G 502110335_Screenshot2018-08-0312_04_23.png.ef1377df4100c2bcf69a2f7ebb36eb36

O que estou negociando está um pouco menos "desalinhado":

Fender JB AM Deluxe - Alinhamento corda G Fender-jazz-bass-american-deluxe-5-cordas-D_NQ_NP_992522-MLB28573450426_112018-F

Obrigado desde já!
Coder
Coder
Membro

Ir para o topo Ir para baixo

Fender JB AM Deluxe - Alinhamento corda G Empty Re: Fender JB AM Deluxe - Alinhamento corda G

Mensagem por Paulo Penna Sáb Dez 01, 2018 6:46 pm

na ponte tem como arredar a corda mais um pouquinho pra dentro do braço.
Soltar os parafusos que prendem o braço e dar uma ajeitadinha costuma resolver tb.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Fender JB AM Deluxe - Alinhamento corda G Empty Re: Fender JB AM Deluxe - Alinhamento corda G

Mensagem por Uchoa Sáb Dez 01, 2018 7:00 pm

Eu não pegaria um baixo assim .
Uchoa
Uchoa
Membro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Mensagem por Paulo Penna Sáb Dez 01, 2018 7:11 pm

Uchoa escreveu:Eu não pegaria um baixo assim .
Muitos são assim.
Hoje todos eles são cortados em cnc, portanto são iguais com mínimas diferenças de acabamento e ajustes.
Um simples ajuste resolve isso facilmente.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por Uchoa Sáb Dez 01, 2018 7:35 pm

CNC é usado há décadas em várias fábricas , essa G não está normal olhando pelas fotos . Mexendo na ponte vai ter que abrir outra furação para em direção a corda B , quando aparece instrumento aqui para eu fazer assim eu faço , mas comprar já com esse defeito eu não aconselho . Fora a marca da ponte que vai ficar , eu como sou chato e tenho TOC não aceitaria pegar um instrumento caro com esse erro e nem aconselharia aos meus amigos . Essa é minha opinião é claro , mas se estiver barato e o caboclo quiser andar com a ponte , tapando os furos existentes e fazendo novos para centralizá-la em um Luthier de confiança...
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagem por JAZZigo Sáb Dez 01, 2018 7:39 pm

Acredito que não haja problema algum com o baixo, mas apenas uma distorção de perspectiva nas fotos, provavelmente feitas com smart phone. Os fotógrafos de plantão podem falar com mais propriedade sobre isso do que eu. Juninho, cadê você?!
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Uchoa Sáb Dez 01, 2018 7:47 pm

Realmente seria uma explicação mais lógica que um instrumento desses tenha saído com esse erro. up
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagem por Coder Sáb Dez 01, 2018 9:22 pm

To pesquisando no Google imagens e encontrei alguns outros exemplares... Que coisa!

Quem tem TOC sofre com essas coisas! hahah

Fender JB AM Deluxe - Alinhamento corda G Sfcxza
Coder
Coder
Membro

Mensagem por JAZZigo Sáb Dez 01, 2018 9:55 pm

Eis uma foto do meu, tirada agora, com o iPhone 8+...
Fender JB AM Deluxe - Alinhamento corda G Fullsizeoutput-e40
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Uchoa Sáb Dez 01, 2018 11:28 pm

Certinho !
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagem por Paulo Penna Dom Dez 02, 2018 7:00 am

A tendência é empurrar a corda pra parte superior do braço com os dedos da mão esquerda. Talvez por isso a regulagem padrão seja essa. Mas é muito fácil subir elas um pouco. De todo modo perfeição não existe.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por Coder Dom Dez 02, 2018 9:21 am

Acabei fazendo o rolo e estou apaixonado com o timbre dessa maquina. O timbre dele é um soco do estômago (mesmo em modo passivo), um punch, graves redondos sem tirar aquele som de "Jazz Bass" clássico

Desculpe a minha ignorância, é a primeira vez que pego um 5c (Fender) e preferi antes perguntar pra quem entende

Última edição por Coder em Seg Dez 17, 2018 9:29 am, editado 1 vez(es)
Coder
Coder
Membro

Mensagem por Paulo Penna Dom Dez 02, 2018 9:32 am

Coder, agora que o baixo é seu, solte as cordas, afrouxe os parafusos do braço, de uma puxadinha na mão do braço horizontalmente para cima, aperte novamente os parafusos do braço.
Feito isso, poste o resultado por favor.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por Coder Dom Dez 02, 2018 10:00 am

^ up

Vou tentar!
Coder
Coder
Membro

Mensagem por Paulo Penna Dom Dez 02, 2018 10:01 am

um mínimo movimento dá um efeito grande.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por Coder Sáb Dez 29, 2018 7:35 am

Rapaz, depois de muito tempo consegui fazer esse ajuste e ficou PERFEITO! claps

O braço estava fora do lugar. Bastou levantar um pouco que magicamente tudo se alinhou! Até mesmo um pequeno espaçamento entre o corpo e o braço que estava me incomodando sumiu. Talvez o antigo dono trouxe dos EUA desmontado ou comeram bola na própria fábrica!

Valeu mesmo, Paulo!
Coder
Coder
Membro

Mensagem por Paulo Penna Sáb Dez 29, 2018 8:30 am

headbang
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por Eduardo Tob Sáb Dez 29, 2018 4:06 pm

Final feliz de histórias como essas me deixam contente
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Dez 29, 2018 5:15 pm

Coder escreveu:Rapaz, depois de muito tempo consegui fazer esse ajuste e ficou PERFEITO! claps

O braço estava fora do lugar. Bastou levantar um pouco que magicamente tudo se alinhou! Até mesmo um pequeno espaçamento entre o corpo e o braço que estava me incomodando sumiu. Talvez o antigo dono trouxe dos EUA desmontado ou comeram bola na própria fábrica!

Valeu mesmo, Paulo!
claps
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por JAZZigo Sáb Dez 29, 2018 7:27 pm

Coder escreveu:O timbre dele é um soco do estômago (mesmo em modo passivo), um punch, graves redondos sem tirar aquele som de "Jazz Bass" clássico
Ótimo! Agora que o braço está alinhado, só falta trocar o "soco do estômago" por um chute no saco, ou seja, livre-se desses famigerados captadores N3 Noiseless (stack coil) e instale um par de single ou split coil decente.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Coder Sáb Dez 29, 2018 8:22 pm

^ Olha, não é a primeira vez que vejo você "elogiando" os N3! O que não te agrada neles? Até que não achei ruim não, viu...

Se puder recomendar algum (que não tenha um preço estratosférico) posso colocar no meu checklist de upgrades para 2019!

Coder
Coder
Membro

Mensagem por Paulo Penna Sáb Dez 29, 2018 9:35 pm

Nisso sou obrigado a concordar com o jazzigo, prefiro os originais passivos por larga margem. Ativos pra mim os engenheiros jvx.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por JAZZigo Sáb Dez 29, 2018 11:22 pm

Coder escreveu:^ Olha, não é a primeira vez que vejo você "elogiando" os N3! O que não te agrada neles? Até que não achei ruim não, viu...

Se puder recomendar algum (que não tenha um preço estratosférico) posso colocar no meu checklist de upgrades para 2019!
Paulo Penna escreveu:Nisso sou obrigado a concordar com o jazzigo, prefiro os originais passivos por larga margem. Ativos pra mim os engenheiros jvx.
Conheço bem os Fender Noiseless, tanto os de contrabaixo, quanto os de guitarra. O problema não é o modelo/marca, mas o tipo de arquitetura utilizada para se obter o humbucking. Stacked coil (bobinas sobrepostas) é o pior tipo de humbucker que existe, IMHO, pois a bobina inferior não funciona como transdutor, não transforma a vibração das cordas em sinal de áudio, é uma phantom coil e está ali apenas para processar o cancelamento de ruído. Resumo da ópera: essa famigerada bobina fantasma mascara, fica segurando o som do instrumento. Substitua por qualquer captador single coil ou split coil passivo decente e o upgrade sonoro será muito nítido.

Quando o meu Fender Am Dlx J Bass V chegou, eu já tinha um set de captadores Lindy Fralin Single Coil Stock Version para substituir os N3. Minha intensão era obter a vibe vintage de um J Bass 4 cordas. A melhora no som foi escancarada, a voz do baixo simplesmente se abriu, ficou muito mais clara, mas, quanto à vibe vintage, acho que não tem jeito... um J Bass V tem som de J Bass V, uma vibe mais moderna, não adianta querer que ele soe como um J Bass 4 cordas. Então, rendendo-me e até para reforçar esta vibe oposta, substituí os Fralin por um Nordstrand BJB5F-C&C Big J-Blade 5 Clean & Clear Single Coil Pickup Set e, neste baixo, não mexo mais.

A propósito, gosto muito do preamp Fender original desses J Bass Am Deluxe. IMHO, é transparente, possui equalização bastante responsiva e não fica nada a dever aos Aguilar, Bartolini, Glockenklang etc.

Fender JB AM Deluxe - Alinhamento corda G Full_bf1ed288d2cefed50f5c78ca4ee242d7
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Coder Dom Dez 30, 2018 2:57 pm

Que aula!

Vou estudar a possibilidade de colocar um par de Nordstrand NJ5FS (embora, repito, não achei tão ruim os pickups originais). De qualquer forma, sugestão aceita e inserida no meu checklist de upgrades para 2019! (ainda não encontrei um escudo imitando de fibra de carbono pra ele. Estou quase colocando um adesivo)
Coder
Coder
Membro

Mensagem por JAZZigo Dom Dez 30, 2018 4:50 pm

Coder escreveu:(ainda não encontrei um escudo imitando de fibra de carbono pra ele. Estou quase colocando um adesivo)
Veja o #17 (tinha que ser né?!  Razz  ) aqui:
https://www.wdmusic.com/pickguards-fender-jazz-bass.html?model[]=Fender+21+Fret+American+Deluxe+5+String+Jazz+Bass
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Coder Seg Dez 31, 2018 10:06 am

^  Comprado (só por causa do código #17)! up

Agora é só esperar uns 25 dias...
Coder
Coder
Membro

Mensagem por fheliojr Seg Dez 31, 2018 3:08 pm

Paulo Penna escreveu:Coder, agora que o baixo é seu, solte as cordas, afrouxe os parafusos do braço, de uma puxadinha na mão do braço horizontalmente para cima, aperte novamente os parafusos do braço.
Feito isso, poste o resultado por favor.

Coder escreveu:Rapaz, depois de muito tempo consegui fazer esse ajuste e ficou PERFEITO! claps

Valeu mesmo, Paulo!

Pessoal, não entendi bem como foi este ajuste. Não deveriam empurrar um pouco o braço deste instrumento para baixo?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagem por JAZZigo Seg Dez 31, 2018 3:35 pm

fheliojr escreveu:Pessoal, não entendi bem como foi este ajuste. Não deveriam empurrar um pouco o braço deste instrumento para baixo?
Exatamente o que foi feito.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Coder Seg Dez 31, 2018 4:44 pm

Na realidade, o movimento foi pra cima (sentido corda E). Estava milimetricamente fora do lugar! up
Coder
Coder
Membro

Mensagem por Paulo Penna Ter Jan 01, 2019 9:12 am

A corda faz uma linha quase reta entre o ponto de apoio do NUT e da PONTE. Um pequeno movimento para cima no braço faz com que a parte central delas mova para cima no braço, na direção da Mizona. Aumenta o espaçamento com o braço nas cordas inferiores e diminui nas cordas superiores. O movimento inverso te dará o resultado inverso.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagem por JAZZigo Ter Jan 01, 2019 3:29 pm

JAZZigo escreveu:
fheliojr escreveu:Pessoal, não entendi bem como foi este ajuste. Não deveriam empurrar um pouco o braço deste instrumento para baixo?
Exatamente o que foi feito.
Coder escreveu:Na realidade, o movimento foi pra cima (sentido corda E). Estava milimetricamente fora do lugar! up
up Isso! Troquei as bolas!
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Coder Ter Jan 01, 2019 4:36 pm

Esse tópico do talkbass de 2010 mostra o "estrago" que um braço fora do lugar pode causar. O sujeito adquiriu um MIM todo desalinhado e com várias falhas de acabamento. Houve uma melhora considerável após mover o braço ligeiramente pra cima.

Antes:
Fender JB AM Deluxe - Alinhamento corda G Mimalignmentclose-jpg

Depois:
Fender JB AM Deluxe - Alinhamento corda G Mimaligned-jpg

Fonte: https://www.talkbass.com/threads/mim-quality-control-i-got-a-bad-one-with-pics.670083/

Quanto ao nut e outros gaps, são falhas grotescas da Fender, que na época não devia ter um controle de qualidade descente:

Fender JB AM Deluxe - Alinhamento corda G 361bb4f8-1c5e-406d-a492-7cb306cb966a-jpeg
Fonte: https://www.talkbass.com/threads/friday-bass-qc-fail.1355100/

Já o MIM 2013 que eu tinha, a qualidade era incrível, tanto que me arrependo até hoje de ter passado pra frente...
Coder
Coder
Membro

Mensagem por Uchoa Ter Jan 01, 2019 4:59 pm

Realmente parece filme de terror essas fotos ! affraid
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagem por Coder Ter Jan 01, 2019 5:13 pm

^ Fender é Fender. O suprassumo dos baixos...

Coder
Coder
Membro

Mensagem por Uchoa Ter Jan 01, 2019 5:33 pm

^Tive em mãos um fender MIM Jazz Bass 1996 se não falha a memória , azul metálico . O Bicho era cheio de defeitos de acabamento , tocabilidade ruim , não dava prazer e o som bem xoxo .

Experimentei outro de 75 P-bass que era uma tora , encaixes mal feitos , tocabilidade ruim , só o som que era bom .

São os que mais me marcaram , existiram muito mais que não fizeram o dever de casa .

Pessoal tem que ficar de olho . Shocked
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagem por Coder Seg Jan 14, 2019 8:39 am

JAZZigo escreveu:
Coder escreveu:(ainda não encontrei um escudo imitando de fibra de carbono pra ele. Estou quase colocando um adesivo)
Veja o #17 (tinha que ser né?!  Razz  ) aqui:
https://www.wdmusic.com/pickguards-fender-jazz-bass.html?model[]=Fender+21+Fret+American+Deluxe+5+String+Jazz+Bass

Fui taxado em 15 talkeis! Achei que iria passar direto por conta do peso x tamanho!
Coder
Coder
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo