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Discussão sobre baixos de Luthier.

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Mensagem por Stormbringer 19/05/21, 09:12 am

Se você pediu um custom (custom mesmo) e não ficou feliz, provavelmente* a culpa foi sua em não saber pedir o que queria

*tem luthier ruim, como esse forum já viu vários, mas tem muito mais bons, e esse meu comentário é pra esses casos
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Discussão sobre baixos de Luthier. - Página 2 Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por allexcosta 19/05/21, 09:39 am

Stormbringer escreveu:tem luthier ruim, como esse forum já viu vários, mas tem muito mais bons

Cara... Não sei, viu...

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Mensagem por Stormbringer 19/05/21, 09:43 am

^é, acho que exagerei, mas é que eu sou um utopista mesmo kakkaak... pra mim o cara que pega um trabalho como profissão tem que ficar bom, ou procurar outra.
No caso de luthier ruim ainda vira chacota aqui(e ainda bem que agora falamos nomes, pra alertar os desavisados)
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Mensagem por allexcosta 19/05/21, 09:48 am

Eu já vi coisas bizarras por aí.

E não só de luthiers obscuros ou começando a carreira, mas de gente conhecida no Brasil.

Já vi braço quebrar com pancada fraca, já vi duas casas com mesmo tamanho, já vi casa mais aguda maior que mais grave vizinha, já vi eletrônica nova com problema e ruído, etc. Isso de luteria conhecida.

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Mensagem por Pz123 19/05/21, 10:06 am

Stormbringer escreveu:Se você pediu um custom (custom mesmo) e não ficou feliz, provavelmente* a culpa foi sua em não saber pedir o que queria

Eu tô achando muito estranho esse argumento de ter que avisar o luthier pra não ter neckdive.. Haha..

Pra mim é que nem avisar ele que não quero que o braço venha empenado ou que os caps venham tortos.

Se eu tenho que avisar o profissional de uma coisa dessas, tem algo errado aí...


Bom, acho que teremos que concordar em discordar apenas.. Haha..
Pra mim é erro, pra mim é inaceitável não consertar o erro de graça e pra mim virou um lugar que não recomendo mais..

Mas pelo menos já fica a dica pro pessoal que tá começando a construir seus baixos!
Achei válido..
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Mensagem por Gabriel_cwb 19/05/21, 10:12 am

allexcosta escreveu:Eu já vi coisas bizarras por aí.

Havia um luthier aqui do sul (aposentou há pouquíssimo tempo) que era da minha total confiança. Prestou vários serviços para mim, restauração, retraste, elétrica, etc. Levava tudo para ele, apesar de nunca ter feito um instrumento com ele, eu sempre tive esta vontade. Ano passado vi um bass sendo anunciado, usado, de autoria deste luthier, coisa linda, top em louro faia, ferragens gotoh, etc. Estava negociando uma troca com o vendedor, no final não deu certo, e o dono do bass acabou me confessando, que estava vendendo porque o baixo simplesmente não segurava afinação. Segundo diagnóstico de outro Luthier conhecido aqui da região, era um problema relacionado à construção. Fiquei embasbacado.
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Mensagem por Stormbringer 19/05/21, 10:15 am

Falando sobre neck dive, bemm, nao é uma falha estrutural, é questão de design, né?

se voce disser: quero um corpo pequeno e leve, baixo com escala longa, gosto dessas tarraxas aqui(e mostra um conjunto pesado), gosto que elas fiquem todas do mesmo lado do headstock... e nao citar que neck dive te incomoda, o luthier vai fazer o que voce quer(e pode até citar um possivel neck dive), e pode ficar bom ou ruim, mas provavelmente vai ter neckdive

se vc citar que neck dive incomoda, ele vai sugerir outras coisas ou pensar em maneiras diferentes de fazer do jeito que vc quer, um desenho de corpo diferente, apoio da correia em posições pouco usuais, etc...

neck dive nao incomoda todo mundo, e dependendo de "quanto", tem gente que nem percebe. Tem gente que gosta de tocar com Thunderbird, imagine!
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Mensagem por Stormbringer 19/05/21, 10:20 am

allexcosta escreveu:já vi duas casas com mesmo tamanho
eu vi isso numa foto de uma construção de fanned AQUI no forum, FELIZMENTE o projeto do cara não foi pra frente, e meu comentário sobre a foto foi algo assim, se me lembro bem:
Shocked

pra evitar ferir o sentimento dos envolvidos

Não conhecer a matemática envolvida no tamanho das "casas" já deveria ser critério excludente de luthier profissional
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Mensagem por allexcosta 19/05/21, 12:32 pm

Stormbringer escreveu:eu vi isso numa foto de uma construção de fanned AQUI no forum

Só ser fanned já afunila bastante... Dá até pra fazer uma mini investigação... Wink

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Mensagem por Stormbringer 19/05/21, 12:47 pm

allexcosta escreveu:
Stormbringer escreveu:eu vi isso numa foto de uma construção de fanned AQUI no forum

Só ser fanned já afunila bastante... Dá até pra fazer uma mini investigação... Wink
Pra economizar seu tempo, link direto pro meu comentário
https://www.contrabaixobr.com/t41216-novo-baixo-essense-fanned-prototipo-inicial#850622
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Discussão sobre baixos de Luthier. - Página 2 Empty Não existe milagre.

Mensagem por jortanlima 13/11/22, 09:02 am

Minha opinião é de que não tem como fazer um instrumento top pagando pouco. Eu já tive muitos baixos e digo por experiência vivida. Eu já tive clássico vibe, muito legal de som, mas um ferragens, pintura e captação não tem a mesma durabilidade que a de um fender. Tenho um fender 98, a qualidade do cromo das ferragens, da pintura e da captação é muito maior. Sobre luthier, tenho um Deoliveira. Sinceramente acho que vale cada centavo. É caro? Depende, se levar em conta que ele tem ferragens gotoh de excelente qualidade, captação bartolini que são caras avulso, pintura de um baixo caríssimo na gringa, muito ergonômico e ótima construção. Então, se vc pegar um luthier com nome e experiência, se ele usar bons materiais, vai ter algo melhor que qualquer loja pode te oferecer. Eu também tem um sire, muito bom em tudo, apenas acho que a ergonomia do braço poderia ser melhor. Agora, instrumentos de luthier iniciante, ou que cobram muito barato aí sim é casamento, pois não tem milagre.

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Mensagem por allexcosta 13/11/22, 09:27 am

jortanlima escreveu:Minha opinião é de que não tem como fazer um instrumento top pagando pouco.

Aí vai depender bastante da definição de "top" e de "pagando pouco".

jortanlima escreveu:Eu já tive muitos baixos e digo por experiência vivida. Eu já tive clássico vibe, muito legal de som, mas um ferragens, pintura e captação não tem a mesma durabilidade que a de um fender.

Nunca vi a captação de um CV quebrar. Na verdade, uns captadores que costumam partir o fio são os Hanson, utilizados nos baixos Lakland (tanto Indonésia quanto USA) que estão em outra faixa de preço.

As ferragens de baixos simples como SX e Squier CV ou VM duram anos e anos. Acho que são comparáveis às ferragens que vinham nos Fender MIM dos anos 90. Simples e funcionais.

Pintura dos CV é melhor que de várias séries e eras da Fender. Qualquer pintura com quantidade boa de verniz terá excelente durabilidade. E todos esses baixos que mencionamos aqui possuem quantidade adequada de verniz.

jortanlima escreveu:Tenho um fender 98, a qualidade do cromo das ferragens, da pintura e da captação é muito maior.

A imensa maioria dos Fender anos 80 possui som inferior aos Squier CV. As ferragens são simples e fazem o trabalho. A pintura é banal. Inferior a muito baixo chinês de hoje.

jortanlima escreveu:Sobre luthier, tenho um Deoliveira. Sinceramente acho que vale cada centavo. É caro? Depende, se levar em conta que ele tem ferragens gotoh de excelente qualidade, captação bartolini que são caras avulso, pintura de um baixo caríssimo na gringa, muito ergonômico  e ótima construção.

Qual essa pintura de "baixo caríssimo na gringa"?

jortanlima escreveu:Então, se vc pegar um luthier com nome e experiência, se ele usar bons materiais, vai ter algo melhor que qualquer loja pode te oferecer. Eu também tem um sire, muito bom em tudo, apenas acho que a ergonomia do braço poderia ser melhor. Agora, instrumentos de luthier  iniciante, ou que cobram muito barato aí sim é casamento, pois não tem milagre.

Na mesma faixa de preço acho um pouco complicado. Baixos luthiers com algum nome são caros e, via de regra, eles não são melhores que um bom Yamaha, Ibanez, Fender ou MusicMan.

E, infelizmente, existem baixos de luthiers brasileiros com algum nome que vem com problemas de centralização, de tamanho de casa, de furo no lugar errado, fretwork duvidoso, etc... Infelizmente já vimos vários exemplos disso.

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Mensagem por jortanlima 13/11/22, 11:16 am

Acho que é incomparável um trabalho de luthier a um CV, são mercados diferentes. Um CV tem uma ótima relação custo benefício, mas um fender MIM dos atuais são bem superiores. Se vc é feliz com um CV está ótimo! Temos excelentes profissionais fazendo instrumentos maravilhosos e sem milagre. Ferragens e captação boa custa grana. Grando falo em pintura, é a questão artística, pinturas elaboradas, não simplesmente uma cora sólida, você tem mais opções. Uma coisa que aprendi na música é: um pouco melhor custa mais caro.

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Mensagem por allexcosta 13/11/22, 01:30 pm

jortanlima escreveu:Acho que é incomparável um trabalho de luthier a um CV, são mercados diferentes.

Você precisará garimpar um pouco para encontrar um luthier no Brasil que faça um baixo simples como um JB com a mesma qualidade de um Squier CV.

jortanlima escreveu:Um CV tem uma ótima relação custo benefício, mas um fender MIM dos atuais são bem superiores. Se vc é feliz com um CV está ótimo!

Os Fender MIM melhoraram muito, verdade. Mas um CV de hoje será melhor que praticamente qualquer Fender MIM de outrora e tem fretwork igual ou superior a baixos Fender MIA. Sim, o hardware é inferior, mas faz o trabalho e você não vê tarraxa quebrando ou com dificuldade de segurar a afinação.

Quanto à captação, qualquer Squier ou SX tem captadores com timbre muito superior a qualquer Fender noiseless ou Lace Sensor.

jortanlima escreveu:Temos excelentes profissionais fazendo instrumentos maravilhosos e sem milagre.

Eu já acho quase milagre achar luthier bom no Brasil. São poucos e caros... Nenhum dos bons faz um JB pelo preço de um Squier CV.

Veja você mesmo:

D'Oliveira (imagens encontradas no fórum):

Discussão sobre baixos de Luthier. - Página 2 Whatsa15

Discussão sobre baixos de Luthier. - Página 2 Whatsa18

Garcia's (imagens encontradas no fórum):

Discussão sobre baixos de Luthier. - Página 2 Screen12

Discussão sobre baixos de Luthier. - Página 2 Ef97a110

Guidini (imagens encontradas no fórum):

Discussão sobre baixos de Luthier. - Página 2 Whatsa31

Discussão sobre baixos de Luthier. - Página 2 Whatsa19

jortanlima escreveu:Ferragens e captação boa custa grana. Grando falo em pintura, é a questão artística, pinturas elaboradas, não simplesmente uma cora sólida, você tem mais opções.

Quais são essas pinturas elaboradas? Pode mostrar alguma?
Um baixo é muito mais que ferragens, captação e pintura. Colocar um tarraxas Gotoh e captação Nordstrand num baixo todo torto e mal acabado é o mesmo que colocar motor de Porsche num Fiat 147.

jortanlima escreveu:Uma coisa que aprendi na música é: um pouco melhor custa mais caro.

Mas tu precisou da música pra aprender isso? Será que algum carro "um pouco melhor" custa menos?
Quando tu vai na feira, o cara fala "essa manga aqui é especial, freguês... Orgânica de não sei onde, super doce, metade do preço da comum cheia de agrotóxico"?

A gente precisa enxergar as coisas como elas são, não como elas se apresentam em grupos de facebook e whatsapp, muitas vezes discutidas por pessoas que sequer tiveram tais equipamentos em mãos.

Admiro o trabalho dos luthiers brasileiros e sei que é um leão a cada dia. Mas tem alguém fazendo JB nível Squier CV no Brasil pelo mesmo dinheiro? Pra ser uma boa opção deveria na verdade ser superior pelo mesmo dinheiro, pois baixo de luthier não segura preço.

E nem quis trazer fotos que já vi de baixos de luthier com todos os cortes errados. Me limitei a postar instrumentos já discutidos aqui.

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Discussão sobre baixos de Luthier. - Página 2 Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por fheliojr 14/11/22, 08:24 pm

jortanlima escreveu:...tenho um Deoliveira...

Meus pêsames!

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