Notas do contrabaixo em partitura.
5 participantes
Página 1 de 1
Notas do contrabaixo em partitura.
Quais são as notas de cada casa, em cada corda do baixo, quando escritas em partitura?
Bajista- Membro
Re: Notas do contrabaixo em partitura.
http://www.electricbassnotes.com/FlashContent/BassNoteRange_V2.html
joabi- Eterno Colaborador
Que flash maneiro, gostei!!!
afonsodecampos- Membro
^ Interessante, né. Vem até com som.
Muito legal, Joabi!!
fheliojr- Membro
Muito bom site. Só acho que deveriam mudar de clave à partir da escrita da nota mi da segunda linha suplementar superior. Uma clave de dó na quarta linha tornaria mais fácil a leitura mas, de qualquer maneira, é muito legal o site.
Bajista- Membro
^ Quase nenhum baixista lê clave de dó. A forma como escreveram é o padrão que a gente encontra nos livros de contrabaixo. O que você propôs é bastante usado por trombonistas.
Ainda bem que sofremos menos que os flautistas...
A mudança de clave, ao contrário do que parece, facilita a leitura. Quando mudamos a clave, trazemos a leitura "mais para dentro" do pentagrama. A nota dó na primeira linha suplementar superior na clave de fá, é a mesma nota (confira no teclado do piano) da quarta linha da clave de dó na quarta linha do pentagrama. As linhas suplementares aumentam bastante a distância das notas em relação ao pentagrama. E no baixo de 6 cordas, creio que esse problema se acentue ainda mais porque a nota da primeira corda é escrita na primeira linha suplementar superior do pentagrama.
Esse é um bom tema para uma conversa entre músicos, não?
Bajista- Membro
Bajista escreveu:
Com certeza! E só para ficar claro, concordo com você, é que na prática, por tradição, talvez, não é assim que se usa. No máximo, quando algo é muito agudo, é colocado o simbolo de oitava acima:
Para quem toca baixo de seis e gosta de solar acho interessante mesmo aprender clave de dó. E nem é tão difícil assim.
Na década de 90 eu tive a grande felicidade de ser aluno do saudoso maestro Cyro Pereira. Ele usava leitura por clave para todos os instrumentos transpositores da orquestra. No início era complicado de usar, mas depois que a gente se acostuma com idéia, fica tudo mais fácil. Ele, que tinha muita prática, lia a grade inteira transposta, mas soando as notas reais, na cabeça dele. Era um negócio maluco... coisa difícil de ver na nossa geração.
A clave de dó não está em desuso, mesmo em instrumentos de sopro?
fheliojr- Membro
De onde tu ouviu isso? Professor de piano/teclado? (pergunto pois eu ouvi isso anos atrás de uma)fheliojr escreveu:A clave de dó não está em desuso, mesmo em instrumentos de sopro?
Não, todas as pautas de viola (de orquestra) vem por padrão na clave de dó.
^ Um ex-professor meu de contrabaixo comentou isso. Como, tb, é gambista, ele tinha q ler partitura nas 3 claves.
fheliojr- Membro
Vou até perguntar pra um dos "violeiros" da orquestra se a oportunidade surgir, mas todas as pautas de viola que peguei até hoje (às vezes eu transcrevo pro pessoal alguma coisa) estava em clave de Dó.
Raramente aparece um clave de Sol quando vai pra notas mais agudas.
Posso agora estar falando groselha, mas deve ter algum metal que leia clave de Dó por padrão também. Nunca estive em orquestra de metais pra saber.
Raramente aparece um clave de Sol quando vai pra notas mais agudas.
Posso agora estar falando groselha, mas deve ter algum metal que leia clave de Dó por padrão também. Nunca estive em orquestra de metais pra saber.
^ eu não tenho conhecimento musical para afirmar nada, apenas, reproduzi o q me foi repassado.
por favor, se possível, verifique mesmo isso.
por favor, se possível, verifique mesmo isso.
fheliojr- Membro