Indian laurel x Rosewood
+7
HenriqueBessa
Paulo Penna
allexcosta
Coder
joseluiz.avilajr
Mauricio Luiz Bertola
fheliojr
11 participantes
:: Fórum Técnico :: Luthieria
Página 1 de 1
Indian laurel x Rosewood
Pessoal, em especial os luthiers daqui do fórum, há, na prática, muita diferença de timbre entre estas madeiras? Várias empresas, como Lakland e Fender, estão substituindo o rosewood (jacarandá) das escalas dos instrumentos de suas linhas mais básicas por indian laurel, devido àquelas restrições impostas pela CITES.
fheliojr- Membro
Re: Indian laurel x Rosewood
Não conheço essa madeira.
Mas aqui mesmo no Brasil tem várias madeiras que são boas para escala...
Mas aqui mesmo no Brasil tem várias madeiras que são boas para escala...
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
uma regrinha basica de istrumentos. as unicas coisas que mudam drasticamente o som de um mesmo modelo de instrumento (nesse caso jazz bass) é captadores e posição dos captadores. de resto é apenas uma leve diferenças na maioria dos casos insignificante.
ahh claro!!!! cordas mudam muito tb.
ahh claro!!!! cordas mudam muito tb.
joseluiz.avilajr- Membro
Sei que vou receber uma enxurrada críticas, mas pra mim, madeira é apenas para dar forma e sustentar o hardware do instrumento. Não entendo essa busca maluca por madeiras exóticas e timbres que não existem!
Coder- Membro
A diferença deve ser bem pequena.
O que muda um pouco o timbre de um instrumento é a dureza do conjunto ou de suas partes capitais, como braço/escala e sua junção ao corpo. Por razões óbvias, tal dureza afetará como o instrumento como um todo deforma e vibra quando as cordas são atacadas.
Eu sinto alguma diferença com madeiras diferentes da escala, algo também com braço fino e mais grosso (mesmo sendo da mesma madeira) e bem menos com diferentes madeiras de corpo.
Como já foi dito, captação, eletrônica e cordas têm influência maior no som final de um baixo.
Agora, o que percebo muito é que o músico acha que o timbre está bem diferente quando uma madeira de corpo propaga mais e vibra contra sua barriga ou seu peito. Parece que há mais grave e mais fundamental, mas quando você escuta numa gravação a diferença é irrisória.
O que muda um pouco o timbre de um instrumento é a dureza do conjunto ou de suas partes capitais, como braço/escala e sua junção ao corpo. Por razões óbvias, tal dureza afetará como o instrumento como um todo deforma e vibra quando as cordas são atacadas.
Eu sinto alguma diferença com madeiras diferentes da escala, algo também com braço fino e mais grosso (mesmo sendo da mesma madeira) e bem menos com diferentes madeiras de corpo.
Como já foi dito, captação, eletrônica e cordas têm influência maior no som final de um baixo.
Agora, o que percebo muito é que o músico acha que o timbre está bem diferente quando uma madeira de corpo propaga mais e vibra contra sua barriga ou seu peito. Parece que há mais grave e mais fundamental, mas quando você escuta numa gravação a diferença é irrisória.
allexcosta- Administrador
sINTO MAIOR DIFERENÇA NAS GUITARRAS, MAS A MADEIRA INFLUENCIA SIM POIS MUDA A FREQUÊNCIA DE RESSONÂNCIA Do instrumentos, muda a propagação das ondas, afinal som nada mais é que onda..... Muda até se vc pegar dois instrumentos idênticos com a mesma madeira, mas duas peças de madeira nunca tem exatamente a mesma densidade, mudam a posição das fibras, do corte....
Paulo Penna- Membro
https://www.wood-database.com/indian-laurel/
X
https://www.wood-database.com/east-indian-rosewood/
São até parecidas... não creio que vá mudar muita coisa.
Só penso nas madeiras pelo visual... adoraria um baixo com escala em Roxinho ou Ébano Macassar
X
https://www.wood-database.com/east-indian-rosewood/
São até parecidas... não creio que vá mudar muita coisa.
Só penso nas madeiras pelo visual... adoraria um baixo com escala em Roxinho ou Ébano Macassar
HenriqueBessa escreveu:adoraria um baixo com escala em Roxinho
allexcosta- Administrador
Não com tantas cordas Allex... não saberia o que fazer com elas... rsrsrsrsrsrs
O Alembic é muito bonito
Eu sei. Dá um ótimo visual, NMHO.
O Alembic é muito bonito
Uchoa escreveu:Roxinho sem acabamento escurece com o tempo .
Eu sei. Dá um ótimo visual, NMHO.
Mas voltando ao tópico:
http://www.cortguitars.com/en/community/news_view.asp?idx=802
Obrigado pelas resposta, pessoal.
fheliojr- Membro
Outra madeira que estão usando no lugar do Rosewood é o pau-ferro. Das diferenças para as outras, não posso opinar.
Guga Ramone- Membro
Se não me engano, desde muito tempo, a Giannini já usa Pau-Ferro na escala de seus instrumentos.
Do site da Warmouth:
"Pau Ferro (Machaerium villosum):
An excellent dense, hard wood with a very tight pore structure. This means it’s fast, smooth and extremely durable. An excellent choice for fretless fretboards. Not only is it resistant to wear, but often the wood figuring is striking with variations in color from light tan to a dark coffee. The tone is brighter than Rosewood yet warmer than Ebony with plenty of articulation and attack. One of our favorite woods for fretboards! No finish required!"
Do site da Warmouth:
"Pau Ferro (Machaerium villosum):
An excellent dense, hard wood with a very tight pore structure. This means it’s fast, smooth and extremely durable. An excellent choice for fretless fretboards. Not only is it resistant to wear, but often the wood figuring is striking with variations in color from light tan to a dark coffee. The tone is brighter than Rosewood yet warmer than Ebony with plenty of articulation and attack. One of our favorite woods for fretboards! No finish required!"
Já usei pau-ferro. Muito bom.
Mauricio Luiz Bertola- FCBR-CT
Rapaz, eu noto diferença no timbre de acordo com a madeira da escala, nao noto e nao tenho dados empíricos suficientes sobre a diferença de timbre na madeira do corpo.
Mas mesmo a da escala é coisa tão minima, que escolher pelo visual e textura tem mais importância que isso
Mas mesmo a da escala é coisa tão minima, que escolher pelo visual e textura tem mais importância que isso
Stormbringer- Membro
^Idem. A diferença é tão pequena que nem vale a pena se preocupar com isso. Só com o peso, resistência/durabilidade e estética mesmo.
Stormbringer escreveu:Rapaz, eu noto diferença no timbre de acordo com a madeira da escala, nao noto e nao tenho dados empíricos suficientes sobre a diferença de timbre na madeira do corpo.
Isso..
Escala de maple envernizada me incomoda um pouco. Haha..
Pz123- Membro
HenriqueBessa escreveu:Se não me engano, desde muito tempo, a Giannini já usa Pau-Ferro na escala de seus instrumentos.
SIM!! Acho uma madeira bem bonita. Já no Talkbass, os xiitas de plantão estão soltando o verbo em cima da Fender por usar esta madeira no lugar do tradicional rosewood.
Guga Ramone- Membro
^Extremistas são sempre a mesma coisa em qualquer meio... cegos... para não usar outro grupo de palavras...
Não vejo pq não gostar de uma escala em pau-ferro, tem uma bela variedade do figurado e de tons.
Jatobá é outra que fica muito bonita:
Não vejo pq não gostar de uma escala em pau-ferro, tem uma bela variedade do figurado e de tons.
Jatobá é outra que fica muito bonita: